Caixa, BB e BNDES Notas sobre sua evolução patrimonial recente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Slivnik,Andrej
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Feil,Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economia e Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182020000100195
Resumo: Resumo Este artigo tem como objetivo avaliar as estratégias de atuação da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do BNDES entre os anos 2000 e 2015, por meio da análise da evolução de suas posições patrimoniais. Para tanto, foram utilizados os dados disponibilizados no Banco Central do Brasil - com destaque para a série Balancetes, mais detalhada do que as usualmente discutidas em estudos sobre o tema - bem como em seus respectivos relatórios de administração. Acredita-se que a análise das posições patrimoniais destas três instituições, em maior detalhamento, contribui para esclarecer seus diferentes padrões de atuação. O artigo organiza-se em quatro seções, além da introdução e da conclusão. Na primeira, discute-se a dinâmica das operações de crédito dos bancos públicos federais, identificando fases distintas e destacando seu papel contracíclico no auge da crise financeira internacional. Nas seções seguintes, são analisadas as posições ativas e passivas das três instituições, individualmente, atentando para estratégias de alocação dos ativos e de atuação nos diversos nichos do mercado creditício e para as fontes de recursos, sobretudo públicos, utilizadas para sustentar a expansão observada em suas operações de crédito. O estudo identifica a centralidade das estratégias de diversificação das três instituições no mercado de crédito, ainda que tenham permanecido fortes em seus respectivos nichos, acompanhada de diversificação nas fontes de recursos.
id UNICAMP-11_c3fde9d5df38107b051ca24b3520a82c
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-06182020000100195
network_acronym_str UNICAMP-11
network_name_str Economia e Sociedade
repository_id_str
spelling Caixa, BB e BNDES Notas sobre sua evolução patrimonial recenteCaixa Econômica FederalBanco do BrasilBNDESBancos PúblicosBancos de DesenvolvimentoResumo Este artigo tem como objetivo avaliar as estratégias de atuação da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do BNDES entre os anos 2000 e 2015, por meio da análise da evolução de suas posições patrimoniais. Para tanto, foram utilizados os dados disponibilizados no Banco Central do Brasil - com destaque para a série Balancetes, mais detalhada do que as usualmente discutidas em estudos sobre o tema - bem como em seus respectivos relatórios de administração. Acredita-se que a análise das posições patrimoniais destas três instituições, em maior detalhamento, contribui para esclarecer seus diferentes padrões de atuação. O artigo organiza-se em quatro seções, além da introdução e da conclusão. Na primeira, discute-se a dinâmica das operações de crédito dos bancos públicos federais, identificando fases distintas e destacando seu papel contracíclico no auge da crise financeira internacional. Nas seções seguintes, são analisadas as posições ativas e passivas das três instituições, individualmente, atentando para estratégias de alocação dos ativos e de atuação nos diversos nichos do mercado creditício e para as fontes de recursos, sobretudo públicos, utilizadas para sustentar a expansão observada em suas operações de crédito. O estudo identifica a centralidade das estratégias de diversificação das três instituições no mercado de crédito, ainda que tenham permanecido fortes em seus respectivos nichos, acompanhada de diversificação nas fontes de recursos.Instituto de Economia da Universidade Estadual de CampinasPublicações2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182020000100195Economia e Sociedade v.29 n.1 2020reponame:Economia e Sociedadeinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/1982-3533.2020v29n1art08info:eu-repo/semantics/openAccessSlivnik,AndrejFeil,Fernandapor2020-05-04T00:00:00Zoai:scielo:S0104-06182020000100195Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecosPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/oaicbaltar@unicamp.br||ppec@unicamp.br||prates@unicamp.br1982-35330104-0618opendoar:2022-11-08T14:23:43.607490Economia e Sociedade - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Caixa, BB e BNDES Notas sobre sua evolução patrimonial recente
title Caixa, BB e BNDES Notas sobre sua evolução patrimonial recente
spellingShingle Caixa, BB e BNDES Notas sobre sua evolução patrimonial recente
Slivnik,Andrej
Caixa Econômica Federal
Banco do Brasil
BNDES
Bancos Públicos
Bancos de Desenvolvimento
title_short Caixa, BB e BNDES Notas sobre sua evolução patrimonial recente
title_full Caixa, BB e BNDES Notas sobre sua evolução patrimonial recente
title_fullStr Caixa, BB e BNDES Notas sobre sua evolução patrimonial recente
title_full_unstemmed Caixa, BB e BNDES Notas sobre sua evolução patrimonial recente
title_sort Caixa, BB e BNDES Notas sobre sua evolução patrimonial recente
author Slivnik,Andrej
author_facet Slivnik,Andrej
Feil,Fernanda
author_role author
author2 Feil,Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Slivnik,Andrej
Feil,Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Caixa Econômica Federal
Banco do Brasil
BNDES
Bancos Públicos
Bancos de Desenvolvimento
topic Caixa Econômica Federal
Banco do Brasil
BNDES
Bancos Públicos
Bancos de Desenvolvimento
description Resumo Este artigo tem como objetivo avaliar as estratégias de atuação da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do BNDES entre os anos 2000 e 2015, por meio da análise da evolução de suas posições patrimoniais. Para tanto, foram utilizados os dados disponibilizados no Banco Central do Brasil - com destaque para a série Balancetes, mais detalhada do que as usualmente discutidas em estudos sobre o tema - bem como em seus respectivos relatórios de administração. Acredita-se que a análise das posições patrimoniais destas três instituições, em maior detalhamento, contribui para esclarecer seus diferentes padrões de atuação. O artigo organiza-se em quatro seções, além da introdução e da conclusão. Na primeira, discute-se a dinâmica das operações de crédito dos bancos públicos federais, identificando fases distintas e destacando seu papel contracíclico no auge da crise financeira internacional. Nas seções seguintes, são analisadas as posições ativas e passivas das três instituições, individualmente, atentando para estratégias de alocação dos ativos e de atuação nos diversos nichos do mercado creditício e para as fontes de recursos, sobretudo públicos, utilizadas para sustentar a expansão observada em suas operações de crédito. O estudo identifica a centralidade das estratégias de diversificação das três instituições no mercado de crédito, ainda que tenham permanecido fortes em seus respectivos nichos, acompanhada de diversificação nas fontes de recursos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182020000100195
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182020000100195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3533.2020v29n1art08
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas
Publicações
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas
Publicações
dc.source.none.fl_str_mv Economia e Sociedade v.29 n.1 2020
reponame:Economia e Sociedade
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Economia e Sociedade
collection Economia e Sociedade
repository.name.fl_str_mv Economia e Sociedade - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cbaltar@unicamp.br||ppec@unicamp.br||prates@unicamp.br
_version_ 1800216546125021184