Dimensões da cibercultura no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Echegaray, Fabián
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Opinião Pública (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641131
Resumo: Este artigo ilustra os efeitos do uso da Internet sobre aspectos atitudinais e comportamentais e descreve diferentes formas nas quais o modo de relação dos usuários com a Internet podem ser descritas e classificadas para os propósitos da análise de segmentação, no Brasil. Primeiro, diferenças entre grupos de usuários e não-usuários são examinadas baseadas em um conjunto de surveys com a população global. Em seguida, uma nova categorização de modos de relacionamento com a Internet, é proposta, usando padrões de informação de uso. Finalmente, o peso relativo desta abordagem, vis-à-vis classificações padrão, explicando hábitos e posturas dos usuários sobre questões relacionadas às esferas do consumo e da política. Abstract This paper illustrates the effects of Internet usage on attitudinal and behavioral aspects and describes different ways in which users’ mode of relationship with the Internet can be profiled and classified for segmentation and analysis purposes, in Brazil. First, differences between-groups of users and non-users are examined based on series of general population sample survey studies. Following this, a new categorization of modes of relationship with the Internet is proposed using information of usage patterns. Finally, I test the relative leverage of this approach, vis-à-vis more standard classifications, in explaining users’ habits and postures on issues related to the spheres of consumption and politics. Key words: Internet, targeting approach, communication, digital citizen
id UNICAMP-10_c28618b3e80b1d61644e7357ed2ec600
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8641131
network_acronym_str UNICAMP-10
network_name_str Opinião Pública (Online)
repository_id_str
spelling Dimensões da cibercultura no BrasilInternet. Análise de segmentação. Comunicação. Cidadão digitalOpinião públicaEste artigo ilustra os efeitos do uso da Internet sobre aspectos atitudinais e comportamentais e descreve diferentes formas nas quais o modo de relação dos usuários com a Internet podem ser descritas e classificadas para os propósitos da análise de segmentação, no Brasil. Primeiro, diferenças entre grupos de usuários e não-usuários são examinadas baseadas em um conjunto de surveys com a população global. Em seguida, uma nova categorização de modos de relacionamento com a Internet, é proposta, usando padrões de informação de uso. Finalmente, o peso relativo desta abordagem, vis-à-vis classificações padrão, explicando hábitos e posturas dos usuários sobre questões relacionadas às esferas do consumo e da política. Abstract This paper illustrates the effects of Internet usage on attitudinal and behavioral aspects and describes different ways in which users’ mode of relationship with the Internet can be profiled and classified for segmentation and analysis purposes, in Brazil. First, differences between-groups of users and non-users are examined based on series of general population sample survey studies. Following this, a new categorization of modes of relationship with the Internet is proposed using information of usage patterns. Finally, I test the relative leverage of this approach, vis-à-vis more standard classifications, in explaining users’ habits and postures on issues related to the spheres of consumption and politics. Key words: Internet, targeting approach, communication, digital citizenUniversidade Estadual de Campinas2015-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641131Opinião Pública; Vol. 9 No. 2: out. 2003; 20-45Opinião Pública; Vol. 9 Núm. 2: out. 2003; 20-45Opinião Pública; v. 9 n. 2: out. 2003; 20-451807-0191reponame:Opinião Pública (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641131/8642Echegaray, Fabiáninfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-05T11:07:29Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8641131Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/opPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/oaicesop@unicamp.br||racael@unicamp.br || rop@unicamp.br1807-01910104-6276opendoar:2015-11-05T11:07:29Opinião Pública (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dimensões da cibercultura no Brasil
title Dimensões da cibercultura no Brasil
spellingShingle Dimensões da cibercultura no Brasil
Echegaray, Fabián
Internet. Análise de segmentação. Comunicação. Cidadão digital
Opinião pública
title_short Dimensões da cibercultura no Brasil
title_full Dimensões da cibercultura no Brasil
title_fullStr Dimensões da cibercultura no Brasil
title_full_unstemmed Dimensões da cibercultura no Brasil
title_sort Dimensões da cibercultura no Brasil
author Echegaray, Fabián
author_facet Echegaray, Fabián
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Echegaray, Fabián
dc.subject.por.fl_str_mv Internet. Análise de segmentação. Comunicação. Cidadão digital
Opinião pública
topic Internet. Análise de segmentação. Comunicação. Cidadão digital
Opinião pública
description Este artigo ilustra os efeitos do uso da Internet sobre aspectos atitudinais e comportamentais e descreve diferentes formas nas quais o modo de relação dos usuários com a Internet podem ser descritas e classificadas para os propósitos da análise de segmentação, no Brasil. Primeiro, diferenças entre grupos de usuários e não-usuários são examinadas baseadas em um conjunto de surveys com a população global. Em seguida, uma nova categorização de modos de relacionamento com a Internet, é proposta, usando padrões de informação de uso. Finalmente, o peso relativo desta abordagem, vis-à-vis classificações padrão, explicando hábitos e posturas dos usuários sobre questões relacionadas às esferas do consumo e da política. Abstract This paper illustrates the effects of Internet usage on attitudinal and behavioral aspects and describes different ways in which users’ mode of relationship with the Internet can be profiled and classified for segmentation and analysis purposes, in Brazil. First, differences between-groups of users and non-users are examined based on series of general population sample survey studies. Following this, a new categorization of modes of relationship with the Internet is proposed using information of usage patterns. Finally, I test the relative leverage of this approach, vis-à-vis more standard classifications, in explaining users’ habits and postures on issues related to the spheres of consumption and politics. Key words: Internet, targeting approach, communication, digital citizen
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641131
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641131/8642
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Opinião Pública; Vol. 9 No. 2: out. 2003; 20-45
Opinião Pública; Vol. 9 Núm. 2: out. 2003; 20-45
Opinião Pública; v. 9 n. 2: out. 2003; 20-45
1807-0191
reponame:Opinião Pública (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Opinião Pública (Online)
collection Opinião Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Opinião Pública (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cesop@unicamp.br||racael@unicamp.br || rop@unicamp.br
_version_ 1800217016211079168