ATITUDE HISTORIADORA NA LEITURA DOS NÃO-LUGARES. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marco Antonio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Morais, Suelena Maria de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EHUM
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2436
Resumo: eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v10i2.2436HISTORICAL ATTITUDE IN THE READING OF NON-PLACESResumo: Neste artigo, discute-se os conceitos de atitude historiadora propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); letramento em História, baseado nas proposições de consciência histórica de Jorn Rüsen e trabalhadas por Isabel Barca e Peter Lee; leitura de mundo por meio dos objetos e do patrimônio cultural, na perspectiva defendida por Régis Ramos; e a ação pedagógica, alicerçada na Teoria dos Andaimes. Fez-se um breve levantamento sobre os “Não Lugares” e, por fim, foram apresentados os resultados da leitura de um grupo de arquitetos sobre os artifícios presentes nos Shopping Centers e lojas comerciais para induzir comportamentos de frequentadores, para aquisição excessiva de bens e serviços. Defende-se a tese de que essa possibilidade de leitura de um exemplar típico de não lugar, a partir da ótica de profissionais do ramo da arquitetura, pode ampliar o repertório de técnicas e procedimentos dos professores de História para sua própria leitura de mundo. Além disso, pode tornar-se mais uma referência para auxiliá-lo na construção de estratégias para um processo ensino-aprendizagem, voltado para o desenvolvimento de uma atitude historiadora.Palavras-chaves: Ensino de História, Metodológia, Educação Patrimonial Abstract: This article discusses the concepts of historian attitude proposed in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Literacy in History, based on the historical consciousness propositions of Jorn Rüsen and worked by Isabel Barca and Peter Lee; world reading through objects and cultural patrimony, in the perspective defended by Régis Ramos; and the pedagogical action, based on the Scaffolding Theory. There was a brief collection of information about “Non-places” and, finally, the results of the reading of a group of architects about the artifacts present in Shopping Malls and commercial stores to induce goers’ behaviors for excessive acquisition of goods and services. It is defended the thesis that the possibility of reading of a typical example of non-place, from the perspective of architecture professionals, can expand the repertoire of techniques and procedures of History teachers for their own reading of the world. In addition, it can become a further reference to assist in the construction of strategies for a teaching-learning process, aimed at developing a historian attitude.Keywords: History Teaching, Methodology, Patrimonial EducationRecebido em: 09/10/2017  – Aceito em 16/01/2018
id UNIBH-1_81276865abb1e930ab7db95b27ac1b81
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2436
network_acronym_str UNIBH-1
network_name_str EHUM
repository_id_str
spelling ATITUDE HISTORIADORA NA LEITURA DOS NÃO-LUGARES. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação)Educação, patrimonio, pedagogia, história, Ciências SociaisNão Lugares, Espaços Não convencioanis, Educação AtivaHumanidadeseoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v10i2.2436HISTORICAL ATTITUDE IN THE READING OF NON-PLACESResumo: Neste artigo, discute-se os conceitos de atitude historiadora propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); letramento em História, baseado nas proposições de consciência histórica de Jorn Rüsen e trabalhadas por Isabel Barca e Peter Lee; leitura de mundo por meio dos objetos e do patrimônio cultural, na perspectiva defendida por Régis Ramos; e a ação pedagógica, alicerçada na Teoria dos Andaimes. Fez-se um breve levantamento sobre os “Não Lugares” e, por fim, foram apresentados os resultados da leitura de um grupo de arquitetos sobre os artifícios presentes nos Shopping Centers e lojas comerciais para induzir comportamentos de frequentadores, para aquisição excessiva de bens e serviços. Defende-se a tese de que essa possibilidade de leitura de um exemplar típico de não lugar, a partir da ótica de profissionais do ramo da arquitetura, pode ampliar o repertório de técnicas e procedimentos dos professores de História para sua própria leitura de mundo. Além disso, pode tornar-se mais uma referência para auxiliá-lo na construção de estratégias para um processo ensino-aprendizagem, voltado para o desenvolvimento de uma atitude historiadora.Palavras-chaves: Ensino de História, Metodológia, Educação Patrimonial Abstract: This article discusses the concepts of historian attitude proposed in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Literacy in History, based on the historical consciousness propositions of Jorn Rüsen and worked by Isabel Barca and Peter Lee; world reading through objects and cultural patrimony, in the perspective defended by Régis Ramos; and the pedagogical action, based on the Scaffolding Theory. There was a brief collection of information about “Non-places” and, finally, the results of the reading of a group of architects about the artifacts present in Shopping Malls and commercial stores to induce goers’ behaviors for excessive acquisition of goods and services. It is defended the thesis that the possibility of reading of a typical example of non-place, from the perspective of architecture professionals, can expand the repertoire of techniques and procedures of History teachers for their own reading of the world. In addition, it can become a further reference to assist in the construction of strategies for a teaching-learning process, aimed at developing a historian attitude.Keywords: History Teaching, Methodology, Patrimonial EducationRecebido em: 09/10/2017  – Aceito em 16/01/2018Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHSilva, Marco AntonioMorais, Suelena Maria de2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2436e-hum; v. 10, n. 2 (2017): E-HUM: PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA DOCENTE E OS DESAFIOS EPISTEMÓLOGICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO; 114-1281984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2436/1265NacionalDireitos autorais 2018 Marco Antonio Silva, Suelena Maria de Moraishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-13T04:11:20Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2436Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-13T04:11:20EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv ATITUDE HISTORIADORA NA LEITURA DOS NÃO-LUGARES. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação)
