Conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre a passagem de plantão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sotrati, Letícia Aparecida
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carrino, Luana Cristina, Mendes, Adriana Aparecida, Appoloni, Aline Helena, Tognoli, Silvia Helena, Binotto, Cibele Correia Semeão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/867
Resumo: Objetivo:  Identificar o conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre a importância da passagem de plantão. Método:  pesquisa de campo, de natureza exploratória com abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 69 graduandos de enfermagem em uma instituição de ensino superior no interior no estado de São Paulo. A coleta de dados ocorreu em  junho de 2016, os dados foram analisados por meio da análise temática. Resultados: Segundo a percepção dos graduandos os fatores que interferem nesse processo são a falta de comprometimento, comunicação prejudicada, ruídos e pressa em finalizar o plantão. Os facilitadores são a boa comunicação, ambiente adequado, bom relacionamento em equipe, uso de um instrumento. Conclusão: os graduandos reconhecem a passagem de plantão como uma ferramenta importante para garantir a continuidade do cuidado seguro. Melhorias como uma boa comunicação, ambiente adequado e o uso de instrumentos são apontados como facilitadores dessa etapa do cuidado.  
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