TRABALHO E POLÍTICA. A ORGANIZAÇÃO DO SUJEITO COLETIVO. REFERÊNCIAS CULTURAIS DO MOMENTO.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Direitos Fundamentais e Democracia |
Texto Completo: | https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/2689 |
Resumo: | Por ocasião da visita de Angela Davis à Espanha, houve um interesse lógico em reconhecer no pensamento e na ação da teoria crítica uma série de indícios sobre a subjetividade política capaz de pensar uma alternativa mundial ao sistema capitalista e sua capacidade de governo global, uma reflexão que teria alguma aplicação imediata no debate cultural e nas ideias que ocorrem entre nós. Em entrevista concedida a El Salto por María Colera Intxausti, o cerne da questão estava no que Nancy Fraser chamou de dissociação da chamada 'política de identidade' da política de classe", o que gerou uma luta por reconhecimento, em vez de redistribuição, com um deslocamento do sujeito coletivo para um individualizado, ao que a entrevistada respondeu que o que considerava "mais problemático" sobre as políticas de identidade era "a forma como muitas vezes as identidades são naturalizadas e não são consideradas como um produto da luta política, de modo que não se situam em relação às lutas de classes e antirracistas”, enquanto baseadas em experiências históricas relevantes das lutas raciais do final dos anos 1960 e início dos anos 1970. |
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TRABALHO E POLÍTICA. A ORGANIZAÇÃO DO SUJEITO COLETIVO. REFERÊNCIAS CULTURAIS DO MOMENTO.Por ocasião da visita de Angela Davis à Espanha, houve um interesse lógico em reconhecer no pensamento e na ação da teoria crítica uma série de indícios sobre a subjetividade política capaz de pensar uma alternativa mundial ao sistema capitalista e sua capacidade de governo global, uma reflexão que teria alguma aplicação imediata no debate cultural e nas ideias que ocorrem entre nós. Em entrevista concedida a El Salto por María Colera Intxausti, o cerne da questão estava no que Nancy Fraser chamou de dissociação da chamada 'política de identidade' da política de classe", o que gerou uma luta por reconhecimento, em vez de redistribuição, com um deslocamento do sujeito coletivo para um individualizado, ao que a entrevistada respondeu que o que considerava "mais problemático" sobre as políticas de identidade era "a forma como muitas vezes as identidades são naturalizadas e não são consideradas como um produto da luta política, de modo que não se situam em relação às lutas de classes e antirracistas”, enquanto baseadas em experiências históricas relevantes das lutas raciais do final dos anos 1960 e início dos anos 1970. Centro Universitário Autônomo do Brasil2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/268910.25192/issn.1982-0496.rdfd v28i22689Revista Direitos Fundamentais & Democracia; v. 28 n. 2 (2023): Revista Direitos Fundamentais & Democracia; 333-340Revista Direitos Fundamentais & Democracia; Vol. 28 No. 2 (2023): Revista Direitos Fundamentais & Democracia; 333-3401982-0496reponame:Revista Direitos Fundamentais e Democraciainstname:Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil)instacron:UNIBRASILporhttps://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/2689/788Copyright (c) 2023 Antonio Baylos; Andréa Arruda Vazhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaylos, Antonio2023-12-16T22:18:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2689Revistahttp://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfdONGhttps://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/oairevistadfd@unibrasil.com.br||ebgomes@me.com1982-04961982-0496opendoar:2023-12-16T22:18:59Revista Direitos Fundamentais e Democracia - Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil)false |
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