ANÁLISE DA FALHA DE PARAFUSOS CLASSE 10.9 UTILIZADOS EM GUINDASTE OFFSHORE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Rafael Gomes de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Bárbara Ferreira de, Rolin, Alessandro da Silva, Carvalho, Eduardo Atem de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista e-xacta
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1975
Resumo: Neste trabalho foram avaliadas as propriedades mecânicas de dois parafusos que têm como função a fixação de um guindaste utilizado nas plataformas offshore. Foram retiradas duas seções de cada elemento para a realização de análises de composição química, da fratura e microestrutural e ensaios mecânicos de dureza e de tração. Os resultados obtidos nas análises da composição química mostraram-se condizentes com as normas e que o material utilizado para fabricação dos parafusos trata-se de um aço ASTM 4140, sendo apropriado para fabricação de parafusos da classe 10.9. Através das fraturas foi possível verificar que o parafuso 1 provavelmente foi submetido a um esforço por torção, tendo uma alta concentração de tensão na região da raiz do filete, assim como a existência de marcas de catraca, o que possibilitou a criação da trinca e propagação por fadiga. No parafuso 2 foram observadas marcas de praia originadas em cavidades e uma região de fratura final pequena como indicativo de baixa tensão nominal. Identificou-se que ambos possuem uma matriz microestrutural martensítica, contudo foi encontrada a presença de austenita retida e também inclusões não metálicas, as quais apresentam maior concentração no parafuso 2, indicando que provavelmente estariam presentes nas cavidades produzidas na fratura. Os valores de dureza determinados são apropriados para os valores mínimos estabelecidos por normas técnicas. No entanto, verificou-se que o parafuso 2 não apresenta as porcentagens mínimas de ductilidade estipuladas por uma das normas técnicas analisadas. ABSTRACTThe purpose of this article was evaluate the mechanical properties of two bolts that has as function the fixing of a crane used at oil offshore platforms. Two specimens were removed of each bolt for analysis such of chemical composition, fracture and hardness and tensile testing. The results obtained from analysis of the chemical composition proved to be consistent with the standards and the material used to manufacture the bolts consists of a steel ASTM 4140, being appropriate for manufacturing class 10.9 bolts. Through the fractures it was found that the bolt 1 was probably subjected to a load of torsion with a high concentration of stress in the region of bolt’s root, well as the existence of ratchet marks, which enabled the creation of fatigue crack. Beach marks were observed originating from cavities and a small final fracture region indicated a low nominal stress on bolt 2. It was identified that both have the martensitic microstructure matrix, however it was found the presence of retained austenite and also non-metallic inclusions, which are more concentrated on the bolt 2, indicating that probably would be present in cavities produced in the fracture. The hardness values are appropriate to the minimum values established by technical standards. However, it was found that the bolt 2 does not show the minimum ductility percentages prescribed by technical standards analyzed.
id UNIBH-2_052ca971bdc4ef4fc8474bf2e7861cdd
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/1975
network_acronym_str UNIBH-2
network_name_str Revista e-xacta
repository_id_str
spelling ANÁLISE DA FALHA DE PARAFUSOS CLASSE 10.9 UTILIZADOS EM GUINDASTE OFFSHOREEngenharia IIParafuso. Análise de falha. Fratura.Análise de FalhaNeste trabalho foram avaliadas as propriedades mecânicas de dois parafusos que têm como função a fixação de um guindaste utilizado nas plataformas offshore. Foram retiradas duas seções de cada elemento para a realização de análises de composição química, da fratura e microestrutural e ensaios mecânicos de dureza e de tração. Os resultados obtidos nas análises da composição química mostraram-se condizentes com as normas e que o material utilizado para fabricação dos parafusos trata-se de um aço ASTM 4140, sendo apropriado para fabricação de parafusos da classe 10.9. Através das fraturas foi possível verificar que o parafuso 1 provavelmente foi submetido a um esforço por torção, tendo uma alta concentração de tensão na região da raiz do filete, assim como a existência de marcas de catraca, o que possibilitou a criação da trinca e propagação por fadiga. No parafuso 2 foram observadas marcas de praia originadas em cavidades e uma região de fratura final pequena como indicativo de baixa tensão nominal. Identificou-se que ambos possuem uma matriz microestrutural martensítica, contudo foi encontrada a presença de austenita retida e também inclusões não metálicas, as quais apresentam maior concentração no parafuso 2, indicando que provavelmente estariam presentes nas cavidades produzidas na fratura. Os valores de dureza determinados são apropriados para os valores mínimos estabelecidos por normas técnicas. No entanto, verificou-se que o parafuso 2 não apresenta as porcentagens mínimas de ductilidade estipuladas por uma das normas técnicas analisadas. ABSTRACTThe purpose of this article was evaluate the mechanical properties of two bolts that has as function the fixing of a crane used at oil offshore platforms. Two specimens were removed of each bolt for analysis such of chemical composition, fracture and hardness and tensile testing. The results obtained from analysis of the chemical composition proved to be consistent with the standards and the material used to manufacture the bolts consists of a steel ASTM 4140, being appropriate for manufacturing class 10.9 bolts. Through the fractures it was found that the bolt 1 was probably subjected to a load of torsion with a high concentration of stress in the region of bolt’s root, well as the existence of ratchet marks, which enabled the creation of fatigue crack. Beach marks were observed originating from cavities and a small final fracture region indicated a low nominal stress on bolt 2. It was identified that both have the martensitic microstructure matrix, however it was found the presence of retained austenite and also non-metallic inclusions, which are more concentrated on the bolt 2, indicating that probably would be present in cavities produced in the fracture. The hardness values are appropriate to the minimum values established by technical standards. However, it was found that the bolt 2 does not show the minimum ductility percentages prescribed by technical standards analyzed.Associação Brasileira de Editores Científicos - ABECCastro, Rafael Gomes deOliveira, Bárbara Ferreira deRolin, Alessandro da SilvaCarvalho, Eduardo Atem de2017-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/197510.18674/exacta.v10i2.1975e-xacta; v. 10, n. 2 (2017); 17-251984-31511984-3151reponame:Revista e-xactainstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1975/1216NacionalEngenhariaDireitos autorais 2017 Bárbara Ferreira de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-30T11:27:47Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/1975Revistahttps://revistas.unibh.br/dcet/PUBhttps://revistas.unibh.br/dcet/oaiexacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com1984-31511984-3151opendoar:2017-11-30T11:27:47Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA FALHA DE PARAFUSOS CLASSE 10.9 UTILIZADOS EM GUINDASTE OFFSHORE
title ANÁLISE DA FALHA DE PARAFUSOS CLASSE 10.9 UTILIZADOS EM GUINDASTE OFFSHORE
spellingShingle ANÁLISE DA FALHA DE PARAFUSOS CLASSE 10.9 UTILIZADOS EM GUINDASTE OFFSHORE
Castro, Rafael Gomes de
Engenharia II
Parafuso. Análise de falha. Fratura.
