Andragogia e ensino profissionalizante: uma sinopse teórico-conceitual apoiada na revisão sistemática de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Luis Fernando
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Almeida, Eberson Cordeiro, Miri, Daniel Hank, Matte, Juliana, Chais, Cassiane, Ganzer, Paula Patrícia, Olea, Pelayo Munhoz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1060
Resumo: Enquanto a andragogia é a educação voltada para adultos, o ensino profissionalizante é a qualificação profissional do indivíduo como meio de acesso ao mercado de trabalho. Diante disso, este artigo objetiva apresentar uma sinopse teórico-conceitual apoiada em uma revisão sistemática de literatura dos artigos referentes à utilização da andragogia aplicada no ensino profissionalizante. Para tanto, a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória, realizou-se uma revisão sistemática na base de dados Science Direct dos artigos publicados entre 1999 e 2019. Os artigos encontrados foram submetidos à análise de conteúdo mediante uma mineração textual no software Sobek, processo que resultou em categorias a posteriori, de modo que as informações foram organizadas com o auxílio do software Weft QDA para codificação dos documentos. Os resultados evidenciaram a pouca quantidade de pesquisas existentes sobre os temas “Andragogia” e “Ensino Profissionalizante”, tendo sido obtidos apenas 55 documentos na base Science Direct, o que indica que o campo para investigações acerca dessas temáticas é promissor. Na análise dos artigos, identificou-se o conhecimento como o principal fator na andragogia aplicada ao ensino profissionalizante. Além disso, a análise efetuada resultou em um mapa conceitual com os termos “conhecimento”, “processo”, “ensino” e “social”, os quais são vistos como promotores da aprendizagem de adultos e de estudantes dos cursos ou dos treinamentos profissionalizantes.  
id UNIARA_ba3adf045dd3af4c089973183d097e51
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/1060
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling Andragogia e ensino profissionalizante: uma sinopse teórico-conceitual apoiada na revisão sistemática de literaturaAndragogiaEnsino ProfissionalizanteSinopse Teórico-ConceitualRevisão SistemáticaEnquanto a andragogia é a educação voltada para adultos, o ensino profissionalizante é a qualificação profissional do indivíduo como meio de acesso ao mercado de trabalho. Diante disso, este artigo objetiva apresentar uma sinopse teórico-conceitual apoiada em uma revisão sistemática de literatura dos artigos referentes à utilização da andragogia aplicada no ensino profissionalizante. Para tanto, a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória, realizou-se uma revisão sistemática na base de dados Science Direct dos artigos publicados entre 1999 e 2019. Os artigos encontrados foram submetidos à análise de conteúdo mediante uma mineração textual no software Sobek, processo que resultou em categorias a posteriori, de modo que as informações foram organizadas com o auxílio do software Weft QDA para codificação dos documentos. Os resultados evidenciaram a pouca quantidade de pesquisas existentes sobre os temas “Andragogia” e “Ensino Profissionalizante”, tendo sido obtidos apenas 55 documentos na base Science Direct, o que indica que o campo para investigações acerca dessas temáticas é promissor. Na análise dos artigos, identificou-se o conhecimento como o principal fator na andragogia aplicada ao ensino profissionalizante. Além disso, a análise efetuada resultou em um mapa conceitual com os termos “conhecimento”, “processo”, “ensino” e “social”, os quais são vistos como promotores da aprendizagem de adultos e de estudantes dos cursos ou dos treinamentos profissionalizantes.  Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/106010.25061/2527-2675/ReBraM/2021.v24i3.1060Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 24 n. 3 (2021): Setembro-Dezembro; 189-2042527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1060/734Copyright (c) 2021 Revista Brasileira Multidisciplinarhttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Luis Fernandode Almeida, Eberson CordeiroMiri, Daniel HankMatte, JulianaChais, CassianeGanzer, Paula PatríciaOlea, Pelayo Munhoz2022-08-10T16:00:03Zoai:ojs.revistarebram.com:article/1060Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2022-08-10T16:00:03Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv Andragogia e ensino profissionalizante: uma sinopse teórico-conceitual apoiada na revisão sistemática de literatura
