Evaluation of the Parent Coordinator Program in Espírito Santo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereda, Paula Carvalho
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lucchesi, Andrea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economia e Sociedade
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8674539
Resumo: The literature shows that families’ participation in their children’s school life might have important effects on the students’ results. However, there is still little evidence of this effect in developing countries. In Brazil, a recent initiative to increase parental participation in the school environment and children learning process was the Parent Coordinator (CP) program, implemented between 2012 and 2013. This article assesses the impacts of the CP program adopted in the state of Espírito Santo on performance, frequency, and evasion using a panel of students from the 9th grade of elementary school to the 3rd year of high school and unique administrative data from 2011 to 2014. Based on a differences-in-differences strategy, the results indicate that the program increased student attendance and retention.
id UNICAMP-11_56f242d6e6963d1b91ab9ee7e54f4263
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8674539
network_acronym_str UNICAMP-11
network_name_str Economia e Sociedade
repository_id_str
spelling Evaluation of the Parent Coordinator Program in Espírito SantoEvaluación del Programa Coordinador de Padres en Espírito SantoAvaliação do Programa Coordenador de Pais no Espírito SantoAvaliação de políticas públicasEngajamento dos pais na escolaDiferenças-em-diferençasBrasilEvaluación de políticas públicasParticipación de los padres en la escuelaDiferencias-en-diferenciasBrasilPublic policy evaluationParent involvement in schoolDifferences-in-differencesBrazilThe literature shows that families’ participation in their children’s school life might have important effects on the students’ results. However, there is still little evidence of this effect in developing countries. In Brazil, a recent initiative to increase parental participation in the school environment and children learning process was the Parent Coordinator (CP) program, implemented between 2012 and 2013. This article assesses the impacts of the CP program adopted in the state of Espírito Santo on performance, frequency, and evasion using a panel of students from the 9th grade of elementary school to the 3rd year of high school and unique administrative data from 2011 to 2014. Based on a differences-in-differences strategy, the results indicate that the program increased student attendance and retention.A literatura mostra que a participação das famílias na vida escolar dos seus filhos pode ter efeitos importantes sobre os resultados dos alunos. No entanto, ainda há poucas evidências deste efeito em países em desenvolvimento. No Brasil, uma iniciativa recente para aumentar a participação dos pais no ambiente escolar e vida escolar dos filhos foi o programa Coordenador de Pais (CP), implementado entre 2012 e 2013. Este artigo avalia os impactos do programa CP adotado no Espírito Santo sobre o desempenho, a frequência e a evasão utilizando um painel de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e dados administrativos únicos de 2011 a 2014. A partir de uma estratégia de diferenças-em-diferenças, os resultados indicam que o programa aumentou o comparecimento nas aulas e a retenção dos alunos na escola.A literatura mostra que a participação das famílias na vida escolar dos seus filhos pode ter efeitos importantes sobre os resultados dos alunos. No entanto, ainda há poucas evidências deste efeito em países em desenvolvimento. No Brasil, uma iniciativa recente para aumentar a participação dos pais no ambiente escolar e vida escolar dos filhos foi o programa Coordenador de Pais (CP), implementado entre 2012 e 2013. Este artigo avalia os impactos do programa CP adotado no Espírito Santo sobre o desempenho, a frequência e a evasão utilizando um painel de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e dados administrativos únicos de 2011 a 2014. A partir de uma estratégia de diferenças-em-diferenças, os resultados indicam que o programa aumentou o comparecimento nas aulas e a retenção dos alunos na escola.Universidade Estadual de Campinas2023-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8674539Economia e Sociedade; v. 32 n. 2 (2023): maio/ago. [78]; 457-482Economia e Sociedade; Vol. 32 No. 2 (2023): May/Aug. [78]; 457-482Economia e Sociedade; Vol. 32 Núm. 2 (2023): mayo/ago. [78]; 457-4821982-3533reponame:Economia e Sociedadeinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8674539/32467Brazil; ContemporaryBrasil, ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2023 Economia e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereda, Paula CarvalhoLucchesi, Andrea2023-09-14T14:56:28Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8674539Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecosPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/oaicbaltar@unicamp.br||ppec@unicamp.br||prates@unicamp.br1982-35330104-0618opendoar:2023-09-14T14:56:28Economia e Sociedade - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Evaluation of the Parent Coordinator Program in Espírito Santo
Evaluación del Programa Coordinador de Padres en Espírito Santo
Avaliação do Programa Coordenador de Pais no Espírito Santo
title Evaluation of the Parent Coordinator Program in Espírito Santo
spellingShingle Evaluation of the Parent Coordinator Program in Espírito Santo
Pereda, Paula Carvalho
Avaliação de políticas públicas
Engajamento dos pais na escola
Diferenças-em-diferenças
Brasil
Evaluación de políticas públicas
Participación de los padres en la escuela
Diferencias-en-diferencias
Brasil
Public policy evaluation
Parent involvement in school
Differences-in-differences
Brazil
title_short Evaluation of the Parent Coordinator Program in Espírito Santo
title_full Evaluation of the Parent Coordinator Program in Espírito Santo
title_fullStr Evaluation of the Parent Coordinator Program in Espírito Santo
title_full_unstemmed Evaluation of the Parent Coordinator Program in Espírito Santo
title_sort Evaluation of the Parent Coordinator Program in Espírito Santo
author Pereda, Paula Carvalho
author_facet Pereda, Paula Carvalho
Lucchesi, Andrea
author_role author
author2 Lucchesi, Andrea
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereda, Paula Carvalho
Lucchesi, Andrea
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de políticas públicas
Engajamento dos pais na escola
Diferenças-em-diferenças
Brasil
Evaluación de políticas públicas
Participación de los padres en la escuela
Diferencias-en-diferencias
Brasil
Public policy evaluation
Parent involvement in school
Differences-in-differences
Brazil
topic Avaliação de políticas públicas
Engajamento dos pais na escola
Diferenças-em-diferenças
Brasil
Evaluación de políticas públicas
Participación de los padres en la escuela
Diferencias-en-diferencias
Brasil
Public policy evaluation
Parent involvement in school
Differences-in-differences
Brazil
description The literature shows that families’ participation in their children’s school life might have important effects on the students’ results. However, there is still little evidence of this effect in developing countries. In Brazil, a recent initiative to increase parental participation in the school environment and children learning process was the Parent Coordinator (CP) program, implemented between 2012 and 2013. This article assesses the impacts of the CP program adopted in the state of Espírito Santo on performance, frequency, and evasion using a panel of students from the 9th grade of elementary school to the 3rd year of high school and unique administrative data from 2011 to 2014. Based on a differences-in-differences strategy, the results indicate that the program increased student attendance and retention.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8674539
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8674539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8674539/32467
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Economia e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Economia e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil, Contemporáneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Economia e Sociedade; v. 32 n. 2 (2023): maio/ago. [78]; 457-482
Economia e Sociedade; Vol. 32 No. 2 (2023): May/Aug. [78]; 457-482
Economia e Sociedade; Vol. 32 Núm. 2 (2023): mayo/ago. [78]; 457-482
1982-3533
reponame:Economia e Sociedade
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Economia e Sociedade
collection Economia e Sociedade
repository.name.fl_str_mv Economia e Sociedade - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cbaltar@unicamp.br||ppec@unicamp.br||prates@unicamp.br
_version_ 1800216544349782016