IDENTIDADE CULTURAL E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: O CONHECIMENTO DE SI NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS ACADÊMICOS. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Rodrigo Barbosa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EHUM
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2527
Resumo: eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v10i2.2527Cultural Identity and Social Transformation: The Knowledge of Self in Construction of Academic ProjectsResumo: O objetivo deste paper é apresentar como um projeto, desenvolvido com alunos de graduação do curso de Psicologia, possibilitou o desenvolvimento de um olhar crítico para o lugar social em que os alunos (con)vivem. Este olhar crítico e sensível foi trabalhado na disciplina de Antropologia, e possibilitou aos estudantes conhecer o universo teórico e as condições práticas inerentes à vida de cada um. Como produto final, os alunos desenvolveram um aplicativo de celular, em que mapearam alguns pontos do bairro e registraram um cotidiano, com imagens, descrições e uma percepção estética. Além disto, este olhar para o mundo abriu uma janela para a compreensão de si mesmos, e como se constitui a identidade social de cada sujeito.Palavras-chave: Identidade cultural; Aprendizagem; AlteridadeAbstract: The purpose of this paper is to present as a project, developed with undergraduate students of the Psychology course, the development of a critical look at the social place in which students. This critical and sensitive view was worked on in the discipline of Anthropology, and enabled the students to know the theoretical universe and the practical conditions inherent in each one’s life. As a final product, the students developed a mobile application, in which they mapped some points of the neighborhood and recorded a daily life, with images, descriptions and aesthetic perception. In addition, this look at the world has opened a window for the understanding of themselves, and how the social identity of each subject is constituted.Keywords: Cultural identity; Learning; OthernessRecebido em: 29/12/2017  – Aceito em 30/02/2018
id UNIBH-1_563c81f47d68c35b03462ece3be24dd1
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2527
network_acronym_str UNIBH-1
network_name_str EHUM
repository_id_str
spelling IDENTIDADE CULTURAL E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: O CONHECIMENTO DE SI NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS ACADÊMICOS. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação)Educação, História, Ciências Sociais, PedagogiaIdentidade Cultural; Alteridade; Ensino e AprendizagemHumanidadeseoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v10i2.2527Cultural Identity and Social Transformation: The Knowledge of Self in Construction of Academic ProjectsResumo: O objetivo deste paper é apresentar como um projeto, desenvolvido com alunos de graduação do curso de Psicologia, possibilitou o desenvolvimento de um olhar crítico para o lugar social em que os alunos (con)vivem. Este olhar crítico e sensível foi trabalhado na disciplina de Antropologia, e possibilitou aos estudantes conhecer o universo teórico e as condições práticas inerentes à vida de cada um. Como produto final, os alunos desenvolveram um aplicativo de celular, em que mapearam alguns pontos do bairro e registraram um cotidiano, com imagens, descrições e uma percepção estética. Além disto, este olhar para o mundo abriu uma janela para a compreensão de si mesmos, e como se constitui a identidade social de cada sujeito.Palavras-chave: Identidade cultural; Aprendizagem; AlteridadeAbstract: The purpose of this paper is to present as a project, developed with undergraduate students of the Psychology course, the development of a critical look at the social place in which students. This critical and sensitive view was worked on in the discipline of Anthropology, and enabled the students to know the theoretical universe and the practical conditions inherent in each one’s life. As a final product, the students developed a mobile application, in which they mapped some points of the neighborhood and recorded a daily life, with images, descriptions and aesthetic perception. In addition, this look at the world has opened a window for the understanding of themselves, and how the social identity of each subject is constituted.Keywords: Cultural identity; Learning; OthernessRecebido em: 29/12/2017  – Aceito em 30/02/2018Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHLopes, Rodrigo Barbosa2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2527e-hum; v. 10, n. 2 (2017): E-HUM: PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA DOCENTE E OS DESAFIOS EPISTEMÓLOGICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO; 129-1391984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2527/1267NacionalDireitos autorais 2018 Rodrigo Barbosa Lopeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-13T04:14:03Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2527Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-13T04:14:03EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv IDENTIDADE CULTURAL E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: O CONHECIMENTO DE SI NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS ACADÊMICOS. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação)
title IDENTIDADE CULTURAL E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: O CONHECIMENTO DE SI NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS ACADÊMICOS. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação)
spellingShingle IDENTIDADE CULTURAL E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: O CONHECIMENTO DE SI NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS ACADÊMICOS. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação)
Lopes, Rodrigo Barbosa
Educação, História, Ciências Sociais, Pedagogia
Identidade Cultural; Alteridade; Ensino e Aprendizagem
Humanidades
title_short IDENTIDADE CULTURAL E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: O CONHECIMENTO DE SI NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS ACADÊMICOS. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação)
title_full IDENTIDADE CULTURAL E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: O CONHECIMENTO DE SI NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS ACADÊMICOS. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação)
title_fullStr IDENTIDADE CULTURAL E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: O CONHECIMENTO DE SI NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS ACADÊMICOS. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação)
title_full_unstemmed IDENTIDADE CULTURAL E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: O CONHECIMENTO DE SI NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS ACADÊMICOS. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação)
title_sort IDENTIDADE CULTURAL E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: O CONHECIMENTO DE SI NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS ACADÊMICOS. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação)
author Lopes, Rodrigo Barbosa
author_facet Lopes, Rodrigo Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Rodrigo Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, História, Ciências Sociais, Pedagogia
Identidade Cultural; Alteridade; Ensino e Aprendizagem
Humanidades
topic Educação, História, Ciências Sociais, Pedagogia
Identidade Cultural; Alteridade; Ensino e Aprendizagem
Humanidades
description eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v10i2.2527Cultural Identity and Social Transformation: The Knowledge of Self in Construction of Academic ProjectsResumo: O objetivo deste paper é apresentar como um projeto, desenvolvido com alunos de graduação do curso de Psicologia, possibilitou o desenvolvimento de um olhar crítico para o lugar social em que os alunos (con)vivem. Este olhar crítico e sensível foi trabalhado na disciplina de Antropologia, e possibilitou aos estudantes conhecer o universo teórico e as condições práticas inerentes à vida de cada um. Como produto final, os alunos desenvolveram um aplicativo de celular, em que mapearam alguns pontos do bairro e registraram um cotidiano, com imagens, descrições e uma percepção estética. Além disto, este olhar para o mundo abriu uma janela para a compreensão de si mesmos, e como se constitui a identidade social de cada sujeito.Palavras-chave: Identidade cultural; Aprendizagem; AlteridadeAbstract: The purpose of this paper is to present as a project, developed with undergraduate students of the Psychology course, the development of a critical look at the social place in which students. This critical and sensitive view was worked on in the discipline of Anthropology, and enabled the students to know the theoretical universe and the practical conditions inherent in each one’s life. As a final product, the students developed a mobile application, in which they mapped some points of the neighborhood and recorded a daily life, with images, descriptions and aesthetic perception. In addition, this look at the world has opened a window for the understanding of themselves, and how the social identity of each subject is constituted.Keywords: Cultural identity; Learning; OthernessRecebido em: 29/12/2017  – Aceito em 30/02/2018
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2527
url https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2527/1267
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Rodrigo Barbosa Lopes
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Rodrigo Barbosa Lopes
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Nacional


dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
dc.source.none.fl_str_mv e-hum; v. 10, n. 2 (2017): E-HUM: PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA DOCENTE E OS DESAFIOS EPISTEMÓLOGICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO; 129-139
1984-767X
reponame:EHUM
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str EHUM
collection EHUM
repository.name.fl_str_mv EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br
_version_ 1800216995998728192