ANÁLISE COMPARATIVA DOS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E POR UM GRUPO DE PROFISSIONAIS DE UMA COOPERATIVA DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DECORRENTES DA PANDEMIA DE COVID-19.DOSSIÊ: A Luta Antirracista e as Ações Afirmativas para a Igualdade Racial.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Eliana Gomes Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Jacob, Maria Auxiliadora Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EHUM
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3285
Resumo: eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier   http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v14i1.3285Comparative analysis of the challenges arising from the Covid-19 pandemic faced by university students and a group of professionals from a cooperativeof recyclable material collectors.Resumo: As reflexões contidas no presente trabalho apresentam uma interlocução entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Ciências da Natureza, as quais abordam, entre outros elementos, a comunicação e o uso da tecnologia. As autoras realizaram uma pesquisa estruturada, aplicada em dois grupos de pessoas, com perfis de atividades distintas, ambos assistidos pelos trabalhos acadêmicos respectivamente nas etapas de ensino e extensão, no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus Belo Horizonte. A pesquisa foi realizada por meio de uma amostragem intencional, sem intenções probabilísticas, com a finalidade de contextualizar os efeitos de ordem emocional, social e econômica causados pelo isolamento social para os integrantes dos grupos em questão. Apesar da aparente distinção de características quanto aos projetos de vida, entre os indivíduos dos grupos pesquisados, estudantes e catadores de materiais recicláveis, foram identificados pontos de convergência em determinadas respostas obtidas pela pesquisa, entre os quais destacamos: para os catadores foi necessário desenvolver técnicas de trabalho, para adaptar suas atividades às restrições ocorridas na coleta seletiva dos materiais. Quanto aos discentes e ao processo de aprendizagem, após o início do isolamento social, a realização das tarefas acadêmicas tornou imprescindível a interlocução entre o indivíduo e os recursos do ambiente virtual de aprendizagem, utilizado durante a modalidade do ensino remoto emergencial. A pesquisa revelou a predominância de indivíduos autodeclarados negros e pardos nos dois grupos, ultrapassando o percentual de 64% em ambos, sendo esse contingente maior entre os estudantes. Palavras chave: Ensino Remoto Emergencial. Educação. Catadores de Recicláveis. Estudantes Universitários. Heteroidentificação.Abstract: The reflections in the present paper present a dialogue between the disciplines of Portuguese Language and Natural Sciences, addressing, among other elements, communication and the use of technology. The authors conducted a structured research, applied in two groups of people with different activity profiles, both assisted by academic works in the teaching and extension stages, respectively, in the Pedagogy program of the Faculty of Education, of the Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte Campus. The research was conducted through an intentional sampling, without probabilistic intentions, to contextualize the emotional, social, and economic effects caused by social isolation for the members of the groups in question. Despite the apparent distinction of characteristics regarding life projects among individuals of the groups surveyed, students and recyclable material collectors, converging points were identified in certain responses obtained by the research For collectors, it was necessary to develop techniques to adapt their activities to the restrictions in the selective collection of materials. As for the students and the learning process, after the beginning of social isolation, the accomplishment of academic tasks made essential the dialog between the individual and the resources of the virtual learning environment used during the emergency remote teaching modality. The research revealed the predominance of self-declared black and brown individuals in both groups, exceeding the percentage of 64% in both, with this contingent being higher among students.Keywords: Emergency Remote Education. Education. Recyclable material collectors. University students. Heteroidentification.Recebido em: 21/05/2021  – Aceito em 30/07/2021
id UNIBH-1_202b8248a2edd923e43b2b59ba91e0a7
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/3285
network_acronym_str UNIBH-1
network_name_str EHUM
repository_id_str
spelling ANÁLISE COMPARATIVA DOS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E POR UM GRUPO DE PROFISSIONAIS DE UMA COOPERATIVA DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DECORRENTES DA PANDEMIA DE COVID-19.DOSSIÊ: A Luta Antirracista e as Ações Afirmativas para a Igualdade Racial.Educação; História; Humanidades, LetrasEnsino Remoto; Catadores Recicláveis, HeteroidentificaçãoHumanidadeseoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier   http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v14i1.3285Comparative analysis of the challenges arising from the Covid-19 pandemic faced by university students and a group of professionals from a cooperativeof recyclable material collectors.Resumo: As reflexões contidas no presente trabalho apresentam uma interlocução entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Ciências da Natureza, as quais abordam, entre outros elementos, a comunicação e o uso da tecnologia. As autoras realizaram uma pesquisa estruturada, aplicada em dois grupos de pessoas, com perfis de atividades distintas, ambos assistidos pelos trabalhos acadêmicos respectivamente nas etapas de ensino