title Andragogia e ensino profissionalizante: uma sinopse teórico-conceitual apoiada na revisão sistemática de literatura
spellingShingle Andragogia e ensino profissionalizante: uma sinopse teórico-conceitual apoiada na revisão sistemática de literatura
Moreira, Luis Fernando
Andragogia
Ensino Profissionalizante
Sinopse Teórico-Conceitual
Revisão Sistemática
title_short Andragogia e ensino profissionalizante: uma sinopse teórico-conceitual apoiada na revisão sistemática de literatura
title_full Andragogia e ensino profissionalizante: uma sinopse teórico-conceitual apoiada na revisão sistemática de literatura
title_fullStr Andragogia e ensino profissionalizante: uma sinopse teórico-conceitual apoiada na revisão sistemática de literatura
title_full_unstemmed Andragogia e ensino profissionalizante: uma sinopse teórico-conceitual apoiada na revisão sistemática de literatura
title_sort Andragogia e ensino profissionalizante: uma sinopse teórico-conceitual apoiada na revisão sistemática de literatura
author Moreira, Luis Fernando
author_facet Moreira, Luis Fernando
de Almeida, Eberson Cordeiro
Miri, Daniel Hank
Matte, Juliana
Chais, Cassiane
Ganzer, Paula Patrícia
Olea, Pelayo Munhoz
author_role author
author2 de Almeida, Eberson Cordeiro
Miri, Daniel Hank
Matte, Juliana
Chais, Cassiane
Ganzer, Paula Patrícia
Olea, Pelayo Munhoz
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Luis Fernando
de Almeida, Eberson Cordeiro
Miri, Daniel Hank
Matte, Juliana
Chais, Cassiane
Ganzer, Paula Patrícia
Olea, Pelayo Munhoz
dc.subject.por.fl_str_mv Andragogia
Ensino Profissionalizante
Sinopse Teórico-Conceitual
Revisão Sistemática
topic Andragogia
Ensino Profissionalizante
Sinopse Teórico-Conceitual
Revisão Sistemática
description Enquanto a andragogia é a educação voltada para adultos, o ensino profissionalizante é a qualificação profissional do indivíduo como meio de acesso ao mercado de trabalho. Diante disso, este artigo objetiva apresentar uma sinopse teórico-conceitual apoiada em uma revisão sistemática de literatura dos artigos referentes à utilização da andragogia aplicada no ensino profissionalizante. Para tanto, a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória, realizou-se uma revisão sistemática na base de dados Science Direct dos artigos publicados entre 1999 e 2019. Os artigos encontrados foram submetidos à análise de conteúdo mediante uma mineração textual no software Sobek, processo que resultou em categorias a posteriori, de modo que as informações foram organizadas com o auxílio do software Weft QDA para codificação dos documentos. Os resultados evidenciaram a pouca quantidade de pesquisas existentes sobre os temas “Andragogia” e “Ensino Profissionalizante”, tendo sido obtidos apenas 55 documentos na base Science Direct, o que indica que o campo para investigações acerca dessas temáticas é promissor. Na análise dos artigos, identificou-se o conhecimento como o principal fator na andragogia aplicada ao ensino profissionalizante. Além disso, a análise efetuada resultou em um mapa conceitual com os termos “conhecimento”, “processo”, “ensino” e “social”, os quais são vistos como promotores da aprendizagem de adultos e de estudantes dos cursos ou dos treinamentos profissionalizantes.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1060
10.25061/2527-2675/ReBraM/2021.v24i3.1060
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1060
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2021.v24i3.1060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1060/734
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira Multidisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira Multidisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 24 n. 3 (2021): Setembro-Dezembro; 189-204
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174607109685248