SOBRE AS TRÁGICAS E AMBÍGUAS RACIALIZAÇÕES DA HISTORIOGRAFIA MUSICAL BRASILEIRA. (Dossiê: Música, Linguagem e Sociedade)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Jonatha Maximiniano do
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EHUM
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/1851
Resumo: eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v9i1.1851RESUMO: O presente trabalho abordou a racialização que atinge de forma decisiva a construção do pensamento da historiografia musical brasileira. Propôs o acompanhamento da relação entre a construção da narrativa da história da música imbricada aos diversos panoramas vividos em torno das teorias raciais no pensamento ocidental e seus reflexos nos processos civilizatórios da cultura brasileira. Buscou entender como o termo raça foi historicamente transformado em signo de depreciação. A partir de dois autores, Guilherme de Mello e Renato Almeida, demonstramos as tendências que os aproximam e que acabam por inscrever certa previsibilidade do discurso: uma racialização na historiografia da música brasileira. Recebido em: 06/06/2016  – Aceito em 06/08/2016Palavras-chave: Música e cultura. Discurso racial. Historia da música brasileira.ABSTRACT: The present essay approached the racialization that affected in a decisive way the building of a Brazilian musical historical thinking. It proposed the observation of the relation among the building of a musical historical narratives in an observation of the multiple living panoramas around the racial theories in Western thinking and its consequences in the civilization process of Brazilian culture. It sought to understand how the term racial was historically used as a depreciation sign. To begin with two authors, Guilherme de Mello and Renato Almeida, we demonstrated the tendencies which put them together and end by signing some sort of predictability in the discourse: a racialization in Brazilian music historiography.Keywords: Music and culture. Racial discourses. The history of Brazilian music. Recebido em: 06/06/2016  – Aceito em 06/08/2016
id UNIBH-1_ff93e64636f69b9fdd08892374396bcb
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/1851
network_acronym_str UNIBH-1
network_name_str EHUM
repository_id_str
spelling SOBRE AS TRÁGICAS E AMBÍGUAS RACIALIZAÇÕES DA HISTORIOGRAFIA MUSICAL BRASILEIRA. (Dossiê: Música, Linguagem e Sociedade)Musica, Educação, História, HumanidadesMúsica, Cultura musical, Discurso racial, Historia da música.Humanidadeseoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v9i1.1851RESUMO: O presente trabalho abordou a racialização que atinge de forma decisiva a construção do pensamento da historiografia musical brasileira. Propôs o acompanhamento da relação entre a construção da narrativa da história da música imbricada aos diversos panoramas vividos em torno das teorias raciais no pensamento ocidental e seus reflexos nos processos civilizatórios da cultura brasileira. Buscou entender como o termo raça foi historicamente transformado em signo de depreciação. A partir de dois autores, Guilherme de Mello e Renato Almeida, demonstramos as tendências que os aproximam e que acabam por inscrever certa previsibilidade do discurso: uma racialização na historiografia da música brasileira. Recebido em: 06/06/2016  – Aceito em 06/08/2016Palavras-chave: Música e cultura. Discurso racial. Historia da música brasileira.ABSTRACT: The present essay approached the racialization that affected in a decisive way the building of a Brazilian musical historical thinking. It proposed the observation of the relation among the building of a musical historical narratives in an observation of the multiple living panoramas around the racial theories in Western thinking and its consequences in the civilization process of Brazilian culture. It sought to understand how the term racial was historically used as a depreciation sign. To begin with two authors, Guilherme de Mello and Renato Almeida, we demonstrated the tendencies which put them together and end by signing some sort of predictability in the discourse: a racialization in Brazilian music historiography.Keywords: Music and culture. Racial discourses. The history of Brazilian music. Recebido em: 06/06/2016  – Aceito em 06/08/2016Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHCarmo, Jonatha Maximiniano do2016-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/1851e-hum; v. 9, n. 1 (2016): E-HUM - Dossiê: Música, Linguagem e Sociedade; 73-841984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/1851/1028NacionalDireitos autorais 2016 Jonatha Maximiniano do Carmohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-14T21:29:31Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/1851Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-14T21:29:31EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv SOBRE AS TRÁGICAS E AMBÍGUAS RACIALIZAÇÕES DA HISTORIOGRAFIA MUSICAL BRASILEIRA. (Dossiê: Música, Linguagem e Sociedade)
title SOBRE AS TRÁGICAS E AMBÍGUAS RACIALIZAÇÕES DA HISTORIOGRAFIA MUSICAL BRASILEIRA. (Dossiê: Música, Linguagem e Sociedade)
spellingShingle SOBRE AS TRÁGICAS E AMBÍGUAS RACIALIZAÇÕES DA HISTORIOGRAFIA MUSICAL BRASILEIRA. (Dossiê: Música, Linguagem e Sociedade)
Carmo, Jonatha Maximiniano do
Musica, Educação, História, Humanidades
Música, Cultura musical, Discurso racial, Historia da música.
