HEITOR VILLA-LOBOS E A INTERNACIONALIZAÇÃO DA “EDUCAÇÃO MUSICAL”: ICONOGRAFIA, AMERICANISMO MUSICAL E PAN-AMERICANISMO (1933-1946). Dossiê: História, Política e Relações Internacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arcanjo Junior., Loque
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Alexandre Reis, Machado, Juliana Caetano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EHUM
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2868
Resumo: eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v12i1.2868Heitor Villa-Lobos and the internationalization of “Musical Education”: Iconography, Musical Americanism and Pan Americanism (1933-1946)Resumo: O propósito deste artigo é investigar o papel da iconografia na construção das mais variadas representações culturais acerca da música e da imagem de Villa-Lobos. Estas fotografias são compreendidas neste texto enquanto processos comunicacionais de produção de significados em meio às suas construções igualmente contextualizadas. A temática a ser tratada diz respeito ao diálogo destas representações com a proposta de Villa-Lobos para a Educação Musical no contexto do Estado Novo. O objetivo central é relacionar o projeto pan-americano e musicológico liderado por Francisco Curt Lange, intitulado Americanismo Musical, e a difusão da imagem de Heitor Villa-Lobos, em especial de seu projeto educacional de canto orfeônico relacionado ao Estado Novo. Propõe-se um debate em torno do enlaçamento entre a política, a música, a mídia e os interlocutores inseridos dentro da abrangência político/educacional getulista, além da internacionalização da obra e da imagem de Villa-Lobos. Para tal, tornaram-se documentos importantes as cartas trocadas entre Villa-Lobos e o musicólogo teuto-uruguaio, presentes no acervo pessoal e profissional do musicólogo, considerando-as como importantes fontes históricas enquanto construções de relações socioculturais; a análise de recortes de jornais das décadas de 1930 e 1940, presentes no Museu Villa-Lobos; e o estudo da iconografia presente no Boletim Latino-americano de Música, publicado em 1946.Palavras-Chave: Internacionalização; Relações Internacionais; Americanismo musical; pan-americanismo; Educação Musical;Abstract: The purpose of this article is to investigate the role of iconography in the construction of the most varied cultural representations about the music and the image of Villa-Lobos. These photographs are understood in this text as communicational processes of meaning production in the midst of their equally contextualized constructions. The theme to be addressed concerns the dialogue of these representations with Villa-Lobos' proposal for Musical Education in the context of the Estado Novo. The main objective is to relate the Pan American and musicological project led by Francisco Curt Lange, entitled Musical Americanismo, and the diffusion of Heitor Villa-Lobos' image, especially of his educational project related to the Estado Novo. A debate is proposed around the intertwining between politics, music, media and the interlocutors inserted within the Getulist political / educational scope, as well as the internationalization of Villa-Lobos's work and image. For this purpose, the letters exchanged between Villa-Lobos and the Teuto-Uruguayan musicologist, present in the musicologist's personal and professional collection, became important documents, considering them as important historical sources as constructions of sociocultural relations; the analysis of newspaper clippings from the 1930s and 1940s, present at the Villa-Lobos Museum; and the study of iconography present in the Latin American Music Bulletin, published in 1946.Keywords: Internationalization; International relations; Musical Americanism; Pan Americanism; Musical education;Recebido em: 01/07/2019  – Aceito em 31/07/2019
id UNIBH-1_7b1b37c214d6296b7ef38283399e3293
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2868
network_acronym_str UNIBH-1
network_name_str EHUM
repository_id_str
spelling HEITOR VILLA-LOBOS E A INTERNACIONALIZAÇÃO DA “EDUCAÇÃO MUSICAL”: ICONOGRAFIA, AMERICANISMO MUSICAL E PAN-AMERICANISMO (1933-1946). Dossiê: História, Política e Relações InternacionaisMúsica; História; Relações Internacionais; Educação; Ciências SociaisInternacionalização; Americanismo Musical; Pan-americanismo; Educação Musical;Humanidadeseoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v12i1.2868Heitor Villa-Lobos and the internationalization of “Musical Education”: Iconography, Musical Americanism and Pan Americanism (1933-1946)Resumo: O propósito deste artigo é investigar o papel da iconografia na construção das mais variadas representações culturais acerca da música e da imagem de Villa-Lobos. Estas fotografias são compreendidas neste texto enquanto processos comunicacionais de produção de significados em meio às suas construções igualmente contextualizadas. A temática a ser tratada diz respeito ao diálogo destas representações com a proposta de Villa-Lobos para a Educação Musical no