Violência Escolar e Horta Comunitária: A Educação Ambiental Enquanto Agente de Socialização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Juliana Munaretti de
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Cintrão, Janaína F. F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/311
Resumo: A escola constitui-se em um espaço de intenso convívio social, pois sua própria condição socializadora envolve os indivíduos que nela participam em uma situação que inviabiliza o isolamento, muito embora, freqüentemente, faça dela o palco de comportamentos conflitantes, levando às relações violentas. Se a socialização é constituída ao indivíduo pelo convívio familiar e pela sociedade, podemos nos questionar se o indivíduo pertencente a uma família ou grupo que não lhe oferecem meios de discernir o que é correto à sociedade, encontrará, em sua experiência de vida, questões e situações conflitantes e violentas? Esta pesquisa partiu de uma experiência ocorrida entre alunos do ensino médio de uma escola estadual, do bairro Vila Xavier, na cidade de Araraquara – SP e seus professores. Foi aplicado um questionário para entender os problemas relacionados ao comportamento destes alunos, que são conflitantes com normas e padrões sociais. Pudemos perceber que ocorriam mudanças de seus comportamentos quando entravam em cena fatos ou situações envolvendo alimentação: a valorização do espaço do refeitório e o respeito às merendeiras deram-nos elementos para criar uma horta comunitária que criaria motivações com influências possíveis no espaço familiar e social. Com a criação da horta comunitária, além de completar a alimentação familiar dos alunos em suas casas, implicou na socialização desses alunos, na possibilidade de um novo ofício e na geração de valor à cidadania.
id UNIARA_ffbd874ae5ec7612142bcc31c028f39b
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/311
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling Violência Escolar e Horta Comunitária: A Educação Ambiental Enquanto Agente de SocializaçãoViolência EscolarEducação AmbientalHorta ComunitáriaSocialização.A escola constitui-se em um espaço de intenso convívio social, pois sua própria condição socializadora envolve os indivíduos que nela participam em uma situação que inviabiliza o isolamento, muito embora, freqüentemente, faça dela o palco de comportamentos conflitantes, levando às relações violentas. Se a socialização é constituída ao indivíduo pelo convívio familiar e pela sociedade, podemos nos questionar se o indivíduo pertencente a uma família ou grupo que não lhe oferecem meios de discernir o que é correto à sociedade, encontrará, em sua experiência de vida, questões e situações conflitantes e violentas? Esta pesquisa partiu de uma experiência ocorrida entre alunos do ensino médio de uma escola estadual, do bairro Vila Xavier, na cidade de Araraquara – SP e seus professores. Foi aplicado um questionário para entender os problemas relacionados ao comportamento destes alunos, que são conflitantes com normas e padrões sociais. Pudemos perceber que ocorriam mudanças de seus comportamentos quando entravam em cena fatos ou situações envolvendo alimentação: a valorização do espaço do refeitório e o respeito às merendeiras deram-nos elementos para criar uma horta comunitária que criaria motivações com influências possíveis no espaço familiar e social. Com a criação da horta comunitária, além de completar a alimentação familiar dos alunos em suas casas, implicou na socialização desses alunos, na possibilidade de um novo ofício e na geração de valor à cidadania.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2004-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/31110.25061/2527-2675/ReBraM/2004.v8i2.311Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 8 n. 2 (2004): julho/dezembro; 107-1202527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/311/264Oliveira, Juliana Munaretti deCintrão, Janaína F. F.info:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-01T12:55:40Zoai:ojs.revistarebram.com:article/311Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2018-02-01T12:55:40Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência Escolar e Horta Comunitária: A Educação Ambiental Enquanto Agente de Socialização
title Violência Escolar e Horta Comunitária: A Educação Ambiental Enquanto Agente de Socialização
spellingShingle Violência Escolar e Horta Comunitária: A Educação Ambiental Enquanto Agente de Socialização
Oliveira, Juliana Munaretti de
Violência Escolar
Educação Ambiental
Horta Comunitária
Socialização.
title_short Violência Escolar e Horta Comunitária: A Educação Ambiental Enquanto Agente de Socialização
title_full Violência Escolar e Horta Comunitária: A Educação Ambiental Enquanto Agente de Socialização
title_fullStr Violência Escolar e Horta Comunitária: A Educação Ambiental Enquanto Agente de Socialização
title_full_unstemmed Violência Escolar e Horta Comunitária: A Educação Ambiental Enquanto Agente de Socialização
title_sort Violência Escolar e Horta Comunitária: A Educação Ambiental Enquanto Agente de Socialização
author Oliveira, Juliana Munaretti de
author_facet Oliveira, Juliana Munaretti de
Cintrão, Janaína F. F.
author_role author
author2 Cintrão, Janaína F. F.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Juliana Munaretti de
Cintrão, Janaína F. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Violência Escolar
Educação Ambiental
Horta Comunitária
Socialização.
topic Violência Escolar
Educação Ambiental
Horta Comunitária
Socialização.
description A escola constitui-se em um espaço de intenso convívio social, pois sua própria condição socializadora envolve os indivíduos que nela participam em uma situação que inviabiliza o isolamento, muito embora, freqüentemente, faça dela o palco de comportamentos conflitantes, levando às relações violentas. Se a socialização é constituída ao indivíduo pelo convívio familiar e pela sociedade, podemos nos questionar se o indivíduo pertencente a uma família ou grupo que não lhe oferecem meios de discernir o que é correto à sociedade, encontrará, em sua experiência de vida, questões e situações conflitantes e violentas? Esta pesquisa partiu de uma experiência ocorrida entre alunos do ensino médio de uma escola estadual, do bairro Vila Xavier, na cidade de Araraquara – SP e seus professores. Foi aplicado um questionário para entender os problemas relacionados ao comportamento destes alunos, que são conflitantes com normas e padrões sociais. Pudemos perceber que ocorriam mudanças de seus comportamentos quando entravam em cena fatos ou situações envolvendo alimentação: a valorização do espaço do refeitório e o respeito às merendeiras deram-nos elementos para criar uma horta comunitária que criaria motivações com influências possíveis no espaço familiar e social. Com a criação da horta comunitária, além de completar a alimentação familiar dos alunos em suas casas, implicou na socialização desses alunos, na possibilidade de um novo ofício e na geração de valor à cidadania.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/311
10.25061/2527-2675/ReBraM/2004.v8i2.311
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/311
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2004.v8i2.311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/311/264
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 8 n. 2 (2004): julho/dezembro; 107-120
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174605474955264