ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS E MORFOMÉTRICAS INDUZIDAS POR DI (2-ETIL) FTALATO (DEHP) EM PULMÃO E FÍGADO DE RATOS WISTAR.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schiavetto, Camila Barboza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Crisci, Ana Rosa, Malfará, Wilson Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/414
Resumo: O policloreto de vinila (PVC) é um plástico muito utilizado por ser compatível com vários plastificantes, como o DEHP ( di (2-etil) ftalato) que o torna mais flexível. Utilizou-se 50 ratos com 180g e 200g. No grupo 1: 10 animais não receberam nenhum tipo de substância. Nos grupos 2 e 3 com 20 animais em cada grupo receberam doses de óleo de milho (1 ml) e 2,85 mg / kg de peso corporal / dia DEPH dissolvido em 1 ml de óleo de milho por gavagem uma vez ao dia. Após 4 semanas os animais foram sacrificados e o fígado e pulmão, foram retirados para análise histopatológica. No fígado dos animais dos grupo 1e 2 observou-se um parênquima hepático normal, hepatócitos dispostos em arranjos cordonais com capilares sinusóides normais, presença de células de Kupffer, hepatócitos com núcleos normais, entretanto no grupo 2 observou-se núcleos binucleados. No grupo 3 encontrou-se no espaço porta uma proliferação de ductos biliares e presença de hepatócitos binucleares, megalócitos e capilares congestos. No pulmão do grupo 1 observou-se aspectos normais nas áreas da região alveolar e bronquiolar, septos interalveolares de aspecto normal com hemácias. No grupo 2 encontrou-se um discreto espessamento alveolar, mas com preservação da luz alveolar evidente congestão pulmonar. No grupo 3 observou-se uma hiperplasia de nódulos linfóides associados aos brônquios, grande área de infarto hemorrágico e acentuado espessamento de septos interalveolares. Conclui-se que foram constatadas alterações histopatológicas do grupo tratado e a preservação das características normais do grupo controle.
id UNIARA_e0b15ea58658516a29ba8df1716cb20d
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/414
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS E MORFOMÉTRICAS INDUZIDAS POR DI (2-ETIL) FTALATO (DEHP) EM PULMÃO E FÍGADO DE RATOS WISTAR.Di (2-etil) ftalatoFígadoPulmãoO policloreto de vinila (PVC) é um plástico muito utilizado por ser compatível com vários plastificantes, como o DEHP ( di (2-etil) ftalato) que o torna mais flexível. Utilizou-se 50 ratos com 180g e 200g. No grupo 1: 10 animais não receberam nenhum tipo de substância. Nos grupos 2 e 3 com 20 animais em cada grupo receberam doses de óleo de milho (1 ml) e 2,85 mg / kg de peso corporal / dia DEPH dissolvido em 1 ml de óleo de milho por gavagem uma vez ao dia. Após 4 semanas os animais foram sacrificados e o fígado e pulmão, foram retirados para análise histopatológica. No fígado dos animais dos grupo 1e 2 observou-se um parênquima hepático normal, hepatócitos dispostos em arranjos cordonais com capilares sinusóides normais, presença de células de Kupffer, hepatócitos com núcleos normais, entretanto no grupo 2 observou-se núcleos binucleados. No grupo 3 encontrou-se no espaço porta uma proliferação de ductos biliares e presença de hepatócitos binucleares, megalócitos e capilares congestos. No pulmão do grupo 1 observou-se aspectos normais nas áreas da região alveolar e bronquiolar, septos interalveolares de aspecto normal com hemácias. No grupo 2 encontrou-se um discreto espessamento alveolar, mas com preservação da luz alveolar evidente congestão pulmonar. No grupo 3 observou-se uma hiperplasia de nódulos linfóides associados aos brônquios, grande área de infarto hemorrágico e acentuado espessamento de septos interalveolares. Conclui-se que foram constatadas alterações histopatológicas do grupo tratado e a preservação das características normais do grupo controle.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2016-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/41410.25061/2527-2675/ReBraM/2016.v19i2.414Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 19 n. 2 (2016): Julho/Dezembro; 72-822527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/414/360Schiavetto, Camila BarbozaCrisci, Ana RosaMalfará, Wilson Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-08T14:18:10Zoai:ojs.revistarebram.com:article/414Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2018-03-08T14:18:10Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS E MORFOMÉTRICAS INDUZIDAS POR DI (2-ETIL) FTALATO (DEHP) EM PULMÃO E FÍGADO DE RATOS WISTAR.
title ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS E MORFOMÉTRICAS INDUZIDAS POR DI (2-ETIL) FTALATO (DEHP) EM PULMÃO E FÍGADO DE RATOS WISTAR.
spellingShingle ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS E MORFOMÉTRICAS INDUZIDAS POR DI (2-ETIL) FTALATO (DEHP) EM PULMÃO E FÍGADO DE RATOS WISTAR.
Schiavetto, Camila Barboza
Di (2-etil) ftalato
Fígado
Pulmão
title_short ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS E MORFOMÉTRICAS INDUZIDAS POR DI (2-ETIL) FTALATO (DEHP) EM PULMÃO E FÍGADO DE RATOS WISTAR.
title_full ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS E MORFOMÉTRICAS INDUZIDAS POR DI (2-ETIL) FTALATO (DEHP) EM PULMÃO E FÍGADO DE RATOS WISTAR.
title_fullStr ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS E MORFOMÉTRICAS INDUZIDAS POR DI (2-ETIL) FTALATO (DEHP) EM PULMÃO E FÍGADO DE RATOS WISTAR.
title_full_unstemmed ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS E MORFOMÉTRICAS INDUZIDAS POR DI (2-ETIL) FTALATO (DEHP) EM PULMÃO E FÍGADO DE RATOS WISTAR.
title_sort ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS E MORFOMÉTRICAS INDUZIDAS POR DI (2-ETIL) FTALATO (DEHP) EM PULMÃO E FÍGADO DE RATOS WISTAR.
author Schiavetto, Camila Barboza
author_facet Schiavetto, Camila Barboza
Crisci, Ana Rosa
Malfará, Wilson Roberto
author_role author
author2 Crisci, Ana Rosa
Malfará, Wilson Roberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schiavetto, Camila Barboza
Crisci, Ana Rosa
Malfará, Wilson Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Di (2-etil) ftalato
Fígado
Pulmão
topic Di (2-etil) ftalato
Fígado
Pulmão
description O policloreto de vinila (PVC) é um plástico muito utilizado por ser compatível com vários plastificantes, como o DEHP ( di (2-etil) ftalato) que o torna mais flexível. Utilizou-se 50 ratos com 180g e 200g. No grupo 1: 10 animais não receberam nenhum tipo de substância. Nos grupos 2 e 3 com 20 animais em cada grupo receberam doses de óleo de milho (1 ml) e 2,85 mg / kg de peso corporal / dia DEPH dissolvido em 1 ml de óleo de milho por gavagem uma vez ao dia. Após 4 semanas os animais foram sacrificados e o fígado e pulmão, foram retirados para análise histopatológica. No fígado dos animais dos grupo 1e 2 observou-se um parênquima hepático normal, hepatócitos dispostos em arranjos cordonais com capilares sinusóides normais, presença de células de Kupffer, hepatócitos com núcleos normais, entretanto no grupo 2 observou-se núcleos binucleados. No grupo 3 encontrou-se no espaço porta uma proliferação de ductos biliares e presença de hepatócitos binucleares, megalócitos e capilares congestos. No pulmão do grupo 1 observou-se aspectos normais nas áreas da região alveolar e bronquiolar, septos interalveolares de aspecto normal com hemácias. No grupo 2 encontrou-se um discreto espessamento alveolar, mas com preservação da luz alveolar evidente congestão pulmonar. No grupo 3 observou-se uma hiperplasia de nódulos linfóides associados aos brônquios, grande área de infarto hemorrágico e acentuado espessamento de septos interalveolares. Conclui-se que foram constatadas alterações histopatológicas do grupo tratado e a preservação das características normais do grupo controle.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/414
10.25061/2527-2675/ReBraM/2016.v19i2.414
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/414
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2016.v19i2.414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/414/360
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 19 n. 2 (2016): Julho/Dezembro; 72-82
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174605952057344