Conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre a passagem de plantão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira Multidisciplinar |
Texto Completo: | http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/867 |
Resumo: | Objetivo: Identificar o conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre a importância da passagem de plantão. Método: pesquisa de campo, de natureza exploratória com abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 69 graduandos de enfermagem em uma instituição de ensino superior no interior no estado de São Paulo. A coleta de dados ocorreu em junho de 2016, os dados foram analisados por meio da análise temática. Resultados: Segundo a percepção dos graduandos os fatores que interferem nesse processo são a falta de comprometimento, comunicação prejudicada, ruídos e pressa em finalizar o plantão. Os facilitadores são a boa comunicação, ambiente adequado, bom relacionamento em equipe, uso de um instrumento. Conclusão: os graduandos reconhecem a passagem de plantão como uma ferramenta importante para garantir a continuidade do cuidado seguro. Melhorias como uma boa comunicação, ambiente adequado e o uso de instrumentos são apontados como facilitadores dessa etapa do cuidado. |
id |
UNIARA_a69d374d7a9f92fab7abee639a878f08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistarebram.com:article/867 |
network_acronym_str |
UNIARA |
network_name_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre a passagem de plantãoPalavras-chavepassagem de plantãocomunicaçãosegurança do pacienteenfermagemObjetivo: Identificar o conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre a importância da passagem de plantão. Método: pesquisa de campo, de natureza exploratória com abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 69 graduandos de enfermagem em uma instituição de ensino superior no interior no estado de São Paulo. A coleta de dados ocorreu em junho de 2016, os dados foram analisados por meio da análise temática. Resultados: Segundo a percepção dos graduandos os fatores que interferem nesse processo são a falta de comprometimento, comunicação prejudicada, ruídos e pressa em finalizar o plantão. Os facilitadores são a boa comunicação, ambiente adequado, bom relacionamento em equipe, uso de um instrumento. Conclusão: os graduandos reconhecem a passagem de plantão como uma ferramenta importante para garantir a continuidade do cuidado seguro. Melhorias como uma boa comunicação, ambiente adequado e o uso de instrumentos são apontados como facilitadores dessa etapa do cuidado. Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2020-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/86710.25061/2527-2675/ReBraM/2020.v23i2Supl..867Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 23 n. 2Supl. (2020): Edição Suplementar em homenagem aos profissionais de enfermagem ; 6-162527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/867/606Copyright (c) 2020 Revista Brasileira Multidisciplinarinfo:eu-repo/semantics/openAccessSotrati, Letícia AparecidaCarrino, Luana CristinaMendes, Adriana AparecidaAppoloni, Aline HelenaTognoli, Silvia HelenaBinotto, Cibele Correia Semeão2020-12-21T19:08:48Zoai:ojs.revistarebram.com:article/867Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2020-12-21T19:08:48Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre a passagem de plantão |
title |
Conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre a passagem de plantão |
spellingShingle |
Conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre a passagem de plantão Sotrati, Letícia Aparecida Palavras-chave passagem de plantão comunicação segurança do paciente enfermagem |
title_short |
Conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre a passagem de plantão |
title_full |
Conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre a passagem de plantão |
title_fullStr |
Conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre a passagem de plantão |
title_full_unstemmed |
Conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre a passagem de plantão |
title_sort |
Conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre a passagem de plantão |
author |
Sotrati, Letícia Aparecida |
author_facet |
Sotrati, Letícia Aparecida Carrino, Luana Cristina Mendes, Adriana Aparecida Appoloni, Aline Helena Tognoli, Silvia Helena Binotto, Cibele Correia Semeão |
author_role |
author |
author2 |
Carrino, Luana Cristina Mendes, Adriana Aparecida Appoloni, Aline Helena Tognoli, Silvia Helena Binotto, Cibele Correia Semeão |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sotrati, Letícia Aparecida Carrino, Luana Cristina Mendes, Adriana Aparecida Appoloni, Aline Helena Tognoli, Silvia Helena Binotto, Cibele Correia Semeão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave passagem de plantão comunicação segurança do paciente enfermagem |
topic |
Palavras-chave passagem de plantão comunicação segurança do paciente enfermagem |
description |
Objetivo: Identificar o conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre a importância da passagem de plantão. Método: pesquisa de campo, de natureza exploratória com abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 69 graduandos de enfermagem em uma instituição de ensino superior no interior no estado de São Paulo. A coleta de dados ocorreu em junho de 2016, os dados foram analisados por meio da análise temática. Resultados: Segundo a percepção dos graduandos os fatores que interferem nesse processo são a falta de comprometimento, comunicação prejudicada, ruídos e pressa em finalizar o plantão. Os facilitadores são a boa comunicação, ambiente adequado, bom relacionamento em equipe, uso de um instrumento. Conclusão: os graduandos reconhecem a passagem de plantão como uma ferramenta importante para garantir a continuidade do cuidado seguro. Melhorias como uma boa comunicação, ambiente adequado e o uso de instrumentos são apontados como facilitadores dessa etapa do cuidado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/867 10.25061/2527-2675/ReBraM/2020.v23i2Supl..867 |
url |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/867 |
identifier_str_mv |
10.25061/2527-2675/ReBraM/2020.v23i2Supl..867 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/867/606 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira Multidisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira Multidisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 23 n. 2Supl. (2020): Edição Suplementar em homenagem aos profissionais de enfermagem ; 6-16 2527-2675 1415-3580 reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar instname:Universidade de Araraquara (UNIARA) instacron:UNIARA |
instname_str |
Universidade de Araraquara (UNIARA) |
instacron_str |
UNIARA |
institution |
UNIARA |
reponame_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
collection |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauniara@uniara.com|| |
_version_ |
1797174606847541248 |