Educação, riqueza das nações e tolerância política aos homossexuais: uma análise multinível de 26 países das Américas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seligson, Mitchell
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Morales, Daniel E. Moreno, Russo, Guilherme Azzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Opinião Pública (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8656612
Resumo: Enquanto o efeito positivo da educação na tolerância política às minorias é bem conhecido, entendemos muito menos sobre o impacto da educação sobre a tolerância em diferentes contextos. Utilizando técnicas de análise multinível, encontramos um efeito interativo que indica que a educação em nível individual tem um efeito maior sobre a tolerância política em relação àqueles que se identificam como homossexuais nos países mais ricos. Os resultados sugerem que a conclusão de níveis adicionais de escolaridade pode ser insuficiente para promover atitudes tolerantes em relação a essa minoria, e que mais investimentos em educação levam a impactos mais fortes. Corroboramos esse resultado ao mostrar que, onde os gastos com educação são maiores, o impacto médio do ensino médio também é maior. O artigo usa dados de pesquisas de tipo survey em 26 países conduzidas pelo Barômetro das Américas de 2014 e indicadores do DataBank do Banco Mundial e Freedom House.
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