ABORDAGEM DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AUXILIARES E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM DE ARARAQUARA – SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seraphim, Carla Regina Ulian Manzato
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ribeiro, Maria Lúca, Sossae, Flávia Cristina, Araújo, Danielle dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/411
Resumo: O presente estudo investigou a abordagem dos resíduos de serviços de saúde (RSS) na formação dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem em escolas técnicas de Araraquara, SP. Os dados obtidos através da aplicação de questionários a 18 docentes e 196 alunos caracterizaram o perfil do professor e o processo de formação dos alunos em relação aos RSS. Os resultados apontaram para uma fragmentação, desintegração e desarticulação entre as disciplinas teóricas e estágio sobre o tema. Houve discordância entre as respostas dos docentes e alunos em relação às disciplinas que abordam os conteúdos de RSS. Ainda, os discentes apresentaram conhecimentos parciais sobre a classificação dos resíduos. Ressalta-se a necessidade de reorganizar os conteúdos e suas integralidades e articulações, de modo a preparar efetivamente os futuros profissionais para a problemática dos RSS.
id UNIARA_99bfae88d3fd31ac7b560db334916338
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/411
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling ABORDAGEM DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AUXILIARES E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM DE ARARAQUARA – SPEnsino técnico em enfermagemFormação profissionalResíduos de serviço de saúde.O presente estudo investigou a abordagem dos resíduos de serviços de saúde (RSS) na formação dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem em escolas técnicas de Araraquara, SP. Os dados obtidos através da aplicação de questionários a 18 docentes e 196 alunos caracterizaram o perfil do professor e o processo de formação dos alunos em relação aos RSS. Os resultados apontaram para uma fragmentação, desintegração e desarticulação entre as disciplinas teóricas e estágio sobre o tema. Houve discordância entre as respostas dos docentes e alunos em relação às disciplinas que abordam os conteúdos de RSS. Ainda, os discentes apresentaram conhecimentos parciais sobre a classificação dos resíduos. Ressalta-se a necessidade de reorganizar os conteúdos e suas integralidades e articulações, de modo a preparar efetivamente os futuros profissionais para a problemática dos RSS.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2016-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/41110.25061/2527-2675/ReBraM/2016.v19i2.411Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 19 n. 2 (2016): Julho/Dezembro; 33-482527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/411/357Seraphim, Carla Regina Ulian ManzatoRibeiro, Maria LúcaSossae, Flávia CristinaAraújo, Danielle dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-08T14:18:10Zoai:ojs.revistarebram.com:article/411Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2018-03-08T14:18:10Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv ABORDAGEM DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AUXILIARES E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM DE ARARAQUARA – SP
title ABORDAGEM DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AUXILIARES E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM DE ARARAQUARA – SP
spellingShingle ABORDAGEM DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AUXILIARES E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM DE ARARAQUARA – SP
Seraphim, Carla Regina Ulian Manzato
Ensino técnico em enfermagem
Formação profissional
Resíduos de serviço de saúde.
title_short ABORDAGEM DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AUXILIARES E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM DE ARARAQUARA – SP
title_full ABORDAGEM DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AUXILIARES E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM DE ARARAQUARA – SP
title_fullStr ABORDAGEM DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AUXILIARES E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM DE ARARAQUARA – SP
title_full_unstemmed ABORDAGEM DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AUXILIARES E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM DE ARARAQUARA – SP
title_sort ABORDAGEM DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AUXILIARES E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM DE ARARAQUARA – SP
author Seraphim, Carla Regina Ulian Manzato
author_facet Seraphim, Carla Regina Ulian Manzato
Ribeiro, Maria Lúca
Sossae, Flávia Cristina
Araújo, Danielle dos Santos
author_role author
author2 Ribeiro, Maria Lúca
Sossae, Flávia Cristina
Araújo, Danielle dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seraphim, Carla Regina Ulian Manzato
Ribeiro, Maria Lúca
Sossae, Flávia Cristina
Araújo, Danielle dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino técnico em enfermagem
Formação profissional
Resíduos de serviço de saúde.
topic Ensino técnico em enfermagem
Formação profissional
Resíduos de serviço de saúde.
description O presente estudo investigou a abordagem dos resíduos de serviços de saúde (RSS) na formação dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem em escolas técnicas de Araraquara, SP. Os dados obtidos através da aplicação de questionários a 18 docentes e 196 alunos caracterizaram o perfil do professor e o processo de formação dos alunos em relação aos RSS. Os resultados apontaram para uma fragmentação, desintegração e desarticulação entre as disciplinas teóricas e estágio sobre o tema. Houve discordância entre as respostas dos docentes e alunos em relação às disciplinas que abordam os conteúdos de RSS. Ainda, os discentes apresentaram conhecimentos parciais sobre a classificação dos resíduos. Ressalta-se a necessidade de reorganizar os conteúdos e suas integralidades e articulações, de modo a preparar efetivamente os futuros profissionais para a problemática dos RSS.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/411
10.25061/2527-2675/ReBraM/2016.v19i2.411
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/411
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2016.v19i2.411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/411/357
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 19 n. 2 (2016): Julho/Dezembro; 33-48
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174605947863040