CECÍLIA MEIRELES E AS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA: APONTAMENTOS DE UMA INTELECTUAL PARA ALÉM DO NORMATIVISMO(RIO DE JANEIRO DE 1941) "Dossíê História da Educação: Família e Educação Através dos Tempos"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Denilson de Cássio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EHUM
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2619
Resumo: eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v11i1.2619CECÍLIA MEIRELES AND RELATIONS BETWEEN SCHOOL AND FAMILY: INTELLECTUAL POINTS BEYOND NORMATIVISM (RIO DE JANEIRO, 1941).Resumo: O artigo aborda as ideias de Cecília Meireles a respeito das relações entre família e escola. O principal objetivo é compreender os problemas e as possíveis soluções levantados pela escritora em torno do referido tema. Parte-se do argumento de que Cecília Meireles, ao integrar uma comunidade de debate, defendeu normas e saberes condizentes com determinados valores da Escola Nova, sustentando, ao mesmo tempo, uma concepção interativa e participativa por parte de pais e professores no processo educacional. A metodologia tem respaldo qualitativo e assume, como fontes principais, crônicas, publicadas no jornal A Manhã, no Rio de Janeiro do início dos anos de 1940. A base teórica, ora apropriada, dialoga, sobretudo, com as noções de códigos linguístico-culturais compartilhados, de John Pocock, e de ação política, de Hannah Arendt. Demonstra-se que Cecília Meireles interviu ativamente na esfera pública, valendo-se da imprensa para analisar um mundo marcado pela guerra e criticar o afastamento entre escola e família, propondo a colaboração entre tais instâncias e seus respectivos agentes. Palavras-chave: Cecília Meireles; Escola; Família.Abstract: This article approaches the ideas of Cecília Meireles regarding the relationship between family and school. The main objective is to understand the problems and the possible solutions raised by the writer around this theme. It starts from the argument that Cecília Meireles, when integrating a debate community, defended norms and knowledge consistent with certain New School values, while maintaining an interactive and participatory conception by parents and teachers in the educational process. The methodology has a qualitative support and assumes, as main sources, chronics published in the newspaper A Manhã, in Rio de Janeiro in the early 1940s. The theoretical basis dialogues mainly with the notions of John Pocock’s linguistic-cultural and shared codes, and Hannah Arendt’s political action. It was demonstrated that Cecília Meireles  intervened actively in the public sphere, using the press to analyze a war-torn world and criticize the distance between school and family, proposing the collaboration between these instances and their respective agents.Keywords: Cecília Meireles; School; Family.Recebido em: 27/06/2018  – Aceito em 31/07/2018
id UNIBH-1_2eb30ba06f3d57e0f3398eb8fba813bd
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2619
network_acronym_str UNIBH-1
network_name_str EHUM
repository_id_str
spelling CECÍLIA MEIRELES E AS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA: APONTAMENTOS DE UMA INTELECTUAL PARA ALÉM DO NORMATIVISMO(RIO DE JANEIRO DE 1941) "Dossíê História da Educação: Família e Educação Através dos Tempos"História da Educação; História do Político.Cecília Meireles; escola; família;Considerações de Cecília Meireles sobre a relação entre escola e família.eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v11i1.2619CECÍLIA MEIRELES AND RELATIONS BETWEEN SCHOOL AND FAMILY: INTELLECTUAL POINTS BEYOND NORMATIVISM (RIO DE JANEIRO, 1941).Resumo: O artigo aborda as ideias de Cecília Meireles a respeito das relações entre família e escola. O principal objetivo é compreender os problemas e as possíveis soluções levantados pela escritora em torno do referido tema. Parte-se do argumento de que Cecília Meireles, ao integrar uma comunidade de debate, defendeu normas e saberes condizentes com determinados valores da Escola Nova, sustentando, ao mesmo tempo, uma concepção interativa e participativa por parte de pais e professores no processo educacional. A metodologia tem respaldo qualitativo e assume, como fontes principais, crônicas, publicadas no jornal A Manhã, no Rio de Janeiro do início dos anos de 1940. A base teórica, ora apropriada, dialoga, sobretudo, com as noções de códigos linguístico-culturais compartilhados, de John Pocock, e de ação política, de Hannah Arendt. Demonstra-se que Cecília Meireles interviu ativamente na esfera pública, valendo-se da imprensa para analisar um mundo marcado pela guerra e criticar o afastamento entre escola e família, propondo a colaboração entre tais instâncias e seus respectivos agentes. Palavras-chave: Cecília Meireles; Escola; Família.Abstract: This article approaches the ideas of Cecília Meireles regarding the relationship between family and school. The main objective is to understand the problems and the possible solutions raised by the writer around this theme. It starts from the argument that Cecília Meireles, when integrating a debate community, defended norms and knowledge consistent with certain New School values, while maintaining an interactive and participatory conception by parents and teachers in the educational process. The methodology has a qualitative support and assumes, as main sources, chronics published in the newspaper A Manhã, in Rio de Janeiro in the early 1940s. The theoretical basis dialogues mainly with the notions of John Pocock’s linguistic-cultural and shared codes, and Hannah Arendt’s political action. It was demonstrated that Cecília Meireles  intervened actively in the public sphere, using the press to analyze a war-torn world and criticize the distance between school and family, proposing the collaboration between these instances and their respective agents.Keywords: Cecília Meireles; School; Family.Recebido em: 27/06/2018  – Aceito em 31/07/2018Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHSilva, Denilson de Cássio2018-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2619e-hum; v. 11, n. 1 (2018): E-HUM - DOSSIÊ: História da Educação: família e educação através dos tempos.; 56-661984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2619/1330BrasilQualitativaDireitos autorais 2018 Denilson de Cássio Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-12T12:33:26Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2619Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-12T12:33:26EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv CECÍLIA MEIRELES E AS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA: APONTAMENTOS DE UMA INTELECTUAL PARA ALÉM DO NORMATIVISMO(RIO DE JANEIRO DE 1941) "Dossíê História da Educação: Família e Educação Através dos Tempos"
title CECÍLIA MEIRELES E AS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA: APONTAMENTOS DE UMA INTELECTUAL PARA ALÉM DO NORMATIVISMO(RIO DE JANEIRO DE 1941) "Dossíê História da Educação: Família e Educação Através dos Tempos"
spellingShingle CECÍLIA MEIRELES E AS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA: APONTAMENTOS DE UMA INTELECTUAL PARA ALÉM DO NORMATIVISMO(RIO DE JANEIRO DE 1941) "Dossíê História da Educação: Família e Educação Através dos Tempos"
Silva, Denilson de Cássio
História da Educação; História do Político.
