Uma outra modernização: transportes em uma província não exportadora - Minas Gerais, 1850-1870

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy,Marcelo Magalhães
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Barbosa,Lidiany Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economia e Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182008000200007
Resumo: Entre 1750 e 1880, Minas Gerais desenvolveu economia com o predomínio de direção não exportadora da produção e relativa independência em relação a mercados externos de outros espaços regionais do Brasil e do exterior do país. Essa singular evolução histórica ensejou específica compreensão e tratamento do problema dos transportes pelos contemporâneos. No século XIX, sobretudo em seu terceiro quartel, estavam postas as condições para que o processo de modernização dos transportes em Minas, sobretudo na forma da aceleração da constituição de sistema integrado, se realizasse fora das determinações da hegemonia de modelo econômico primário-exportador. Neste escrito, são avançadas reflexões em torno da história dos transportes na província de Minas Gerais e apresentadas e analisadas evidências documentais que demonstram o quanto pode ser equivocada apreensão da modernização dos transportes no Brasil que considere modelo único ou que tenda a generalizar para o conjunto do país a experiência histórica da modernização com base no ferroviarismo.
id UNICAMP-11_89da1b5a4d74db2de6b985b752c16949
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-06182008000200007
network_acronym_str UNICAMP-11
network_name_str Economia e Sociedade
repository_id_str
spelling Uma outra modernização: transportes em uma província não exportadora - Minas Gerais, 1850-1870TransportesFormação do mercado internoProcesso de modernizaçãoProvíncia de Minas GeraisEntre 1750 e 1880, Minas Gerais desenvolveu economia com o predomínio de direção não exportadora da produção e relativa independência em relação a mercados externos de outros espaços regionais do Brasil e do exterior do país. Essa singular evolução histórica ensejou específica compreensão e tratamento do problema dos transportes pelos contemporâneos. No século XIX, sobretudo em seu terceiro quartel, estavam postas as condições para que o processo de modernização dos transportes em Minas, sobretudo na forma da aceleração da constituição de sistema integrado, se realizasse fora das determinações da hegemonia de modelo econômico primário-exportador. Neste escrito, são avançadas reflexões em torno da história dos transportes na província de Minas Gerais e apresentadas e analisadas evidências documentais que demonstram o quanto pode ser equivocada apreensão da modernização dos transportes no Brasil que considere modelo único ou que tenda a generalizar para o conjunto do país a experiência histórica da modernização com base no ferroviarismo.Instituto de Economia da Universidade Estadual de CampinasPublicações2008-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182008000200007Economia e Sociedade v.17 n.2 2008reponame:Economia e Sociedadeinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0104-06182008000200007info:eu-repo/semantics/openAccessGodoy,Marcelo MagalhãesBarbosa,Lidiany Silvapor2008-09-23T00:00:00Zoai:scielo:S0104-06182008000200007Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecosPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/oaicbaltar@unicamp.br||ppec@unicamp.br||prates@unicamp.br1982-35330104-0618opendoar:2022-11-08T14:23:20.690555Economia e Sociedade - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma outra modernização: transportes em uma província não exportadora - Minas Gerais, 1850-1870
title Uma outra modernização: transportes em uma província não exportadora - Minas Gerais, 1850-1870
spellingShingle Uma outra modernização: transportes em uma província não exportadora - Minas Gerais, 1850-1870
Godoy,Marcelo Magalhães
Transportes
Formação do mercado interno
Processo de modernização
Província de Minas Gerais
title_short Uma outra modernização: transportes em uma província não exportadora - Minas Gerais, 1850-1870
title_full Uma outra modernização: transportes em uma província não exportadora - Minas Gerais, 1850-1870
title_fullStr Uma outra modernização: transportes em uma província não exportadora - Minas Gerais, 1850-1870
title_full_unstemmed Uma outra modernização: transportes em uma província não exportadora - Minas Gerais, 1850-1870
title_sort Uma outra modernização: transportes em uma província não exportadora - Minas Gerais, 1850-1870
author Godoy,Marcelo Magalhães
author_facet Godoy,Marcelo Magalhães
Barbosa,Lidiany Silva
author_role author
author2 Barbosa,Lidiany Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoy,Marcelo Magalhães
Barbosa,Lidiany Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Transportes
Formação do mercado interno
Processo de modernização
Província de Minas Gerais
topic Transportes
Formação do mercado interno
Processo de modernização
Província de Minas Gerais
description Entre 1750 e 1880, Minas Gerais desenvolveu economia com o predomínio de direção não exportadora da produção e relativa independência em relação a mercados externos de outros espaços regionais do Brasil e do exterior do país. Essa singular evolução histórica ensejou específica compreensão e tratamento do problema dos transportes pelos contemporâneos. No século XIX, sobretudo em seu terceiro quartel, estavam postas as condições para que o processo de modernização dos transportes em Minas, sobretudo na forma da aceleração da constituição de sistema integrado, se realizasse fora das determinações da hegemonia de modelo econômico primário-exportador. Neste escrito, são avançadas reflexões em torno da história dos transportes na província de Minas Gerais e apresentadas e analisadas evidências documentais que demonstram o quanto pode ser equivocada apreensão da modernização dos transportes no Brasil que considere modelo único ou que tenda a generalizar para o conjunto do país a experiência histórica da modernização com base no ferroviarismo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182008000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182008000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-06182008000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas
Publicações
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas
Publicações
dc.source.none.fl_str_mv Economia e Sociedade v.17 n.2 2008
reponame:Economia e Sociedade
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Economia e Sociedade
collection Economia e Sociedade
repository.name.fl_str_mv Economia e Sociedade - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cbaltar@unicamp.br||ppec@unicamp.br||prates@unicamp.br
_version_ 1800216544400113664