Gênero e humor nas redes sociais: a campanha contra Dilma Rousseff no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carniel, Fagner
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ruggi, Lennita, Ruggi, Júlia de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Opinião Pública (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8654293
Resumo: Este artigo tem como corpus analítico um conjunto de 69 memes contrários a Dilma Rousseff que viralizaram na web brasileira entre junho de 2014 e agosto de 2016 e investiga os conteúdos mobilizados durante a campanha pública em favor do golpe parlamentar ocorrido no Brasil em 2016. A análise dessas produções, enquanto ferramentas nas disputas políticas que culminaram no golpe, é uma forma de interpretar as dinâmicas contemporâneas da política brasileira e o próprio lugar conferido à figura da mulher e do feminino no espaço público. O acervo coletado revela que a comicidade se constrói, em larga medida, sobre as desigualdades de gênero e, ao não problematizar tal enquadramento subjacente, o reforça. Enquanto estratégia analítica, propomos a classificação dos memes em quatro chaves interpretativas inspiradas na teoria política feminista: (1) despersonalização ou invisibilização; (2) humilhação ou ridicularização; (3) objetificação ou sexualização; e (4) agressão ou violência. Ao identificar os dispositivos que sustentam a comicidade a partir de parâmetros discursivos compartilhados, a pesquisa demonstra como a dimensão generificada do humor político mobilizou estereótipos sexistas e misóginos que não apenas atingiram Dilma Rousseff, mas reforçaram o próprio lugar simbólico das mulheres na política nacional.
id UNICAMP-10_aab9817fcafa8fea13fea4e2b287dccf
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8654293
network_acronym_str UNICAMP-10
network_name_str Opinião Pública (Online)
repository_id_str
spelling Gênero e humor nas redes sociais: a campanha contra Dilma Rousseff no BrasilDilma Rousseff. Gênero. Humor. Redes sociais. Representação política.Este artigo tem como corpus analítico um conjunto de 69 memes contrários a Dilma Rousseff que viralizaram na web brasileira entre junho de 2014 e agosto de 2016 e investiga os conteúdos mobilizados durante a campanha pública em favor do golpe parlamentar ocorrido no Brasil em 2016. A análise dessas produções, enquanto ferramentas nas disputas políticas que culminaram no golpe, é uma forma de interpretar as dinâmicas contemporâneas da política brasileira e o próprio lugar conferido à figura da mulher e do feminino no espaço público. O acervo coletado revela que a comicidade se constrói, em larga medida, sobre as desigualdades de gênero e, ao não problematizar tal enquadramento subjacente, o reforça. Enquanto estratégia analítica, propomos a classificação dos memes em quatro chaves interpretativas inspiradas na teoria política feminista: (1) despersonalização ou invisibilização; (2) humilhação ou ridicularização; (3) objetificação ou sexualização; e (4) agressão ou violência. Ao identificar os dispositivos que sustentam a comicidade a partir de parâmetros discursivos compartilhados, a pesquisa demonstra como a dimensão generificada do humor político mobilizou estereótipos sexistas e misóginos que não apenas atingiram Dilma Rousseff, mas reforçaram o próprio lugar simbólico das mulheres na política nacional.Universidade Estadual de Campinas2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNão se aplicaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8654293Opinião Pública; Vol. 24 No. 3 (2018): set./dez.; 523-546Opinião Pública; Vol. 24 Núm. 3 (2018): set./dez.; 523-546Opinião Pública; v. 24 n. 3 (2018): set./dez.; 523-5461807-0191reponame:Opinião Pública (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8654293/18948Carniel, FagnerRuggi, LennitaRuggi, Júlia de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-17T13:41:38Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8654293Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/opPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/oaicesop@unicamp.br||racael@unicamp.br || rop@unicamp.br1807-01910104-6276opendoar:2018-12-17T13:41:38Opinião Pública (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero e humor nas redes sociais: a campanha contra Dilma Rousseff no Brasil
title Gênero e humor nas redes sociais: a campanha contra Dilma Rousseff no Brasil
spellingShingle Gênero e humor nas redes sociais: a campanha contra Dilma Rousseff no Brasil
Carniel, Fagner
Dilma Rousseff. Gênero. Humor. Redes sociais. Representação política.
title_short Gênero e humor nas redes sociais: a campanha contra Dilma Rousseff no Brasil
title_full Gênero e humor nas redes sociais: a campanha contra Dilma Rousseff no Brasil
title_fullStr Gênero e humor nas redes sociais: a campanha contra Dilma Rousseff no Brasil
title_full_unstemmed Gênero e humor nas redes sociais: a campanha contra Dilma Rousseff no Brasil
title_sort Gênero e humor nas redes sociais: a campanha contra Dilma Rousseff no Brasil
author Carniel, Fagner
author_facet Carniel, Fagner
Ruggi, Lennita
Ruggi, Júlia de Oliveira
author_role author
author2 Ruggi, Lennita
Ruggi, Júlia de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carniel, Fagner
Ruggi, Lennita
Ruggi, Júlia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Dilma Rousseff. Gênero. Humor. Redes sociais. Representação política.
topic Dilma Rousseff. Gênero. Humor. Redes sociais. Representação política.
description Este artigo tem como corpus analítico um conjunto de 69 memes contrários a Dilma Rousseff que viralizaram na web brasileira entre junho de 2014 e agosto de 2016 e investiga os conteúdos mobilizados durante a campanha pública em favor do golpe parlamentar ocorrido no Brasil em 2016. A análise dessas produções, enquanto ferramentas nas disputas políticas que culminaram no golpe, é uma forma de interpretar as dinâmicas contemporâneas da política brasileira e o próprio lugar conferido à figura da mulher e do feminino no espaço público. O acervo coletado revela que a comicidade se constrói, em larga medida, sobre as desigualdades de gênero e, ao não problematizar tal enquadramento subjacente, o reforça. Enquanto estratégia analítica, propomos a classificação dos memes em quatro chaves interpretativas inspiradas na teoria política feminista: (1) despersonalização ou invisibilização; (2) humilhação ou ridicularização; (3) objetificação ou sexualização; e (4) agressão ou violência. Ao identificar os dispositivos que sustentam a comicidade a partir de parâmetros discursivos compartilhados, a pesquisa demonstra como a dimensão generificada do humor político mobilizou estereótipos sexistas e misóginos que não apenas atingiram Dilma Rousseff, mas reforçaram o próprio lugar simbólico das mulheres na política nacional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Não se aplica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8654293
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8654293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8654293/18948
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Opinião Pública; Vol. 24 No. 3 (2018): set./dez.; 523-546
Opinião Pública; Vol. 24 Núm. 3 (2018): set./dez.; 523-546
Opinião Pública; v. 24 n. 3 (2018): set./dez.; 523-546
1807-0191
reponame:Opinião Pública (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Opinião Pública (Online)
collection Opinião Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Opinião Pública (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cesop@unicamp.br||racael@unicamp.br || rop@unicamp.br
_version_ 1800217018026164224