contexto do Estado Novo. O objetivo central é relacionar o projeto pan-americano e musicológico liderado por Francisco Curt Lange, intitulado Americanismo Musical, e a difusão da imagem de Heitor Villa-Lobos, em especial de seu projeto educacional de canto orfeônico relacionado ao Estado Novo. Propõe-se um debate em torno do enlaçamento entre a política, a música, a mídia e os interlocutores inseridos dentro da abrangência político/educacional getulista, além da internacionalização da obra e da imagem de Villa-Lobos. Para tal, tornaram-se documentos importantes as cartas trocadas entre Villa-Lobos e o musicólogo teuto-uruguaio, presentes no acervo pessoal e profissional do musicólogo, considerando-as como importantes fontes históricas enquanto construções de relações socioculturais; a análise de recortes de jornais das décadas de 1930 e 1940, presentes no Museu Villa-Lobos; e o estudo da iconografia presente no Boletim Latino-americano de Música, publicado em 1946.Palavras-Chave: Internacionalização; Relações Internacionais; Americanismo musical; pan-americanismo; Educação Musical;Abstract: The purpose of this article is to investigate the role of iconography in the construction of the most varied cultural representations about the music and the image of Villa-Lobos. These photographs are understood in this text as communicational processes of meaning production in the midst of their equally contextualized constructions. The theme to be addressed concerns the dialogue of these representations with Villa-Lobos' proposal for Musical Education in the context of the Estado Novo. The main objective is to relate the Pan American and musicological project led by Francisco Curt Lange, entitled Musical Americanismo, and the diffusion of Heitor Villa-Lobos' image, especially of his educational project related to the Estado Novo. A debate is proposed around the intertwining between politics, music, media and the interlocutors inserted within the Getulist political / educational scope, as well as the internationalization of Villa-Lobos's work and image. For this purpose, the letters exchanged between Villa-Lobos and the Teuto-Uruguayan musicologist, present in the musicologist's personal and professional collection, became important documents, considering them as important historical sources as constructions of sociocultural relations; the analysis of newspaper clippings from the 1930s and 1940s, present at the Villa-Lobos Museum; and the study of iconography present in the Latin American Music Bulletin, published in 1946.Keywords: Internationalization; International relations; Musical Americanism; Pan Americanism; Musical education;Recebido em: 01/07/2019  – Aceito em 31/07/2019Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHPAPq -UEMGArcanjo Junior., LoqueSantos, Alexandre ReisMachado, Juliana Caetano2020-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2868e-hum; v. 12, n. 1 (2019): Dossiê:História, Política e Relações Internacionais; 38-491984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2868/1458InternacionalDireitos autorais 2019 Loque Arcanjo Junior, Alexandre Reis Santos, Juliana Caetano Machadohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-11T14:29:00Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2868Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-11T14:29EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv HEITOR VILLA-LOBOS E A INTERNACIONALIZAÇÃO DA “EDUCAÇÃO MUSICAL”: ICONOGRAFIA, AMERICANISMO MUSICAL E PAN-AMERICANISMO (1933-1946). Dossiê: História, Política e Relações Internacionais
title HEITOR VILLA-LOBOS E A INTERNACIONALIZAÇÃO DA “EDUCAÇÃO MUSICAL”: ICONOGRAFIA, AMERICANISMO MUSICAL E PAN-AMERICANISMO (1933-1946). Dossiê: História, Política e Relações Internacionais
spellingShingle HEITOR VILLA-LOBOS E A INTERNACIONALIZAÇÃO DA “EDUCAÇÃO MUSICAL”: ICONOGRAFIA, AMERICANISMO MUSICAL E PAN-AMERICANISMO (1933-1946). Dossiê: História, Política e Relações Internacionais
Arcanjo Junior., Loque
Música; História; Relações Internacionais; Educação; Ciências Sociais
Internacionalização; Americanismo Musical; Pan-americanismo; Educação Musical;
Humanidades
title_short HEITOR VILLA-LOBOS E A INTERNACIONALIZAÇÃO DA “EDUCAÇÃO MUSICAL”: ICONOGRAFIA, AMERICANISMO MUSICAL E PAN-AMERICANISMO (1933-1946). Dossiê: História, Política e Relações Internacionais
title_full HEITOR VILLA-LOBOS E A INTERNACIONALIZAÇÃO DA “EDUCAÇÃO MUSICAL”: ICONOGRAFIA, AMERICANISMO MUSICAL E PAN-AMERICANISMO (1933-1946). Dossiê: História, Política e Relações Internacionais
title_fullStr HEITOR VILLA-LOBOS E A INTERNACIONALIZAÇÃO DA “EDUCAÇÃO MUSICAL”: ICONOGRAFIA, AMERICANISMO MUSICAL E PAN-AMERICANISMO (1933-1946). Dossiê: História, Política e Relações Internacionais
title_full_unstemmed HEITOR VILLA-LOBOS E A INTERNACIONALIZAÇÃO DA “EDUCAÇÃO MUSICAL”: ICONOGRAFIA, AMERICANISMO MUSICAL E PAN-AMERICANISMO (1933-1946). Dossiê: História, Política e Relações Internacionais
