Resenha - ARCANJO, Loque. O ritmo da mistura e o compasso da História: o modernismo musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Glauber Eduardo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EHUM
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/435
Resumo: eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v4i1.435RESUMO: A proposta de examinar a música como objeto de pesquisa está em discussão dentro das universidades brasileiras. Na Universidade Federal de Minas Gerais com o projeto Decantando a República são realizados trabalhos acadêmicos significativos para a contribuição ao núcleo de pesquisa, documentação e memória do período republicano brasileiro. Sob a influência da História Social da Cultura, Loque Arcanjo se propôs a captar as mestiçagens que incorporam à música, relacionando-a com a letra e o contexto social de produção, diferenciando os padrões estéticos, maneiras de compor e percebendo a diversidade musical.PALAVRAS-CHAVE: Villa Lobos; Música, Identidade Nacional; ModernismoABSTRACT: The proposal to examine the music as a research subject is being discussed within the universities. At the Federal University of Minas Gerais with the project Decanting the Republic are achieved substantial academic work for the contribution to the core of research, documentation and memory of Brazilian republican period. Under the influence of the Social History of Culture, foulbrood Archangel set out to capture the miscegenation that incorporate music, relating it to the letter and the social context of production, differentiating aesthetic standards, ways of composing and realizing the musical diversity. KEYWORDS: Villa Lobos; Music, National Identity; modernismRecebido 25/05/2011           Aceito:13/07/2011
id UNIBH-1_588ef60734e4beee58f3f8a276b43bc1
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/435
network_acronym_str UNIBH-1
network_name_str EHUM
repository_id_str
spelling Resenha - ARCANJO, Loque. O ritmo da mistura e o compasso da História: o modernismo musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.História; Música; HumanidadesVilla Lobos; Música; Identidade Nacional; Modernismo;Músicaeoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v4i1.435RESUMO: A proposta de examinar a música como objeto de pesquisa está em discussão dentro das universidades brasileiras. Na Universidade Federal de Minas Gerais com o projeto Decantando a República são realizados trabalhos acadêmicos significativos para a contribuição ao núcleo de pesquisa, documentação e memória do período republicano brasileiro. Sob a influência da História Social da Cultura, Loque Arcanjo se propôs a captar as mestiçagens que incorporam à música, relacionando-a com a letra e o contexto social de produção, diferenciando os padrões estéticos, maneiras de compor e percebendo a diversidade musical.PALAVRAS-CHAVE: Villa Lobos; Música, Identidade Nacional; ModernismoABSTRACT: The proposal to examine the music as a research subject is being discussed within the universities. At the Federal University of Minas Gerais with the project Decanting the Republic are achieved substantial academic work for the contribution to the core of research, documentation and memory of Brazilian republican period. Under the influence of the Social History of Culture, foulbrood Archangel set out to capture the miscegenation that incorporate music, relating it to the letter and the social context of production, differentiating aesthetic standards, ways of composing and realizing the musical diversity. KEYWORDS: Villa Lobos; Music, National Identity; modernismRecebido 25/05/2011           Aceito:13/07/2011Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHSantos, Glauber Eduardo2011-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/435e-hum; v. 4, n. 1 (2011): E-HUM; 114-1171984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/435/235BrasilDireitos autorais 2011 Glauber Eduardo Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-05T04:24:26Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/435Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-05T04:24:26EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv Resenha - ARCANJO, Loque. O ritmo da mistura e o compasso da História: o modernismo musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
title Resenha - ARCANJO, Loque. O ritmo da mistura e o compasso da História: o modernismo musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
spellingShingle Resenha - ARCANJO, Loque. O ritmo da mistura e o compasso da História: o modernismo musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
Santos, Glauber Eduardo
História; Música; Humanidades
Villa Lobos; Música; Identidade Nacional; Modernismo;
Música
title_short Resenha - ARCANJO, Loque. O ritmo da mistura e o compasso da História: o modernismo musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
title_full Resenha - ARCANJO, Loque. O ritmo da mistura e o compasso da História: o modernismo musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
title_fullStr Resenha - ARCANJO, Loque. O ritmo da mistura e o compasso da História: o modernismo musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
title_full_unstemmed Resenha - ARCANJO, Loque. O ritmo da mistura e o compasso da História: o modernismo musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
title_sort Resenha - ARCANJO, Loque. O ritmo da mistura e o compasso da História: o modernismo musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
author Santos, Glauber Eduardo
author_facet Santos, Glauber Eduardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Glauber Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv História; Música; Humanidades
Villa Lobos; Música; Identidade Nacional; Modernismo;
Música
topic História; Música; Humanidades
Villa Lobos; Música; Identidade Nacional; Modernismo;
Música
description eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v4i1.435RESUMO: A proposta de examinar a música como objeto de pesquisa está em discussão dentro das universidades brasileiras. Na Universidade Federal de Minas Gerais com o projeto Decantando a República são realizados trabalhos acadêmicos significativos para a contribuição ao núcleo de pesquisa, documentação e memória do período republicano brasileiro. Sob a influência da História Social da Cultura, Loque Arcanjo se propôs a captar as mestiçagens que incorporam à música, relacionando-a com a letra e o contexto social de produção, diferenciando os padrões estéticos, maneiras de compor e percebendo a diversidade musical.PALAVRAS-CHAVE: Villa Lobos; Música, Identidade Nacional; ModernismoABSTRACT: The proposal to examine the music as a research subject is being discussed within the universities. At the Federal University of Minas Gerais with the project Decanting the Republic are achieved substantial academic work for the contribution to the core of research, documentation and memory of Brazilian republican period. Under the influence of the Social History of Culture, foulbrood Archangel set out to capture the miscegenation that incorporate music, relating it to the letter and the social context of production, differentiating aesthetic standards, ways of composing and realizing the musical diversity. KEYWORDS: Villa Lobos; Music, National Identity; modernismRecebido 25/05/2011           Aceito:13/07/2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-14
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/435
url https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/435/235
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2011 Glauber Eduardo Santos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2011 Glauber Eduardo Santos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil


dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
dc.source.none.fl_str_mv e-hum; v. 4, n. 1 (2011): E-HUM; 114-117
1984-767X
reponame:EHUM
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str EHUM
collection EHUM
repository.name.fl_str_mv EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br
_version_ 1800216995206004736