ATIVIDADE INTEGRALIZADORA: O ENSINO DE ENGENHARIA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meyer, Bruno Edward
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fritz Junior, Denilton da Conceição, Duarte, Elis Regina, Meneguette Ferreira, Maria Cecilia, de Freitas, Paula Cristiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista e-xacta
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1246
Resumo: Ao se observar as barreiras encontradas por acadêmicos de períodos distintos durante a graduação em Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa (UTFPR – PG), constatou-se que as principais dificuldades envolviam o correlacionamento das matérias básicas da área de Engenharia e o reconhecimento acerca da importância do aprendizado envolvido nessas disciplinas. Inserido na função de auxiliar na formação interdisciplinar do acadêmico a fim de buscar soluções para as problemáticas em questão, o Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Química (PET EQ) da UTFPR – PG, caracterizado por ações implementadas junto às graduações das Instituições de Ensino Superior, desenvolveu a Atividade Integralizadora. A atividade buscou facilitar o processo de aprendizagem do acadêmico e permitir a ele a visualização das áreas de atuação do profissional Engenheiro. A realização de uma abordagem lúdica e dinâmica instigou os acadêmicos a provar o conhecimento adquirido nas salas de aula e provocou abertura a novos conceitos de ensino.AbstractBy observing the barriers faced by academics from different periods during graduation in Chemical Engineering from the Federal Technological University of Paraná - Campus Ponta Grossa (UTFPR - PG), it was found that the main difficulties involved correlating the core subject area of Engineering and recognition of the importance of learning involved in these disciplines . Inserted in the auxiliary function in interdisciplinary academic and seek solutions to the problem in question, the Tutorial Education Program of the course of Chemical Engineering (PET EQ) from UTFPR - PG, actions implemented with the graduations of Institutions of Higher Education, developed the Integrated Activity. The activity aimed to facilitate the learning process of academic and allow him to visualize the areas of the professional Engineer. Conducting a playful and dynamic approach urged academics to prove the knowledge acquired in the classroom and caused the opening to new concepts of teaching.
id UNIBH-2_ed7d2d82b23763b88c00f631d2f0f78f
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/1246
network_acronym_str UNIBH-2
network_name_str Revista e-xacta
repository_id_str
spelling ATIVIDADE INTEGRALIZADORA: O ENSINO DE ENGENHARIA SOB UMA NOVA PERSPECTIVAEnsino; Ensino de CiênciasEnsino; Integralizadora; Indissociabilidade; Engenharia Química; CicloneEnsino em EngenhariaAo se observar as barreiras encontradas por acadêmicos de períodos distintos durante a graduação em Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa (UTFPR – PG), constatou-se que as principais dificuldades envolviam o correlacionamento das matérias básicas da área de Engenharia e o reconhecimento acerca da importância do aprendizado envolvido nessas disciplinas. Inserido na função de auxiliar na formação interdisciplinar do acadêmico a fim de buscar soluções para as problemáticas em questão, o Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Química (PET EQ) da UTFPR – PG, caracterizado por ações implementadas junto às graduações das Instituições de Ensino Superior, desenvolveu a Atividade Integralizadora. A atividade buscou facilitar o processo de aprendizagem do acadêmico e permitir a ele a visualização das áreas de atuação do profissional Engenheiro. A realização de uma abordagem lúdica e dinâmica instigou os acadêmicos a provar o conhecimento adquirido nas salas de aula e provocou abertura a novos conceitos de ensino.AbstractBy observing the barriers faced by academics from different periods during graduation in Chemical Engineering from the Federal Technological University of Paraná - Campus Ponta Grossa (UTFPR - PG), it was found that the main difficulties involved correlating the core subject area of Engineering and recognition of the importance of learning involved in these disciplines . Inserted in the auxiliary function in interdisciplinary academic and seek solutions to the problem in question, the Tutorial Education Program of the course of Chemical Engineering (PET EQ) from UTFPR - PG, actions implemented with the graduations of Institutions of Higher Education, developed the Integrated Activity. The activity aimed to facilitate the learning process of academic and allow him to visualize the areas of the professional Engineer. Conducting a playful and dynamic approach urged academics to prove the knowledge acquired in the classroom and caused the opening to new concepts of teaching.Associação Brasileira de Editores Científicos - ABECPrograma de Educação Tutorial do curso de Engenharia Química da UTFPR - Câmpus Ponta GrossaMeyer, Bruno EdwardFritz Junior, Denilton da ConceiçãoDuarte, Elis ReginaMeneguette Ferreira, Maria Ceciliade Freitas, Paula Cristiana2014-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNovas abordagens; ferramentas de gestãoapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/124610.18674/exacta.v7i1.1246e-xacta; v. 7, n. 1 (2014); 205-2141984-31511984-3151reponame:Revista e-xactainstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1246/684Graduação em Engenharia Química; UTFPR - PG, salas de aula2013Grupos de graduandos em Engenharia Químicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-26T23:04:31Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/1246Revistahttps://revistas.unibh.br/dcet/PUBhttps://revistas.unibh.br/dcet/oaiexacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com1984-31511984-3151opendoar:2016-03-26T23:04:31Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv ATIVIDADE INTEGRALIZADORA: O ENSINO DE ENGENHARIA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA
title ATIVIDADE INTEGRALIZADORA: O ENSINO DE ENGENHARIA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA
spellingShingle ATIVIDADE INTEGRALIZADORA: O ENSINO DE ENGENHARIA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA
Meyer, Bruno Edward
Ensino; Ensino de Ciências
Ensino; Integralizadora; Indissociabilidade; Engenharia Química; Ciclone
Ensino em Engenharia
title_short ATIVIDADE INTEGRALIZADORA: O ENSINO DE ENGENHARIA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA
title_full ATIVIDADE INTEGRALIZADORA: O ENSINO DE ENGENHARIA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA
title_fullStr ATIVIDADE INTEGRALIZADORA: O ENSINO DE ENGENHARIA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA
title_full_unstemmed ATIVIDADE INTEGRALIZADORA: O ENSINO DE ENGENHARIA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA
title_sort ATIVIDADE INTEGRALIZADORA: O ENSINO DE ENGENHARIA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA
author Meyer, Bruno Edward
author_facet Meyer, Bruno Edward
Fritz Junior, Denilton da Conceição
Duarte, Elis Regina
Meneguette Ferreira, Maria Cecilia
de Freitas, Paula Cristiana
author_role author
author2 Fritz Junior, Denilton da Conceição
Duarte, Elis Regina
Meneguette Ferreira, Maria Cecilia
de Freitas, Paula Cristiana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Química da UTFPR - Câmpus Ponta Grossa
dc.contributor.author.fl_str_mv Meyer, Bruno Edward
Fritz Junior, Denilton da Conceição
Duarte, Elis Regina
Meneguette Ferreira, Maria Cecilia
de Freitas, Paula Cristiana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino; Ensino de Ciências
Ensino; Integralizadora; Indissociabilidade; Engenharia Química; Ciclone
Ensino em Engenharia
topic Ensino; Ensino de Ciências
Ensino; Integralizadora; Indissociabilidade; Engenharia Química; Ciclone
Ensino em Engenharia
description Ao se observar as barreiras encontradas por acadêmicos de períodos distintos durante a graduação em Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa (UTFPR – PG), constatou-se que as principais dificuldades envolviam o correlacionamento das matérias básicas da área de Engenharia e o reconhecimento acerca da importância do aprendizado envolvido nessas disciplinas. Inserido na função de auxiliar na formação interdisciplinar do acadêmico a fim de buscar soluções para as problemáticas em questão, o Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Química (PET EQ) da UTFPR – PG, caracterizado por ações implementadas junto às graduações das Instituições de Ensino Superior, desenvolveu a Atividade Integralizadora. A atividade buscou facilitar o processo de aprendizagem do acadêmico e permitir a ele a visualização das áreas de atuação do profissional Engenheiro. A realização de uma abordagem lúdica e dinâmica instigou os acadêmicos a provar o conhecimento adquirido nas salas de aula e provocou abertura a novos conceitos de ensino.AbstractBy observing the barriers faced by academics from different periods during graduation in Chemical Engineering from the Federal Technological University of Paraná - Campus Ponta Grossa (UTFPR - PG), it was found that the main difficulties involved correlating the core subject area of Engineering and recognition of the importance of learning involved in these disciplines . Inserted in the auxiliary function in interdisciplinary academic and seek solutions to the problem in question, the Tutorial Education Program of the course of Chemical Engineering (PET EQ) from UTFPR - PG, actions implemented with the graduations of Institutions of Higher Education, developed the Integrated Activity. The activity aimed to facilitate the learning process of academic and allow him to visualize the areas of the professional Engineer. Conducting a playful and dynamic approach urged academics to prove the knowledge acquired in the classroom and caused the opening to new concepts of teaching.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Novas abordagens; ferramentas de gestão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1246
10.18674/exacta.v7i1.1246
url https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1246
identifier_str_mv 10.18674/exacta.v7i1.1246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1246/684
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Graduação em Engenharia Química; UTFPR - PG, salas de aula
2013
Grupos de graduandos em Engenharia Química
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
dc.source.none.fl_str_mv e-xacta; v. 7, n. 1 (2014); 205-214
1984-3151
1984-3151
reponame:Revista e-xacta
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str Revista e-xacta
collection Revista e-xacta
repository.name.fl_str_mv Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv exacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com
_version_ 1800215679041798144