Crescimento, ciclo econômico, mudança tecnológica e financiamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Higachi,Hermes Yukio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima,Gilberto Tadeu, Pereima,João Basilio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economia e Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182016000300533
Resumo: Resumo Este artigo analisa as relações entre o crescimento, o ciclo econômico, e o financiamento da firma em um ambiente inovativo. Este processo é analisado com a utilização de um modelo baseado em agentes, com 100 firmas interagindo entre si e com um sistema bancário, onde os regimes de financiamento do tipo hedge, especulativo e Ponzi são propriedades macroeconômicas emergentes da economia. Dois regimes tecnológicos são comparados: baixo e alto desenvolvimento tecnológico. A emergência de ciclos ou crises não está predeterminada, mas decorre da natureza complexa das interações no nível agente-agente e no nível agente-ambiente macro. A construção de uma teoria integrada do ciclo e do crescimento, da inovação e do financiamento, é possível desde que se recorra a uma abordagem baseada em agentes heterogêneos, uma vez que o ciclo ou crescimento não é um atributo exclusivo do agente (firma) ou do ambiente macro, mas sim da interação constante entre todas as partes do sistema. Ao final o artigo realiza uma análise econométrica sobre dados gerados artificialmente, como forma de mostrar que, mesmo com o uso de equações em diferenças finitas, com causalidades temporais pré-definidas, os resultados emergentes produzem relações de causalidade bidirecionais no sentido de Granger entre a inovação, o grau de fragilidade financeira, o crescimento e o ciclo econômico, tal como tem sido reconhecido na literatura empírica.
id UNICAMP-11_ce661bd1c59910ac56b5e161b0297d72
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-06182016000300533
network_acronym_str UNICAMP-11
network_name_str Economia e Sociedade
repository_id_str
spelling Crescimento, ciclo econômico, mudança tecnológica e financiamentoCrescimento econômicoCicloTecnologiaFinançasComplexidade.Resumo Este artigo analisa as relações entre o crescimento, o ciclo econômico, e o financiamento da firma em um ambiente inovativo. Este processo é analisado com a utilização de um modelo baseado em agentes, com 100 firmas interagindo entre si e com um sistema bancário, onde os regimes de financiamento do tipo hedge, especulativo e Ponzi são propriedades macroeconômicas emergentes da economia. Dois regimes tecnológicos são comparados: baixo e alto desenvolvimento tecnológico. A emergência de ciclos ou crises não está predeterminada, mas decorre da natureza complexa das interações no nível agente-agente e no nível agente-ambiente macro. A construção de uma teoria integrada do ciclo e do crescimento, da inovação e do financiamento, é possível desde que se recorra a uma abordagem baseada em agentes heterogêneos, uma vez que o ciclo ou crescimento não é um atributo exclusivo do agente (firma) ou do ambiente macro, mas sim da interação constante entre todas as partes do sistema. Ao final o artigo realiza uma análise econométrica sobre dados gerados artificialmente, como forma de mostrar que, mesmo com o uso de equações em diferenças finitas, com causalidades temporais pré-definidas, os resultados emergentes produzem relações de causalidade bidirecionais no sentido de Granger entre a inovação, o grau de fragilidade financeira, o crescimento e o ciclo econômico, tal como tem sido reconhecido na literatura empírica.Instituto de Economia da Universidade Estadual de CampinasPublicações2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182016000300533Economia e Sociedade v.25 n.3 2016reponame:Economia e Sociedadeinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/1982-3533.2016v25n3art2info:eu-repo/semantics/openAccessHigachi,Hermes YukioLima,Gilberto TadeuPereima,João Basiliopor2017-07-06T00:00:00Zoai:scielo:S0104-06182016000300533Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecosPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/oaicbaltar@unicamp.br||ppec@unicamp.br||prates@unicamp.br1982-35330104-0618opendoar:2022-11-08T14:23:34.450535Economia e Sociedade - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Crescimento, ciclo econômico, mudança tecnológica e financiamento
title Crescimento, ciclo econômico, mudança tecnológica e financiamento
spellingShingle Crescimento, ciclo econômico, mudança tecnológica e financiamento
Higachi,Hermes Yukio
Crescimento econômico
Ciclo
Tecnologia
Finanças
Complexidade.
title_short Crescimento, ciclo econômico, mudança tecnológica e financiamento
title_full Crescimento, ciclo econômico, mudança tecnológica e financiamento
title_fullStr Crescimento, ciclo econômico, mudança tecnológica e financiamento
title_full_unstemmed Crescimento, ciclo econômico, mudança tecnológica e financiamento
title_sort Crescimento, ciclo econômico, mudança tecnológica e financiamento
author Higachi,Hermes Yukio
author_facet Higachi,Hermes Yukio
Lima,Gilberto Tadeu
Pereima,João Basilio
author_role author
author2 Lima,Gilberto Tadeu
Pereima,João Basilio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Higachi,Hermes Yukio
Lima,Gilberto Tadeu
Pereima,João Basilio
dc.subject.por.fl_str_mv Crescimento econômico
Ciclo
Tecnologia
Finanças
Complexidade.
topic Crescimento econômico
Ciclo
Tecnologia
Finanças
Complexidade.
description Resumo Este artigo analisa as relações entre o crescimento, o ciclo econômico, e o financiamento da firma em um ambiente inovativo. Este processo é analisado com a utilização de um modelo baseado em agentes, com 100 firmas interagindo entre si e com um sistema bancário, onde os regimes de financiamento do tipo hedge, especulativo e Ponzi são propriedades macroeconômicas emergentes da economia. Dois regimes tecnológicos são comparados: baixo e alto desenvolvimento tecnológico. A emergência de ciclos ou crises não está predeterminada, mas decorre da natureza complexa das interações no nível agente-agente e no nível agente-ambiente macro. A construção de uma teoria integrada do ciclo e do crescimento, da inovação e do financiamento, é possível desde que se recorra a uma abordagem baseada em agentes heterogêneos, uma vez que o ciclo ou crescimento não é um atributo exclusivo do agente (firma) ou do ambiente macro, mas sim da interação constante entre todas as partes do sistema. Ao final o artigo realiza uma análise econométrica sobre dados gerados artificialmente, como forma de mostrar que, mesmo com o uso de equações em diferenças finitas, com causalidades temporais pré-definidas, os resultados emergentes produzem relações de causalidade bidirecionais no sentido de Granger entre a inovação, o grau de fragilidade financeira, o crescimento e o ciclo econômico, tal como tem sido reconhecido na literatura empírica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182016000300533
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182016000300533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3533.2016v25n3art2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas
Publicações
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas
Publicações
dc.source.none.fl_str_mv Economia e Sociedade v.25 n.3 2016
reponame:Economia e Sociedade
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Economia e Sociedade
collection Economia e Sociedade
repository.name.fl_str_mv Economia e Sociedade - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cbaltar@unicamp.br||ppec@unicamp.br||prates@unicamp.br
_version_ 1800216545635336192