Cultura escolar no século XIX: a infância do homem e a infância da pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sergio Pereira da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Soares, Ademilson de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EHUM
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/871
Resumo: eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v5i2.871RESUMO: Nesse breve ensaio, buscam analisar a possível relação entre a idéia de infância do homem e a idéia de infância da pedagogia procurando responder como foi possível que os pilares de uma cultura pedagógica tradicional, que surge durante um século em crise, perdurassem até os nossos dias, inclusive no caso da escola brasileira. Tomando a leitura do texto “As palavras e as coisas”, de Michel Foucault, como referência para a análise proposta, problematizamos, na primeira parte do texto, a expressão infância do homem e identificamos a demanda por uma pedagogia escolar no século XIX.PALAVRAS-CHAVE:Infância pedagógica; pedagogia escolar; Michel FoucaultABSTRACT: In this short essay, seek to analyze the possible relationship between man's idea of childhood and the idea of pedagogy of childhood trying to answer how it was possible that the pillars of a traditional pedagogical culture that arises during a century in crisis to persist to the present day even in the case of Brazilian school. Taking the text reading "The Order of Things" by Michel Foucault as a reference for the analysis proposed, we question, the first part of the text, man's childhood expression and identify the demand for school pedagogy in the nineteenth century. KEYWORDS: pedagogical Childhood; school pedagogy; Michel Foucault Recebido: 30/06/2012          Aceito:19/10/2012
id UNIBH-1_d21f2352b3a9a0fc340f028eca2812db
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/871
network_acronym_str UNIBH-1
network_name_str EHUM
repository_id_str
spelling Cultura escolar no século XIX: a infância do homem e a infância da pedagogiaPedagogia; Educação; História; HumanidadesInfância pedagógica; pedagogia escolar; Michel FoucaultPedagogiaeoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v5i2.871RESUMO: Nesse breve ensaio, buscam analisar a possível relação entre a idéia de infância do homem e a idéia de infância da pedagogia procurando responder como foi possível que os pilares de uma cultura pedagógica tradicional, que surge durante um século em crise, perdurassem até os nossos dias, inclusive no caso da escola brasileira. Tomando a leitura do texto “As palavras e as coisas”, de Michel Foucault, como referência para a análise proposta, problematizamos, na primeira parte do texto, a expressão infância do homem e identificamos a demanda por uma pedagogia escolar no século XIX.PALAVRAS-CHAVE:Infância pedagógica; pedagogia escolar; Michel FoucaultABSTRACT: In this short essay, seek to analyze the possible relationship between man's idea of childhood and the idea of pedagogy of childhood trying to answer how it was possible that the pillars of a traditional pedagogical culture that arises during a century in crisis to persist to the present day even in the case of Brazilian school. Taking the text reading "The Order of Things" by Michel Foucault as a reference for the analysis proposed, we question, the first part of the text, man's childhood expression and identify the demand for school pedagogy in the nineteenth century. KEYWORDS: pedagogical Childhood; school pedagogy; Michel Foucault Recebido: 30/06/2012          Aceito:19/10/2012Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHSilva, Sergio Pereira daSoares, Ademilson de Sousa2012-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/871e-hum; v. 5, n. 2 (2012): E-HUM Cultura e Educação na América Portuguesa; 204-2201984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/871/500BrasilDireitos autorais 2012 Sergio Pereira da Silva, Ademilson de Sousa Soareshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-26T15:23:04Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/871Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-26T15:23:04EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura escolar no século XIX: a infância do homem e a infância da pedagogia
title Cultura escolar no século XIX: a infância do homem e a infância da pedagogia
spellingShingle Cultura escolar no século XIX: a infância do homem e a infância da pedagogia
Silva, Sergio Pereira da
Pedagogia; Educação; História; Humanidades
Infância pedagógica; pedagogia escolar; Michel Foucault
Pedagogia
title_short Cultura escolar no século XIX: a infância do homem e a infância da pedagogia
title_full Cultura escolar no século XIX: a infância do homem e a infância da pedagogia
title_fullStr Cultura escolar no século XIX: a infância do homem e a infância da pedagogia
title_full_unstemmed Cultura escolar no século XIX: a infância do homem e a infância da pedagogia
title_sort Cultura escolar no século XIX: a infância do homem e a infância da pedagogia
author Silva, Sergio Pereira da
author_facet Silva, Sergio Pereira da
Soares, Ademilson de Sousa
author_role author
author2 Soares, Ademilson de Sousa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sergio Pereira da
Soares, Ademilson de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia; Educação; História; Humanidades
Infância pedagógica; pedagogia escolar; Michel Foucault
Pedagogia
topic Pedagogia; Educação; História; Humanidades
Infância pedagógica; pedagogia escolar; Michel Foucault
Pedagogia
description eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v5i2.871RESUMO: Nesse breve ensaio, buscam analisar a possível relação entre a idéia de infância do homem e a idéia de infância da pedagogia procurando responder como foi possível que os pilares de uma cultura pedagógica tradicional, que surge durante um século em crise, perdurassem até os nossos dias, inclusive no caso da escola brasileira. Tomando a leitura do texto “As palavras e as coisas”, de Michel Foucault, como referência para a análise proposta, problematizamos, na primeira parte do texto, a expressão infância do homem e identificamos a demanda por uma pedagogia escolar no século XIX.PALAVRAS-CHAVE:Infância pedagógica; pedagogia escolar; Michel FoucaultABSTRACT: In this short essay, seek to analyze the possible relationship between man's idea of childhood and the idea of pedagogy of childhood trying to answer how it was possible that the pillars of a traditional pedagogical culture that arises during a century in crisis to persist to the present day even in the case of Brazilian school. Taking the text reading "The Order of Things" by Michel Foucault as a reference for the analysis proposed, we question, the first part of the text, man's childhood expression and identify the demand for school pedagogy in the nineteenth century. KEYWORDS: pedagogical Childhood; school pedagogy; Michel Foucault Recebido: 30/06/2012          Aceito:19/10/2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/871
url https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/871/500
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2012 Sergio Pereira da Silva, Ademilson de Sousa Soares
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2012 Sergio Pereira da Silva, Ademilson de Sousa Soares
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil


dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
dc.source.none.fl_str_mv e-hum; v. 5, n. 2 (2012): E-HUM Cultura e Educação na América Portuguesa; 204-220
1984-767X
reponame:EHUM
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str EHUM
collection EHUM
repository.name.fl_str_mv EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br
_version_ 1800216995729244160