ABORDAGEM DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AUXILIARES E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM DE ARARAQUARA – SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira Multidisciplinar |
Texto Completo: | http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/411 |
Resumo: | O presente estudo investigou a abordagem dos resíduos de serviços de saúde (RSS) na formação dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem em escolas técnicas de Araraquara, SP. Os dados obtidos através da aplicação de questionários a 18 docentes e 196 alunos caracterizaram o perfil do professor e o processo de formação dos alunos em relação aos RSS. Os resultados apontaram para uma fragmentação, desintegração e desarticulação entre as disciplinas teóricas e estágio sobre o tema. Houve discordância entre as respostas dos docentes e alunos em relação às disciplinas que abordam os conteúdos de RSS. Ainda, os discentes apresentaram conhecimentos parciais sobre a classificação dos resíduos. Ressalta-se a necessidade de reorganizar os conteúdos e suas integralidades e articulações, de modo a preparar efetivamente os futuros profissionais para a problemática dos RSS. |
id |
UNIARA_99bfae88d3fd31ac7b560db334916338 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistarebram.com:article/411 |
network_acronym_str |
UNIARA |
network_name_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
ABORDAGEM DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AUXILIARES E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM DE ARARAQUARA – SPEnsino técnico em enfermagemFormação profissionalResíduos de serviço de saúde.O presente estudo investigou a abordagem dos resíduos de serviços de saúde (RSS) na formação dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem em escolas técnicas de Araraquara, SP. Os dados obtidos através da aplicação de questionários a 18 docentes e 196 alunos caracterizaram o perfil do professor e o processo de formação dos alunos em relação aos RSS. Os resultados apontaram para uma fragmentação, desintegração e desarticulação entre as disciplinas teóricas e estágio sobre o tema. Houve discordância entre as respostas dos docentes e alunos em relação às disciplinas que abordam os conteúdos de RSS. Ainda, os discentes apresentaram conhecimentos parciais sobre a classificação dos resíduos. Ressalta-se a necessidade de reorganizar os conteúdos e suas integralidades e articulações, de modo a preparar efetivamente os futuros profissionais para a problemática dos RSS.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2016-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/41110.25061/2527-2675/ReBraM/2016.v19i2.411Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 19 n. 2 (2016): Julho/Dezembro; 33-482527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/411/357Seraphim, Carla Regina Ulian ManzatoRibeiro, Maria LúcaSossae, Flávia CristinaAraújo, Danielle dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-08T14:18:10Zoai:ojs.revistarebram.com:article/411Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2018-03-08T14:18:10Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ABORDAGEM DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AUXILIARES E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM DE ARARAQUARA – SP |
title |
ABORDAGEM DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AUXILIARES E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM DE ARARAQUARA – SP |
spellingShingle |
ABORDAGEM DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AUXILIARES E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM DE ARARAQUARA – SP Seraphim, Carla Regina Ulian Manzato Ensino técnico em enfermagem Formação profissional Resíduos de serviço de saúde. |
title_short |
ABORDAGEM DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AUXILIARES E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM DE ARARAQUARA – SP |
title_full |
ABORDAGEM DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AUXILIARES E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM DE ARARAQUARA – SP |
title_fullStr |
ABORDAGEM DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AUXILIARES E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM DE ARARAQUARA – SP |
title_full_unstemmed |
ABORDAGEM DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AUXILIARES E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM DE ARARAQUARA – SP |
title_sort |
ABORDAGEM DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AUXILIARES E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM DE ARARAQUARA – SP |
author |
Seraphim, Carla Regina Ulian Manzato |
author_facet |
Seraphim, Carla Regina Ulian Manzato Ribeiro, Maria Lúca Sossae, Flávia Cristina Araújo, Danielle dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Maria Lúca Sossae, Flávia Cristina Araújo, Danielle dos Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seraphim, Carla Regina Ulian Manzato Ribeiro, Maria Lúca Sossae, Flávia Cristina Araújo, Danielle dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino técnico em enfermagem Formação profissional Resíduos de serviço de saúde. |
topic |
Ensino técnico em enfermagem Formação profissional Resíduos de serviço de saúde. |
description |
O presente estudo investigou a abordagem dos resíduos de serviços de saúde (RSS) na formação dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem em escolas técnicas de Araraquara, SP. Os dados obtidos através da aplicação de questionários a 18 docentes e 196 alunos caracterizaram o perfil do professor e o processo de formação dos alunos em relação aos RSS. Os resultados apontaram para uma fragmentação, desintegração e desarticulação entre as disciplinas teóricas e estágio sobre o tema. Houve discordância entre as respostas dos docentes e alunos em relação às disciplinas que abordam os conteúdos de RSS. Ainda, os discentes apresentaram conhecimentos parciais sobre a classificação dos resíduos. Ressalta-se a necessidade de reorganizar os conteúdos e suas integralidades e articulações, de modo a preparar efetivamente os futuros profissionais para a problemática dos RSS. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/411 10.25061/2527-2675/ReBraM/2016.v19i2.411 |
url |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/411 |
identifier_str_mv |
10.25061/2527-2675/ReBraM/2016.v19i2.411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/411/357 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 19 n. 2 (2016): Julho/Dezembro; 33-48 2527-2675 1415-3580 reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar instname:Universidade de Araraquara (UNIARA) instacron:UNIARA |
instname_str |
Universidade de Araraquara (UNIARA) |
instacron_str |
UNIARA |
institution |
UNIARA |
reponame_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
collection |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauniara@uniara.com|| |
_version_ |
1797174605947863040 |