Resenha - ARCANJO, Loque. O ritmo da mistura e o compasso da História: o modernismo musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EHUM |
Texto Completo: | https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/435 |
Resumo: | eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v4i1.435RESUMO: A proposta de examinar a música como objeto de pesquisa está em discussão dentro das universidades brasileiras. Na Universidade Federal de Minas Gerais com o projeto Decantando a República são realizados trabalhos acadêmicos significativos para a contribuição ao núcleo de pesquisa, documentação e memória do período republicano brasileiro. Sob a influência da História Social da Cultura, Loque Arcanjo se propôs a captar as mestiçagens que incorporam à música, relacionando-a com a letra e o contexto social de produção, diferenciando os padrões estéticos, maneiras de compor e percebendo a diversidade musical.PALAVRAS-CHAVE: Villa Lobos; Música, Identidade Nacional; ModernismoABSTRACT: The proposal to examine the music as a research subject is being discussed within the universities. At the Federal University of Minas Gerais with the project Decanting the Republic are achieved substantial academic work for the contribution to the core of research, documentation and memory of Brazilian republican period. Under the influence of the Social History of Culture, foulbrood Archangel set out to capture the miscegenation that incorporate music, relating it to the letter and the social context of production, differentiating aesthetic standards, ways of composing and realizing the musical diversity. KEYWORDS: Villa Lobos; Music, National Identity; modernismRecebido 25/05/2011 Aceito:13/07/2011 |
id |
UNIBH-1_588ef60734e4beee58f3f8a276b43bc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/435 |
network_acronym_str |
UNIBH-1 |
network_name_str |
EHUM |
repository_id_str |
|
spelling |
Resenha - ARCANJO, Loque. O ritmo da mistura e o compasso da História: o modernismo musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.História; Música; HumanidadesVilla Lobos; Música; Identidade Nacional; Modernismo;Músicaeoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v4i1.435RESUMO: A proposta de examinar a música como objeto de pesquisa está em discussão dentro das universidades brasileiras. Na Universidade Federal de Minas Gerais com o projeto Decantando a República são realizados trabalhos acadêmicos significativos para a contribuição ao núcleo de pesquisa, documentação e memória do período republicano brasileiro. Sob a influência da História Social da Cultura, Loque Arcanjo se propôs a captar as mestiçagens que incorporam à música, relacionando-a com a letra e o contexto social de produção, diferenciando os padrões estéticos, maneiras de compor e percebendo a diversidade musical.PALAVRAS-CHAVE: Villa Lobos; Música, Identidade Nacional; ModernismoABSTRACT: The proposal to examine the music as a research subject is being discussed within the universities. At the Federal University of Minas Gerais with the project Decanting the Republic are achieved substantial academic work for the contribution to the core of research, documentation and memory of Brazilian republican period. Under the influence of the Social History of Culture, foulbrood Archangel set out to capture the miscegenation that incorporate music, relating it to the letter and the social context of production, differentiating aesthetic standards, ways of composing and realizing the musical diversity. KEYWORDS: Villa Lobos; Music, National Identity; modernismRecebido 25/05/2011 Aceito:13/07/2011Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHSantos, Glauber Eduardo2011-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/435e-hum; v. 4, n. 1 (2011): E-HUM; 114-1171984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/435/235BrasilDireitos autorais 2011 Glauber Eduardo Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-05T04:24:26Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/435Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-05T04:24:26EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resenha - ARCANJO, Loque. O ritmo da mistura e o compasso da História: o modernismo musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Rio de Janeiro: E-papers, 2008. |
title |
Resenha - ARCANJO, Loque. O ritmo da mistura e o compasso da História: o modernismo musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Rio de Janeiro: E-papers, 2008. |
spellingShingle |
Resenha - ARCANJO, Loque. O ritmo da mistura e o compasso da História: o modernismo musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Rio de Janeiro: E-papers, 2008. Santos, Glauber Eduardo História; Música; Humanidades Villa Lobos; Música; Identidade Nacional; Modernismo; Música |
title_short |
Resenha - ARCANJO, Loque. O ritmo da mistura e o compasso da História: o modernismo musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Rio de Janeiro: E-papers, 2008. |
title_full |
Resenha - ARCANJO, Loque. O ritmo da mistura e o compasso da História: o modernismo musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Rio de Janeiro: E-papers, 2008. |
title_fullStr |
Resenha - ARCANJO, Loque. O ritmo da mistura e o compasso da História: o modernismo musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Rio de Janeiro: E-papers, 2008. |
title_full_unstemmed |
Resenha - ARCANJO, Loque. O ritmo da mistura e o compasso da História: o modernismo musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Rio de Janeiro: E-papers, 2008. |
title_sort |
Resenha - ARCANJO, Loque. O ritmo da mistura e o compasso da História: o modernismo musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Rio de Janeiro: E-papers, 2008. |
author |
Santos, Glauber Eduardo |
author_facet |
Santos, Glauber Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Glauber Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; Música; Humanidades Villa Lobos; Música; Identidade Nacional; Modernismo; Música |
topic |
História; Música; Humanidades Villa Lobos; Música; Identidade Nacional; Modernismo; Música |
description |
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v4i1.435RESUMO: A proposta de examinar a música como objeto de pesquisa está em discussão dentro das universidades brasileiras. Na Universidade Federal de Minas Gerais com o projeto Decantando a República são realizados trabalhos acadêmicos significativos para a contribuição ao núcleo de pesquisa, documentação e memória do período republicano brasileiro. Sob a influência da História Social da Cultura, Loque Arcanjo se propôs a captar as mestiçagens que incorporam à música, relacionando-a com a letra e o contexto social de produção, diferenciando os padrões estéticos, maneiras de compor e percebendo a diversidade musical.PALAVRAS-CHAVE: Villa Lobos; Música, Identidade Nacional; ModernismoABSTRACT: The proposal to examine the music as a research subject is being discussed within the universities. At the Federal University of Minas Gerais with the project Decanting the Republic are achieved substantial academic work for the contribution to the core of research, documentation and memory of Brazilian republican period. Under the influence of the Social History of Culture, foulbrood Archangel set out to capture the miscegenation that incorporate music, relating it to the letter and the social context of production, differentiating aesthetic standards, ways of composing and realizing the musical diversity. KEYWORDS: Villa Lobos; Music, National Identity; modernismRecebido 25/05/2011 Aceito:13/07/2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/435 |
url |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/435/235 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2011 Glauber Eduardo Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2011 Glauber Eduardo Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
dc.source.none.fl_str_mv |
e-hum; v. 4, n. 1 (2011): E-HUM; 114-117 1984-767X reponame:EHUM instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) instacron:UNIBH |
instname_str |
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
instacron_str |
UNIBH |
institution |
UNIBH |
reponame_str |
EHUM |
collection |
EHUM |
repository.name.fl_str_mv |
EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
repository.mail.fl_str_mv |
ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br |
_version_ |
1800216995206004736 |