UMA SOCIEDADE DE APARÊNCIA: A JOALHERIA EM SABARÁ, MINAS GERAIS NO SÉCULO XVIII

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ozanan, Luiz Henrique
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rezende, Edson José Carpintero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EHUM
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/1600
Resumo: eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v9i1.1600 Resumo: O texto aponta os diversos atores sociais que produziram, comercializaram e usaram joias na antiga Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará, hoje cidade de Sabará, um antigo arraial que se transformou em um dos maiores centros produtores de ouro de Minas Gerais no século XVIII. Pretende-se estabelecer as diversas relações e posturas daquela sociedade perante o uso e a posse de joias. Cada possuidor de joia naquele período tinha uma justificativa para tal utilização, sendo as mais comuns a demonstração da religiosidade e a demonstração do poder que essas  joias proporcionam. A abordagem perpassa por quais os atores e quais suas expectativas com relação ao uso das joias, bem como a relação entre os tipos mais utilizados, sempre embasados na documentação produzida pelos cartórios de Sabará durante o século XVIII. Vamos, nesse texto, entender como joia, o artefato feito a partir de materiais nobres, como ouro e prata, com ou sem o uso de pedraria.Palavras-chave: Joalheria, Minas Gerais, Design de joias, Cultura Material. Abstract: The text points out the various social actors that produced, marketed and used jewelry in old Vila Real de Nossa Senhora da Conceição of Sabara, today city of Sabara, an ancient village that has become one of the largest producers of gold centers of Minas Gerais in century XVIII. It is intended to establish the various relationships and attitudes that society to the use and possession of jewelry. Each jewel possessed at that time had a justification for such use, the most common being the demonstration of religion and the demonstration of the power that these jewels provide. The approach which permeates the actors and what their expectations regarding the use of jewelry, as well as the relationship between the most popular types, always grounded in the documentation produced by the notary Sabara during the eighteenth century. Come on, this text, understand how jewel, the artifact made from noble materials such as gold and silver, with or without the use of precious stones. Keywords: Jewelry, Minas Gerais, Jewelry Design, Material Culture.Recebido em: 11/07/2015  – Aceito em 18/06/2016
id UNIBH-1_b58e40a3e837cc9d34c440a1c4f499ee
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/1600
network_acronym_str UNIBH-1
network_name_str EHUM
repository_id_str
spelling UMA SOCIEDADE DE APARÊNCIA: A JOALHERIA EM SABARÁ, MINAS GERAIS NO SÉCULO XVIIIHistóriaJoalheria; ourivesaria; cultura material;Trânsito Culturaleoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v9i1.1600 Resumo: O texto aponta os diversos atores sociais que produziram, comercializaram e usaram joias na antiga Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará, hoje cidade de Sabará, um antigo arraial que se transformou em um dos maiores centros produtores de ouro de Minas Gerais no século XVIII. Pretende-se estabelecer as diversas relações e posturas daquela sociedade perante o uso e a posse de joias. Cada possuidor de joia naquele período tinha uma justificativa para tal utilização, sendo as mais comuns a demonstração da religiosidade e a demonstração do poder que essas  joias proporcionam. A abordagem perpassa por quais os atores e quais suas expectativas com relação ao uso das joias, bem como a relação entre os tipos mais utilizados, sempre embasados na documentação produzida pelos cartórios de Sabará durante o século XVIII. Vamos, nesse texto, entender como joia, o artefato feito a partir de materiais nobres, como ouro e prata, com ou sem o uso de pedraria.Palavras-chave: Joalheria, Minas Gerais, Design de joias, Cultura Material. Abstract: The text points out the various social actors that produced, marketed and used jewelry in old Vila Real de Nossa Senhora da Conceição of Sabara, today city of Sabara, an ancient village that has become one of the largest producers of gold centers of Minas Gerais in century XVIII. It is intended to establish the various relationships and attitudes that society to the use and possession of jewelry. Each jewel possessed at that time had a justification for such use, the most common being the demonstration of religion and the demonstration of the power that these jewels provide. The approach which permeates the actors and what their expectations regarding the use of jewelry, as well as the relationship between the most popular types, always grounded in the documentation produced by the notary Sabara during the eighteenth century. Come on, this text, understand how jewel, the artifact made from noble materials such as gold and silver, with or without the use of precious stones. Keywords: Jewelry, Minas Gerais, Jewelry Design, Material Culture.Recebido em: 