Efeitos da sibutramina sobre o sistema reprodutor feminino de ratas Wistar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Ana Cláudia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Magalini, Ana Paula, dos Santos, Daiane C. Ferreira, Malfará, Wilson Roberto, Crisci, Ana Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/579
Resumo:  A obesidade é fator de risco para diversas outras doenças tornando a pessoa obesa mais propensa a desenvolver problemas como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras. Dos fármacos antiobesidade, destaca-se a Sibutramina, utilizada como antidepressivo e após algum tempo constatou-se o seu potencial efeito emagrecedor. Esta investigação teve como objetivo avaliar os efeitos da sibutramina sobre o sistema reprodutor feminino de ratas Wistar. Os animais foram distribuídos em 2 grupos com 10 animais cada grupo: o grupo 1 (controle) recebeu 0,3mL de soro fisiológico ( SF) a 0,9%, o grupo 2 recebeu 15mg/Kg de peso diluído em 0,3mL de água destilada de sibutramina, por gavagem, diariamente, durante 24 dias. Após esse período os animais foram previamente anestesiados para coleta de sangue por punção cardíaca em seguida os animais foram eutanasiados de acordo com as normas do Comitê de ética e pesquisa animal (CEPan). Os ovários e o útero foram fixados em formol 10% e corados com Hematoxilina /Eosina (H.E.) O peso corpóreo das ratas foi influenciado significativamente (p<0,001) pelo tratamento com sibutramina, em comparação ao grupo controle, assim como o consumo alimentar e hídrico, o grupo que recebeu tratamento com sibutramina ingeriu menos ração e água comparados ao grupo controle. Na histopatologia encontrou-se no ovário folículos atrésicos e intensa vascularização no estroma ovariano e no útero acentuadas projeções papilares e intensa proliferação epitelial. Conclui-se que a administração da sibutramina, na dosagem utilizada nesta pesquisa, reduziu o ganho de peso nas ratas e alterou o parênquima normal dos tecidos reprodutivos de ratas Wistar.
id UNIARA_ccb6a713037c43c64c133182595c7236
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/579
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling Efeitos da sibutramina sobre o sistema reprodutor feminino de ratas WistarSibutraminaSistema reprodutor femininoObesidade A obesidade é fator de risco para diversas outras doenças tornando a pessoa obesa mais propensa a desenvolver problemas como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras. Dos fármacos antiobesidade, destaca-se a Sibutramina, utilizada como antidepressivo e após algum tempo constatou-se o seu potencial efeito emagrecedor. Esta investigação teve como objetivo avaliar os efeitos da sibutramina sobre o sistema reprodutor feminino de ratas Wistar. Os animais foram distribuídos em 2 grupos com 10 animais cada grupo: o grupo 1 (controle) recebeu 0,3mL de soro fisiológico ( SF) a 0,9%, o grupo 2 recebeu 15mg/Kg de peso diluído em 0,3mL de água destilada de sibutramina, por gavagem, diariamente, durante 24 dias. Após esse período os animais foram previamente anestesiados para coleta de sangue por punção cardíaca em seguida os animais foram eutanasiados de acordo com as normas do Comitê de ética e pesquisa animal (CEPan). Os ovários e o útero foram fixados em formol 10% e corados com Hematoxilina /Eosina (H.E.) O peso corpóreo das ratas foi influenciado significativamente (p<0,001) pelo tratamento com sibutramina, em comparação ao grupo controle, assim como o consumo alimentar e hídrico, o grupo que recebeu tratamento com sibutramina ingeriu menos ração e água comparados ao grupo controle. Na histopatologia encontrou-se no ovário folículos atrésicos e intensa vascularização no estroma ovariano e no útero acentuadas projeções papilares e intensa proliferação epitelial. Conclui-se que a administração da sibutramina, na dosagem utilizada nesta pesquisa, reduziu o ganho de peso nas ratas e alterou o parênquima normal dos tecidos reprodutivos de ratas Wistar.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2018-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/57910.