A CIDADE QUE NÃO MORREU: MODERNIDADE E TRADIÇÃO NO GUIA DE OURO PRETO DE MANUEL BANDEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EHUM |
Texto Completo: | https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/898 |
Resumo: | eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v6i1.898RESUMO: O artigo pretende analisar a obra “Guia de Ouro Preto”, de Manuel Bandeira, publicada pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) no ano de 1938, estabelecendo nexos com a produção intelectual do SPHAN e com uma rede de intelectuais engajados na afirmação da memória por intermédio dos monumentos durante o Estado Novo no Brasil. Nesse sentido a política editorial do SPHAN será encarada como um vetor cultural, caracterização utilizada por Gomes[1] para descrever as formas de divulgação de representações sobre o nacional por meio da imprensa e dos meios de comunicação.PALAVRAS-CHAVE: Patrimônio Cultural, Intelectuais, Estado Novo.ABSTRACT: This article intends to analyse Manuel Bandeira’s “Guia de Ouro Preto” , published by Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), in 1938. The goal is to take a closer look at the connections between SPHAN’s intellectual production and the intellectual community engaged to reinforce memory through monuments during Estado Novo period in Brazil.By doing so, SPHAN editorial policy could be considered a Cultural Vector, definition by Gomes, that referes to the vehicles used to represent the concept of National promoted by the Media, with focus on the national press. KEYWORDS: Cultural herritage, intellectuals, Estado Novo.[1] GOMES, Nas gavetas da história do Brasil: ensino de história e imprensa nos anos 1930., p. 33-35..Recebido: 28/11/2012 Aceito:08/05/2013 |
id |
UNIBH-1_cdda69fd55dbf98376bafa63efb52277 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/898 |
network_acronym_str |
UNIBH-1 |
network_name_str |
EHUM |
repository_id_str |
|
spelling |
A CIDADE QUE NÃO MORREU: MODERNIDADE E TRADIÇÃO NO GUIA DE OURO PRETO DE MANUEL BANDEIRAEducação; Patrimônio; Humanidades; HistóriaPatrimônio Cultural; Intelectuais; Estado NovoPatrimônio Cultural;eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v6i1.898RESUMO: O artigo pretende analisar a obra “Guia de Ouro Preto”, de Manuel Bandeira, publicada pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) no ano de 1938, estabelecendo nexos com a produção intelectual do SPHAN e com uma rede de intelectuais engajados na afirmação da memória por intermédio dos monumentos durante o Estado Novo no Brasil. Nesse sentido a política editorial do SPHAN será encarada como um vetor cultural, caracterização utilizada por Gomes[1] para descrever as formas de divulgação de representações sobre o nacional por meio da imprensa e dos meios de comunicação.PALAVRAS-CHAVE: Patrimônio Cultural, Intelectuais, Estado Novo.ABSTRACT: This article intends to analyse Manuel Bandeira’s “Guia de Ouro Preto” , published by Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), in 1938. The goal is to take a closer look at the connections between SPHAN’s intellectual production and the intellectual community engaged to reinforce memory through monuments during Estado Novo period in Brazil.By doing so, SPHAN editorial policy could be considered a Cultural Vector, definition by Gomes, that referes to the vehicles used to represent the concept of National promoted by the Media, with focus on the national press. KEYWORDS: Cultural herritage, intellectuals, Estado Novo.[1] GOMES, Nas gavetas da história do Brasil: ensino de história e imprensa nos anos 1930., p. 33-35..Recebido: 28/11/2012 Aceito:08/05/2013Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHCAPESLanari, Raul Amaro de Oliveira2013-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/898e-hum; v. 6, n. 1 (2013): E-Hum; 48-581984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/898/910https://revistas.unibh.br/dchla/article/downloadSuppFile/898/57https://revistas.unibh.br/dchla/article/downloadSuppFile/898/58BrasilDireitos autorais 2013 Raul Amaro de Oliveira Lanarihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-18T23:51:02Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/898Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-18T23:51:02EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CIDADE QUE NÃO MORREU: MODERNIDADE E TRADIÇÃO NO GUIA DE OURO PRETO DE MANUEL BANDEIRA |
