Movimento estudantil em Belo Horizonte: ações e reações dos estudantes ao Decreto-Lei 477 (1969-1979)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Daniele Teles
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EHUM
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/427
Resumo: eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v3i2.427RESUMO: Embasado em uma literatura específica sobre o movimento estudantil, a ação política dos jovens e também dos movimentos sociais, este trabalho procura discutir os meios de reação dos estudantes, em Belo Horizonte, entre os anos de 1969 e 1975, contra uma legislação específica (Lei Suplicy de Lacerda, Decreto Aragão e Decreto-Lei 477). O resgate dos mecanismos de reação do movimento estudantil permite uma análise que procura ir além da tradicional ênfase dada à luta armada, como mecanismo, por excelência, da ação dos estudantes. Desse modo, pensar as articulações e a manutenção da representatividade estudantil que construíram os meios de reação desse movimento em Belo Horizonteacrescenta novas perspectivas em relação a esse objeto. Assim, a análise da imprensa estudantil se mostrou relevante, no sentido de trazer contribuições para o entendimento da organização dos estudantes em torno de suas entidades representativas. PALAVRAS-CHAVE: Movimento Estudantil em Belo Horizonte, Decreto-Lei 477, Imprensa estudantil. ABSTRACT: Based in a specific literature about the student movement, political action of the youths and also about social movements, this essay seeks to discuss the means of students reaction, in Belo Horizonte, between the years of 1969 and 1975, against a specific legislation (Law Suplicy de Lacerda, Decree Aragão and Decree-Law 477).  Recovering student movements` mechanisms of reaction permits an analysis that seeks going beyond the traditional emphasis given to the armed resistance as the main mechanism of students action.  Of this way, thinking about the articulations and maintenance of the student representativeness, that built the means of movement’s reaction in Belo Horizonte, provides news perspectives regarding that subject.  Like this, the analysis of the student press was shown prominent, in the sense of bringing contributions for the understanding of the student’s organization around its representative entities.KEYWORDS: Student movement in Belo Horizonte, Decree-Law 477, Student Press.Recebido: 15/11/2010      Aceito: 23/12/2010
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