ATIVIDADE INTEGRALIZADORA: O ENSINO DE ENGENHARIA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista e-xacta |
Texto Completo: | https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1246 |
Resumo: | Ao se observar as barreiras encontradas por acadêmicos de períodos distintos durante a graduação em Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa (UTFPR – PG), constatou-se que as principais dificuldades envolviam o correlacionamento das matérias básicas da área de Engenharia e o reconhecimento acerca da importância do aprendizado envolvido nessas disciplinas. Inserido na função de auxiliar na formação interdisciplinar do acadêmico a fim de buscar soluções para as problemáticas em questão, o Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Química (PET EQ) da UTFPR – PG, caracterizado por ações implementadas junto às graduações das Instituições de Ensino Superior, desenvolveu a Atividade Integralizadora. A atividade buscou facilitar o processo de aprendizagem do acadêmico e permitir a ele a visualização das áreas de atuação do profissional Engenheiro. A realização de uma abordagem lúdica e dinâmica instigou os acadêmicos a provar o conhecimento adquirido nas salas de aula e provocou abertura a novos conceitos de ensino.AbstractBy observing the barriers faced by academics from different periods during graduation in Chemical Engineering from the Federal Technological University of Paraná - Campus Ponta Grossa (UTFPR - PG), it was found that the main difficulties involved correlating the core subject area of Engineering and recognition of the importance of learning involved in these disciplines . Inserted in the auxiliary function in interdisciplinary academic and seek solutions to the problem in question, the Tutorial Education Program of the course of Chemical Engineering (PET EQ) from UTFPR - PG, actions implemented with the graduations of Institutions of Higher Education, developed the Integrated Activity. The activity aimed to facilitate the learning process of academic and allow him to visualize the areas of the professional Engineer. Conducting a playful and dynamic approach urged academics to prove the knowledge acquired in the classroom and caused the opening to new concepts of teaching. |
id |
UNIBH-2_ed7d2d82b23763b88c00f631d2f0f78f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/1246 |
network_acronym_str |
UNIBH-2 |
network_name_str |
Revista e-xacta |
repository_id_str |
|
spelling |
ATIVIDADE INTEGRALIZADORA: O ENSINO DE ENGENHARIA SOB UMA NOVA PERSPECTIVAEnsino; Ensino de CiênciasEnsino; Integralizadora; Indissociabilidade; Engenharia Química; CicloneEnsino em EngenhariaAo se observar as barreiras encontradas por acadêmicos de períodos distintos durante a graduação em Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa (UTFPR – PG), constatou-se que as principais dificuldades envolviam o correlacionamento das matérias básicas da área de Engenharia e o reconhecimento acerca da importância do aprendizado envolvido nessas disciplinas. Inserido na função de auxiliar na formação interdisciplinar do acadêmico a fim de buscar soluções para as problemáticas em questão, o Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Química (PET EQ) da UTFPR – PG, caracterizado por ações implementadas junto às graduações das Instituições de Ensino Superior, desenvolveu a Atividade Integralizadora. A atividade buscou facilitar o processo de aprendizagem do acadêmico e permitir a ele a visualização das áreas de atuação do profissional Engenheiro. A realização de uma abordagem lúdica e dinâmica instigou os acadêmicos a provar o conhecimento adquirido nas salas de aula e provocou abertura a novos conceitos de ensino.AbstractBy observing the barriers faced by academics from different periods during graduation in Chemical Engineering from the Federal Technological University of Paraná - Campus Ponta Grossa (UTFPR - PG), it was found that the main difficulties involved correlating the core subject area of Engineering and recognition of the importance of learning involved in these disciplines . Inserted in the auxiliary function in interdisciplinary academic and seek solutions to the problem in question, the Tutorial Education Program of the course of Chemical Engineering (PET EQ) from UTFPR - PG, actions implemented with the graduations of Institutions of Higher Education, developed the Integrated Activity. The activity aimed to facilitate the learning process of academic and allow him to visualize the areas of the professional Engineer. Conducting a playful and dynamic approach urged academics to prove the knowledge acquired in the classroom and caused the opening to new concepts of teaching.Associação Brasileira de Editores Científicos - ABECPrograma de Educação Tutorial do curso de Engenharia Química da UTFPR - Câmpus Ponta GrossaMeyer, Bruno EdwardFritz Junior, Denilton da ConceiçãoDuarte, Elis ReginaMeneguette Ferreira, Maria Ceciliade Freitas, Paula Cristiana2014-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNovas abordagens; ferramentas de gestãoapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/124610.18674/exacta.v7i1.1246e-xacta; v. 7, n. 1 (2014); 205-2141984-31511984-3151reponame:Revista e-xactainstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1246/684Graduação em Engenharia Química; UTFPR - PG, salas de aula2013Grupos de graduandos em Engenharia Químicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-26T23:04:31Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/1246Revistahttps://revistas.unibh.br/dcet/PUBhttps://revistas.unibh.br/dcet/oaiexacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com1984-31511984-3151opendoar:2016-03-26T23:04:31Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATIVIDADE INTEGRALIZADORA: O ENSINO DE ENGENHARIA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA |
title |
ATIVIDADE INTEGRALIZADORA: O ENSINO DE ENGENHARIA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA |
spellingShingle |
ATIVIDADE INTEGRALIZADORA: O ENSINO DE ENGENHARIA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA Meyer, Bruno Edward Ensino; Ensino de Ciências Ensino; Integralizadora; Indissociabilidade; Engenharia Química; Ciclone Ensino em Engenharia |
title_short |
ATIVIDADE INTEGRALIZADORA: O ENSINO DE ENGENHARIA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA |
title_full |
ATIVIDADE INTEGRALIZADORA: O ENSINO DE ENGENHARIA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA |
title_fullStr |
ATIVIDADE INTEGRALIZADORA: O ENSINO DE ENGENHARIA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA |
title_full_unstemmed |
ATIVIDADE INTEGRALIZADORA: O ENSINO DE ENGENHARIA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA |
title_sort |
ATIVIDADE INTEGRALIZADORA: O ENSINO DE ENGENHARIA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA |
author |
Meyer, Bruno Edward |
author_facet |
Meyer, Bruno Edward Fritz Junior, Denilton da Conceição Duarte, Elis Regina Meneguette Ferreira, Maria Cecilia de Freitas, Paula Cristiana |
author_role |
author |
author2 |
Fritz Junior, Denilton da Conceição Duarte, Elis Regina Meneguette Ferreira, Maria Cecilia de Freitas, Paula Cristiana |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Química da UTFPR - Câmpus Ponta Grossa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meyer, Bruno Edward Fritz Junior, Denilton da Conceição Duarte, Elis Regina Meneguette Ferreira, Maria Cecilia de Freitas, Paula Cristiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino; Ensino de Ciências Ensino; Integralizadora; Indissociabilidade; Engenharia Química; Ciclone Ensino em Engenharia |
topic |
Ensino; Ensino de Ciências Ensino; Integralizadora; Indissociabilidade; Engenharia Química; Ciclone Ensino em Engenharia |
description |
Ao se observar as barreiras encontradas por acadêmicos de períodos distintos durante a graduação em Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa (UTFPR – PG), constatou-se que as principais dificuldades envolviam o correlacionamento das matérias básicas da área de Engenharia e o reconhecimento acerca da importância do aprendizado envolvido nessas disciplinas. Inserido na função de auxiliar na formação interdisciplinar do acadêmico a fim de buscar soluções para as problemáticas em questão, o Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Química (PET EQ) da UTFPR – PG, caracterizado por ações implementadas junto às graduações das Instituições de Ensino Superior, desenvolveu a Atividade Integralizadora. A atividade buscou facilitar o processo de aprendizagem do acadêmico e permitir a ele a visualização das áreas de atuação do profissional Engenheiro. A realização de uma abordagem lúdica e dinâmica instigou os acadêmicos a provar o conhecimento adquirido nas salas de aula e provocou abertura a novos conceitos de ensino.AbstractBy observing the barriers faced by academics from different periods during graduation in Chemical Engineering from the Federal Technological University of Paraná - Campus Ponta Grossa (UTFPR - PG), it was found that the main difficulties involved correlating the core subject area of Engineering and recognition of the importance of learning involved in these disciplines . Inserted in the auxiliary function in interdisciplinary academic and seek solutions to the problem in question, the Tutorial Education Program of the course of Chemical Engineering (PET EQ) from UTFPR - PG, actions implemented with the graduations of Institutions of Higher Education, developed the Integrated Activity. The activity aimed to facilitate the learning process of academic and allow him to visualize the areas of the professional Engineer. Conducting a playful and dynamic approach urged academics to prove the knowledge acquired in the classroom and caused the opening to new concepts of teaching. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Novas abordagens; ferramentas de gestão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1246 10.18674/exacta.v7i1.1246 |
url |
https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1246 |
identifier_str_mv |
10.18674/exacta.v7i1.1246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1246/684 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Graduação em Engenharia Química; UTFPR - PG, salas de aula 2013 Grupos de graduandos em Engenharia Química |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
e-xacta; v. 7, n. 1 (2014); 205-214 1984-3151 1984-3151 reponame:Revista e-xacta instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) instacron:UNIBH |
instname_str |
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
instacron_str |
UNIBH |
institution |
UNIBH |
reponame_str |
Revista e-xacta |
collection |
Revista e-xacta |
repository.name.fl_str_mv |
Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
repository.mail.fl_str_mv |
exacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com |
_version_ |
1800215679041798144 |