O PAPEL DO CONTRATO DIDÁTICO NA TRÍADE ESTUDANTE - PROFESSOR - SABER NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS DOS SUJEITOS NA RELAÇÃO DIDÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pivatto, Wanderley
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Schuhmacher, Elcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista e-xacta
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1065
Resumo: O artigo teve como proposta analisar o comportamento da relação entre professor e estudante, sob a luz do contrato didático, entendido por Brousseau (1999) como um instrumento de análise a partir da tríade relação docente-discente-saber. O enfoque da investigação esteve assentado nas expectativas dos estudantes e professores na efetivação das regras que compõem um contrato didático, delineado por direitos e promessas de um saber que se deseja por ambas as partes, bem como a ocorrência de transgressão e negociação dos itens orientadores contratuais. Para realizar a investigação, a metodologia utilizada foi a realização de uma entrevista com professores e estudantes de três turmas de 2ª série do Ensino Médio, durante as aulas de Matemática, de uma escola da rede pública de Florianópolis, Santa Catarina. Os resultados mostraram que tanto aos estudantes quanto aos professores, para a formação do contrato didático, é necessário que as duas partes participem ativamente nesse processo de construção de regras que norteará os trabalhos em sala de aula.AbstractThe article was proposed to analyze the behavior of the relationship between teacher and student, under the light of didactic contract, understood by Brousseau (1999) as an analytical tool from the triad teacherstudent relationship and knowledge. The focus of research has been sitting on the expectations of students and teachers in the effective rules that make up a didactic contract outlined rights and promises of a knowledge that is desired by both parties, as well as the occurrence of transgression and negotiation of contractual items guiding . To conduct the research, the methodology used was conducting an interview with teachers and students from three classes of 2nd year of high school, during math classes, a public school in Florianopolis, Santa Catarina. The results showed that both students and teachers for the training of didactic contract, it is necessary that both parties participate actively in the process of constructing rules that will guide the work in the classroom.
id UNIBH-2_fe03ae78360fbfc4a5bcffed317edbaf
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/1065
network_acronym_str UNIBH-2
network_name_str Revista e-xacta
repository_id_str
spelling O PAPEL DO CONTRATO DIDÁTICO NA TRÍADE ESTUDANTE - PROFESSOR - SABER NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS DOS SUJEITOS NA RELAÇÃO DIDÁTICAEnsino de MatemáticaContrato didático. Ensino de Matemática. Tríade relação didática.Contrato DidáticoO artigo teve como proposta analisar o comportamento da relação entre professor e estudante, sob a luz do contrato didático, entendido por Brousseau (1999) como um instrumento de análise a partir da tríade relação docente-discente-saber. O enfoque da investigação esteve assentado nas expectativas dos estudantes e professores na efetivação das regras que compõem um contrato didático, delineado por direitos e promessas de um saber que se deseja por ambas as partes, bem como a ocorrência de transgressão e negociação dos itens orientadores contratuais. Para realizar a investigação, a metodologia utilizada foi a realização de uma entrevista com professores e estudantes de três turmas de 2ª série do Ensino Médio, durante as aulas de Matemática, de uma escola da rede pública de Florianópolis, Santa Catarina. Os resultados mostraram que tanto aos estudantes quanto aos professores, para a formação do contrato didático, é necessário que as duas partes participem ativamente nesse processo de construção de regras que norteará os trabalhos em sala de aula.AbstractThe article was proposed to analyze the behavior of the relationship between teacher and student, under the light of didactic contract, understood by Brousseau (1999) as an analytical tool from the triad teacherstudent relationship and knowledge. The focus of research has been sitting on the expectations of students and teachers in the effective rules that make up a didactic contract outlined rights and promises of a knowledge that is desired by both parties, as well as the occurrence of transgression and negotiation of contractual items guiding . To conduct the research, the methodology used was conducting an interview with teachers and students from three classes of 2nd year of high school, during math classes, a public school in Florianopolis, Santa Catarina. The results showed that both students and teachers for the training of didactic contract, it is necessary that both parties participate actively in the process of constructing rules that will guide the work in the classroom.Associação Brasileira de Editores Científicos - ABECPivatto, WanderleySchuhmacher, Elcio2013-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/106510.18674/exacta.v6i2.1065e-xacta; v. 6, n. 2 (2013); 131-1381984-31511984-3151reponame:Revista e-xactainstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1065/620info:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-05T19:44:02Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/1065Revistahttps://revistas.unibh.br/dcet/PUBhttps://revistas.unibh.br/dcet/oaiexacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com1984-31511984-3151opendoar:2016-10-05T19:44:02Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL DO CONTRATO DIDÁTICO NA TRÍADE ESTUDANTE - PROFESSOR - SABER NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS DOS SUJEITOS NA RELAÇÃO DIDÁTICA
title O PAPEL DO CONTRATO DIDÁTICO NA TRÍADE ESTUDANTE - PROFESSOR - SABER NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS DOS SUJEITOS NA RELAÇÃO DIDÁTICA
spellingShingle O PAPEL DO CONTRATO DIDÁTICO NA TRÍADE ESTUDANTE - PROFESSOR - SABER NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS DOS SUJEITOS NA RELAÇÃO DIDÁTICA
Pivatto, Wanderley
Ensino de Matemática
Contrato didático. Ensino de Matemática. Tríade relação didática.
