Parlamentares, representação política e redes sociais digitais: perfis de uso do Twitter na Câmara dos Deputados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Francisco Paulo Jamil Almeida
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Aquino, Jakson Alves, Miola, Edna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Opinião Pública (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641548
Resumo: O objetivo do artigo é refletir sobre as formas de uso do Twitter por parte dos parlamentares com mandato vigente na Câmara dos Deputados durante a Legislatura 2011-2015. Pretende-se investigar que fatores levam os representantes a investirem no Twitter como parte de sua estratégia de comunicação política. São examinados os perfis públicos dos 463 deputados com registro no microblog. Tais contas foram monitoradas semanalmente (entre fevereiro e julho de 2012), a partir do software de estatística “R”. Os resultados apontam correlações entre o uso da ferramenta e atributos como idade e ocupação de cargos de liderança. Abstract: The article reflects on how members of the Brazilian House of Representatives use Twitter as part of their political communications strategy. We examine all the 463 official accounts registered on Twitter in order to understand the factors that lead legislators to invest in microblogging. Such accounts were weekly monitored (between February and July 2012) by using the statistical software “R”. The results points out correlations between the use of Twitter and attributes like age and occupation of leadership positions.Keywords: internet; representation; House of Representatives; Twitter; social network sites; political communication
id UNICAMP-10_9126c9fcd61afd7632a9e20208589536
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8641548
network_acronym_str UNICAMP-10
network_name_str Opinião Pública (Online)
repository_id_str
spelling Parlamentares, representação política e redes sociais digitais: perfis de uso do Twitter na Câmara dos DeputadosInternet. Representação. Câmara dos Deputados. Twitter. Sites de redes sociais. Comunicação políticaOpinião públicaO objetivo do artigo é refletir sobre as formas de uso do Twitter por parte dos parlamentares com mandato vigente na Câmara dos Deputados durante a Legislatura 2011-2015. Pretende-se investigar que fatores levam os representantes a investirem no Twitter como parte de sua estratégia de comunicação política. São examinados os perfis públicos dos 463 deputados com registro no microblog. Tais contas foram monitoradas semanalmente (entre fevereiro e julho de 2012), a partir do software de estatística “R”. Os resultados apontam correlações entre o uso da ferramenta e atributos como idade e ocupação de cargos de liderança. Abstract: The article reflects on how members of the Brazilian House of Representatives use Twitter as part of their political communications strategy. We examine all the 463 official accounts registered on Twitter in order to understand the factors that lead legislators to invest in microblogging. Such accounts were weekly monitored (between February and July 2012) by using the statistical software “R”. The results points out correlations between the use of Twitter and attributes like age and occupation of leadership positions.Keywords: internet; representation; House of Representatives; Twitter; social network sites; political communicationUniversidade Estadual de Campinas2015-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641548Opinião Pública; Vol. 20 No. 2: ago. 2014; 178-203Opinião Pública; Vol. 20 Núm. 2: ago. 2014; 178-203Opinião Pública; v. 20 n. 2: ago. 2014; 178-2031807-0191reponame:Opinião Pública (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641548/9049Marques, Francisco Paulo Jamil AlmeidaAquino, Jakson AlvesMiola, Ednainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-09T14:36:31Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8641548Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/opPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/oaicesop@unicamp.br||racael@unicamp.br || rop@unicamp.br1807-01910104-6276opendoar:2015-11-09T14:36:31Opinião Pública (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Parlamentares, representação política e redes sociais digitais: perfis de uso do Twitter na Câmara dos Deputados
title Parlamentares, representação política e redes sociais digitais: perfis de uso do Twitter na Câmara dos Deputados
spellingShingle Parlamentares, representação política e redes sociais digitais: perfis de uso do Twitter na Câmara dos Deputados
Marques, Francisco Paulo Jamil Almeida
Internet. Representação. Câmara dos Deputados. Twitter. Sites de redes sociais. Comunicação política
Opinião pública
title_short Parlamentares, representação política e redes sociais digitais: perfis de uso do Twitter na Câmara dos Deputados
title_full Parlamentares, representação política e redes sociais digitais: perfis de uso do Twitter na Câmara dos Deputados
title_fullStr Parlamentares, representação política e redes sociais digitais: perfis de uso do Twitter na Câmara dos Deputados
title_full_unstemmed Parlamentares, representação política e redes sociais digitais: perfis de uso do Twitter na Câmara dos Deputados
title_sort Parlamentares, representação política e redes sociais digitais: perfis de uso do Twitter na Câmara dos Deputados
author Marques, Francisco Paulo Jamil Almeida
author_facet Marques, Francisco Paulo Jamil Almeida
Aquino, Jakson Alves
Miola, Edna
author_role author
author2 Aquino, Jakson Alves
Miola, Edna
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Francisco Paulo Jamil Almeida
Aquino, Jakson Alves
Miola, Edna
dc.subject.por.fl_str_mv Internet. Representação. Câmara dos Deputados. Twitter. Sites de redes sociais. Comunicação política
Opinião pública
topic Internet. Representação. Câmara dos Deputados. Twitter. Sites de redes sociais. Comunicação política
Opinião pública
description O objetivo do artigo é refletir sobre as formas de uso do Twitter por parte dos parlamentares com mandato vigente na Câmara dos Deputados durante a Legislatura 2011-2015. Pretende-se investigar que fatores levam os representantes a investirem no Twitter como parte de sua estratégia de comunicação política. São examinados os perfis públicos dos 463 deputados com registro no microblog. Tais contas foram monitoradas semanalmente (entre fevereiro e julho de 2012), a partir do software de estatística “R”. Os resultados apontam correlações entre o uso da ferramenta e atributos como idade e ocupação de cargos de liderança. Abstract: The article reflects on how members of the Brazilian House of Representatives use Twitter as part of their political communications strategy. We examine all the 463 official accounts registered on Twitter in order to understand the factors that lead legislators to invest in microblogging. Such accounts were weekly monitored (between February and July 2012) by using the statistical software “R”. The results points out correlations between the use of Twitter and attributes like age and occupation of leadership positions.Keywords: internet; representation; House of Representatives; Twitter; social network sites; political communication
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641548
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641548/9049
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Opinião Pública; Vol. 20 No. 2: ago. 2014; 178-203
Opinião Pública; Vol. 20 Núm. 2: ago. 2014; 178-203
Opinião Pública; v. 20 n. 2: ago. 2014; 178-203
1807-0191
reponame:Opinião Pública (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Opinião Pública (Online)
collection Opinião Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Opinião Pública (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cesop@unicamp.br||racael@unicamp.br || rop@unicamp.br
_version_ 1800217017484050432