title ATITUDE HISTORIADORA NA LEITURA DOS NÃO-LUGARES. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação)
spellingShingle ATITUDE HISTORIADORA NA LEITURA DOS NÃO-LUGARES. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação)
Silva, Marco Antonio
Educação, patrimonio, pedagogia, história, Ciências Sociais
Não Lugares, Espaços Não convencioanis, Educação Ativa
Humanidades
title_short ATITUDE HISTORIADORA NA LEITURA DOS NÃO-LUGARES. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação)
title_full ATITUDE HISTORIADORA NA LEITURA DOS NÃO-LUGARES. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação)
title_fullStr ATITUDE HISTORIADORA NA LEITURA DOS NÃO-LUGARES. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação)
title_full_unstemmed ATITUDE HISTORIADORA NA LEITURA DOS NÃO-LUGARES. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação)
title_sort ATITUDE HISTORIADORA NA LEITURA DOS NÃO-LUGARES. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação)
author Silva, Marco Antonio
author_facet Silva, Marco Antonio
Morais, Suelena Maria de
author_role author
author2 Morais, Suelena Maria de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marco Antonio
Morais, Suelena Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, patrimonio, pedagogia, história, Ciências Sociais
Não Lugares, Espaços Não convencioanis, Educação Ativa
Humanidades
topic Educação, patrimonio, pedagogia, história, Ciências Sociais
Não Lugares, Espaços Não convencioanis, Educação Ativa
Humanidades
description eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v10i2.2436HISTORICAL ATTITUDE IN THE READING OF NON-PLACESResumo: Neste artigo, discute-se os conceitos de atitude historiadora propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); letramento em História, baseado nas proposições de consciência histórica de Jorn Rüsen e trabalhadas por Isabel Barca e Peter Lee; leitura de mundo por meio dos objetos e do patrimônio cultural, na perspectiva defendida por Régis Ramos; e a ação pedagógica, alicerçada na Teoria dos Andaimes. Fez-se um breve levantamento sobre os “Não Lugares” e, por fim, foram apresentados os resultados da leitura de um grupo de arquitetos sobre os artifícios presentes nos Shopping Centers e lojas comerciais para induzir comportamentos de frequentadores, para aquisição excessiva de bens e serviços. Defende-se a tese de que essa possibilidade de leitura de um exemplar típico de não lugar, a partir da ótica de profissionais do ramo da arquitetura, pode ampliar o repertório de técnicas e procedimentos dos professores de História para sua própria leitura de mundo. Além disso, pode tornar-se mais uma referência para auxiliá-lo na construção de estratégias para um processo ensino-aprendizagem, voltado para o desenvolvimento de uma atitude historiadora.Palavras-chaves: Ensino de História, Metodológia, Educação Patrimonial Abstract: This article discusses the concepts of historian attitude proposed in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Literacy in History, based on the historical consciousness propositions of Jorn Rüsen and worked by Isabel Barca and Peter Lee; world reading through objects and cultural patrimony, in the perspective defended by Régis Ramos; and the pedagogical action, based on the Scaffolding Theory. There was a brief collection of information about “Non-places” and, finally, the results of the reading of a group of architects about the artifacts present in Shopping Malls and commercial stores to induce goers’ behaviors for excessive acquisition of goods and services. It is defended the thesis that the possibility of reading of a typical example of non-place, from the perspective of architecture professionals, can expand the repertoire of techniques and procedures of History teachers for their own reading of the world. In addition, it can become a further reference to assist in the construction of strategies for a teaching-learning process, aimed at developing a historian attitude.Keywords: History Teaching, Methodology, Patrimonial EducationRecebido em: 09/10/2017  – Aceito em 16/01/2018
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2436
url https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2436/1265
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Marco Antonio Silva, Suelena Maria de Morais
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Marco Antonio Silva, Suelena Maria de Morais
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Nacional


dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
dc.source.none.fl_str_mv e-hum; v. 10, n. 2 (2017): E-HUM: PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA DOCENTE E OS DESAFIOS EPISTEMÓLOGICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO; 114-128
1984-767X
reponame:EHUM
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str EHUM
collection EHUM
repository.name.fl_str_mv EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br
_version_ 1800216996127703040