Análise de Falha
title_short ANÁLISE DA FALHA DE PARAFUSOS CLASSE 10.9 UTILIZADOS EM GUINDASTE OFFSHORE
title_full ANÁLISE DA FALHA DE PARAFUSOS CLASSE 10.9 UTILIZADOS EM GUINDASTE OFFSHORE
title_fullStr ANÁLISE DA FALHA DE PARAFUSOS CLASSE 10.9 UTILIZADOS EM GUINDASTE OFFSHORE
title_full_unstemmed ANÁLISE DA FALHA DE PARAFUSOS CLASSE 10.9 UTILIZADOS EM GUINDASTE OFFSHORE
title_sort ANÁLISE DA FALHA DE PARAFUSOS CLASSE 10.9 UTILIZADOS EM GUINDASTE OFFSHORE
author Castro, Rafael Gomes de
author_facet Castro, Rafael Gomes de
Oliveira, Bárbara Ferreira de
Rolin, Alessandro da Silva
Carvalho, Eduardo Atem de
author_role author
author2 Oliveira, Bárbara Ferreira de
Rolin, Alessandro da Silva
Carvalho, Eduardo Atem de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Rafael Gomes de
Oliveira, Bárbara Ferreira de
Rolin, Alessandro da Silva
Carvalho, Eduardo Atem de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia II
Parafuso. Análise de falha. Fratura.
Análise de Falha
topic Engenharia II
Parafuso. Análise de falha. Fratura.
Análise de Falha
description Neste trabalho foram avaliadas as propriedades mecânicas de dois parafusos que têm como função a fixação de um guindaste utilizado nas plataformas offshore. Foram retiradas duas seções de cada elemento para a realização de análises de composição química, da fratura e microestrutural e ensaios mecânicos de dureza e de tração. Os resultados obtidos nas análises da composição química mostraram-se condizentes com as normas e que o material utilizado para fabricação dos parafusos trata-se de um aço ASTM 4140, sendo apropriado para fabricação de parafusos da classe 10.9. Através das fraturas foi possível verificar que o parafuso 1 provavelmente foi submetido a um esforço por torção, tendo uma alta concentração de tensão na região da raiz do filete, assim como a existência de marcas de catraca, o que possibilitou a criação da trinca e propagação por fadiga. No parafuso 2 foram observadas marcas de praia originadas em cavidades e uma região de fratura final pequena como indicativo de baixa tensão nominal. Identificou-se que ambos possuem uma matriz microestrutural martensítica, contudo foi encontrada a presença de austenita retida e também inclusões não metálicas, as quais apresentam maior concentração no parafuso 2, indicando que provavelmente estariam presentes nas cavidades produzidas na fratura. Os valores de dureza determinados são apropriados para os valores mínimos estabelecidos por normas técnicas. No entanto, verificou-se que o parafuso 2 não apresenta as porcentagens mínimas de ductilidade estipuladas por uma das normas técnicas analisadas. ABSTRACTThe purpose of this article was evaluate the mechanical properties of two bolts that has as function the fixing of a crane used at oil offshore platforms. Two specimens were removed of each bolt for analysis such of chemical composition, fracture and hardness and tensile testing. The results obtained from analysis of the chemical composition proved to be consistent with the standards and the material used to manufacture the bolts consists of a steel ASTM 4140, being appropriate for manufacturing class 10.9 bolts. Through the fractures it was found that the bolt 1 was probably subjected to a load of torsion with a high concentration of stress in the region of bolt’s root, well as the existence of ratchet marks, which enabled the creation of fatigue crack. Beach marks were observed originating from cavities and a small final fracture region indicated a low nominal stress on bolt 2. It was identified that both have the martensitic microstructure matrix, however it was found the presence of retained austenite and also non-metallic inclusions, which are more concentrated on the bolt 2, indicating that probably would be present in cavities produced in the fracture. The hardness values are appropriate to the minimum values established by technical standards. However, it was found that the bolt 2 does not show the minimum ductility percentages prescribed by technical standards analyzed.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1975
10.18674/exacta.v10i2.1975
url https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1975
identifier_str_mv 10.18674/exacta.v10i2.1975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1975/1216
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Bárbara Ferreira de Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Bárbara Ferreira de Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Nacional
Engenharia

dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
dc.source.none.fl_str_mv e-xacta; v. 10, n. 2 (2017); 17-25
1984-3151
1984-3151
reponame:Revista e-xacta
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str Revista e-xacta
collection Revista e-xacta
repository.name.fl_str_mv Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv exacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com
_version_ 1800215678517510144