RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM BACKHAULS COM HEURÍSTICA BASEADA EM BUSCA LOCAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista e-xacta |
Texto Completo: | https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/764 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma heurística para resolução do Problema de Roteamento de Veículos com Backhauls. Este é um problema de coleta e entrega, no qual as demandas de entrega devem ser atendidas antes das demandas de coleta. O algoritmo proposto é baseado na metaheurística Iterated Local Search (ILS). Para encontrar uma solução inicial para o problema, é apresentado um novo método que transforma o problema abordado em dois Problemas de Roteamento de Veículos Capacitado. Um deles contendo apenas os pontos de demanda de entrega e, o outro, os pontos de coleta. Dada as rotas encontradas após resolução dos dois problemas, busca-se uma melhor forma de unir as duas soluções utilizando um algoritmo de atribuição. Em seguida, diversos mecanismos de busca local e perturbação são aplicados à solução inicial. Os testes realizados em instâncias encontradas na literatura revelam a efetividade do algoritmo proposto. |
id |
UNIBH-2_46312b26ef5502d1004384f1d4955a0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/764 |
network_acronym_str |
UNIBH-2 |
network_name_str |
Revista e-xacta |
repository_id_str |
|
spelling |
RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM BACKHAULS COM HEURÍSTICA BASEADA EM BUSCA LOCALLogística e Transportes; Metaheuristicas; Otimização CombinatóriaEste trabalho apresenta uma heurística para resolução do Problema de Roteamento de Veículos com Backhauls. Este é um problema de coleta e entrega, no qual as demandas de entrega devem ser atendidas antes das demandas de coleta. O algoritmo proposto é baseado na metaheurística Iterated Local Search (ILS). Para encontrar uma solução inicial para o problema, é apresentado um novo método que transforma o problema abordado em dois Problemas de Roteamento de Veículos Capacitado. Um deles contendo apenas os pontos de demanda de entrega e, o outro, os pontos de coleta. Dada as rotas encontradas após resolução dos dois problemas, busca-se uma melhor forma de unir as duas soluções utilizando um algoritmo de atribuição. Em seguida, diversos mecanismos de busca local e perturbação são aplicados à solução inicial. Os testes realizados em instâncias encontradas na literatura revelam a efetividade do algoritmo proposto.Associação Brasileira de Editores Científicos - ABECCNPQ e FapemigLima, Douglas SouzaAssis, LucianaVivas, Alessandro2012-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/76410.18674/exacta.v5i1.764e-xacta; v. 5, n. 1 (2012)1984-31511984-3151reponame:Revista e-xactainstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/764/440info:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-01T19:22:22Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/764Revistahttps://revistas.unibh.br/dcet/PUBhttps://revistas.unibh.br/dcet/oaiexacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com1984-31511984-3151opendoar:2016-10-01T19:22:22Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM BACKHAULS COM HEURÍSTICA BASEADA EM BUSCA LOCAL |
title |
RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM BACKHAULS COM HEURÍSTICA BASEADA EM BUSCA LOCAL |
spellingShingle |
RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM BACKHAULS COM HEURÍSTICA BASEADA EM BUSCA LOCAL Lima, Douglas Souza Logística e Transportes; Metaheuristicas; Otimização Combinatória |
title_short |
RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM BACKHAULS COM HEURÍSTICA BASEADA EM BUSCA LOCAL |
title_full |
RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM BACKHAULS COM HEURÍSTICA BASEADA EM BUSCA LOCAL |
title_fullStr |
RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM BACKHAULS COM HEURÍSTICA BASEADA EM BUSCA LOCAL |
title_full_unstemmed |
RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM BACKHAULS COM HEURÍSTICA BASEADA EM BUSCA LOCAL |
title_sort |
RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM BACKHAULS COM HEURÍSTICA BASEADA EM BUSCA LOCAL |
author |
Lima, Douglas Souza |
author_facet |
Lima, Douglas Souza Assis, Luciana Vivas, Alessandro |
author_role |
author |
author2 |
Assis, Luciana Vivas, Alessandro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPQ e Fapemig |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Douglas Souza Assis, Luciana Vivas, Alessandro |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Logística e Transportes; Metaheuristicas; Otimização Combinatória |
topic |
Logística e Transportes; Metaheuristicas; Otimização Combinatória |
description |
Este trabalho apresenta uma heurística para resolução do Problema de Roteamento de Veículos com Backhauls. Este é um problema de coleta e entrega, no qual as demandas de entrega devem ser atendidas antes das demandas de coleta. O algoritmo proposto é baseado na metaheurística Iterated Local Search (ILS). Para encontrar uma solução inicial para o problema, é apresentado um novo método que transforma o problema abordado em dois Problemas de Roteamento de Veículos Capacitado. Um deles contendo apenas os pontos de demanda de entrega e, o outro, os pontos de coleta. Dada as rotas encontradas após resolução dos dois problemas, busca-se uma melhor forma de unir as duas soluções utilizando um algoritmo de atribuição. Em seguida, diversos mecanismos de busca local e perturbação são aplicados à solução inicial. Os testes realizados em instâncias encontradas na literatura revelam a efetividade do algoritmo proposto. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/764 10.18674/exacta.v5i1.764 |
url |
https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/764 |
identifier_str_mv |
10.18674/exacta.v5i1.764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/764/440 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
e-xacta; v. 5, n. 1 (2012) 1984-3151 1984-3151 reponame:Revista e-xacta instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) instacron:UNIBH |
instname_str |
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
instacron_str |
UNIBH |
institution |
UNIBH |
reponame_str |
Revista e-xacta |
collection |
Revista e-xacta |
repository.name.fl_str_mv |
Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
repository.mail.fl_str_mv |
exacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com |
_version_ |
1800215679680380928 |