e extensão, no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus Belo Horizonte. A pesquisa foi realizada por meio de uma amostragem intencional, sem intenções probabilísticas, com a finalidade de contextualizar os efeitos de ordem emocional, social e econômica causados pelo isolamento social para os integrantes dos grupos em questão. Apesar da aparente distinção de características quanto aos projetos de vida, entre os indivíduos dos grupos pesquisados, estudantes e catadores de materiais recicláveis, foram identificados pontos de convergência em determinadas respostas obtidas pela pesquisa, entre os quais destacamos: para os catadores foi necessário desenvolver técnicas de trabalho, para adaptar suas atividades às restrições ocorridas na coleta seletiva dos materiais. Quanto aos discentes e ao processo de aprendizagem, após o início do isolamento social, a realização das tarefas acadêmicas tornou imprescindível a interlocução entre o indivíduo e os recursos do ambiente virtual de aprendizagem, utilizado durante a modalidade do ensino remoto emergencial. A pesquisa revelou a predominância de indivíduos autodeclarados negros e pardos nos dois grupos, ultrapassando o percentual de 64% em ambos, sendo esse contingente maior entre os estudantes. Palavras chave: Ensino Remoto Emergencial. Educação. Catadores de Recicláveis. Estudantes Universitários. Heteroidentificação.Abstract: The reflections in the present paper present a dialogue between the disciplines of Portuguese Language and Natural Sciences, addressing, among other elements, communication and the use of technology. The authors conducted a structured research, applied in two groups of people with different activity profiles, both assisted by academic works in the teaching and extension stages, respectively, in the Pedagogy program of the Faculty of Education, of the Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte Campus. The research was conducted through an intentional sampling, without probabilistic intentions, to contextualize the emotional, social, and economic effects caused by social isolation for the members of the groups in question. Despite the apparent distinction of characteristics regarding life projects among individuals of the groups surveyed, students and recyclable material collectors, converging points were identified in certain responses obtained by the research For collectors, it was necessary to develop techniques to adapt their activities to the restrictions in the selective collection of materials. As for the students and the learning process, after the beginning of social isolation, the accomplishment of academic tasks made essential the dialog between the individual and the resources of the virtual learning environment used during the emergency remote teaching modality. The research revealed the predominance of self-declared black and brown individuals in both groups, exceeding the percentage of 64% in both, with this contingent being higher among students.Keywords: Emergency Remote Education. Education. Recyclable material collectors. University students. Heteroidentification.Recebido em: 21/05/2021  – Aceito em 30/07/2021Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHMachado, Eliana Gomes SilvaJacob, Maria Auxiliadora Miguel2021-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3285e-hum; v. 14, n. 1 (2021): Dossiê: A Luta Antirracista e as ações afirmativas para a igualdade racial.; 40-531984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3285/1669NacionalDireitos autorais 2021 Eliana Gomes Silva Machado, Maria Auxiliadora Miguel Jacobhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-27T02:51:01Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/3285Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-11-27T02:51:01EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE COMPARATIVA DOS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E POR UM GRUPO DE PROFISSIONAIS DE UMA COOPERATIVA DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DECORRENTES DA PANDEMIA DE COVID-19.DOSSIÊ: A Luta Antirracista e as Ações Afirmativas para a Igualdade Racial.
title ANÁLISE COMPARATIVA DOS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E POR UM GRUPO DE PROFISSIONAIS DE UMA COOPERATIVA DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DECORRENTES DA PANDEMIA DE COVID-19.DOSSIÊ: A Luta Antirracista e as Ações Afirmativas para a Igualdade Racial.
spellingShingle ANÁLISE COMPARATIVA DOS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E POR UM GRUPO DE PROFISSIONAIS DE UMA COOPERATIVA DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DECORRENTES DA PANDEMIA DE COVID-19.DOSSIÊ: A Luta Antirracista e as Ações Afirmativas para a Igualdade Racial.
Machado, Eliana Gomes Silva
Educação; História; Humanidades, Letras
Ensino Remoto; Catadores Recicláveis, Heteroidentificação
Humanidades
title_short ANÁLISE COMPARATIVA DOS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E POR UM GRUPO DE PROFISSIONAIS DE UMA COOPERATIVA DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DECORRENTES DA PANDEMIA DE COVID-19.DOSSIÊ: A Luta Antirracista e as Ações Afirmativas para a Igualdade Racial.
title_full ANÁLISE COMPARATIVA DOS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E POR UM GRUPO DE PROFISSIONAIS DE UMA COOPERATIVA DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DECORRENTES DA PANDEMIA DE COVID-19.DOSSIÊ: A Luta Antirracista e as Ações Afirmativas para a Igualdade Racial.
title_fullStr ANÁLISE COMPARATIVA DOS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E POR UM GRUPO DE PROFISSIONAIS DE UMA COOPERATIVA DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DECORRENTES DA PANDEMIA DE COVID-19.DOSSIÊ: A Luta Antirracista e as Ações Afirmativas para a Igualdade Racial.
