Cultura escolar no século XIX: a infância do homem e a infância da pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EHUM |
Texto Completo: | https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/871 |
Resumo: | eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v5i2.871RESUMO: Nesse breve ensaio, buscam analisar a possível relação entre a idéia de infância do homem e a idéia de infância da pedagogia procurando responder como foi possível que os pilares de uma cultura pedagógica tradicional, que surge durante um século em crise, perdurassem até os nossos dias, inclusive no caso da escola brasileira. Tomando a leitura do texto “As palavras e as coisas”, de Michel Foucault, como referência para a análise proposta, problematizamos, na primeira parte do texto, a expressão infância do homem e identificamos a demanda por uma pedagogia escolar no século XIX.PALAVRAS-CHAVE:Infância pedagógica; pedagogia escolar; Michel FoucaultABSTRACT: In this short essay, seek to analyze the possible relationship between man's idea of childhood and the idea of pedagogy of childhood trying to answer how it was possible that the pillars of a traditional pedagogical culture that arises during a century in crisis to persist to the present day even in the case of Brazilian school. Taking the text reading "The Order of Things" by Michel Foucault as a reference for the analysis proposed, we question, the first part of the text, man's childhood expression and identify the demand for school pedagogy in the nineteenth century. KEYWORDS: pedagogical Childhood; school pedagogy; Michel Foucault Recebido: 30/06/2012 Aceito:19/10/2012 |
id |
UNIBH-1_d21f2352b3a9a0fc340f028eca2812db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/871 |
network_acronym_str |
UNIBH-1 |
network_name_str |
EHUM |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura escolar no século XIX: a infância do homem e a infância da pedagogiaPedagogia; Educação; História; HumanidadesInfância pedagógica; pedagogia escolar; Michel FoucaultPedagogiaeoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v5i2.871RESUMO: Nesse breve ensaio, buscam analisar a possível relação entre a idéia de infância do homem e a idéia de infância da pedagogia procurando responder como foi possível que os pilares de uma cultura pedagógica tradicional, que surge durante um século em crise, perdurassem até os nossos dias, inclusive no caso da escola brasileira. Tomando a leitura do texto “As palavras e as coisas”, de Michel Foucault, como referência para a análise proposta, problematizamos, na primeira parte do texto, a expressão infância do homem e identificamos a demanda por uma pedagogia escolar no século XIX.PALAVRAS-CHAVE:Infância pedagógica; pedagogia escolar; Michel FoucaultABSTRACT: In this short essay, seek to analyze the possible relationship between man's idea of childhood and the idea of pedagogy of childhood trying to answer how it was possible that the pillars of a traditional pedagogical culture that arises during a century in crisis to persist to the present day even in the case of Brazilian school. Taking the text reading "The Order of Things" by Michel Foucault as a reference for the analysis proposed, we question, the first part of the text, man's childhood expression and identify the demand for school pedagogy in the nineteenth century. KEYWORDS: pedagogical Childhood; school pedagogy; Michel Foucault Recebido: 30/06/2012 Aceito:19/10/2012Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHSilva, Sergio Pereira daSoares, Ademilson de Sousa2012-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/871e-hum; v. 5, n. 2 (2012): E-HUM Cultura e Educação na América Portuguesa; 204-2201984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/871/500BrasilDireitos autorais 2012 Sergio Pereira da Silva, Ademilson de Sousa Soareshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-26T15:23:04Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/871Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-26T15:23:04EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura escolar no século XIX: a infância do homem e a infância da pedagogia |
title |
Cultura escolar no século XIX: a infância do homem e a infância da pedagogia |
spellingShingle |
Cultura escolar no século XIX: a infância do homem e a infância da pedagogia Silva, Sergio Pereira da Pedagogia; Educação; História; Humanidades Infância pedagógica; pedagogia escolar; Michel Foucault Pedagogia |
title_short |
Cultura escolar no século XIX: a infância do homem e a infância da pedagogia |
title_full |
Cultura escolar no século XIX: a infância do homem e a infância da pedagogia |
title_fullStr |
Cultura escolar no século XIX: a infância do homem e a infância da pedagogia |
title_full_unstemmed |
Cultura escolar no século XIX: a infância do homem e a infância da pedagogia |
title_sort |
Cultura escolar no século XIX: a infância do homem e a infância da pedagogia |
author |
Silva, Sergio Pereira da |
author_facet |
Silva, Sergio Pereira da Soares, Ademilson de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Ademilson de Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sergio Pereira da Soares, Ademilson de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia; Educação; História; Humanidades Infância pedagógica; pedagogia escolar; Michel Foucault Pedagogia |
topic |
Pedagogia; Educação; História; Humanidades Infância pedagógica; pedagogia escolar; Michel Foucault Pedagogia |
description |
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v5i2.871RESUMO: Nesse breve ensaio, buscam analisar a possível relação entre a idéia de infância do homem e a idéia de infância da pedagogia procurando responder como foi possível que os pilares de uma cultura pedagógica tradicional, que surge durante um século em crise, perdurassem até os nossos dias, inclusive no caso da escola brasileira. Tomando a leitura do texto “As palavras e as coisas”, de Michel Foucault, como referência para a análise proposta, problematizamos, na primeira parte do texto, a expressão infância do homem e identificamos a demanda por uma pedagogia escolar no século XIX.PALAVRAS-CHAVE:Infância pedagógica; pedagogia escolar; Michel FoucaultABSTRACT: In this short essay, seek to analyze the possible relationship between man's idea of childhood and the idea of pedagogy of childhood trying to answer how it was possible that the pillars of a traditional pedagogical culture that arises during a century in crisis to persist to the present day even in the case of Brazilian school. Taking the text reading "The Order of Things" by Michel Foucault as a reference for the analysis proposed, we question, the first part of the text, man's childhood expression and identify the demand for school pedagogy in the nineteenth century. KEYWORDS: pedagogical Childhood; school pedagogy; Michel Foucault Recebido: 30/06/2012 Aceito:19/10/2012 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/871 |
url |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/871 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/871/500 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2012 Sergio Pereira da Silva, Ademilson de Sousa Soares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2012 Sergio Pereira da Silva, Ademilson de Sousa Soares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
dc.source.none.fl_str_mv |
e-hum; v. 5, n. 2 (2012): E-HUM Cultura e Educação na América Portuguesa; 204-220 1984-767X reponame:EHUM instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) instacron:UNIBH |
instname_str |
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
instacron_str |
UNIBH |
institution |
UNIBH |
reponame_str |
EHUM |
collection |
EHUM |
repository.name.fl_str_mv |
EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
repository.mail.fl_str_mv |
ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br |
_version_ |
1800216995729244160 |