title |
A CIDADE QUE NÃO MORREU: MODERNIDADE E TRADIÇÃO NO GUIA DE OURO PRETO DE MANUEL BANDEIRA |
spellingShingle |
A CIDADE QUE NÃO MORREU: MODERNIDADE E TRADIÇÃO NO GUIA DE OURO PRETO DE MANUEL BANDEIRA Lanari, Raul Amaro de Oliveira Educação; Patrimônio; Humanidades; História Patrimônio Cultural; Intelectuais; Estado Novo Patrimônio Cultural; |
title_short |
A CIDADE QUE NÃO MORREU: MODERNIDADE E TRADIÇÃO NO GUIA DE OURO PRETO DE MANUEL BANDEIRA |
title_full |
A CIDADE QUE NÃO MORREU: MODERNIDADE E TRADIÇÃO NO GUIA DE OURO PRETO DE MANUEL BANDEIRA |
title_fullStr |
A CIDADE QUE NÃO MORREU: MODERNIDADE E TRADIÇÃO NO GUIA DE OURO PRETO DE MANUEL BANDEIRA |
title_full_unstemmed |
A CIDADE QUE NÃO MORREU: MODERNIDADE E TRADIÇÃO NO GUIA DE OURO PRETO DE MANUEL BANDEIRA |
title_sort |
A CIDADE QUE NÃO MORREU: MODERNIDADE E TRADIÇÃO NO GUIA DE OURO PRETO DE MANUEL BANDEIRA |
author |
Lanari, Raul Amaro de Oliveira |
author_facet |
Lanari, Raul Amaro de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lanari, Raul Amaro de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Patrimônio; Humanidades; História Patrimônio Cultural; Intelectuais; Estado Novo Patrimônio Cultural; |
topic |
Educação; Patrimônio; Humanidades; História Patrimônio Cultural; Intelectuais; Estado Novo Patrimônio Cultural; |
description |
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v6i1.898RESUMO: O artigo pretende analisar a obra “Guia de Ouro Preto”, de Manuel Bandeira, publicada pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) no ano de 1938, estabelecendo nexos com a produção intelectual do SPHAN e com uma rede de intelectuais engajados na afirmação da memória por intermédio dos monumentos durante o Estado Novo no Brasil. Nesse sentido a política editorial do SPHAN será encarada como um vetor cultural, caracterização utilizada por Gomes[1] para descrever as formas de divulgação de representações sobre o nacional por meio da imprensa e dos meios de comunicação.PALAVRAS-CHAVE: Patrimônio Cultural, Intelectuais, Estado Novo.ABSTRACT: This article intends to analyse Manuel Bandeira’s “Guia de Ouro Preto” , published by Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), in 1938. The goal is to take a closer look at the connections between SPHAN’s intellectual production and the intellectual community engaged to reinforce memory through monuments during Estado Novo period in Brazil.By doing so, SPHAN editorial policy could be considered a Cultural Vector, definition by Gomes, that referes to the vehicles used to represent the concept of National promoted by the Media, with focus on the national press. KEYWORDS: Cultural herritage, intellectuals, Estado Novo.[1] GOMES, Nas gavetas da história do Brasil: ensino de história e imprensa nos anos 1930., p. 33-35..Recebido: 28/11/2012 Aceito:08/05/2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/898 |
url |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/898 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/898/910 https://revistas.unibh.br/dchla/article/downloadSuppFile/898/57 https://revistas.unibh.br/dchla/article/downloadSuppFile/898/58 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2013 Raul Amaro de Oliveira Lanari https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2013 Raul Amaro de Oliveira Lanari https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
dc.source.none.fl_str_mv |
e-hum; v. 6, n. 1 (2013): E-Hum; 48-58 1984-767X reponame:EHUM instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) instacron:UNIBH |
instname_str |
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
instacron_str |
UNIBH |
institution |
UNIBH |
reponame_str |
EHUM |
collection |
EHUM |
repository.name.fl_str_mv |
EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
repository.mail.fl_str_mv |
ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br |
_version_ |
1824498155029266432 |