TRATAMENTO DE EFLUENTE TÊXTIL POR ULTRAFILTRAÇÃO EM MEMBRANA CERÂMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ströher, Ana Paula
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Menezes, Maraísa Lopes de, Camacho, Franciele Pereira, Pereira, Nehemias Curvelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista e-xacta
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/767
Resumo: A indústria têxtil utiliza grandes volumes de água e gera efluentes com composição extremamente heterogênea e uma grande quantidade de material tóxico e recalcitrante. Em alguns casos torna-se importante o uso de técnicas mais modernas como os processos de separação por membranas que estão evoluindo como uma solução promissora para muitos problemas associados aos efluentes aquosos têxteis. Os objetivos propostos para o desenvolvimento deste trabalho visam contribuir com informações para a minimização dos problemas ambientais, promovendo a avaliação dos sistemas de remoção de corante de efluentes têxteis. Para tanto, primeiramente caracterizou-se o efluente determinando: pH, cor, turbidez, DQO, DBO, sólidos em suspensão e sólidos totais. Em seguida foram realizados ensaios de filtração em membrana cerâmica de porosidade 0,01 µm fixando a pressão de trabalho em 3 bar. O efluente foi caracterizado novamente após o tratamento proposto a fim de avaliar a eficiência do processo. Para os parâmetros DBO e DQO, obteve-se uma redução de 80,10 e 73,97%, respectivamente. Analisando a quantidade de sólidos totais, a redução foi de 65,30%. Para os parâmetros cor e turbidez houve redução de 70,94% e 92,87%, respectivamente. Além disso, uma análise de varredura mostrou a total eliminação do corante presente no efluente.
id UNIBH-2_9e0a91e20ce43179a5c03f5ca850a9cf
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/767
network_acronym_str UNIBH-2
network_name_str Revista e-xacta
repository_id_str
spelling TRATAMENTO DE EFLUENTE TÊXTIL POR ULTRAFILTRAÇÃO EM MEMBRANA CERÂMICAEfluente Têxtil. Caracterização. Ultrafiltração.A indústria têxtil utiliza grandes volumes de água e gera efluentes com composição extremamente heterogênea e uma grande quantidade de material tóxico e recalcitrante. Em alguns casos torna-se importante o uso de técnicas mais modernas como os processos de separação por membranas que estão evoluindo como uma solução promissora para muitos problemas associados aos efluentes aquosos têxteis. Os objetivos propostos para o desenvolvimento deste trabalho visam contribuir com informações para a minimização dos problemas ambientais, promovendo a avaliação dos sistemas de remoção de corante de efluentes têxteis. Para tanto, primeiramente caracterizou-se o efluente determinando: pH, cor, turbidez, DQO, DBO, sólidos em suspensão e sólidos totais. Em seguida foram realizados ensaios de filtração em membrana cerâmica de porosidade 0,01 µm fixando a pressão de trabalho em 3 bar. O efluente foi caracterizado novamente após o tratamento proposto a fim de avaliar a eficiência do processo. Para os parâmetros DBO e DQO, obteve-se uma redução de 80,10 e 73,97%, respectivamente. Analisando a quantidade de sólidos totais, a redução foi de 65,30%. Para os parâmetros cor e turbidez houve redução de 70,94% e 92,87%, respectivamente. Além disso, uma análise de varredura mostrou a total eliminação do corante presente no efluente.Associação Brasileira de Editores Científicos - ABECStröher, Ana PaulaMenezes, Maraísa Lopes deCamacho, Franciele PereiraPereira, Nehemias Curvelo2012-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/76710.18674/exacta.v5i1.767e-xacta; v. 5, n. 1 (2012)1984-31511984-3151reponame:Revista e-xactainstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/767/432info:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-08T19:52:03Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/767Revistahttps://revistas.unibh.br/dcet/PUBhttps://revistas.unibh.br/dcet/oaiexacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com1984-31511984-3151opendoar:2016-10-08T19:52:03Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv TRATAMENTO DE EFLUENTE TÊXTIL POR ULTRAFILTRAÇÃO EM MEMBRANA CERÂMICA
title TRATAMENTO DE EFLUENTE TÊXTIL POR ULTRAFILTRAÇÃO EM MEMBRANA CERÂMICA
spellingShingle TRATAMENTO DE EFLUENTE TÊXTIL POR ULTRAFILTRAÇÃO EM MEMBRANA CERÂMICA
Ströher, Ana Paula
Efluente Têxtil. Caracterização. Ultrafiltração.
title_short TRATAMENTO DE EFLUENTE TÊXTIL POR ULTRAFILTRAÇÃO EM MEMBRANA CERÂMICA
title_full TRATAMENTO DE EFLUENTE TÊXTIL POR ULTRAFILTRAÇÃO EM MEMBRANA CERÂMICA
title_fullStr TRATAMENTO DE EFLUENTE TÊXTIL POR ULTRAFILTRAÇÃO EM MEMBRANA CERÂMICA
title_full_unstemmed TRATAMENTO DE EFLUENTE TÊXTIL POR ULTRAFILTRAÇÃO EM MEMBRANA CERÂMICA
title_sort TRATAMENTO DE EFLUENTE TÊXTIL POR ULTRAFILTRAÇÃO EM MEMBRANA CERÂMICA
author Ströher, Ana Paula
author_facet Ströher, Ana Paula
Menezes, Maraísa Lopes de
Camacho, Franciele Pereira
Pereira, Nehemias Curvelo
author_role author
author2 Menezes, Maraísa Lopes de
Camacho, Franciele Pereira
Pereira, Nehemias Curvelo
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ströher, Ana Paula
Menezes, Maraísa Lopes de
Camacho, Franciele Pereira
Pereira, Nehemias Curvelo
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Efluente Têxtil. Caracterização. Ultrafiltração.
topic Efluente Têxtil. Caracterização. Ultrafiltração.
description A indústria têxtil utiliza grandes volumes de água e gera efluentes com composição extremamente heterogênea e uma grande quantidade de material tóxico e recalcitrante. Em alguns casos torna-se importante o uso de técnicas mais modernas como os processos de separação por membranas que estão evoluindo como uma solução promissora para muitos problemas associados aos efluentes aquosos têxteis. Os objetivos propostos para o desenvolvimento deste trabalho visam contribuir com informações para a minimização dos problemas ambientais, promovendo a avaliação dos sistemas de remoção de corante de efluentes têxteis. Para tanto, primeiramente caracterizou-se o efluente determinando: pH, cor, turbidez, DQO, DBO, sólidos em suspensão e sólidos totais. Em seguida foram realizados ensaios de filtração em membrana cerâmica de porosidade 0,01 µm fixando a pressão de trabalho em 3 bar. O efluente foi caracterizado novamente após o tratamento proposto a fim de avaliar a eficiência do processo. Para os parâmetros DBO e DQO, obteve-se uma redução de 80,10 e 73,97%, respectivamente. Analisando a quantidade de sólidos totais, a redução foi de 65,30%. Para os parâmetros cor e turbidez houve redução de 70,94% e 92,87%, respectivamente. Além disso, uma análise de varredura mostrou a total eliminação do corante presente no efluente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-23
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/767
10.18674/exacta.v5i1.767
url https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/767
identifier_str_mv 10.18674/exacta.v5i1.767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/767/432
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
dc.source.none.fl_str_mv e-xacta; v. 5, n. 1 (2012)
1984-3151
1984-3151
reponame:Revista e-xacta
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str Revista e-xacta
collection Revista e-xacta
repository.name.fl_str_mv Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv exacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com
_version_ 1800215679632146432