VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA DE ENERGIA ELÉTRICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabelo, Frederico Augusto Ornelas
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Santo, Marcos Vinícius do Espírito, Leite, Leonardo Henrique de Melo, Silva, Arlete Vieira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista e-xacta
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/334
Resumo: Este artigo aborda sobre a viabilidade técnica e econômica da concepção e implantação de microredes de Geração Distribuída (GD) de energia. Um estudo foi realizado em uma região rural para avaliar o potencial de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, sendo esta já assistida pela rede convencional brasileira de energia. Foram estudadas as fontes renováveis de energia do povoado, analisado o sistema convencional de geração, transmissão, distribuição de energia elétrica desta região e a viabilidade técnica e econômica de implantação de Geração Distribuída, além de sua interconexão, ou não, à rede básica. Os procedimentos metodológicos usados foram pesquisas bibliográficas e documentais, entrevistas com formulários padronizados, e Estudo de Caso. Este Estudo foi realizado em Minas Gerais avaliando as condições atuais da eletrificação da área pesquisada e da implantação dos tipos de fontes de eletricidade – biomassa (biogás e queima de eucalipto), eólico, solar fotovoltaico. A partir dele, foram feitos cálculos e orçamentos junto a empresas. Conceberam-se, então, modelos de geração de eletricidade através de fontes renováveis constituindo uma GD. Por fim, estimaram-se os custos de implantação dos modelos na comunidade estudada e fizeram-se estimativas de custo para produção de energia elétrica, através de investimentos privados, considerando algumas situações possíveis de serem criadas, sendo elas: geração para consumo próprio, geração com venda de excedentes e possíveis expansões. Desta forma, evidenciou-se o alto valor dos investimentos necessários para utilização das fontes renováveis em pequenas gerações de energia elétrica, haja vista o cenário atual.
id UNIBH-2_4dc730688d6e88e90db9c39ad51e95e1
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/334
network_acronym_str UNIBH-2
network_name_str Revista e-xacta
repository_id_str
spelling VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA DE ENERGIA ELÉTRICAEste artigo aborda sobre a viabilidade técnica e econômica da concepção e implantação de microredes de Geração Distribuída (GD) de energia. Um estudo foi realizado em uma região rural para avaliar o potencial de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, sendo esta já assistida pela rede convencional brasileira de energia. Foram estudadas as fontes renováveis de energia do povoado, analisado o sistema convencional de geração, transmissão, distribuição de energia elétrica desta região e a viabilidade técnica e econômica de implantação de Geração Distribuída, além de sua interconexão, ou não, à rede básica. Os procedimentos metodológicos usados foram pesquisas bibliográficas e documentais, entrevistas com formulários padronizados, e Estudo de Caso. Este Estudo foi realizado em Minas Gerais avaliando as condições atuais da eletrificação da área pesquisada e da implantação dos tipos de fontes de eletricidade – biomassa (biogás e queima de eucalipto), eólico, solar fotovoltaico. A partir dele, foram feitos cálculos e orçamentos junto a empresas. Conceberam-se, então, modelos de geração de eletricidade através de fontes renováveis constituindo uma GD. Por fim, estimaram-se os custos de implantação dos modelos na comunidade estudada e fizeram-se estimativas de custo para produção de energia elétrica, através de investimentos privados, considerando algumas situações possíveis de serem criadas, sendo elas: geração para consumo próprio, geração com venda de excedentes e possíveis expansões. Desta forma, evidenciou-se o alto valor dos investimentos necessários para utilização das fontes renováveis em pequenas gerações de energia elétrica, haja vista o cenário atual.Associação Brasileira de Editores Científicos - ABECRabelo, Frederico Augusto OrnelasSanto, Marcos Vinícius do EspíritoLeite, Leonardo Henrique de MeloSilva, Arlete Vieira da2011-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/33410.18674/exacta.v4i1.334e-xacta; v. 4, n. 1 (2011): 1984-31511984-3151reponame:Revista e-xactainstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/334/172info:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-01T19:25:30Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/334Revistahttps://revistas.unibh.br/dcet/PUBhttps://revistas.unibh.br/dcet/oaiexacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com1984-31511984-3151opendoar:2016-10-01T19:25:30Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA DE ENERGIA ELÉTRICA
title VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA DE ENERGIA ELÉTRICA
spellingShingle VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA DE ENERGIA ELÉTRICA
Rabelo, Frederico Augusto Ornelas
title_short VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA DE ENERGIA ELÉTRICA
title_full VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA DE ENERGIA ELÉTRICA
title_fullStr VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA DE ENERGIA ELÉTRICA
title_full_unstemmed VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA DE ENERGIA ELÉTRICA
title_sort VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA DE ENERGIA ELÉTRICA
author Rabelo, Frederico Augusto Ornelas
author_facet Rabelo, Frederico Augusto Ornelas
Santo, Marcos Vinícius do Espírito
Leite, Leonardo Henrique de Melo
Silva, Arlete Vieira da
author_role author
author2 Santo, Marcos Vinícius do Espírito
Leite, Leonardo Henrique de Melo
Silva, Arlete Vieira da
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabelo, Frederico Augusto Ornelas
Santo, Marcos Vinícius do Espírito
Leite, Leonardo Henrique de Melo
Silva, Arlete Vieira da
dc.subject.none.fl_str_mv


description Este artigo aborda sobre a viabilidade técnica e econômica da concepção e implantação de microredes de Geração Distribuída (GD) de energia. Um estudo foi realizado em uma região rural para avaliar o potencial de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, sendo esta já assistida pela rede convencional brasileira de energia. Foram estudadas as fontes renováveis de energia do povoado, analisado o sistema convencional de geração, transmissão, distribuição de energia elétrica desta região e a viabilidade técnica e econômica de implantação de Geração Distribuída, além de sua interconexão, ou não, à rede básica. Os procedimentos metodológicos usados foram pesquisas bibliográficas e documentais, entrevistas com formulários padronizados, e Estudo de Caso. Este Estudo foi realizado em Minas Gerais avaliando as condições atuais da eletrificação da área pesquisada e da implantação dos tipos de fontes de eletricidade – biomassa (biogás e queima de eucalipto), eólico, solar fotovoltaico. A partir dele, foram feitos cálculos e orçamentos junto a empresas. Conceberam-se, então, modelos de geração de eletricidade através de fontes renováveis constituindo uma GD. Por fim, estimaram-se os custos de implantação dos modelos na comunidade estudada e fizeram-se estimativas de custo para produção de energia elétrica, através de investimentos privados, considerando algumas situações possíveis de serem criadas, sendo elas: geração para consumo próprio, geração com venda de excedentes e possíveis expansões. Desta forma, evidenciou-se o alto valor dos investimentos necessários para utilização das fontes renováveis em pequenas gerações de energia elétrica, haja vista o cenário atual.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/334
10.18674/exacta.v4i1.334
url https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/334
identifier_str_mv 10.18674/exacta.v4i1.334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/334/172
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
dc.source.none.fl_str_mv e-xacta; v. 4, n. 1 (2011):
1984-3151
1984-3151
reponame:Revista e-xacta
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str Revista e-xacta
collection Revista e-xacta
repository.name.fl_str_mv Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv exacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com
_version_ 1800215679114149888