Associativismo e repertórios de ação político-institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lüchmann, Lígia Helena Hahn
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Schaefer, Márcia Inês, Nicoletti, André Selayaran
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Opinião Pública (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8650184
Resumo: Respaldado pelos estudos no campo da sociologia política e em diálogo com as teorias sobre o associativismo e suas relações com a democracia, este artigo visa testar os esforços de tipificação do campo associativo tendo em conta a adoção de repertórios de atuação político-institucional. Mobilizando o conceito de associativismo em articulação com a ideia de ecologia democrática das associações, o artigo busca sistematizar os resultados de uma pesquisa junto ao associativismo de Florianópolis, que decompõe as suas práticas em dois tipos de repertórios ainda pouco explorados, a saber: o de ação voltado para a mobilização do direito, com destaque às ações civis públicas; e o de representação das associações junto aos conselhos gestores de políticas públicas. De maneira geral, nossos dados confirmaram uma importante presença do associativismo no uso desses repertórios, indicando que, embora a grande maioria ocupe assento nos diferentes conselhos da cidade, tem crescido o número de associações que ingressam com ações civis públicas, com destaque às associações de defesa de direitos. Os dados também indicam que tipos diferentes de associações mobilizam repertórios comuns e, embora haja variação no universo associativo mapeado, as organizações do mundo do trabalho (sindicatos e associações profissionais) e as associações de base territorial se destacaram no uso desses dois repertórios.
id UNICAMP-10_11430ee32fac197739c26ca2dc3e93a4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650184
network_acronym_str UNICAMP-10
network_name_str Opinião Pública (Online)
repository_id_str
spelling Associativismo e repertórios de ação político-institucionalAssociativismo. Democracia. Repertórios. Ação civil pública. Conselhos gestores.Respaldado pelos estudos no campo da sociologia política e em diálogo com as teorias sobre o associativismo e suas relações com a democracia, este artigo visa testar os esforços de tipificação do campo associativo tendo em conta a adoção de repertórios de atuação político-institucional. Mobilizando o conceito de associativismo em articulação com a ideia de ecologia democrática das associações, o artigo busca sistematizar os resultados de uma pesquisa junto ao associativismo de Florianópolis, que decompõe as suas práticas em dois tipos de repertórios ainda pouco explorados, a saber: o de ação voltado para a mobilização do direito, com destaque às ações civis públicas; e o de representação das associações junto aos conselhos gestores de políticas públicas. De maneira geral, nossos dados confirmaram uma importante presença do associativismo no uso desses repertórios, indicando que, embora a grande maioria ocupe assento nos diferentes conselhos da cidade, tem crescido o número de associações que ingressam com ações civis públicas, com destaque às associações de defesa de direitos. Os dados também indicam que tipos diferentes de associações mobilizam repertórios comuns e, embora haja variação no universo associativo mapeado, as organizações do mundo do trabalho (sindicatos e associações profissionais) e as associações de base territorial se destacaram no uso desses dois repertórios. Universidade Estadual de Campinas2017-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa analíticaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8650184Opinião Pública; Vol. 23 No. 2 (2017): maio/ago.; 361-396Opinião Pública; Vol. 23 Núm. 2 (2017): maio/ago.; 361-396Opinião Pública; v. 23 n. 2 (2017): maio/ago.; 361-3961807-0191reponame:Opinião Pública (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8650184/17044Lüchmann, Lígia Helena HahnSchaefer, Márcia InêsNicoletti, André Selayaraninfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-09T09:38:34Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650184Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/opPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/oaicesop@unicamp.br||racael@unicamp.br || rop@unicamp.br1807-01910104-6276opendoar:2017-11-09T09:38:34Opinião Pública (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Associativismo e repertórios de ação político-institucional
title Associativismo e repertórios de ação político-institucional
spellingShingle Associativismo e repertórios de ação político-institucional
Lüchmann, Lígia Helena Hahn
Associativismo. Democracia. Repertórios. Ação civil pública. Conselhos gestores.
title_short Associativismo e repertórios de ação político-institucional
title_full Associativismo e repertórios de ação político-institucional
title_fullStr Associativismo e repertórios de ação político-institucional
title_full_unstemmed Associativismo e repertórios de ação político-institucional
title_sort Associativismo e repertórios de ação político-institucional
author Lüchmann, Lígia Helena Hahn
author_facet Lüchmann, Lígia Helena Hahn
Schaefer, Márcia Inês
Nicoletti, André Selayaran
author_role author
author2 Schaefer, Márcia Inês
Nicoletti, André Selayaran
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lüchmann, Lígia Helena Hahn
Schaefer, Márcia Inês
Nicoletti, André Selayaran
dc.subject.por.fl_str_mv Associativismo. Democracia. Repertórios. Ação civil pública. Conselhos gestores.
topic Associativismo. Democracia. Repertórios. Ação civil pública. Conselhos gestores.
description Respaldado pelos estudos no campo da sociologia política e em diálogo com as teorias sobre o associativismo e suas relações com a democracia, este artigo visa testar os esforços de tipificação do campo associativo tendo em conta a adoção de repertórios de atuação político-institucional. Mobilizando o conceito de associativismo em articulação com a ideia de ecologia democrática das associações, o artigo busca sistematizar os resultados de uma pesquisa junto ao associativismo de Florianópolis, que decompõe as suas práticas em dois tipos de repertórios ainda pouco explorados, a saber: o de ação voltado para a mobilização do direito, com destaque às ações civis públicas; e o de representação das associações junto aos conselhos gestores de políticas públicas. De maneira geral, nossos dados confirmaram uma importante presença do associativismo no uso desses repertórios, indicando que, embora a grande maioria ocupe assento nos diferentes conselhos da cidade, tem crescido o número de associações que ingressam com ações civis públicas, com destaque às associações de defesa de direitos. Os dados também indicam que tipos diferentes de associações mobilizam repertórios comuns e, embora haja variação no universo associativo mapeado, as organizações do mundo do trabalho (sindicatos e associações profissionais) e as associações de base territorial se destacaram no uso desses dois repertórios.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa analítica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8650184
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8650184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8650184/17044
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Opinião Pública; Vol. 23 No. 2 (2017): maio/ago.; 361-396
Opinião Pública; Vol. 23 Núm. 2 (2017): maio/ago.; 361-396
Opinião Pública; v. 23 n. 2 (2017): maio/ago.; 361-396
1807-0191
reponame:Opinião Pública (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Opinião Pública (Online)
collection Opinião Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Opinião Pública (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cesop@unicamp.br||racael@unicamp.br || rop@unicamp.br
_version_ 1800217017672794112