title_sort HEITOR VILLA-LOBOS E A INTERNACIONALIZAÇÃO DA “EDUCAÇÃO MUSICAL”: ICONOGRAFIA, AMERICANISMO MUSICAL E PAN-AMERICANISMO (1933-1946). Dossiê: História, Política e Relações Internacionais
author Arcanjo Junior., Loque
author_facet Arcanjo Junior., Loque
Santos, Alexandre Reis
Machado, Juliana Caetano
author_role author
author2 Santos, Alexandre Reis
Machado, Juliana Caetano
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv PAPq -UEMG
dc.contributor.author.fl_str_mv Arcanjo Junior., Loque
Santos, Alexandre Reis
Machado, Juliana Caetano
dc.subject.por.fl_str_mv Música; História; Relações Internacionais; Educação; Ciências Sociais
Internacionalização; Americanismo Musical; Pan-americanismo; Educação Musical;
Humanidades
topic Música; História; Relações Internacionais; Educação; Ciências Sociais
Internacionalização; Americanismo Musical; Pan-americanismo; Educação Musical;
Humanidades
description eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v12i1.2868Heitor Villa-Lobos and the internationalization of “Musical Education”: Iconography, Musical Americanism and Pan Americanism (1933-1946)Resumo: O propósito deste artigo é investigar o papel da iconografia na construção das mais variadas representações culturais acerca da música e da imagem de Villa-Lobos. Estas fotografias são compreendidas neste texto enquanto processos comunicacionais de produção de significados em meio às suas construções igualmente contextualizadas. A temática a ser tratada diz respeito ao diálogo destas representações com a proposta de Villa-Lobos para a Educação Musical no contexto do Estado Novo. O objetivo central é relacionar o projeto pan-americano e musicológico liderado por Francisco Curt Lange, intitulado Americanismo Musical, e a difusão da imagem de Heitor Villa-Lobos, em especial de seu projeto educacional de canto orfeônico relacionado ao Estado Novo. Propõe-se um debate em torno do enlaçamento entre a política, a música, a mídia e os interlocutores inseridos dentro da abrangência político/educacional getulista, além da internacionalização da obra e da imagem de Villa-Lobos. Para tal, tornaram-se documentos importantes as cartas trocadas entre Villa-Lobos e o musicólogo teuto-uruguaio, presentes no acervo pessoal e profissional do musicólogo, considerando-as como importantes fontes históricas enquanto construções de relações socioculturais; a análise de recortes de jornais das décadas de 1930 e 1940, presentes no Museu Villa-Lobos; e o estudo da iconografia presente no Boletim Latino-americano de Música, publicado em 1946.Palavras-Chave: Internacionalização; Relações Internacionais; Americanismo musical; pan-americanismo; Educação Musical;Abstract: The purpose of this article is to investigate the role of iconography in the construction of the most varied cultural representations about the music and the image of Villa-Lobos. These photographs are understood in this text as communicational processes of meaning production in the midst of their equally contextualized constructions. The theme to be addressed concerns the dialogue of these representations with Villa-Lobos' proposal for Musical Education in the context of the Estado Novo. The main objective is to relate the Pan American and musicological project led by Francisco Curt Lange, entitled Musical Americanismo, and the diffusion of Heitor Villa-Lobos' image, especially of his educational project related to the Estado Novo. A debate is proposed around the intertwining between politics, music, media and the interlocutors inserted within the Getulist political / educational scope, as well as the internationalization of Villa-Lobos's work and image. For this purpose, the letters exchanged between Villa-Lobos and the Teuto-Uruguayan musicologist, present in the musicologist's personal and professional collection, became important documents, considering them as important historical sources as constructions of sociocultural relations; the analysis of newspaper clippings from the 1930s and 1940s, present at the Villa-Lobos Museum; and the study of iconography present in the Latin American Music Bulletin, published in 1946.Keywords: Internationalization; International relations; Musical Americanism; Pan Americanism; Musical education;Recebido em: 01/07/2019  – Aceito em 31/07/2019
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2868
url https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2868/1458
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Loque Arcanjo Junior, Alexandre Reis Santos, Juliana Caetano Machado
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Loque Arcanjo Junior, Alexandre Reis Santos, Juliana Caetano Machado
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Internacional


dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
dc.source.none.fl_str_mv e-hum; v. 12, n. 1 (2019): Dossiê:História, Política e Relações Internacionais; 38-49
1984-767X
reponame:EHUM
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str EHUM
collection EHUM
repository.name.fl_str_mv EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br
_version_ 1800216995220684800