Rediscutindo Patrimonialidade ambiental a partir de uma pesquisa em educação do campo
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira Multidisciplinar |
Texto Completo: | http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/327 |
Resumo: | Patrimonialidade ambiental é um conceito em construção nos estudos do NUPEDOR, desde 2009, em que se vem pensando a possibilidade deste conceito se traduzir como um modelo de gestão ambiental nos assentamentos, perpassado pela educação. O objetivo deste artigo é rediscutir patrimonialidade ambiental a partir da política educacional do campo com dados e reflexões de uma pesquisa na área da educação. Com a utilização do método bibliográfico na perspectiva de análise de um marco referencial lançando hipóteses de aproximação teórica e avançando a produção do conhecimento na temática são levantadas duas rediscussões fundamentais, atualizando o conceito de patrimonialidade ambiental: a primeira trata das contribuições dos estudos sobre novas ruralidades; a segunda rediscussão do conceito de patrimonialidade vem da análise documental do Projeto Político Pedagógico de uma escola do campo em que a temática da sustentabilidade na educação contribui para se repensar o meio ambiente como patrimônio, perpassando as políticas públicas tanto educacionais quanto de desenvolvimento dos assentamentos rurais. |
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Rediscutindo Patrimonialidade ambiental a partir de uma pesquisa em educação do campoPatrimonialidade AmbientalEducação do CampoAssentamentosPatrimonialidade ambiental é um conceito em construção nos estudos do NUPEDOR, desde 2009, em que se vem pensando a possibilidade deste conceito se traduzir como um modelo de gestão ambiental nos assentamentos, perpassado pela educação. O objetivo deste artigo é rediscutir patrimonialidade ambiental a partir da política educacional do campo com dados e reflexões de uma pesquisa na área da educação. Com a utilização do método bibliográfico na perspectiva de análise de um marco referencial lançando hipóteses de aproximação teórica e avançando a produção do conhecimento na temática são levantadas duas rediscussões fundamentais, atualizando o conceito de patrimonialidade ambiental: a primeira trata das contribuições dos estudos sobre novas ruralidades; a segunda rediscussão do conceito de patrimonialidade vem da análise documental do Projeto Político Pedagógico de uma escola do campo em que a temática da sustentabilidade na educação contribui para se repensar o meio ambiente como patrimônio, perpassando as políticas públicas tanto educacionais quanto de desenvolvimento dos assentamentos rurais.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2015-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/32710.25061/2527-2675/ReBraM/2015.v18i2.327Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 18 n. 2 (2015): Julho/dezembro; 45-582527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/327/294da Silva, Claudionor RenatoFerrante, Vera Lúcia Silveira Bottainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-08T14:23:07Zoai:ojs.revistarebram.com:article/327Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2018-03-08T14:23:07Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false |
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