Os Estados de Bem-Estar Social da Europa Ocidental: tipologias, evidências e vulnerabilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wolf,Paulo José Whitaker
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira,Giuliano Contento de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economia e Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182016000300661
Resumo: Resumo Este artigo tem o objetivo de analisar as principais características dos Estados de Bem-Estar Social da Europa Ocidental, bem como as principais diferenças existentes entre eles. Esses arranjos devem ser entendidos como uma dentre as formas possíveis de sistemas de proteção social e que se caracteriza pelo fato de que o Estado assume um papel mais contundente no atendimento das necessidades fundamentais dos indivíduos relativamente às demais formas de provisão, como o mercado e a família. Esses arranjos se diferenciam em função do perfil das políticas públicas, em geral, e das políticas econômica e social, em particular. Esse perfil é determinado pelo processo de interação entre grupos com diferentes preferências e com diferentes capacidades de impor essas preferências sobre os demais em determinadas circunstâncias históricas. Os regimes estudados mostram que arranjos mais sofisticados são mais factíveis e resilientes em sociedades menos heterogêneas, isto é, com clivagens menores do ponto de vista material e imaterial. Concluiu-se que os países da Europa Ocidental cujas políticas públicas são caracterizadas por uma política social preventiva, bem como por uma maior articulação dessa política com a política econômica, com maior grau de autonomia para se ajustar às exigências de cada situação, estão mais bem preparados que os demais para assegurar a proteção da dignidade humana diante dos desafios impostos pelo capitalismo contemporâneo.
id UNICAMP-11_a9e32b375eae4e95c4e9519507667d91
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-06182016000300661
network_acronym_str UNICAMP-11
network_name_str Economia e Sociedade
repository_id_str
spelling Os Estados de Bem-Estar Social da Europa Ocidental: tipologias, evidências e vulnerabilidadesEstados de Bem-Estar SocialTipologiasEuropa OcidentalSistemas de proteção socialPolíticas públicas.Resumo Este artigo tem o objetivo de analisar as principais características dos Estados de Bem-Estar Social da Europa Ocidental, bem como as principais diferenças existentes entre eles. Esses arranjos devem ser entendidos como uma dentre as formas possíveis de sistemas de proteção social e que se caracteriza pelo fato de que o Estado assume um papel mais contundente no atendimento das necessidades fundamentais dos indivíduos relativamente às demais formas de provisão, como o mercado e a família. Esses arranjos se diferenciam em função do perfil das políticas públicas, em geral, e das políticas econômica e social, em particular. Esse perfil é determinado pelo processo de interação entre grupos com diferentes preferências e com diferentes capacidades de impor essas preferências sobre os demais em determinadas circunstâncias históricas. Os regimes estudados mostram que arranjos mais sofisticados são mais factíveis e resilientes em sociedades menos heterogêneas, isto é, com clivagens menores do ponto de vista material e imaterial. Concluiu-se que os países da Europa Ocidental cujas políticas públicas são caracterizadas por uma política social preventiva, bem como por uma maior articulação dessa política com a política econômica, com maior grau de autonomia para se ajustar às exigências de cada situação, estão mais bem preparados que os demais para assegurar a proteção da dignidade humana diante dos desafios impostos pelo capitalismo contemporâneo.Instituto de Economia da Universidade Estadual de CampinasPublicações2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182016000300661Economia e Sociedade v.25 n.3 2016reponame:Economia e Sociedadeinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/1982-3533.2016v25n3art6info:eu-repo/semantics/openAccessWolf,Paulo José WhitakerOliveira,Giuliano Contento depor2017-07-06T00:00:00Zoai:scielo:S0104-06182016000300661Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecosPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/oaicbaltar@unicamp.br||ppec@unicamp.br||prates@unicamp.br1982-35330104-0618opendoar:2022-11-08T14:23:34.709783Economia e Sociedade - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Estados de Bem-Estar Social da Europa Ocidental: tipologias, evidências e vulnerabilidades
title Os Estados de Bem-Estar Social da Europa Ocidental: tipologias, evidências e vulnerabilidades
spellingShingle Os Estados de Bem-Estar Social da Europa Ocidental: tipologias, evidências e vulnerabilidades
Wolf,Paulo José Whitaker
Estados de Bem-Estar Social
Tipologias
Europa Ocidental
Sistemas de proteção social
Políticas públicas.
title_short Os Estados de Bem-Estar Social da Europa Ocidental: tipologias, evidências e vulnerabilidades
title_full Os Estados de Bem-Estar Social da Europa Ocidental: tipologias, evidências e vulnerabilidades
title_fullStr Os Estados de Bem-Estar Social da Europa Ocidental: tipologias, evidências e vulnerabilidades
title_full_unstemmed Os Estados de Bem-Estar Social da Europa Ocidental: tipologias, evidências e vulnerabilidades
title_sort Os Estados de Bem-Estar Social da Europa Ocidental: tipologias, evidências e vulnerabilidades
author Wolf,Paulo José Whitaker
author_facet Wolf,Paulo José Whitaker
Oliveira,Giuliano Contento de
author_role author
author2 Oliveira,Giuliano Contento de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wolf,Paulo José Whitaker
Oliveira,Giuliano Contento de
dc.subject.por.fl_str_mv Estados de Bem-Estar Social
Tipologias
Europa Ocidental
Sistemas de proteção social
Políticas públicas.
topic Estados de Bem-Estar Social
Tipologias
Europa Ocidental
Sistemas de proteção social
Políticas públicas.
description Resumo Este artigo tem o objetivo de analisar as principais características dos Estados de Bem-Estar Social da Europa Ocidental, bem como as principais diferenças existentes entre eles. Esses arranjos devem ser entendidos como uma dentre as formas possíveis de sistemas de proteção social e que se caracteriza pelo fato de que o Estado assume um papel mais contundente no atendimento das necessidades fundamentais dos indivíduos relativamente às demais formas de provisão, como o mercado e a família. Esses arranjos se diferenciam em função do perfil das políticas públicas, em geral, e das políticas econômica e social, em particular. Esse perfil é determinado pelo processo de interação entre grupos com diferentes preferências e com diferentes capacidades de impor essas preferências sobre os demais em determinadas circunstâncias históricas. Os regimes estudados mostram que arranjos mais sofisticados são mais factíveis e resilientes em sociedades menos heterogêneas, isto é, com clivagens menores do ponto de vista material e imaterial. Concluiu-se que os países da Europa Ocidental cujas políticas públicas são caracterizadas por uma política social preventiva, bem como por uma maior articulação dessa política com a política econômica, com maior grau de autonomia para se ajustar às exigências de cada situação, estão mais bem preparados que os demais para assegurar a proteção da dignidade humana diante dos desafios impostos pelo capitalismo contemporâneo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182016000300661
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182016000300661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3533.2016v25n3art6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas
Publicações
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas
Publicações
dc.source.none.fl_str_mv Economia e Sociedade v.25 n.3 2016
reponame:Economia e Sociedade
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Economia e Sociedade
collection Economia e Sociedade
repository.name.fl_str_mv Economia e Sociedade - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cbaltar@unicamp.br||ppec@unicamp.br||prates@unicamp.br
_version_ 1800216545640579072