title_full_unstemmed ANÁLISE COMPARATIVA DOS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E POR UM GRUPO DE PROFISSIONAIS DE UMA COOPERATIVA DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DECORRENTES DA PANDEMIA DE COVID-19.DOSSIÊ: A Luta Antirracista e as Ações Afirmativas para a Igualdade Racial.
title_sort ANÁLISE COMPARATIVA DOS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E POR UM GRUPO DE PROFISSIONAIS DE UMA COOPERATIVA DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DECORRENTES DA PANDEMIA DE COVID-19.DOSSIÊ: A Luta Antirracista e as Ações Afirmativas para a Igualdade Racial.
author Machado, Eliana Gomes Silva
author_facet Machado, Eliana Gomes Silva
Jacob, Maria Auxiliadora Miguel
author_role author
author2 Jacob, Maria Auxiliadora Miguel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Eliana Gomes Silva
Jacob, Maria Auxiliadora Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; História; Humanidades, Letras
Ensino Remoto; Catadores Recicláveis, Heteroidentificação
Humanidades
topic Educação; História; Humanidades, Letras
Ensino Remoto; Catadores Recicláveis, Heteroidentificação
Humanidades
description eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier   http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v14i1.3285Comparative analysis of the challenges arising from the Covid-19 pandemic faced by university students and a group of professionals from a cooperativeof recyclable material collectors.Resumo: As reflexões contidas no presente trabalho apresentam uma interlocução entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Ciências da Natureza, as quais abordam, entre outros elementos, a comunicação e o uso da tecnologia. As autoras realizaram uma pesquisa estruturada, aplicada em dois grupos de pessoas, com perfis de atividades distintas, ambos assistidos pelos trabalhos acadêmicos respectivamente nas etapas de ensino e extensão, no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus Belo Horizonte. A pesquisa foi realizada por meio de uma amostragem intencional, sem intenções probabilísticas, com a finalidade de contextualizar os efeitos de ordem emocional, social e econômica causados pelo isolamento social para os integrantes dos grupos em questão. Apesar da aparente distinção de características quanto aos projetos de vida, entre os indivíduos dos grupos pesquisados, estudantes e catadores de materiais recicláveis, foram identificados pontos de convergência em determinadas respostas obtidas pela pesquisa, entre os quais destacamos: para os catadores foi necessário desenvolver técnicas de trabalho, para adaptar suas atividades às restrições ocorridas na coleta seletiva dos materiais. Quanto aos discentes e ao processo de aprendizagem, após o início do isolamento social, a realização das tarefas acadêmicas tornou imprescindível a interlocução entre o indivíduo e os recursos do ambiente virtual de aprendizagem, utilizado durante a modalidade do ensino remoto emergencial. A pesquisa revelou a predominância de indivíduos autodeclarados negros e pardos nos dois grupos, ultrapassando o percentual de 64% em ambos, sendo esse contingente maior entre os estudantes. Palavras chave: Ensino Remoto Emergencial. Educação. Catadores de Recicláveis. Estudantes Universitários. Heteroidentificação.Abstract: The reflections in the present paper present a dialogue between the disciplines of Portuguese Language and Natural Sciences, addressing, among other elements, communication and the use of technology. The authors conducted a structured research, applied in two groups of people with different activity profiles, both assisted by academic works in the teaching and extension stages, respectively, in the Pedagogy program of the Faculty of Education, of the Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte Campus. The research was conducted through an intentional sampling, without probabilistic intentions, to contextualize the emotional, social, and economic effects caused by social isolation for the members of the groups in question. Despite the apparent distinction of characteristics regarding life projects among individuals of the groups surveyed, students and recyclable material collectors, converging points were identified in certain responses obtained by the research For collectors, it was necessary to develop techniques to adapt their activities to the restrictions in the selective collection of materials. As for the students and the learning process, after the beginning of social isolation, the accomplishment of academic tasks made essential the dialog between the individual and the resources of the virtual learning environment used during the emergency remote teaching modality. The research revealed the predominance of self-declared black and brown individuals in both groups, exceeding the percentage of 64% in both, with this contingent being higher among students.Keywords: Emergency Remote Education. Education. Recyclable material collectors. University students. Heteroidentification.Recebido em: 21/05/2021  – Aceito em 30/07/2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3285
url https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3285/1669
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Eliana Gomes Silva Machado, Maria Auxiliadora Miguel Jacob
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Eliana Gomes Silva Machado, Maria Auxiliadora Miguel Jacob
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Nacional


dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
dc.source.none.fl_str_mv e-hum; v. 14, n. 1 (2021): Dossiê: A Luta Antirracista e as ações afirmativas para a igualdade racial.; 40-53
1984-767X
reponame:EHUM
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str EHUM
collection EHUM
repository.name.fl_str_mv EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br
_version_ 1800216996012359680