Acumulação de capital, poupança externa e desempenho macroeconômico dos países emergentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha,Marcos Aurélio Andrade
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Oreiro,José Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economia e Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182011000100002
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar um modelo dinâmico não linear para avaliar a relação entre poupança externa e endividamento externo "excessivo" em países emergentes, resultante da existência de grandes déficits em conta corrente. Para tanto, iremos apresentar um modelo dinâmico no qual (i) um aumento do endividamento externo como proporção do PIB gera um aumento menos do que proporcional na taxa de investimento, uma vez que uma parte do financiamento externo é usada para a aquisição de ativos não reprodutíveis (imóveis e ações); e (ii) o prêmio de risco país é endógeno, crescendo de forma proporcional com o endividamento externo como proporção do PIB. Nesse arcabouço teórico demonstra-se a existência de equilíbrios múltiplos. Mais especificamente, no plano teórico, o artigo tem por objetivo isolar os mecanismos econômicos pelos quais a poupança externa, tendo por veículo o endividamento externo, tem como resultado possível um equilíbrio de baixa lucratividade e uma baixa taxa de retorno sobre o capital, configurando assim uma situação de estagnação econômica. Para testar os efeitos da poupança externa e endividamento nos termos do modelo teórico, é construído um modelo de crescimento com painel dinâmico que avalia se a poupança externa efetivamente tem impacto negativo sobre os resultados em termos de produto per capita dos emergentes.
id UNICAMP-11_81a5257e7b329a3b753d41a8efc49ae8
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-06182011000100002
network_acronym_str UNICAMP-11
network_name_str Economia e Sociedade
repository_id_str
spelling Acumulação de capital, poupança externa e desempenho macroeconômico dos países emergentesPoupança externaAcumulação de capitalFlutuações econômicasEndividamento externoCompetitividade externaO presente artigo tem por objetivo apresentar um modelo dinâmico não linear para avaliar a relação entre poupança externa e endividamento externo "excessivo" em países emergentes, resultante da existência de grandes déficits em conta corrente. Para tanto, iremos apresentar um modelo dinâmico no qual (i) um aumento do endividamento externo como proporção do PIB gera um aumento menos do que proporcional na taxa de investimento, uma vez que uma parte do financiamento externo é usada para a aquisição de ativos não reprodutíveis (imóveis e ações); e (ii) o prêmio de risco país é endógeno, crescendo de forma proporcional com o endividamento externo como proporção do PIB. Nesse arcabouço teórico demonstra-se a existência de equilíbrios múltiplos. Mais especificamente, no plano teórico, o artigo tem por objetivo isolar os mecanismos econômicos pelos quais a poupança externa, tendo por veículo o endividamento externo, tem como resultado possível um equilíbrio de baixa lucratividade e uma baixa taxa de retorno sobre o capital, configurando assim uma situação de estagnação econômica. Para testar os efeitos da poupança externa e endividamento nos termos do modelo teórico, é construído um modelo de crescimento com painel dinâmico que avalia se a poupança externa efetivamente tem impacto negativo sobre os resultados em termos de produto per capita dos emergentes.Instituto de Economia da Universidade Estadual de CampinasPublicações2011-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182011000100002Economia e Sociedade v.20 n.1 2011reponame:Economia e Sociedadeinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0104-06182011000100002info:eu-repo/semantics/openAccessRocha,Marcos Aurélio AndradeOreiro,José Luispor2011-05-12T00:00:00Zoai:scielo:S0104-06182011000100002Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecosPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/oaicbaltar@unicamp.br||ppec@unicamp.br||prates@unicamp.br1982-35330104-0618opendoar:2022-11-08T14:23:24.598475Economia e Sociedade - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Acumulação de capital, poupança externa e desempenho macroeconômico dos países emergentes
title Acumulação de capital, poupança externa e desempenho macroeconômico dos países emergentes
spellingShingle Acumulação de capital, poupança externa e desempenho macroeconômico dos países emergentes
Rocha,Marcos Aurélio Andrade
Poupança externa
Acumulação de capital
Flutuações econômicas
Endividamento externo
Competitividade externa
title_short Acumulação de capital, poupança externa e desempenho macroeconômico dos países emergentes
title_full Acumulação de capital, poupança externa e desempenho macroeconômico dos países emergentes
title_fullStr Acumulação de capital, poupança externa e desempenho macroeconômico dos países emergentes
title_full_unstemmed Acumulação de capital, poupança externa e desempenho macroeconômico dos países emergentes
title_sort Acumulação de capital, poupança externa e desempenho macroeconômico dos países emergentes
author Rocha,Marcos Aurélio Andrade
author_facet Rocha,Marcos Aurélio Andrade
Oreiro,José Luis
author_role author
author2 Oreiro,José Luis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha,Marcos Aurélio Andrade
Oreiro,José Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Poupança externa
Acumulação de capital
Flutuações econômicas
Endividamento externo
Competitividade externa
topic Poupança externa
Acumulação de capital
Flutuações econômicas
Endividamento externo
Competitividade externa
description O presente artigo tem por objetivo apresentar um modelo dinâmico não linear para avaliar a relação entre poupança externa e endividamento externo "excessivo" em países emergentes, resultante da existência de grandes déficits em conta corrente. Para tanto, iremos apresentar um modelo dinâmico no qual (i) um aumento do endividamento externo como proporção do PIB gera um aumento menos do que proporcional na taxa de investimento, uma vez que uma parte do financiamento externo é usada para a aquisição de ativos não reprodutíveis (imóveis e ações); e (ii) o prêmio de risco país é endógeno, crescendo de forma proporcional com o endividamento externo como proporção do PIB. Nesse arcabouço teórico demonstra-se a existência de equilíbrios múltiplos. Mais especificamente, no plano teórico, o artigo tem por objetivo isolar os mecanismos econômicos pelos quais a poupança externa, tendo por veículo o endividamento externo, tem como resultado possível um equilíbrio de baixa lucratividade e uma baixa taxa de retorno sobre o capital, configurando assim uma situação de estagnação econômica. Para testar os efeitos da poupança externa e endividamento nos termos do modelo teórico, é construído um modelo de crescimento com painel dinâmico que avalia se a poupança externa efetivamente tem impacto negativo sobre os resultados em termos de produto per capita dos emergentes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182011000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182011000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-06182011000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas
Publicações
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas
Publicações
dc.source.none.fl_str_mv Economia e Sociedade v.20 n.1 2011
reponame:Economia e Sociedade
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Economia e Sociedade
collection Economia e Sociedade
repository.name.fl_str_mv Economia e Sociedade - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cbaltar@unicamp.br||ppec@unicamp.br||prates@unicamp.br
_version_ 1800216544797523968