Andragogia e ensino profissionalizante: uma sinopse teórico-conceitual apoiada na revisão sistemática de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira Multidisciplinar |
Texto Completo: | http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1060 |
Resumo: | Enquanto a andragogia é a educação voltada para adultos, o ensino profissionalizante é a qualificação profissional do indivíduo como meio de acesso ao mercado de trabalho. Diante disso, este artigo objetiva apresentar uma sinopse teórico-conceitual apoiada em uma revisão sistemática de literatura dos artigos referentes à utilização da andragogia aplicada no ensino profissionalizante. Para tanto, a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória, realizou-se uma revisão sistemática na base de dados Science Direct dos artigos publicados entre 1999 e 2019. Os artigos encontrados foram submetidos à análise de conteúdo mediante uma mineração textual no software Sobek, processo que resultou em categorias a posteriori, de modo que as informações foram organizadas com o auxílio do software Weft QDA para codificação dos documentos. Os resultados evidenciaram a pouca quantidade de pesquisas existentes sobre os temas “Andragogia” e “Ensino Profissionalizante”, tendo sido obtidos apenas 55 documentos na base Science Direct, o que indica que o campo para investigações acerca dessas temáticas é promissor. Na análise dos artigos, identificou-se o conhecimento como o principal fator na andragogia aplicada ao ensino profissionalizante. Além disso, a análise efetuada resultou em um mapa conceitual com os termos “conhecimento”, “processo”, “ensino” e “social”, os quais são vistos como promotores da aprendizagem de adultos e de estudantes dos cursos ou dos treinamentos profissionalizantes. |
id |
UNIARA_ba3adf045dd3af4c089973183d097e51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistarebram.com:article/1060 |
network_acronym_str |
UNIARA |
network_name_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
Andragogia e ensino profissionalizante: uma sinopse teórico-conceitual apoiada na revisão sistemática de literaturaAndragogiaEnsino ProfissionalizanteSinopse Teórico-ConceitualRevisão SistemáticaEnquanto a andragogia é a educação voltada para adultos, o ensino profissionalizante é a qualificação profissional do indivíduo como meio de acesso ao mercado de trabalho. Diante disso, este artigo objetiva apresentar uma sinopse teórico-conceitual apoiada em uma revisão sistemática de literatura dos artigos referentes à utilização da andragogia aplicada no ensino profissionalizante. Para tanto, a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória, realizou-se uma revisão sistemática na base de dados Science Direct dos artigos publicados entre 1999 e 2019. Os artigos encontrados foram submetidos à análise de conteúdo mediante uma mineração textual no software Sobek, processo que resultou em categorias a posteriori, de modo que as informações foram organizadas com o auxílio do software Weft QDA para codificação dos documentos. Os resultados evidenciaram a pouca quantidade de pesquisas existentes sobre os temas “Andragogia” e “Ensino Profissionalizante”, tendo sido obtidos apenas 55 documentos na base Science Direct, o que indica que o campo para investigações acerca dessas temáticas é promissor. Na análise dos artigos, identificou-se o conhecimento como o principal fator na andragogia aplicada ao ensino profissionalizante. Além disso, a análise efetuada resultou em um mapa conceitual com os termos “conhecimento”, “processo”, “ensino” e “social”, os quais são vistos como promotores da aprendizagem de adultos e de estudantes dos cursos ou dos treinamentos profissionalizantes. Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/106010.25061/2527-2675/ReBraM/2021.v24i3.1060Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 24 n. 3 (2021): Setembro-Dezembro; 189-2042527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1060/734Copyright (c) 2021 Revista Brasileira Multidisciplinarhttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Luis Fernandode Almeida, Eberson CordeiroMiri, Daniel HankMatte, JulianaChais, CassianeGanzer, Paula PatríciaOlea, Pelayo Munhoz2022-08-10T16:00:03Zoai:ojs.revistarebram.com:article/1060Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2022-08-10T16:00:03Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Andragogia e ensino profissionalizante: uma sinopse teórico-conceitual apoiada na revisão sistemática de literatura |
