O dinheiro importa menos para os candidatos evangélicos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo Netto, Gabriela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Speck, Bruno Wilhelm
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Opinião Pública (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8651209
Resumo: Este artigo se insere nos estudos sobre o impacto do dinheiro sobre o desempenho eleitoral de candidatos em eleições legislativas. Mais especificamente dialogamos com a literatura que analisa se os recursos financeiros importam mais para candidatos com determinados perfis. Para as eleições de 2010 e 2014 para os cargos de deputado federal e estadual, verificamos que, para os candidatos que se apresentam como evangélicos, o dinheiro tem um peso menor para alavancar as campanhas eleitorais. Identificamos esses candidatos através do seu nome de urna, uma técnica usada em pesquisas anteriores. O mecanismo causal que explica esse efeito menor do dinheiro sobre as candidaturas evangélicas é a mobilização do capital simbólico e real das igrejas protestantes. Esse resultado se alinha com outras pesquisas que mostram o valor relativo do dinheiro para alavancar o desempenho nas urnas. Candidatos que dispõem de outros mecanismos para acessar e mobilizar potenciais eleitores, como o apoio institucional da igreja, o acesso aos fiéis e os recursos não contabilizados, dependem menos dos recursos financeiros declarados do que os seus competidores.
id UNICAMP-10_848419096c5ce5cd4c441cd40020f280
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651209
network_acronym_str UNICAMP-10
network_name_str Opinião Pública (Online)
repository_id_str
spelling O dinheiro importa menos para os candidatos evangélicos?Financiamento de campanha. Eleições. Religião.Este artigo se insere nos estudos sobre o impacto do dinheiro sobre o desempenho eleitoral de candidatos em eleições legislativas. Mais especificamente dialogamos com a literatura que analisa se os recursos financeiros importam mais para candidatos com determinados perfis. Para as eleições de 2010 e 2014 para os cargos de deputado federal e estadual, verificamos que, para os candidatos que se apresentam como evangélicos, o dinheiro tem um peso menor para alavancar as campanhas eleitorais. Identificamos esses candidatos através do seu nome de urna, uma técnica usada em pesquisas anteriores. O mecanismo causal que explica esse efeito menor do dinheiro sobre as candidaturas evangélicas é a mobilização do capital simbólico e real das igrejas protestantes. Esse resultado se alinha com outras pesquisas que mostram o valor relativo do dinheiro para alavancar o desempenho nas urnas. Candidatos que dispõem de outros mecanismos para acessar e mobilizar potenciais eleitores, como o apoio institucional da igreja, o acesso aos fiéis e os recursos não contabilizados, dependem menos dos recursos financeiros declarados do que os seus competidores.Universidade Estadual de Campinas2017-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8651209Opinião Pública; Vol. 23 No. 3 (2017): set./dez.; 809-836Opinião Pública; Vol. 23 Núm. 3 (2017): set./dez.; 809-836Opinião Pública; v. 23 n. 3 (2017): set./dez.; 809-8361807-0191reponame:Opinião Pública (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8651209/17289Figueiredo Netto, GabrielaSpeck, Bruno Wilhelminfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-27T14:21:25Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651209Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/opPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/oaicesop@unicamp.br||racael@unicamp.br || rop@unicamp.br1807-01910104-6276opendoar:2018-03-27T14:21:25Opinião Pública (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O dinheiro importa menos para os candidatos evangélicos?
title O dinheiro importa menos para os candidatos evangélicos?
spellingShingle O dinheiro importa menos para os candidatos evangélicos?
Figueiredo Netto, Gabriela
Financiamento de campanha. Eleições. Religião.
title_short O dinheiro importa menos para os candidatos evangélicos?
title_full O dinheiro importa menos para os candidatos evangélicos?
title_fullStr O dinheiro importa menos para os candidatos evangélicos?
title_full_unstemmed O dinheiro importa menos para os candidatos evangélicos?
title_sort O dinheiro importa menos para os candidatos evangélicos?
author Figueiredo Netto, Gabriela
author_facet Figueiredo Netto, Gabriela
Speck, Bruno Wilhelm
author_role author
author2 Speck, Bruno Wilhelm
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo Netto, Gabriela
Speck, Bruno Wilhelm
dc.subject.por.fl_str_mv Financiamento de campanha. Eleições. Religião.
topic Financiamento de campanha. Eleições. Religião.
description Este artigo se insere nos estudos sobre o impacto do dinheiro sobre o desempenho eleitoral de candidatos em eleições legislativas. Mais especificamente dialogamos com a literatura que analisa se os recursos financeiros importam mais para candidatos com determinados perfis. Para as eleições de 2010 e 2014 para os cargos de deputado federal e estadual, verificamos que, para os candidatos que se apresentam como evangélicos, o dinheiro tem um peso menor para alavancar as campanhas eleitorais. Identificamos esses candidatos através do seu nome de urna, uma técnica usada em pesquisas anteriores. O mecanismo causal que explica esse efeito menor do dinheiro sobre as candidaturas evangélicas é a mobilização do capital simbólico e real das igrejas protestantes. Esse resultado se alinha com outras pesquisas que mostram o valor relativo do dinheiro para alavancar o desempenho nas urnas. Candidatos que dispõem de outros mecanismos para acessar e mobilizar potenciais eleitores, como o apoio institucional da igreja, o acesso aos fiéis e os recursos não contabilizados, dependem menos dos recursos financeiros declarados do que os seus competidores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8651209
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8651209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8651209/17289
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Opinião Pública; Vol. 23 No. 3 (2017): set./dez.; 809-836
Opinião Pública; Vol. 23 Núm. 3 (2017): set./dez.; 809-836
Opinião Pública; v. 23 n. 3 (2017): set./dez.; 809-836
1807-0191
reponame:Opinião Pública (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Opinião Pública (Online)
collection Opinião Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Opinião Pública (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cesop@unicamp.br||racael@unicamp.br || rop@unicamp.br
_version_ 1800217017998901248