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i1.579Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 21 n. 1 (2018): Janeiro-Abril; 95-1022527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/579/pdfCopyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinarinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Ana CláudiaMagalini, Ana Paulados Santos, Daiane C. FerreiraMalfará, Wilson RobertoCrisci, Ana Rosa2018-05-28T22:15:25Zoai:ojs.revistarebram.com:article/579Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2018-05-28T22:15:25Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da sibutramina sobre o sistema reprodutor feminino de ratas Wistar
title Efeitos da sibutramina sobre o sistema reprodutor feminino de ratas Wistar
spellingShingle Efeitos da sibutramina sobre o sistema reprodutor feminino de ratas Wistar
da Silva, Ana Cláudia
Sibutramina
Sistema reprodutor feminino
Obesidade
title_short Efeitos da sibutramina sobre o sistema reprodutor feminino de ratas Wistar
title_full Efeitos da sibutramina sobre o sistema reprodutor feminino de ratas Wistar
title_fullStr Efeitos da sibutramina sobre o sistema reprodutor feminino de ratas Wistar
title_full_unstemmed Efeitos da sibutramina sobre o sistema reprodutor feminino de ratas Wistar
title_sort Efeitos da sibutramina sobre o sistema reprodutor feminino de ratas Wistar
author da Silva, Ana Cláudia
author_facet da Silva, Ana Cláudia
Magalini, Ana Paula
dos Santos, Daiane C. Ferreira
Malfará, Wilson Roberto
Crisci, Ana Rosa
author_role author
author2 Magalini, Ana Paula
dos Santos, Daiane C. Ferreira
Malfará, Wilson Roberto
Crisci, Ana Rosa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Ana Cláudia
Magalini, Ana Paula
dos Santos, Daiane C. Ferreira
Malfará, Wilson Roberto
Crisci, Ana Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Sibutramina
Sistema reprodutor feminino
Obesidade
topic Sibutramina
Sistema reprodutor feminino
Obesidade
description  A obesidade é fator de risco para diversas outras doenças tornando a pessoa obesa mais propensa a desenvolver problemas como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras. Dos fármacos antiobesidade, destaca-se a Sibutramina, utilizada como antidepressivo e após algum tempo constatou-se o seu potencial efeito emagrecedor. Esta investigação teve como objetivo avaliar os efeitos da sibutramina sobre o sistema reprodutor feminino de ratas Wistar. Os animais foram distribuídos em 2 grupos com 10 animais cada grupo: o grupo 1 (controle) recebeu 0,3mL de soro fisiológico ( SF) a 0,9%, o grupo 2 recebeu 15mg/Kg de peso diluído em 0,3mL de água destilada de sibutramina, por gavagem, diariamente, durante 24 dias. Após esse período os animais foram previamente anestesiados para coleta de sangue por punção cardíaca em seguida os animais foram eutanasiados de acordo com as normas do Comitê de ética e pesquisa animal (CEPan). Os ovários e o útero foram fixados em formol 10% e corados com Hematoxilina /Eosina (H.E.) O peso corpóreo das ratas foi influenciado significativamente (p<0,001) pelo tratamento com sibutramina, em comparação ao grupo controle, assim como o consumo alimentar e hídrico, o grupo que recebeu tratamento com sibutramina ingeriu menos ração e água comparados ao grupo controle. Na histopatologia encontrou-se no ovário folículos atrésicos e intensa vascularização no estroma ovariano e no útero acentuadas projeções papilares e intensa proliferação epitelial. Conclui-se que a administração da sibutramina, na dosagem utilizada nesta pesquisa, reduziu o ganho de peso nas ratas e alterou o parênquima normal dos tecidos reprodutivos de ratas Wistar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/579
10.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i1.579
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/579
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i1.579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/579/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 21 n. 1 (2018): Janeiro-Abril; 95-102
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174606359953408