Síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono na infância: aspectos odontológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pamella Marques Jaques
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Feitoza, Christiane Cavalcante, Franco-Micheloni, Ana Lúcia, Pizzol, Karina Dela Coleta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/723
Resumo: A Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) é caracterizada por uma interrupção na respiração durante o sono, reduzindo assim a quantidade de oxigênio no sangue. Os sintomas característicos da apneia na infância são respiração bucal, ronco noturno, movimentação intensa durante o sono, enurese/sudorese noturna, alterações cognitivas e comportamentais como déficit de atenção e hiperatividade, que podem gerar prejuízo do aprendizado e baixo rendimento escolar. Visando compreender melhor seus fatores etiológicos e os tratamentos mais indicados, o presente estudo teve como objetivo revisar a literatura publicada nos últimos 20 anos a respeito da SAHOS infantil. Os artigos revisados mostraram que a etiologia  da SAHOS é considerada de caráter multifatorial e está associada principalmente com hipertrofia adenotonsilar, embora  fatores anatômicos e funcionais  predisponham à SAHOS na infância. A terapêutica da SAHOS pode variar de acordo com a sua gravidade, entre seguimento clínico, tratamento medicamentoso ou cirúrgico. No caso da SAHOS infantil, a adenotonsilectomia é considerada como padrão ouro no tratamento, promovendo melhora significativa em 80% dos casos, uma vez que soluciona problemas obstrutivos presentes na maioria das crianças portadoras de SAHOS. Em casos menos graves, o uso de corticosteróide tópico por tempo prolongado (superior à 6 semanas) pode melhorar consideravelmente os sintomas da SAHOS pela redução da hipertrofia das tonsilas. O cirurgião dentista, em especial o ortodontista  e o odontopediatra, são fundamentais na identificação precoce de sítios obstrutivos faríngeos, na avaliação e tratamento ortopédico das desarmonias maxilomandibulares decorrentes da SAHOS.
id UNIARA_82a54a80ac23cf59f4d8bdb6ed1a9f95
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/723
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling Síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono na infância: aspectos odontológicosApneia do Sono Tipo ObstrutivaCriançaTerapêuticaA Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) é caracterizada por uma interrupção na respiração durante o sono, reduzindo assim a quantidade de oxigênio no sangue. Os sintomas característicos da apneia na infância são respiração bucal, ronco noturno, movimentação intensa durante o sono, enurese/sudorese noturna, alterações cognitivas e comportamentais como déficit de atenção e hiperatividade, que podem gerar prejuízo do aprendizado e baixo rendimento escolar. Visando compreender melhor seus fatores etiológicos e os tratamentos mais indicados, o presente estudo teve como objetivo revisar a literatura publicada nos últimos 20 anos a respeito da SAHOS infantil. Os artigos revisados mostraram que a etiologia  da SAHOS é considerada de caráter multifatorial e está associada principalmente com hipertrofia adenotonsilar, embora  fatores anatômicos e funcionais  predisponham à SAHOS na infância. A terapêutica da SAHOS pode variar de acordo com a sua gravidade, entre seguimento clínico, tratamento medicamentoso ou cirúrgico. No caso da SAHOS infantil, a adenotonsilectomia é considerada como padrão ouro no tratamento, promovendo melhora significativa em 80% dos casos, uma vez que soluciona problemas obstrutivos presentes na maioria das crianças portadoras de SAHOS. Em casos menos graves, o uso de corticosteróide tópico por tempo prolongado (superior à 6 semanas) pode melhorar consideravelmente os sintomas da SAHOS pela redução da hipertrofia das tonsilas. O cirurgião dentista, em especial o ortodontista  e o odontopediatra, são fundamentais na identificação precoce de sítios obstrutivos faríngeos, na avaliação e tratamento ortopédico das desarmonias maxilomandibulares decorrentes da SAHOS.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/72310.25061/2527-2675/ReBraM/2021.v24i1.723Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 24 n. 1 (2021): Janeiro-Abril; 187-1982527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/723/680Copyright (c) 2021 Revista Brasileira Multidisciplinarhttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Pamella Marques JaquesFeitoza, Christiane CavalcanteFranco-Micheloni, Ana LúciaPizzol, Karina Dela Coleta2021-06-29T20:04:08Zoai:ojs.revistarebram.com:article/723Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2021-06-29T20:04:08Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv Síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono na infância: aspectos odontológicos
title Síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono na infância: aspectos odontológicos
spellingShingle Síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono na infância: aspectos odontológicos
Silva, Pamella Marques Jaques
Apneia do Sono Tipo Obstrutiva
Criança
Terapêutica
title_short Síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono na infância: aspectos odontológicos
title_full Síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono na infância: aspectos odontológicos
title_fullStr Síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono na infância: aspectos odontológicos
title_full_unstemmed Síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono na infância: aspectos odontológicos
title_sort Síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono na infância: aspectos odontológicos
author Silva, Pamella Marques Jaques
author_facet Silva, Pamella Marques Jaques
Feitoza, Christiane Cavalcante
Franco-Micheloni, Ana Lúcia
Pizzol, Karina Dela Coleta
author_role author
author2 Feitoza, Christiane Cavalcante
Franco-Micheloni, Ana Lúcia
Pizzol, Karina Dela Coleta
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Pamella Marques Jaques
Feitoza, Christiane Cavalcante
Franco-Micheloni, Ana Lúcia
Pizzol, Karina Dela Coleta
dc.subject.por.fl_str_mv Apneia do Sono Tipo Obstrutiva
Criança
Terapêutica
topic Apneia do Sono Tipo Obstrutiva
Criança
Terapêutica
description A Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) é caracterizada por uma interrupção na respiração durante o sono, reduzindo assim a quantidade de oxigênio no sangue. Os sintomas característicos da apneia na infância são respiração bucal, ronco noturno, movimentação intensa durante o sono, enurese/sudorese noturna, alterações cognitivas e comportamentais como déficit de atenção e hiperatividade, que podem gerar prejuízo do aprendizado e baixo rendimento escolar. Visando compreender melhor seus fatores etiológicos e os tratamentos mais indicados, o presente estudo teve como objetivo revisar a literatura publicada nos últimos 20 anos a respeito da SAHOS infantil. Os artigos revisados mostraram que a etiologia  da SAHOS é considerada de caráter multifatorial e está associada principalmente com hipertrofia adenotonsilar, embora  fatores anatômicos e funcionais  predisponham à SAHOS na infância. A terapêutica da SAHOS pode variar de acordo com a sua gravidade, entre seguimento clínico, tratamento medicamentoso ou cirúrgico. No caso da SAHOS infantil, a adenotonsilectomia é considerada como padrão ouro no tratamento, promovendo melhora significativa em 80% dos casos, uma vez que soluciona problemas obstrutivos presentes na maioria das crianças portadoras de SAHOS. Em casos menos graves, o uso de corticosteróide tópico por tempo prolongado (superior à 6 semanas) pode melhorar consideravelmente os sintomas da SAHOS pela redução da hipertrofia das tonsilas. O cirurgião dentista, em especial o ortodontista  e o odontopediatra, são fundamentais na identificação precoce de sítios obstrutivos faríngeos, na avaliação e tratamento ortopédico das desarmonias maxilomandibulares decorrentes da SAHOS.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/723
10.25061/2527-2675/ReBraM/2021.v24i1.723
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/723
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2021.v24i1.723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/723/680
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira Multidisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira Multidisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 24 n. 1 (2021): Janeiro-Abril; 187-198
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174606742683648