Cecília Meireles; escola; família;
Considerações de Cecília Meireles sobre a relação entre escola e família.
title_short CECÍLIA MEIRELES E AS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA: APONTAMENTOS DE UMA INTELECTUAL PARA ALÉM DO NORMATIVISMO(RIO DE JANEIRO DE 1941) "Dossíê História da Educação: Família e Educação Através dos Tempos"
title_full CECÍLIA MEIRELES E AS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA: APONTAMENTOS DE UMA INTELECTUAL PARA ALÉM DO NORMATIVISMO(RIO DE JANEIRO DE 1941) "Dossíê História da Educação: Família e Educação Através dos Tempos"
title_fullStr CECÍLIA MEIRELES E AS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA: APONTAMENTOS DE UMA INTELECTUAL PARA ALÉM DO NORMATIVISMO(RIO DE JANEIRO DE 1941) "Dossíê História da Educação: Família e Educação Através dos Tempos"
title_full_unstemmed CECÍLIA MEIRELES E AS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA: APONTAMENTOS DE UMA INTELECTUAL PARA ALÉM DO NORMATIVISMO(RIO DE JANEIRO DE 1941) "Dossíê História da Educação: Família e Educação Através dos Tempos"
title_sort CECÍLIA MEIRELES E AS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA: APONTAMENTOS DE UMA INTELECTUAL PARA ALÉM DO NORMATIVISMO(RIO DE JANEIRO DE 1941) "Dossíê História da Educação: Família e Educação Através dos Tempos"
author Silva, Denilson de Cássio
author_facet Silva, Denilson de Cássio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Denilson de Cássio
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação; História do Político.
Cecília Meireles; escola; família;
Considerações de Cecília Meireles sobre a relação entre escola e família.
topic História da Educação; História do Político.
Cecília Meireles; escola; família;
Considerações de Cecília Meireles sobre a relação entre escola e família.
description eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v11i1.2619CECÍLIA MEIRELES AND RELATIONS BETWEEN SCHOOL AND FAMILY: INTELLECTUAL POINTS BEYOND NORMATIVISM (RIO DE JANEIRO, 1941).Resumo: O artigo aborda as ideias de Cecília Meireles a respeito das relações entre família e escola. O principal objetivo é compreender os problemas e as possíveis soluções levantados pela escritora em torno do referido tema. Parte-se do argumento de que Cecília Meireles, ao integrar uma comunidade de debate, defendeu normas e saberes condizentes com determinados valores da Escola Nova, sustentando, ao mesmo tempo, uma concepção interativa e participativa por parte de pais e professores no processo educacional. A metodologia tem respaldo qualitativo e assume, como fontes principais, crônicas, publicadas no jornal A Manhã, no Rio de Janeiro do início dos anos de 1940. A base teórica, ora apropriada, dialoga, sobretudo, com as noções de códigos linguístico-culturais compartilhados, de John Pocock, e de ação política, de Hannah Arendt. Demonstra-se que Cecília Meireles interviu ativamente na esfera pública, valendo-se da imprensa para analisar um mundo marcado pela guerra e criticar o afastamento entre escola e família, propondo a colaboração entre tais instâncias e seus respectivos agentes. Palavras-chave: Cecília Meireles; Escola; Família.Abstract: This article approaches the ideas of Cecília Meireles regarding the relationship between family and school. The main objective is to understand the problems and the possible solutions raised by the writer around this theme. It starts from the argument that Cecília Meireles, when integrating a debate community, defended norms and knowledge consistent with certain New School values, while maintaining an interactive and participatory conception by parents and teachers in the educational process. The methodology has a qualitative support and assumes, as main sources, chronics published in the newspaper A Manhã, in Rio de Janeiro in the early 1940s. The theoretical basis dialogues mainly with the notions of John Pocock’s linguistic-cultural and shared codes, and Hannah Arendt’s political action. It was demonstrated that Cecília Meireles  intervened actively in the public sphere, using the press to analyze a war-torn world and criticize the distance between school and family, proposing the collaboration between these instances and their respective agents.Keywords: Cecília Meireles; School; Family.Recebido em: 27/06/2018  – Aceito em 31/07/2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2619
url https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2619/1330
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Denilson de Cássio Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Denilson de Cássio Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil

Qualitativa
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
dc.source.none.fl_str_mv e-hum; v. 11, n. 1 (2018): E-HUM - DOSSIÊ: História da Educação: família e educação através dos tempos.; 56-66
1984-767X
reponame:EHUM
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str EHUM
collection EHUM
repository.name.fl_str_mv EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br
_version_ 1800216995584540672