Tuberculose: história e evolução dos tratamentos da doença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massabni, Antonio Carlos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bonini, Eduardo Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/678
Resumo: A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa causada pela micobactéria do gênero Mycobacterium, sendo a espécie Mycobacterium tuberculosis (Mtb) a mais comum. A TB afeta principalmente os pulmões, mas pode afetar praticamente todos os órgãos do corpo. É uma das doenças que mais causa mortes no mundo, sendo a mais letal causada por um único agente infeccioso e acomete 1/3 da população mundial. Cerca de 10 milhões de pessoas desenvolvem a doença no mundo todo e dois milhões morrem anualmente. Os objetivos deste trabalho são apresentar o histórico da doença, desde seus primeiros registros até o aparecimento dos tipos multidrogas-resistentes, sua epidemiologia e imunologia, o mecanismo de ação do bacilo de Koch, a busca por novas drogas e vacinas, as principais formas de tratamento e atualizar as informações identificadas nos artigos publicados na literatura sobre o tema até o ano de 2018, através de extensa pesquisa bibliográfica em relatórios e bases de dados nacionais e internacionais. Os marcos da Estratégia para o Fim da TB no mundo até 2035 só poderão ser alcançados se serviços de diagnóstico, tratamento e prevenção da TB forem fornecidos em nível universal e se houver mobilização de vários setores da sociedade (em diferentes níveis: individual, comunitário e político) para diminuir fatores socioeconômicos que induzem a proliferação da doença. Um dos desafios para eliminar a progressão da TB no mundo é o surgimento de Mtb resistente aos fármacos tradicionais, sendo urgentemente necessário o desenvolvimento de drogas antiTB de ação mais potente e rápida com novos modos de ação para superar a resistência cruzada com a atual medicação.
id UNIARA_efa50edc0792fecd16e059ad37525b50
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/678
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling Tuberculose: história e evolução dos tratamentos da doençaTuberculoseMycobacterium tuberculosisfármacosA tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa causada pela micobactéria do gênero Mycobacterium, sendo a espécie Mycobacterium tuberculosis (Mtb) a mais comum. A TB afeta principalmente os pulmões, mas pode afetar praticamente todos os órgãos do corpo. É uma das doenças que mais causa mortes no mundo, sendo a mais letal causada por um único agente infeccioso e acomete 1/3 da população mundial. Cerca de 10 milhões de pessoas desenvolvem a doença no mundo todo e dois milhões morrem anualmente. Os objetivos deste trabalho são apresentar o histórico da doença, desde seus primeiros registros até o aparecimento dos tipos multidrogas-resistentes, sua epidemiologia e imunologia, o mecanismo de ação do bacilo de Koch, a busca por novas drogas e vacinas, as principais formas de tratamento e atualizar as informações identificadas nos artigos publicados na literatura sobre o tema até o ano de 2018, através de extensa pesquisa bibliográfica em relatórios e bases de dados nacionais e internacionais. Os marcos da Estratégia para o Fim da TB no mundo até 2035 só poderão ser alcançados se serviços de diagnóstico, tratamento e prevenção da TB forem fornecidos em nível universal e se houver mobilização de vários setores da sociedade (em diferentes níveis: individual, comunitário e político) para diminuir fatores socioeconômicos que induzem a proliferação da doença. Um dos desafios para eliminar a progressão da TB no mundo é o surgimento de Mtb resistente aos fármacos tradicionais, sendo urgentemente necessário o desenvolvimento de drogas antiTB de ação mais potente e rápida com novos modos de ação para superar a resistência cruzada com a atual medicação.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/67810.25061/2527-2675/ReBraM/2019.v22i2.678Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 22 n. 2 (2019): Maio-Agosto; 6-342527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/678/pdfCopyright (c) 2019 Revista Brasileira Multidisciplinarinfo:eu-repo/semantics/openAccessMassabni, Antonio CarlosBonini, Eduardo Henrique2019-09-30T23:01:18Zoai:ojs.revistarebram.com:article/678Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2019-09-30T23:01:18Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv Tuberculose: história e evolução dos tratamentos da doença
title Tuberculose: história e evolução dos tratamentos da doença
spellingShingle Tuberculose: história e evolução dos tratamentos da doença
Massabni, Antonio Carlos
Tuberculose
Mycobacterium tuberculosis
fármacos
title_short Tuberculose: história e evolução dos tratamentos da doença
title_full Tuberculose: história e evolução dos tratamentos da doença
title_fullStr Tuberculose: história e evolução dos tratamentos da doença
title_full_unstemmed Tuberculose: história e evolução dos tratamentos da doença
title_sort Tuberculose: história e evolução dos tratamentos da doença
author Massabni, Antonio Carlos
author_facet Massabni, Antonio Carlos
Bonini, Eduardo Henrique
author_role author
author2 Bonini, Eduardo Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Massabni, Antonio Carlos
Bonini, Eduardo Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Tuberculose
Mycobacterium tuberculosis
fármacos
topic Tuberculose
Mycobacterium tuberculosis
fármacos
description A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa causada pela micobactéria do gênero Mycobacterium, sendo a espécie Mycobacterium tuberculosis (Mtb) a mais comum. A TB afeta principalmente os pulmões, mas pode afetar praticamente todos os órgãos do corpo. É uma das doenças que mais causa mortes no mundo, sendo a mais letal causada por um único agente infeccioso e acomete 1/3 da população mundial. Cerca de 10 milhões de pessoas desenvolvem a doença no mundo todo e dois milhões morrem anualmente. Os objetivos deste trabalho são apresentar o histórico da doença, desde seus primeiros registros até o aparecimento dos tipos multidrogas-resistentes, sua epidemiologia e imunologia, o mecanismo de ação do bacilo de Koch, a busca por novas drogas e vacinas, as principais formas de tratamento e atualizar as informações identificadas nos artigos publicados na literatura sobre o tema até o ano de 2018, através de extensa pesquisa bibliográfica em relatórios e bases de dados nacionais e internacionais. Os marcos da Estratégia para o Fim da TB no mundo até 2035 só poderão ser alcançados se serviços de diagnóstico, tratamento e prevenção da TB forem fornecidos em nível universal e se houver mobilização de vários setores da sociedade (em diferentes níveis: individual, comunitário e político) para diminuir fatores socioeconômicos que induzem a proliferação da doença. Um dos desafios para eliminar a progressão da TB no mundo é o surgimento de Mtb resistente aos fármacos tradicionais, sendo urgentemente necessário o desenvolvimento de drogas antiTB de ação mais potente e rápida com novos modos de ação para superar a resistência cruzada com a atual medicação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/678
10.25061/2527-2675/ReBraM/2019.v22i2.678
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/678
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2019.v22i2.678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/678/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira Multidisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira Multidisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 22 n. 2 (2019): Maio-Agosto; 6-34
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174606441742336