UMA SOCIEDADE DE APARÊNCIA: A JOALHERIA EM SABARÁ, MINAS GERAIS NO SÉCULO XVIII
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EHUM |
Texto Completo: | https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/1600 |
Resumo: | eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v9i1.1600 Resumo: O texto aponta os diversos atores sociais que produziram, comercializaram e usaram joias na antiga Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará, hoje cidade de Sabará, um antigo arraial que se transformou em um dos maiores centros produtores de ouro de Minas Gerais no século XVIII. Pretende-se estabelecer as diversas relações e posturas daquela sociedade perante o uso e a posse de joias. Cada possuidor de joia naquele período tinha uma justificativa para tal utilização, sendo as mais comuns a demonstração da religiosidade e a demonstração do poder que essas joias proporcionam. A abordagem perpassa por quais os atores e quais suas expectativas com relação ao uso das joias, bem como a relação entre os tipos mais utilizados, sempre embasados na documentação produzida pelos cartórios de Sabará durante o século XVIII. Vamos, nesse texto, entender como joia, o artefato feito a partir de materiais nobres, como ouro e prata, com ou sem o uso de pedraria.Palavras-chave: Joalheria, Minas Gerais, Design de joias, Cultura Material. Abstract: The text points out the various social actors that produced, marketed and used jewelry in old Vila Real de Nossa Senhora da Conceição of Sabara, today city of Sabara, an ancient village that has become one of the largest producers of gold centers of Minas Gerais in century XVIII. It is intended to establish the various relationships and attitudes that society to the use and possession of jewelry. Each jewel possessed at that time had a justification for such use, the most common being the demonstration of religion and the demonstration of the power that these jewels provide. The approach which permeates the actors and what their expectations regarding the use of jewelry, as well as the relationship between the most popular types, always grounded in the documentation produced by the notary Sabara during the eighteenth century. Come on, this text, understand how jewel, the artifact made from noble materials such as gold and silver, with or without the use of precious stones. Keywords: Jewelry, Minas Gerais, Jewelry Design, Material Culture.Recebido em: 11/07/2015 – Aceito em 18/06/2016 |
id |
UNIBH-1_b58e40a3e837cc9d34c440a1c4f499ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/1600 |
network_acronym_str |
UNIBH-1 |
network_name_str |
EHUM |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA SOCIEDADE DE APARÊNCIA: A JOALHERIA EM SABARÁ, MINAS GERAIS NO SÉCULO XVIIIHistóriaJoalheria; ourivesaria; cultura material;Trânsito Culturaleoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v9i1.1600 Resumo: O texto aponta os diversos atores sociais que produziram, comercializaram e usaram joias na antiga Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará, hoje cidade de Sabará, um antigo arraial que se transformou em um dos maiores centros produtores de ouro de Minas Gerais no século XVIII. Pretende-se estabelecer as diversas relações e posturas daquela sociedade perante o uso e a posse de joias. Cada possuidor de joia naquele período tinha uma justificativa para tal utilização, sendo as mais comuns a demonstração da religiosidade e a demonstração do poder que essas joias proporcionam. A abordagem perpassa por quais os atores e quais suas expectativas com relação ao uso das joias, bem como a relação entre os tipos mais utilizados, sempre embasados na documentação produzida pelos cartórios de Sabará durante o século XVIII. Vamos, nesse texto, entender como joia, o artefato feito a partir de materiais nobres, como ouro e prata, com ou sem o uso de pedraria.Palavras-chave: Joalheria, Minas Gerais, Design de joias, Cultura Material. Abstract: The text points out the various social actors that produced, marketed and used jewelry in old Vila Real de Nossa Senhora da Conceição of Sabara, today city of Sabara, an ancient village that has become one of the largest producers of gold centers of Minas Gerais in century XVIII. It is intended to establish the various relationships and attitudes that society to the use and possession of jewelry. Each jewel possessed at that time had a justification for such use, the most common being the demonstration of religion and the demonstration of the power that these jewels provide. The approach which permeates the actors and what their expectations regarding the use of jewelry, as well as the relationship between the most popular types, always grounded in the documentation produced by the notary Sabara during the eighteenth century. Come on, this text, understand how jewel, the artifact made from noble materials such as gold and silver, with or without the use of precious stones. Keywords: Jewelry, Minas Gerais, Jewelry Design, Material Culture.Recebido em: 11/07/2015 – Aceito em 18/06/2016Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHFAPEMIGOzanan, Luiz HenriqueRezende, Edson José Carpintero2016-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/1600e-hum; v. 9, n. 1 (2016): E-HUM - Dossiê: Música, Linguagem e Sociedade; 8-171984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/1600/1021Minas GeraisSéculo XVIIIInventários e testamentosDireitos autorais 2016 Luiz Henrique Ozanan, Edson José Carpintero Rezendehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-14T21:29:31Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/1600Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-14T21:29:31EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA SOCIEDADE DE APARÊNCIA: A JOALHERIA EM SABARÁ, MINAS GERAIS NO SÉCULO XVIII |