Humanidades
title_short SOBRE AS TRÁGICAS E AMBÍGUAS RACIALIZAÇÕES DA HISTORIOGRAFIA MUSICAL BRASILEIRA. (Dossiê: Música, Linguagem e Sociedade)
title_full SOBRE AS TRÁGICAS E AMBÍGUAS RACIALIZAÇÕES DA HISTORIOGRAFIA MUSICAL BRASILEIRA. (Dossiê: Música, Linguagem e Sociedade)
title_fullStr SOBRE AS TRÁGICAS E AMBÍGUAS RACIALIZAÇÕES DA HISTORIOGRAFIA MUSICAL BRASILEIRA. (Dossiê: Música, Linguagem e Sociedade)
title_full_unstemmed SOBRE AS TRÁGICAS E AMBÍGUAS RACIALIZAÇÕES DA HISTORIOGRAFIA MUSICAL BRASILEIRA. (Dossiê: Música, Linguagem e Sociedade)
title_sort SOBRE AS TRÁGICAS E AMBÍGUAS RACIALIZAÇÕES DA HISTORIOGRAFIA MUSICAL BRASILEIRA. (Dossiê: Música, Linguagem e Sociedade)
author Carmo, Jonatha Maximiniano do
author_facet Carmo, Jonatha Maximiniano do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Jonatha Maximiniano do
dc.subject.por.fl_str_mv Musica, Educação, História, Humanidades
Música, Cultura musical, Discurso racial, Historia da música.
Humanidades
topic Musica, Educação, História, Humanidades
Música, Cultura musical, Discurso racial, Historia da música.
Humanidades
description eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v9i1.1851RESUMO: O presente trabalho abordou a racialização que atinge de forma decisiva a construção do pensamento da historiografia musical brasileira. Propôs o acompanhamento da relação entre a construção da narrativa da história da música imbricada aos diversos panoramas vividos em torno das teorias raciais no pensamento ocidental e seus reflexos nos processos civilizatórios da cultura brasileira. Buscou entender como o termo raça foi historicamente transformado em signo de depreciação. A partir de dois autores, Guilherme de Mello e Renato Almeida, demonstramos as tendências que os aproximam e que acabam por inscrever certa previsibilidade do discurso: uma racialização na historiografia da música brasileira. Recebido em: 06/06/2016  – Aceito em 06/08/2016Palavras-chave: Música e cultura. Discurso racial. Historia da música brasileira.ABSTRACT: The present essay approached the racialization that affected in a decisive way the building of a Brazilian musical historical thinking. It proposed the observation of the relation among the building of a musical historical narratives in an observation of the multiple living panoramas around the racial theories in Western thinking and its consequences in the civilization process of Brazilian culture. It sought to understand how the term racial was historically used as a depreciation sign. To begin with two authors, Guilherme de Mello and Renato Almeida, we demonstrated the tendencies which put them together and end by signing some sort of predictability in the discourse: a racialization in Brazilian music historiography.Keywords: Music and culture. Racial discourses. The history of Brazilian music. Recebido em: 06/06/2016  – Aceito em 06/08/2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/1851
url https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/1851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/1851/1028
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Jonatha Maximiniano do Carmo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Jonatha Maximiniano do Carmo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Nacional


dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
dc.source.none.fl_str_mv e-hum; v. 9, n. 1 (2016): E-HUM - Dossiê: Música, Linguagem e Sociedade; 73-84
1984-767X
reponame:EHUM
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str EHUM
collection EHUM
repository.name.fl_str_mv EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br
_version_ 1800216995640115200