VOCÊ QUER SER PROFESSOR?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Cláudia de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Oliveira, André Roberto Nery de, Santana, Elvira Jane, Santos Júnior, Gilmar Félix dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista e-xacta
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/329
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as intenções dos alunos do 3º ano do Ensino Médio em relação a seguir ou não a carreira docente. Para a coleta de dados foi realizada uma pesquisa de opinião com alunos de duas escolas de Belo Horizonte, sendo uma pública e outra particular. Foram feitos gráficos comparativos para favorecer uma análise mais precisa dos dados coletados. O foco do trabalho foi expor as perspectivas da carreira docente segundo os alunos pesquisados, e também entender os principais motivos da pouca aceitação, por parte dos mesmos, para com a profissão de professor. Entre os resultados encontrados ficou claro que a baixa remuneração é o principal motivo para a não escolha da profissão de professor e que ser professor de Matemática é ainda menos atraente do que ser professor de outras disciplinas.
id UNIBH-2_f4d013ca0a86410a983af4de61c0757c
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/329
network_acronym_str UNIBH-2
network_name_str Revista e-xacta
repository_id_str
spelling VOCÊ QUER SER PROFESSOR?MatemáticaCarreira docente; Professor de Matemática; Escolha profissional.Este trabalho tem como objetivo analisar as intenções dos alunos do 3º ano do Ensino Médio em relação a seguir ou não a carreira docente. Para a coleta de dados foi realizada uma pesquisa de opinião com alunos de duas escolas de Belo Horizonte, sendo uma pública e outra particular. Foram feitos gráficos comparativos para favorecer uma análise mais precisa dos dados coletados. O foco do trabalho foi expor as perspectivas da carreira docente segundo os alunos pesquisados, e também entender os principais motivos da pouca aceitação, por parte dos mesmos, para com a profissão de professor. Entre os resultados encontrados ficou claro que a baixa remuneração é o principal motivo para a não escolha da profissão de professor e que ser professor de Matemática é ainda menos atraente do que ser professor de outras disciplinas.Associação Brasileira de Editores Científicos - ABECOliveira, Ana Cláudia deOliveira, André Roberto Nery deSantana, Elvira JaneSantos Júnior, Gilmar Félix dos2011-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/32910.18674/exacta.v4i2.329e-xacta; v. 4, n. 2 (2011): 1984-31511984-3151reponame:Revista e-xactainstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/329/170info:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-01T19:20:56Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/329Revistahttps://revistas.unibh.br/dcet/PUBhttps://revistas.unibh.br/dcet/oaiexacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com1984-31511984-3151opendoar:2016-10-01T19:20:56Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv VOCÊ QUER SER PROFESSOR?
title VOCÊ QUER SER PROFESSOR?
spellingShingle VOCÊ QUER SER PROFESSOR?
Oliveira, Ana Cláudia de
Matemática
Carreira docente; Professor de Matemática; Escolha profissional.
title_short VOCÊ QUER SER PROFESSOR?
title_full VOCÊ QUER SER PROFESSOR?
title_fullStr VOCÊ QUER SER PROFESSOR?
title_full_unstemmed VOCÊ QUER SER PROFESSOR?
title_sort VOCÊ QUER SER PROFESSOR?
author Oliveira, Ana Cláudia de
author_facet Oliveira, Ana Cláudia de
Oliveira, André Roberto Nery de
Santana, Elvira Jane
Santos Júnior, Gilmar Félix dos
author_role author
author2 Oliveira, André Roberto Nery de
Santana, Elvira Jane
Santos Júnior, Gilmar Félix dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Cláudia de
Oliveira, André Roberto Nery de
Santana, Elvira Jane
Santos Júnior, Gilmar Félix dos
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Carreira docente; Professor de Matemática; Escolha profissional.
topic Matemática
Carreira docente; Professor de Matemática; Escolha profissional.
description Este trabalho tem como objetivo analisar as intenções dos alunos do 3º ano do Ensino Médio em relação a seguir ou não a carreira docente. Para a coleta de dados foi realizada uma pesquisa de opinião com alunos de duas escolas de Belo Horizonte, sendo uma pública e outra particular. Foram feitos gráficos comparativos para favorecer uma análise mais precisa dos dados coletados. O foco do trabalho foi expor as perspectivas da carreira docente segundo os alunos pesquisados, e também entender os principais motivos da pouca aceitação, por parte dos mesmos, para com a profissão de professor. Entre os resultados encontrados ficou claro que a baixa remuneração é o principal motivo para a não escolha da profissão de professor e que ser professor de Matemática é ainda menos atraente do que ser professor de outras disciplinas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/329
10.18674/exacta.v4i2.329
url https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/329
identifier_str_mv 10.18674/exacta.v4i2.329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/329/170
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
dc.source.none.fl_str_mv e-xacta; v. 4, n. 2 (2011):
1984-3151
1984-3151
reponame:Revista e-xacta
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str Revista e-xacta
collection Revista e-xacta
repository.name.fl_str_mv Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv exacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com
_version_ 1800215678483955712