Educação em saúde com gestantes e mães sobre noções de cuidado com o neonato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Raquel Pompeu de Miranda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Miranda, Monica Karla Vojta, Souza, Anselmo Cordeiro de, Zukowsky-Tavares, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/554
Resumo: Objetivo: Avaliar os resultados da implementação de uma intervenção em educação em saúde com gestantes e mães sobre noções de cuidado com o neonato na perspectiva das participantes. Metodologia: Investigação de abordagem qualitativa, delineada em pressupostos da pesquisa participante, realizada por meio de grupos focais como estratégia de diagnóstico e avaliação dos resultados de uma intervenção com 40 gestantes/mães. Resultados: Faixa etária prevalente de 14 a 26 anos de idade (72,5%), 50% primigestas e 50% multíparas, 25% relataram ter uma gestação, 12,5% duas gestações e 10% três gestações. Por meio do grupo focal diagnóstico constatou-se que algumas mães mantinham ações e hábitos equivocados e sentimentos negativos frente a práticas e cuidados de saúde do recém-nascido. No grupo focal de avaliação a experiência antes apavorante parecia atenuada e com redução de dor. Na higiene do recém-nascido houve demonstração de maior consciência do processo. Quanto à vacina e proteção, houve engajamento por parte das mães em geral. Conclusão: O conhecimento prévio das gestantes/mães acerca dos cuidados com o neonato eram empíricos e apresentavam limitações. Ao propor oficinas demonstrativas e participativas com estratégias educativas ativas foram acionados diferentes recursos e situações-problemas, que na avaliação das participantes auxiliou a promoção da saúde materna e do recém-nascido.
id UNIARA_9ace052913397fe42322ac58c11ea4d9
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/554
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling Educação em saúde com gestantes e mães sobre noções de cuidado com o neonatoEducação em SaúdeGestantesMãesRecém-Nascido.Objetivo: Avaliar os resultados da implementação de uma intervenção em educação em saúde com gestantes e mães sobre noções de cuidado com o neonato na perspectiva das participantes. Metodologia: Investigação de abordagem qualitativa, delineada em pressupostos da pesquisa participante, realizada por meio de grupos focais como estratégia de diagnóstico e avaliação dos resultados de uma intervenção com 40 gestantes/mães. Resultados: Faixa etária prevalente de 14 a 26 anos de idade (72,5%), 50% primigestas e 50% multíparas, 25% relataram ter uma gestação, 12,5% duas gestações e 10% três gestações. Por meio do grupo focal diagnóstico constatou-se que algumas mães mantinham ações e hábitos equivocados e sentimentos negativos frente a práticas e cuidados de saúde do recém-nascido. No grupo focal de avaliação a experiência antes apavorante parecia atenuada e com redução de dor. Na higiene do recém-nascido houve demonstração de maior consciência do processo. Quanto à vacina e proteção, houve engajamento por parte das mães em geral. Conclusão: O conhecimento prévio das gestantes/mães acerca dos cuidados com o neonato eram empíricos e apresentavam limitações. Ao propor oficinas demonstrativas e participativas com estratégias educativas ativas foram acionados diferentes recursos e situações-problemas, que na avaliação das participantes auxiliou a promoção da saúde materna e do recém-nascido.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/55410.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i3.554Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 21 n. 3 (2018): Setembro-Dezembro; 120-1342527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/554/pdfCopyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinarinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Raquel Pompeu de MirandaMiranda, Monica Karla VojtaSouza, Anselmo Cordeiro deZukowsky-Tavares, Cristina2019-05-07T15:22:55Zoai:ojs.revistarebram.com:article/554Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2019-05-07T15:22:55Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em saúde com gestantes e mães sobre noções de cuidado com o neonato
title Educação em saúde com gestantes e mães sobre noções de cuidado com o neonato
spellingShingle Educação em saúde com gestantes e mães sobre noções de cuidado com o neonato
Freitas, Raquel Pompeu de Miranda
Educação em Saúde
Gestantes
Mães
Recém-Nascido.
title_short Educação em saúde com gestantes e mães sobre noções de cuidado com o neonato
title_full Educação em saúde com gestantes e mães sobre noções de cuidado com o neonato
title_fullStr Educação em saúde com gestantes e mães sobre noções de cuidado com o neonato
title_full_unstemmed Educação em saúde com gestantes e mães sobre noções de cuidado com o neonato
title_sort Educação em saúde com gestantes e mães sobre noções de cuidado com o neonato
author Freitas, Raquel Pompeu de Miranda
author_facet Freitas, Raquel Pompeu de Miranda
Miranda, Monica Karla Vojta
Souza, Anselmo Cordeiro de
Zukowsky-Tavares, Cristina
author_role author
author2 Miranda, Monica Karla Vojta
Souza, Anselmo Cordeiro de
Zukowsky-Tavares, Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Raquel Pompeu de Miranda
Miranda, Monica Karla Vojta
Souza, Anselmo Cordeiro de
Zukowsky-Tavares, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Gestantes
Mães
Recém-Nascido.
topic Educação em Saúde
Gestantes
Mães
Recém-Nascido.
description Objetivo: Avaliar os resultados da implementação de uma intervenção em educação em saúde com gestantes e mães sobre noções de cuidado com o neonato na perspectiva das participantes. Metodologia: Investigação de abordagem qualitativa, delineada em pressupostos da pesquisa participante, realizada por meio de grupos focais como estratégia de diagnóstico e avaliação dos resultados de uma intervenção com 40 gestantes/mães. Resultados: Faixa etária prevalente de 14 a 26 anos de idade (72,5%), 50% primigestas e 50% multíparas, 25% relataram ter uma gestação, 12,5% duas gestações e 10% três gestações. Por meio do grupo focal diagnóstico constatou-se que algumas mães mantinham ações e hábitos equivocados e sentimentos negativos frente a práticas e cuidados de saúde do recém-nascido. No grupo focal de avaliação a experiência antes apavorante parecia atenuada e com redução de dor. Na higiene do recém-nascido houve demonstração de maior consciência do processo. Quanto à vacina e proteção, houve engajamento por parte das mães em geral. Conclusão: O conhecimento prévio das gestantes/mães acerca dos cuidados com o neonato eram empíricos e apresentavam limitações. Ao propor oficinas demonstrativas e participativas com estratégias educativas ativas foram acionados diferentes recursos e situações-problemas, que na avaliação das participantes auxiliou a promoção da saúde materna e do recém-nascido.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/554
10.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i3.554
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/554
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i3.554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/554/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 21 n. 3 (2018): Setembro-Dezembro; 120-134
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174606337933312