Contrato Didático
title_short O PAPEL DO CONTRATO DIDÁTICO NA TRÍADE ESTUDANTE - PROFESSOR - SABER NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS DOS SUJEITOS NA RELAÇÃO DIDÁTICA
title_full O PAPEL DO CONTRATO DIDÁTICO NA TRÍADE ESTUDANTE - PROFESSOR - SABER NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS DOS SUJEITOS NA RELAÇÃO DIDÁTICA
title_fullStr O PAPEL DO CONTRATO DIDÁTICO NA TRÍADE ESTUDANTE - PROFESSOR - SABER NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS DOS SUJEITOS NA RELAÇÃO DIDÁTICA
title_full_unstemmed O PAPEL DO CONTRATO DIDÁTICO NA TRÍADE ESTUDANTE - PROFESSOR - SABER NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS DOS SUJEITOS NA RELAÇÃO DIDÁTICA
title_sort O PAPEL DO CONTRATO DIDÁTICO NA TRÍADE ESTUDANTE - PROFESSOR - SABER NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS DOS SUJEITOS NA RELAÇÃO DIDÁTICA
author Pivatto, Wanderley
author_facet Pivatto, Wanderley
Schuhmacher, Elcio
author_role author
author2 Schuhmacher, Elcio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pivatto, Wanderley
Schuhmacher, Elcio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Contrato didático. Ensino de Matemática. Tríade relação didática.
Contrato Didático
topic Ensino de Matemática
Contrato didático. Ensino de Matemática. Tríade relação didática.
Contrato Didático
description O artigo teve como proposta analisar o comportamento da relação entre professor e estudante, sob a luz do contrato didático, entendido por Brousseau (1999) como um instrumento de análise a partir da tríade relação docente-discente-saber. O enfoque da investigação esteve assentado nas expectativas dos estudantes e professores na efetivação das regras que compõem um contrato didático, delineado por direitos e promessas de um saber que se deseja por ambas as partes, bem como a ocorrência de transgressão e negociação dos itens orientadores contratuais. Para realizar a investigação, a metodologia utilizada foi a realização de uma entrevista com professores e estudantes de três turmas de 2ª série do Ensino Médio, durante as aulas de Matemática, de uma escola da rede pública de Florianópolis, Santa Catarina. Os resultados mostraram que tanto aos estudantes quanto aos professores, para a formação do contrato didático, é necessário que as duas partes participem ativamente nesse processo de construção de regras que norteará os trabalhos em sala de aula.AbstractThe article was proposed to analyze the behavior of the relationship between teacher and student, under the light of didactic contract, understood by Brousseau (1999) as an analytical tool from the triad teacherstudent relationship and knowledge. The focus of research has been sitting on the expectations of students and teachers in the effective rules that make up a didactic contract outlined rights and promises of a knowledge that is desired by both parties, as well as the occurrence of transgression and negotiation of contractual items guiding . To conduct the research, the methodology used was conducting an interview with teachers and students from three classes of 2nd year of high school, during math classes, a public school in Florianopolis, Santa Catarina. The results showed that both students and teachers for the training of didactic contract, it is necessary that both parties participate actively in the process of constructing rules that will guide the work in the classroom.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1065
10.18674/exacta.v6i2.1065
url https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1065
identifier_str_mv 10.18674/exacta.v6i2.1065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1065/620
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
dc.source.none.fl_str_mv e-xacta; v. 6, n. 2 (2013); 131-138
1984-3151
1984-3151
reponame:Revista e-xacta
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str Revista e-xacta
collection Revista e-xacta
repository.name.fl_str_mv Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv exacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com
_version_ 1800215679636340736