EFEITO DA TEMPERATURA NA VISCOSIDADE DE ALGUNS ÉSTERES: PREDIÇÃO DA ENERGIA DE ATIVAÇÃO VISCOSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canciam, César Augusto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista e-xacta
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/705
Resumo: O conhecimento da viscosidade é um fator de fundamental importância para cálculos que envolvem a seleção de equipamentos e o dimensionamento de bombas e tubulações, assim como para a implementação de um efetivo controle de processos e garantia de qualidade do produto final. O presente trabalho teve por objetivo predizer a energia de ativação viscosa dos ésteres: formato de etila, formato de cis-3-hexenila, acetato de etila, acetato de butila, acetato de isoamila, acetato de hexila, acetato de trans-2-hexenila, acetato de cis-3-hexenila, propionato de etila, butirato de etila, butirato de butila, butirato de isoamila, butirato de hexila, isobutirato de cis-3-hexenila, 2-metilbutirato de etila, hexanoato de etila e isovalerato de etila. Para tanto, realizou-se uma análise de regressão linear de dados experimentais da viscosidade de cada éster em função da temperatura. Estes dados experimentais foram encontrados na literatura. Os valores da energia de ativação viscosa para os ésteres estudados encontram-se entre 6,454 e 12,745kJ.mol-1. Os coeficientes de correlação foram próximos da unidade. A ausência na literatura de valores da energia de ativação viscosa para os ésteres estudados neste trabalho dificultou a comparação e a classificação dos valores da energia de ativação viscosa.
id UNIBH-2_f6756dc21499562c9194ca4e83852158
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/705
network_acronym_str UNIBH-2
network_name_str Revista e-xacta
repository_id_str
spelling EFEITO DA TEMPERATURA NA VISCOSIDADE DE ALGUNS ÉSTERES: PREDIÇÃO DA ENERGIA DE ATIVAÇÃO VISCOSAEnergia de ativação viscosa. Ésteres. Predição.O conhecimento da viscosidade é um fator de fundamental importância para cálculos que envolvem a seleção de equipamentos e o dimensionamento de bombas e tubulações, assim como para a implementação de um efetivo controle de processos e garantia de qualidade do produto final. O presente trabalho teve por objetivo predizer a energia de ativação viscosa dos ésteres: formato de etila, formato de cis-3-hexenila, acetato de etila, acetato de butila, acetato de isoamila, acetato de hexila, acetato de trans-2-hexenila, acetato de cis-3-hexenila, propionato de etila, butirato de etila, butirato de butila, butirato de isoamila, butirato de hexila, isobutirato de cis-3-hexenila, 2-metilbutirato de etila, hexanoato de etila e isovalerato de etila. Para tanto, realizou-se uma análise de regressão linear de dados experimentais da viscosidade de cada éster em função da temperatura. Estes dados experimentais foram encontrados na literatura. Os valores da energia de ativação viscosa para os ésteres estudados encontram-se entre 6,454 e 12,745kJ.mol-1. Os coeficientes de correlação foram próximos da unidade. A ausência na literatura de valores da energia de ativação viscosa para os ésteres estudados neste trabalho dificultou a comparação e a classificação dos valores da energia de ativação viscosa.Associação Brasileira de Editores Científicos - ABECCanciam, César Augusto2012-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/70510.18674/exacta.v5i1.705e-xacta; v. 5, n. 1 (2012)1984-31511984-3151reponame:Revista e-xactainstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/705/439info:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-03T19:36:04Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/705Revistahttps://revistas.unibh.br/dcet/PUBhttps://revistas.unibh.br/dcet/oaiexacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com1984-31511984-3151opendoar:2016-10-03T19:36:04Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv EFEITO DA TEMPERATURA NA VISCOSIDADE DE ALGUNS ÉSTERES: PREDIÇÃO DA ENERGIA DE ATIVAÇÃO VISCOSA
title EFEITO DA TEMPERATURA NA VISCOSIDADE DE ALGUNS ÉSTERES: PREDIÇÃO DA ENERGIA DE ATIVAÇÃO VISCOSA
spellingShingle EFEITO DA TEMPERATURA NA VISCOSIDADE DE ALGUNS ÉSTERES: PREDIÇÃO DA ENERGIA DE ATIVAÇÃO VISCOSA
Canciam, César Augusto
Energia de ativação viscosa. Ésteres. Predição.
title_short EFEITO DA TEMPERATURA NA VISCOSIDADE DE ALGUNS ÉSTERES: PREDIÇÃO DA ENERGIA DE ATIVAÇÃO VISCOSA
title_full EFEITO DA TEMPERATURA NA VISCOSIDADE DE ALGUNS ÉSTERES: PREDIÇÃO DA ENERGIA DE ATIVAÇÃO VISCOSA
title_fullStr EFEITO DA TEMPERATURA NA VISCOSIDADE DE ALGUNS ÉSTERES: PREDIÇÃO DA ENERGIA DE ATIVAÇÃO VISCOSA
title_full_unstemmed EFEITO DA TEMPERATURA NA VISCOSIDADE DE ALGUNS ÉSTERES: PREDIÇÃO DA ENERGIA DE ATIVAÇÃO VISCOSA
title_sort EFEITO DA TEMPERATURA NA VISCOSIDADE DE ALGUNS ÉSTERES: PREDIÇÃO DA ENERGIA DE ATIVAÇÃO VISCOSA
author Canciam, César Augusto
author_facet Canciam, César Augusto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Canciam, César Augusto
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Energia de ativação viscosa. Ésteres. Predição.
topic Energia de ativação viscosa. Ésteres. Predição.
description O conhecimento da viscosidade é um fator de fundamental importância para cálculos que envolvem a seleção de equipamentos e o dimensionamento de bombas e tubulações, assim como para a implementação de um efetivo controle de processos e garantia de qualidade do produto final. O presente trabalho teve por objetivo predizer a energia de ativação viscosa dos ésteres: formato de etila, formato de cis-3-hexenila, acetato de etila, acetato de butila, acetato de isoamila, acetato de hexila, acetato de trans-2-hexenila, acetato de cis-3-hexenila, propionato de etila, butirato de etila, butirato de butila, butirato de isoamila, butirato de hexila, isobutirato de cis-3-hexenila, 2-metilbutirato de etila, hexanoato de etila e isovalerato de etila. Para tanto, realizou-se uma análise de regressão linear de dados experimentais da viscosidade de cada éster em função da temperatura. Estes dados experimentais foram encontrados na literatura. Os valores da energia de ativação viscosa para os ésteres estudados encontram-se entre 6,454 e 12,745kJ.mol-1. Os coeficientes de correlação foram próximos da unidade. A ausência na literatura de valores da energia de ativação viscosa para os ésteres estudados neste trabalho dificultou a comparação e a classificação dos valores da energia de ativação viscosa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-26
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/705
10.18674/exacta.v5i1.705
url https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/705
identifier_str_mv 10.18674/exacta.v5i1.705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/705/439
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
dc.source.none.fl_str_mv e-xacta; v. 5, n. 1 (2012)
1984-3151
1984-3151
reponame:Revista e-xacta
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str Revista e-xacta
collection Revista e-xacta
repository.name.fl_str_mv Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv exacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com
_version_ 1800215679571329024