Inclusão interrompida? Educação Superior no Brasil no início do século 21

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Ana Luíza Matos de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pochmann,Marcio, Rossi,Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economia e Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182022000200417
Resumo: Resumo O objetivo do artigo é avaliar a evolução recente do acesso da população brasileira à educação superior assim como o perfil dos estudantes tendo em vista o conjunto de políticas públicas direcionadas para a educação superior. Os dados mostram que, de 2001 a 2015, houve ampliação da representatividade dos negros, do número de estudantes em Unidades da Federação fora do eixo Sul-Sudeste-Brasília e do percentual de estudantes de renda baixa. Adicionalmente, busca-se mostrar que esse processo de inclusão pode estar ameaçado por políticas de austeridade, em especial a Emenda Constitucional 95.
id UNICAMP-11_fe3401a034f1a15c03d1a4bc8cc0b272
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-06182022000200417
network_acronym_str UNICAMP-11
network_name_str Economia e Sociedade
repository_id_str
spelling Inclusão interrompida? Educação Superior no Brasil no início do século 21Educação superiorDesigualdadePolíticas públicasAusteridadeResumo O objetivo do artigo é avaliar a evolução recente do acesso da população brasileira à educação superior assim como o perfil dos estudantes tendo em vista o conjunto de políticas públicas direcionadas para a educação superior. Os dados mostram que, de 2001 a 2015, houve ampliação da representatividade dos negros, do número de estudantes em Unidades da Federação fora do eixo Sul-Sudeste-Brasília e do percentual de estudantes de renda baixa. Adicionalmente, busca-se mostrar que esse processo de inclusão pode estar ameaçado por políticas de austeridade, em especial a Emenda Constitucional 95.Instituto de Economia da Universidade Estadual de CampinasPublicações2022-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182022000200417Economia e Sociedade v.31 n.2 2022reponame:Economia e Sociedadeinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/1982-3533.2022v31n2art07info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Ana Luíza Matos dePochmann,MarcioRossi,Pedropor2022-07-26T00:00:00Zoai:scielo:S0104-06182022000200417Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecosPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/oaicbaltar@unicamp.br||ppec@unicamp.br||prates@unicamp.br1982-35330104-0618opendoar:2022-11-08T14:23:49.767521Economia e Sociedade - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão interrompida? Educação Superior no Brasil no início do século 21
title Inclusão interrompida? Educação Superior no Brasil no início do século 21
spellingShingle Inclusão interrompida? Educação Superior no Brasil no início do século 21
Oliveira,Ana Luíza Matos de
Educação superior
Desigualdade
Políticas públicas
Austeridade
title_short Inclusão interrompida? Educação Superior no Brasil no início do século 21
title_full Inclusão interrompida? Educação Superior no Brasil no início do século 21
title_fullStr Inclusão interrompida? Educação Superior no Brasil no início do século 21
title_full_unstemmed Inclusão interrompida? Educação Superior no Brasil no início do século 21
title_sort Inclusão interrompida? Educação Superior no Brasil no início do século 21
author Oliveira,Ana Luíza Matos de
author_facet Oliveira,Ana Luíza Matos de
Pochmann,Marcio
Rossi,Pedro
author_role author
author2 Pochmann,Marcio
Rossi,Pedro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Ana Luíza Matos de
Pochmann,Marcio
Rossi,Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Desigualdade
Políticas públicas
Austeridade
topic Educação superior
Desigualdade
Políticas públicas
Austeridade
description Resumo O objetivo do artigo é avaliar a evolução recente do acesso da população brasileira à educação superior assim como o perfil dos estudantes tendo em vista o conjunto de políticas públicas direcionadas para a educação superior. Os dados mostram que, de 2001 a 2015, houve ampliação da representatividade dos negros, do número de estudantes em Unidades da Federação fora do eixo Sul-Sudeste-Brasília e do percentual de estudantes de renda baixa. Adicionalmente, busca-se mostrar que esse processo de inclusão pode estar ameaçado por políticas de austeridade, em especial a Emenda Constitucional 95.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182022000200417
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182022000200417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3533.2022v31n2art07
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas
Publicações
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas
Publicações
dc.source.none.fl_str_mv Economia e Sociedade v.31 n.2 2022
reponame:Economia e Sociedade
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Economia e Sociedade
collection Economia e Sociedade
repository.name.fl_str_mv Economia e Sociedade - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cbaltar@unicamp.br||ppec@unicamp.br||prates@unicamp.br
_version_ 1800216546492022784