Parlamentares, representação política e redes sociais digitais: perfis de uso do Twitter na Câmara dos Deputados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Opinião Pública (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641548 |
Resumo: | O objetivo do artigo é refletir sobre as formas de uso do Twitter por parte dos parlamentares com mandato vigente na Câmara dos Deputados durante a Legislatura 2011-2015. Pretende-se investigar que fatores levam os representantes a investirem no Twitter como parte de sua estratégia de comunicação política. São examinados os perfis públicos dos 463 deputados com registro no microblog. Tais contas foram monitoradas semanalmente (entre fevereiro e julho de 2012), a partir do software de estatística “R”. Os resultados apontam correlações entre o uso da ferramenta e atributos como idade e ocupação de cargos de liderança. Abstract: The article reflects on how members of the Brazilian House of Representatives use Twitter as part of their political communications strategy. We examine all the 463 official accounts registered on Twitter in order to understand the factors that lead legislators to invest in microblogging. Such accounts were weekly monitored (between February and July 2012) by using the statistical software “R”. The results points out correlations between the use of Twitter and attributes like age and occupation of leadership positions.Keywords: internet; representation; House of Representatives; Twitter; social network sites; political communication |
id |
UNICAMP-10_9126c9fcd61afd7632a9e20208589536 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8641548 |
network_acronym_str |
UNICAMP-10 |
network_name_str |
Opinião Pública (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Parlamentares, representação política e redes sociais digitais: perfis de uso do Twitter na Câmara dos DeputadosInternet. Representação. Câmara dos Deputados. Twitter. Sites de redes sociais. Comunicação políticaOpinião públicaO objetivo do artigo é refletir sobre as formas de uso do Twitter por parte dos parlamentares com mandato vigente na Câmara dos Deputados durante a Legislatura 2011-2015. Pretende-se investigar que fatores levam os representantes a investirem no Twitter como parte de sua estratégia de comunicação política. São examinados os perfis públicos dos 463 deputados com registro no microblog. Tais contas foram monitoradas semanalmente (entre fevereiro e julho de 2012), a partir do software de estatística “R”. Os resultados apontam correlações entre o uso da ferramenta e atributos como idade e ocupação de cargos de liderança. Abstract: The article reflects on how members of the Brazilian House of Representatives use Twitter as part of their political communications strategy. We examine all the 463 official accounts registered on Twitter in order to understand the factors that lead legislators to invest in microblogging. Such accounts were weekly monitored (between February and July 2012) by using the statistical software “R”. The results points out correlations between the use of Twitter and attributes like age and occupation of leadership positions.Keywords: internet; representation; House of Representatives; Twitter; social network sites; political communicationUniversidade Estadual de Campinas2015-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641548Opinião Pública; Vol. 20 No. 2: ago. 2014; 178-203Opinião Pública; Vol. 20 Núm. 2: ago. 2014; 178-203Opinião Pública; v. 20 n. 2: ago. 2014; 178-2031807-0191reponame:Opinião Pública (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641548/9049Marques, Francisco Paulo Jamil AlmeidaAquino, Jakson AlvesMiola, Ednainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-09T14:36:31Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8641548Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/opPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/oaicesop@unicamp.br||racael@unicamp.br || rop@unicamp.br1807-01910104-6276opendoar:2015-11-09T14:36:31Opinião Pública (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Parlamentares, representação política e redes sociais digitais: perfis de uso do Twitter na Câmara dos Deputados |
title |
Parlamentares, representação política e redes sociais digitais: perfis de uso do Twitter na Câmara dos Deputados |
spellingShingle |
Parlamentares, representação política e redes sociais digitais: perfis de uso do Twitter na Câmara dos Deputados Marques, Francisco Paulo Jamil Almeida Internet. Representação. Câmara dos Deputados. Twitter. Sites de redes sociais. Comunicação política Opinião pública |
title_short |
Parlamentares, representação política e redes sociais digitais: perfis de uso do Twitter na Câmara dos Deputados |
title_full |
Parlamentares, representação política e redes sociais digitais: perfis de uso do Twitter na Câmara dos Deputados |
title_fullStr |
Parlamentares, representação política e redes sociais digitais: perfis de uso do Twitter na Câmara dos Deputados |
title_full_unstemmed |
Parlamentares, representação política e redes sociais digitais: perfis de uso do Twitter na Câmara dos Deputados |
title_sort |
Parlamentares, representação política e redes sociais digitais: perfis de uso do Twitter na Câmara dos Deputados |
author |
Marques, Francisco Paulo Jamil Almeida |
author_facet |
Marques, Francisco Paulo Jamil Almeida Aquino, Jakson Alves Miola, Edna |
author_role |
author |
author2 |
Aquino, Jakson Alves Miola, Edna |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Francisco Paulo Jamil Almeida Aquino, Jakson Alves Miola, Edna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet. Representação. Câmara dos Deputados. Twitter. Sites de redes sociais. Comunicação política Opinião pública |
topic |
Internet. Representação. Câmara dos Deputados. Twitter. Sites de redes sociais. Comunicação política Opinião pública |
description |
O objetivo do artigo é refletir sobre as formas de uso do Twitter por parte dos parlamentares com mandato vigente na Câmara dos Deputados durante a Legislatura 2011-2015. Pretende-se investigar que fatores levam os representantes a investirem no Twitter como parte de sua estratégia de comunicação política. São examinados os perfis públicos dos 463 deputados com registro no microblog. Tais contas foram monitoradas semanalmente (entre fevereiro e julho de 2012), a partir do software de estatística “R”. Os resultados apontam correlações entre o uso da ferramenta e atributos como idade e ocupação de cargos de liderança. Abstract: The article reflects on how members of the Brazilian House of Representatives use Twitter as part of their political communications strategy. We examine all the 463 official accounts registered on Twitter in order to understand the factors that lead legislators to invest in microblogging. Such accounts were weekly monitored (between February and July 2012) by using the statistical software “R”. The results points out correlations between the use of Twitter and attributes like age and occupation of leadership positions.Keywords: internet; representation; House of Representatives; Twitter; social network sites; political communication |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641548 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641548/9049 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Opinião Pública; Vol. 20 No. 2: ago. 2014; 178-203 Opinião Pública; Vol. 20 Núm. 2: ago. 2014; 178-203 Opinião Pública; v. 20 n. 2: ago. 2014; 178-203 1807-0191 reponame:Opinião Pública (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Opinião Pública (Online) |
collection |
Opinião Pública (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Opinião Pública (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
cesop@unicamp.br||racael@unicamp.br || rop@unicamp.br |
_version_ |
1800217017484050432 |