O CAPITAL SOCIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS REGIÕES RURAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Nilson Araujo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Neto, José Ambrósio Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/371
Resumo: O presente artigo analisa a importância do Capital Social para o desenvolvimento rural sustentável, abordando os aspectos socioculturais como fatores fundamentais para o desenvolvimento numa perspectiva emancipadora. Portanto, parte-se da perspectiva defendida por Putnam (2006), quando enfatiza a importância do Capital Social presente nas comunidades para o desenvolvimento econômico e democrático, aliando-a a perspectiva de Sen (2000), quando afirma que o desenvolvimento deve proporcionar a expansão das liberdades substantivas como a educação, saúde, segurança e os direitos civis dos cidadãos. Nesse sentido, o conceito de Capital Social é entendido como um bom instrumento para análise dos processos de intervenção social, mediante a execução da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – PNATER, que tem como objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável. Dessa forma procura-se entender a diferenciação entre os processos de desenvolvimento das regiões, tomando por base estudos empíricos sobre o desenvolvimento regional ocorridos no sul do país. Assim, o trabalho articula os conceitos de Capital Social e de desenvolvimento rural concluindo que as questões socioculturais intrínsecas das comunidades, colaboram para o desenvolvimento rural sustentável, tendo a ATER como seu agente promotor.
id UNIARA_d785ab898e0277305164f874bf07ea9b
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/370
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling O CAPITAL SOCIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS REGIÕES RURAISDesenvolvimento RuralCapital SocialATER.O presente artigo analisa a importância do Capital Social para o desenvolvimento rural sustentável, abordando os aspectos socioculturais como fatores fundamentais para o desenvolvimento numa perspectiva emancipadora. Portanto, parte-se da perspectiva defendida por Putnam (2006), quando enfatiza a importância do Capital Social presente nas comunidades para o desenvolvimento econômico e democrático, aliando-a a perspectiva de Sen (2000), quando afirma que o desenvolvimento deve proporcionar a expansão das liberdades substantivas como a educação, saúde, segurança e os direitos civis dos cidadãos. Nesse sentido, o conceito de Capital Social é entendido como um bom instrumento para análise dos processos de intervenção social, mediante a execução da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – PNATER, que tem como objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável. Dessa forma procura-se entender a diferenciação entre os processos de desenvolvimento das regiões, tomando por base estudos empíricos sobre o desenvolvimento regional ocorridos no sul do país. Assim, o trabalho articula os conceitos de Capital Social e de desenvolvimento rural concluindo que as questões socioculturais intrínsecas das comunidades, colaboram para o desenvolvimento rural sustentável, tendo a ATER como seu agente promotor.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2016-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/37110.25061/2527-2675/ReBraM/2016.v19i1.370Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 19 n. 1 (2016): Janeiro/Junho; 62-692527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/371/331Barbosa, Nilson AraujoNeto, José Ambrósio Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-08T14:19:01Zoai:ojs.revistarebram.com:article/370Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2018-03-08T14:19:01Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv O CAPITAL SOCIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS REGIÕES RURAIS
title O CAPITAL SOCIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS REGIÕES RURAIS
spellingShingle O CAPITAL SOCIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS REGIÕES RURAIS
Barbosa, Nilson Araujo
Desenvolvimento Rural
Capital Social
ATER.
title_short O CAPITAL SOCIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS REGIÕES RURAIS
title_full O CAPITAL SOCIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS REGIÕES RURAIS
title_fullStr O CAPITAL SOCIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS REGIÕES RURAIS
title_full_unstemmed O CAPITAL SOCIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS REGIÕES RURAIS
title_sort O CAPITAL SOCIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS REGIÕES RURAIS
author Barbosa, Nilson Araujo
author_facet Barbosa, Nilson Araujo
Neto, José Ambrósio Ferreira
author_role author
author2 Neto, José Ambrósio Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Nilson Araujo
Neto, José Ambrósio Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Rural
Capital Social
ATER.
topic Desenvolvimento Rural
Capital Social
ATER.
description O presente artigo analisa a importância do Capital Social para o desenvolvimento rural sustentável, abordando os aspectos socioculturais como fatores fundamentais para o desenvolvimento numa perspectiva emancipadora. Portanto, parte-se da perspectiva defendida por Putnam (2006), quando enfatiza a importância do Capital Social presente nas comunidades para o desenvolvimento econômico e democrático, aliando-a a perspectiva de Sen (2000), quando afirma que o desenvolvimento deve proporcionar a expansão das liberdades substantivas como a educação, saúde, segurança e os direitos civis dos cidadãos. Nesse sentido, o conceito de Capital Social é entendido como um bom instrumento para análise dos processos de intervenção social, mediante a execução da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – PNATER, que tem como objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável. Dessa forma procura-se entender a diferenciação entre os processos de desenvolvimento das regiões, tomando por base estudos empíricos sobre o desenvolvimento regional ocorridos no sul do país. Assim, o trabalho articula os conceitos de Capital Social e de desenvolvimento rural concluindo que as questões socioculturais intrínsecas das comunidades, colaboram para o desenvolvimento rural sustentável, tendo a ATER como seu agente promotor.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/371
10.25061/2527-2675/ReBraM/2016.v19i1.370
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/371
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2016.v19i1.370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/371/331
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 19 n. 1 (2016): Janeiro/Junho; 62-69
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174605913260032