11/07/2015  – Aceito em 18/06/2016Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHFAPEMIGOzanan, Luiz HenriqueRezende, Edson José Carpintero2016-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/1600e-hum; v. 9, n. 1 (2016): E-HUM - Dossiê: Música, Linguagem e Sociedade; 8-171984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/1600/1021Minas GeraisSéculo XVIIIInventários e testamentosDireitos autorais 2016 Luiz Henrique Ozanan, Edson José Carpintero Rezendehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-14T21:29:31Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/1600Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-14T21:29:31EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA SOCIEDADE DE APARÊNCIA: A JOALHERIA EM SABARÁ, MINAS GERAIS NO SÉCULO XVIII
title UMA SOCIEDADE DE APARÊNCIA: A JOALHERIA EM SABARÁ, MINAS GERAIS NO SÉCULO XVIII
spellingShingle UMA SOCIEDADE DE APARÊNCIA: A JOALHERIA EM SABARÁ, MINAS GERAIS NO SÉCULO XVIII
Ozanan, Luiz Henrique
História
Joalheria; ourivesaria; cultura material;
Trânsito Cultural
title_short UMA SOCIEDADE DE APARÊNCIA: A JOALHERIA EM SABARÁ, MINAS GERAIS NO SÉCULO XVIII
title_full UMA SOCIEDADE DE APARÊNCIA: A JOALHERIA EM SABARÁ, MINAS GERAIS NO SÉCULO XVIII
title_fullStr UMA SOCIEDADE DE APARÊNCIA: A JOALHERIA EM SABARÁ, MINAS GERAIS NO SÉCULO XVIII
title_full_unstemmed UMA SOCIEDADE DE APARÊNCIA: A JOALHERIA EM SABARÁ, MINAS GERAIS NO SÉCULO XVIII
title_sort UMA SOCIEDADE DE APARÊNCIA: A JOALHERIA EM SABARÁ, MINAS GERAIS NO SÉCULO XVIII
author Ozanan, Luiz Henrique
author_facet Ozanan, Luiz Henrique
Rezende, Edson José Carpintero
author_role author
author2 Rezende, Edson José Carpintero
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPEMIG
dc.contributor.author.fl_str_mv Ozanan, Luiz Henrique
Rezende, Edson José Carpintero
dc.subject.por.fl_str_mv História
Joalheria; ourivesaria; cultura material;
Trânsito Cultural
topic História
Joalheria; ourivesaria; cultura material;
Trânsito Cultural
description eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v9i1.1600 Resumo: O texto aponta os diversos atores sociais que produziram, comercializaram e usaram joias na antiga Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará, hoje cidade de Sabará, um antigo arraial que se transformou em um dos maiores centros produtores de ouro de Minas Gerais no século XVIII. Pretende-se estabelecer as diversas relações e posturas daquela sociedade perante o uso e a posse de joias. Cada possuidor de joia naquele período tinha uma justificativa para tal utilização, sendo as mais comuns a demonstração da religiosidade e a demonstração do poder que essas  joias proporcionam. A abordagem perpassa por quais os atores e quais suas expectativas com relação ao uso das joias, bem como a relação entre os tipos mais utilizados, sempre embasados na documentação produzida pelos cartórios de Sabará durante o século XVIII. Vamos, nesse texto, entender como joia, o artefato feito a partir de materiais nobres, como ouro e prata, com ou sem o uso de pedraria.Palavras-chave: Joalheria, Minas Gerais, Design de joias, Cultura Material. Abstract: The text points out the various social actors that produced, marketed and used jewelry in old Vila Real de Nossa Senhora da Conceição of Sabara, today city of Sabara, an ancient village that has become one of the largest producers of gold centers of Minas Gerais in century XVIII. It is intended to establish the various relationships and attitudes that society to the use and possession of jewelry. Each jewel possessed at that time had a justification for such use, the most common being the demonstration of religion and the demonstration of the power that these jewels provide. The approach which permeates the actors and what their expectations regarding the use of jewelry, as well as the relationship between the most popular types, always grounded in the documentation produced by the notary Sabara during the eighteenth century. Come on, this text, understand how jewel, the artifact made from noble materials such as gold and silver, with or without the use of precious stones. Keywords: Jewelry, Minas Gerais, Jewelry Design, Material Culture.Recebido em: 11/07/2015  – Aceito em 18/06/2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/1600
url https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/1600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/1600/1021
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Luiz Henrique Ozanan, Edson José Carpintero Rezende
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Luiz Henrique Ozanan, Edson José Carpintero Rezende
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Minas Gerais
Século XVIII
Inventários e testamentos
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
dc.source.none.fl_str_mv e-hum; v. 9, n. 1 (2016): E-HUM - Dossiê: Música, Linguagem e Sociedade; 8-17
1984-767X
reponame:EHUM
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str EHUM
collection EHUM
repository.name.fl_str_mv EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br
_version_ 1800216995573006336