title |
UMA SOCIEDADE DE APARÊNCIA: A JOALHERIA EM SABARÁ, MINAS GERAIS NO SÉCULO XVIII |
spellingShingle |
UMA SOCIEDADE DE APARÊNCIA: A JOALHERIA EM SABARÁ, MINAS GERAIS NO SÉCULO XVIII Ozanan, Luiz Henrique História Joalheria; ourivesaria; cultura material; Trânsito Cultural |
title_short |
UMA SOCIEDADE DE APARÊNCIA: A JOALHERIA EM SABARÁ, MINAS GERAIS NO SÉCULO XVIII |
title_full |
UMA SOCIEDADE DE APARÊNCIA: A JOALHERIA EM SABARÁ, MINAS GERAIS NO SÉCULO XVIII |
title_fullStr |
UMA SOCIEDADE DE APARÊNCIA: A JOALHERIA EM SABARÁ, MINAS GERAIS NO SÉCULO XVIII |
title_full_unstemmed |
UMA SOCIEDADE DE APARÊNCIA: A JOALHERIA EM SABARÁ, MINAS GERAIS NO SÉCULO XVIII |
title_sort |
UMA SOCIEDADE DE APARÊNCIA: A JOALHERIA EM SABARÁ, MINAS GERAIS NO SÉCULO XVIII |
author |
Ozanan, Luiz Henrique |
author_facet |
Ozanan, Luiz Henrique Rezende, Edson José Carpintero |
author_role |
author |
author2 |
Rezende, Edson José Carpintero |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPEMIG |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ozanan, Luiz Henrique Rezende, Edson José Carpintero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Joalheria; ourivesaria; cultura material; Trânsito Cultural |
topic |
História Joalheria; ourivesaria; cultura material; Trânsito Cultural |
description |
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v9i1.1600 Resumo: O texto aponta os diversos atores sociais que produziram, comercializaram e usaram joias na antiga Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará, hoje cidade de Sabará, um antigo arraial que se transformou em um dos maiores centros produtores de ouro de Minas Gerais no século XVIII. Pretende-se estabelecer as diversas relações e posturas daquela sociedade perante o uso e a posse de joias. Cada possuidor de joia naquele período tinha uma justificativa para tal utilização, sendo as mais comuns a demonstração da religiosidade e a demonstração do poder que essas joias proporcionam. A abordagem perpassa por quais os atores e quais suas expectativas com relação ao uso das joias, bem como a relação entre os tipos mais utilizados, sempre embasados na documentação produzida pelos cartórios de Sabará durante o século XVIII. Vamos, nesse texto, entender como joia, o artefato feito a partir de materiais nobres, como ouro e prata, com ou sem o uso de pedraria.Palavras-chave: Joalheria, Minas Gerais, Design de joias, Cultura Material. Abstract: The text points out the various social actors that produced, marketed and used jewelry in old Vila Real de Nossa Senhora da Conceição of Sabara, today city of Sabara, an ancient village that has become one of the largest producers of gold centers of Minas Gerais in century XVIII. It is intended to establish the various relationships and attitudes that society to the use and possession of jewelry. Each jewel possessed at that time had a justification for such use, the most common being the demonstration of religion and the demonstration of the power that these jewels provide. The approach which permeates the actors and what their expectations regarding the use of jewelry, as well as the relationship between the most popular types, always grounded in the documentation produced by the notary Sabara during the eighteenth century. Come on, this text, understand how jewel, the artifact made from noble materials such as gold and silver, with or without the use of precious stones. Keywords: Jewelry, Minas Gerais, Jewelry Design, Material Culture.Recebido em: 11/07/2015 – Aceito em 18/06/2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/1600 |
url |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/1600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/1600/1021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Luiz Henrique Ozanan, Edson José Carpintero Rezende https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Luiz Henrique Ozanan, Edson José Carpintero Rezende https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Minas Gerais Século XVIII Inventários e testamentos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
dc.source.none.fl_str_mv |
e-hum; v. 9, n. 1 (2016): E-HUM - Dossiê: Música, Linguagem e Sociedade; 8-17 1984-767X reponame:EHUM instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) instacron:UNIBH |
instname_str |
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
instacron_str |
UNIBH |
institution |
UNIBH |
reponame_str |
EHUM |
collection |
EHUM |
repository.name.fl_str_mv |
EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
repository.mail.fl_str_mv |
ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br |
_version_ |
1800216995573006336 |