title |
Andragogia e ensino profissionalizante: uma sinopse teórico-conceitual apoiada na revisão sistemática de literatura |
spellingShingle |
Andragogia e ensino profissionalizante: uma sinopse teórico-conceitual apoiada na revisão sistemática de literatura Moreira, Luis Fernando Andragogia Ensino Profissionalizante Sinopse Teórico-Conceitual Revisão Sistemática |
title_short |
Andragogia e ensino profissionalizante: uma sinopse teórico-conceitual apoiada na revisão sistemática de literatura |
title_full |
Andragogia e ensino profissionalizante: uma sinopse teórico-conceitual apoiada na revisão sistemática de literatura |
title_fullStr |
Andragogia e ensino profissionalizante: uma sinopse teórico-conceitual apoiada na revisão sistemática de literatura |
title_full_unstemmed |
Andragogia e ensino profissionalizante: uma sinopse teórico-conceitual apoiada na revisão sistemática de literatura |
title_sort |
Andragogia e ensino profissionalizante: uma sinopse teórico-conceitual apoiada na revisão sistemática de literatura |
author |
Moreira, Luis Fernando |
author_facet |
Moreira, Luis Fernando de Almeida, Eberson Cordeiro Miri, Daniel Hank Matte, Juliana Chais, Cassiane Ganzer, Paula Patrícia Olea, Pelayo Munhoz |
author_role |
author |
author2 |
de Almeida, Eberson Cordeiro Miri, Daniel Hank Matte, Juliana Chais, Cassiane Ganzer, Paula Patrícia Olea, Pelayo Munhoz |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Luis Fernando de Almeida, Eberson Cordeiro Miri, Daniel Hank Matte, Juliana Chais, Cassiane Ganzer, Paula Patrícia Olea, Pelayo Munhoz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Andragogia Ensino Profissionalizante Sinopse Teórico-Conceitual Revisão Sistemática |
topic |
Andragogia Ensino Profissionalizante Sinopse Teórico-Conceitual Revisão Sistemática |
description |
Enquanto a andragogia é a educação voltada para adultos, o ensino profissionalizante é a qualificação profissional do indivíduo como meio de acesso ao mercado de trabalho. Diante disso, este artigo objetiva apresentar uma sinopse teórico-conceitual apoiada em uma revisão sistemática de literatura dos artigos referentes à utilização da andragogia aplicada no ensino profissionalizante. Para tanto, a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória, realizou-se uma revisão sistemática na base de dados Science Direct dos artigos publicados entre 1999 e 2019. Os artigos encontrados foram submetidos à análise de conteúdo mediante uma mineração textual no software Sobek, processo que resultou em categorias a posteriori, de modo que as informações foram organizadas com o auxílio do software Weft QDA para codificação dos documentos. Os resultados evidenciaram a pouca quantidade de pesquisas existentes sobre os temas “Andragogia” e “Ensino Profissionalizante”, tendo sido obtidos apenas 55 documentos na base Science Direct, o que indica que o campo para investigações acerca dessas temáticas é promissor. Na análise dos artigos, identificou-se o conhecimento como o principal fator na andragogia aplicada ao ensino profissionalizante. Além disso, a análise efetuada resultou em um mapa conceitual com os termos “conhecimento”, “processo”, “ensino” e “social”, os quais são vistos como promotores da aprendizagem de adultos e de estudantes dos cursos ou dos treinamentos profissionalizantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1060 10.25061/2527-2675/ReBraM/2021.v24i3.1060 |
url |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1060 |
identifier_str_mv |
10.25061/2527-2675/ReBraM/2021.v24i3.1060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1060/734 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira Multidisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira Multidisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 24 n. 3 (2021): Setembro-Dezembro; 189-204 2527-2675 1415-3580 reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar instname:Universidade de Araraquara (UNIARA) instacron:UNIARA |
instname_str |
Universidade de Araraquara (UNIARA) |
instacron_str |
UNIARA |
institution |
UNIARA |
reponame_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
collection |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauniara@uniara.com|| |
_version_ |
1797174607109685248 |