Evaluation of the Parent Coordinator Program in Espírito Santo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Economia e Sociedade |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8674539 |
Resumo: | The literature shows that families’ participation in their children’s school life might have important effects on the students’ results. However, there is still little evidence of this effect in developing countries. In Brazil, a recent initiative to increase parental participation in the school environment and children learning process was the Parent Coordinator (CP) program, implemented between 2012 and 2013. This article assesses the impacts of the CP program adopted in the state of Espírito Santo on performance, frequency, and evasion using a panel of students from the 9th grade of elementary school to the 3rd year of high school and unique administrative data from 2011 to 2014. Based on a differences-in-differences strategy, the results indicate that the program increased student attendance and retention. |
id |
UNICAMP-11_56f242d6e6963d1b91ab9ee7e54f4263 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8674539 |
network_acronym_str |
UNICAMP-11 |
network_name_str |
Economia e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Evaluation of the Parent Coordinator Program in Espírito SantoEvaluación del Programa Coordinador de Padres en Espírito SantoAvaliação do Programa Coordenador de Pais no Espírito SantoAvaliação de políticas públicasEngajamento dos pais na escolaDiferenças-em-diferençasBrasilEvaluación de políticas públicasParticipación de los padres en la escuelaDiferencias-en-diferenciasBrasilPublic policy evaluationParent involvement in schoolDifferences-in-differencesBrazilThe literature shows that families’ participation in their children’s school life might have important effects on the students’ results. However, there is still little evidence of this effect in developing countries. In Brazil, a recent initiative to increase parental participation in the school environment and children learning process was the Parent Coordinator (CP) program, implemented between 2012 and 2013. This article assesses the impacts of the CP program adopted in the state of Espírito Santo on performance, frequency, and evasion using a panel of students from the 9th grade of elementary school to the 3rd year of high school and unique administrative data from 2011 to 2014. Based on a differences-in-differences strategy, the results indicate that the program increased student attendance and retention.A literatura mostra que a participação das famílias na vida escolar dos seus filhos pode ter efeitos importantes sobre os resultados dos alunos. No entanto, ainda há poucas evidências deste efeito em países em desenvolvimento. No Brasil, uma iniciativa recente para aumentar a participação dos pais no ambiente escolar e vida escolar dos filhos foi o programa Coordenador de Pais (CP), implementado entre 2012 e 2013. Este artigo avalia os impactos do programa CP adotado no Espírito Santo sobre o desempenho, a frequência e a evasão utilizando um painel de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e dados administrativos únicos de 2011 a 2014. A partir de uma estratégia de diferenças-em-diferenças, os resultados indicam que o programa aumentou o comparecimento nas aulas e a retenção dos alunos na escola.A literatura mostra que a participação das famílias na vida escolar dos seus filhos pode ter efeitos importantes sobre os resultados dos alunos. No entanto, ainda há poucas evidências deste efeito em países em desenvolvimento. No Brasil, uma iniciativa recente para aumentar a participação dos pais no ambiente escolar e vida escolar dos filhos foi o programa Coordenador de Pais (CP), implementado entre 2012 e 2013. Este artigo avalia os impactos do programa CP adotado no Espírito Santo sobre o desempenho, a frequência e a evasão utilizando um painel de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e dados administrativos únicos de 2011 a 2014. A partir de uma estratégia de diferenças-em-diferenças, os resultados indicam que o programa aumentou o comparecimento nas aulas e a retenção dos alunos na escola.Universidade Estadual de Campinas2023-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8674539Economia e Sociedade; v. 32 n. 2 (2023): maio/ago. [78]; 457-482Economia e Sociedade; Vol. 32 No. 2 (2023): May/Aug. [78]; 457-482Economia e Sociedade; Vol. 32 Núm. 2 (2023): mayo/ago. [78]; 457-4821982-3533reponame:Economia e Sociedadeinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8674539/32467Brazil; ContemporaryBrasil, ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2023 Economia e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereda, Paula CarvalhoLucchesi, Andrea2023-09-14T14:56:28Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8674539Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecosPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/oaicbaltar@unicamp.br||ppec@unicamp.br||prates@unicamp.br1982-35330104-0618opendoar:2023-09-14T14:56:28Economia e Sociedade - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evaluation of the Parent Coordinator Program in Espírito Santo Evaluación del Programa Coordinador de Padres en Espírito Santo Avaliação do Programa Coordenador de Pais no Espírito Santo |
title |
Evaluation of the Parent Coordinator Program in Espírito Santo |
spellingShingle |
Evaluation of the Parent Coordinator Program in Espírito Santo Pereda, Paula Carvalho Avaliação de políticas públicas Engajamento dos pais na escola Diferenças-em-diferenças Brasil Evaluación de políticas públicas Participación de los padres en la escuela Diferencias-en-diferencias Brasil Public policy evaluation Parent involvement in school Differences-in-differences Brazil |
title_short |
Evaluation of the Parent Coordinator Program in Espírito Santo |
title_full |
Evaluation of the Parent Coordinator Program in Espírito Santo |
title_fullStr |
Evaluation of the Parent Coordinator Program in Espírito Santo |
title_full_unstemmed |
Evaluation of the Parent Coordinator Program in Espírito Santo |
title_sort |
Evaluation of the Parent Coordinator Program in Espírito Santo |
author |
Pereda, Paula Carvalho |
author_facet |
Pereda, Paula Carvalho Lucchesi, Andrea |
author_role |
author |
author2 |
Lucchesi, Andrea |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereda, Paula Carvalho Lucchesi, Andrea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de políticas públicas Engajamento dos pais na escola Diferenças-em-diferenças Brasil Evaluación de políticas públicas Participación de los padres en la escuela Diferencias-en-diferencias Brasil Public policy evaluation Parent involvement in school Differences-in-differences Brazil |
topic |
Avaliação de políticas públicas Engajamento dos pais na escola Diferenças-em-diferenças Brasil Evaluación de políticas públicas Participación de los padres en la escuela Diferencias-en-diferencias Brasil Public policy evaluation Parent involvement in school Differences-in-differences Brazil |
description |
The literature shows that families’ participation in their children’s school life might have important effects on the students’ results. However, there is still little evidence of this effect in developing countries. In Brazil, a recent initiative to increase parental participation in the school environment and children learning process was the Parent Coordinator (CP) program, implemented between 2012 and 2013. This article assesses the impacts of the CP program adopted in the state of Espírito Santo on performance, frequency, and evasion using a panel of students from the 9th grade of elementary school to the 3rd year of high school and unique administrative data from 2011 to 2014. Based on a differences-in-differences strategy, the results indicate that the program increased student attendance and retention. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8674539 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8674539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8674539/32467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Economia e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Economia e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Contemporary Brasil, Contemporáneo Brasil; Contemporâneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Economia e Sociedade; v. 32 n. 2 (2023): maio/ago. [78]; 457-482 Economia e Sociedade; Vol. 32 No. 2 (2023): May/Aug. [78]; 457-482 Economia e Sociedade; Vol. 32 Núm. 2 (2023): mayo/ago. [78]; 457-482 1982-3533 reponame:Economia e Sociedade instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Economia e Sociedade |
collection |
Economia e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Economia e Sociedade - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbaltar@unicamp.br||ppec@unicamp.br||prates@unicamp.br |
_version_ |
1800216544349782016 |