A PRÁTICA DA CITAÇÃO NA UNIVERSIDADE AS REFERÊNCIAS À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA EM TRABALHOS ACADÊMICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000100199 |
Resumo: | RESUMO Os estudos sobre a citação como objeto do letramento acadêmico ou universitário ainda são raros na linguística aplicada brasileira; no entanto, a prática da citação é um objeto privilegiado para compreendermos a complexidade do acesso às referências teóricas e à escrita de pesquisa na Universidade. Este trabalho tem como pressupostos centrais o letramento informacional, em sua abordagem inclusiva (SILVA, 2008), e o letramento ecológico, em sua abordagem sociodiscursiva (BARTON, 1998; IVANIC, 1998; KLEIMAN, 1995). A partir desse pressuposto, portanto, o evento de letramento mediado pela escrita de pesquisa e pelo uso da citação na universidade deve ser percebido como uma prática discursiva (COMPAGNON, 1996; BOCH & GROSSMANN, 2001 e 2002) e, nessa perspectiva, a investigação sobre os modos de referência ao discurso teórico, incluindo a citação de fontes, permite trazer à tona os problemas de acesso à informação e ao discurso teórico e, ao mesmo tempo, de acesso ao letramento universitário em diferentes países e contextos socioculturais. A pesquisa analisou 30 (trinta) trabalhos acadêmicos de final de curso de duas universidades brasileiras - a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - e de uma universidade portuguesa, a Universidade do Porto (UP). No total de trabalhos pesquisados, identificamos 699 (seiscentos e noventa e nove) referências ao discurso teórico, incluindo a citação, sendo 249 nos trabalhos dos estudantes da UNEB, 195 nos trabalhos dos estudantes da UNICAMP e 255 nos trabalhos dos estudantes da UP. Após a análise qualitativa dos dados, constatamos que, tal como apontam os pesquisadores franceses Françoise Boch e Francis Grossmann, estudantes de ambos os países utilizam com mais frequência o recurso da citação autônoma, ou seja, a inserção literal de partes do discurso teórico de referência enquanto as reformulações e evocações são menos valorizadas no conjunto dos trabalhos. Os dados sugerem, portanto, que essa tendência se deve mais ao estágio de iniciação à escrita de pesquisa do que a fatores ligados aos contextos socioculturais ou de nacionalidade. |
id |
UNICAMP-12_3c3dcbf889cc9b1a9ab5d95358055065 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132016000100199 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PRÁTICA DA CITAÇÃO NA UNIVERSIDADE AS REFERÊNCIAS À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA EM TRABALHOS ACADÊMICOSLetramentoescrita de pesquisacitaçãoidentidade enunciativa.RESUMO Os estudos sobre a citação como objeto do letramento acadêmico ou universitário ainda são raros na linguística aplicada brasileira; no entanto, a prática da citação é um objeto privilegiado para compreendermos a complexidade do acesso às referências teóricas e à escrita de pesquisa na Universidade. Este trabalho tem como pressupostos centrais o letramento informacional, em sua abordagem inclusiva (SILVA, 2008), e o letramento ecológico, em sua abordagem sociodiscursiva (BARTON, 1998; IVANIC, 1998; KLEIMAN, 1995). A partir desse pressuposto, portanto, o evento de letramento mediado pela escrita de pesquisa e pelo uso da citação na universidade deve ser percebido como uma prática discursiva (COMPAGNON, 1996; BOCH & GROSSMANN, 2001 e 2002) e, nessa perspectiva, a investigação sobre os modos de referência ao discurso teórico, incluindo a citação de fontes, permite trazer à tona os problemas de acesso à informação e ao discurso teórico e, ao mesmo tempo, de acesso ao letramento universitário em diferentes países e contextos socioculturais. A pesquisa analisou 30 (trinta) trabalhos acadêmicos de final de curso de duas universidades brasileiras - a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - e de uma universidade portuguesa, a Universidade do Porto (UP). No total de trabalhos pesquisados, identificamos 699 (seiscentos e noventa e nove) referências ao discurso teórico, incluindo a citação, sendo 249 nos trabalhos dos estudantes da UNEB, 195 nos trabalhos dos estudantes da UNICAMP e 255 nos trabalhos dos estudantes da UP. Após a análise qualitativa dos dados, constatamos que, tal como apontam os pesquisadores franceses Françoise Boch e Francis Grossmann, estudantes de ambos os países utilizam com mais frequência o recurso da citação autônoma, ou seja, a inserção literal de partes do discurso teórico de referência enquanto as reformulações e evocações são menos valorizadas no conjunto dos trabalhos. Os dados sugerem, portanto, que essa tendência se deve mais ao estágio de iniciação à escrita de pesquisa do que a fatores ligados aos contextos socioculturais ou de nacionalidade.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000100199Trabalhos em Linguística Aplicada v.55 n.1 2016reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318134652177611info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Cosme Batista dospor2016-05-03T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132016000100199Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:35.301088Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PRÁTICA DA CITAÇÃO NA UNIVERSIDADE AS REFERÊNCIAS À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA EM TRABALHOS ACADÊMICOS |
title |
A PRÁTICA DA CITAÇÃO NA UNIVERSIDADE AS REFERÊNCIAS À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA EM TRABALHOS ACADÊMICOS |
spellingShingle |
A PRÁTICA DA CITAÇÃO NA UNIVERSIDADE AS REFERÊNCIAS À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA EM TRABALHOS ACADÊMICOS Santos,Cosme Batista dos Letramento escrita de pesquisa citação identidade enunciativa. |
title_short |
A PRÁTICA DA CITAÇÃO NA UNIVERSIDADE AS REFERÊNCIAS À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA EM TRABALHOS ACADÊMICOS |
title_full |
A PRÁTICA DA CITAÇÃO NA UNIVERSIDADE AS REFERÊNCIAS À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA EM TRABALHOS ACADÊMICOS |
title_fullStr |
A PRÁTICA DA CITAÇÃO NA UNIVERSIDADE AS REFERÊNCIAS À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA EM TRABALHOS ACADÊMICOS |
title_full_unstemmed |
A PRÁTICA DA CITAÇÃO NA UNIVERSIDADE AS REFERÊNCIAS À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA EM TRABALHOS ACADÊMICOS |
title_sort |
A PRÁTICA DA CITAÇÃO NA UNIVERSIDADE AS REFERÊNCIAS À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA EM TRABALHOS ACADÊMICOS |
author |
Santos,Cosme Batista dos |
author_facet |
Santos,Cosme Batista dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Cosme Batista dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento escrita de pesquisa citação identidade enunciativa. |
topic |
Letramento escrita de pesquisa citação identidade enunciativa. |
description |
RESUMO Os estudos sobre a citação como objeto do letramento acadêmico ou universitário ainda são raros na linguística aplicada brasileira; no entanto, a prática da citação é um objeto privilegiado para compreendermos a complexidade do acesso às referências teóricas e à escrita de pesquisa na Universidade. Este trabalho tem como pressupostos centrais o letramento informacional, em sua abordagem inclusiva (SILVA, 2008), e o letramento ecológico, em sua abordagem sociodiscursiva (BARTON, 1998; IVANIC, 1998; KLEIMAN, 1995). A partir desse pressuposto, portanto, o evento de letramento mediado pela escrita de pesquisa e pelo uso da citação na universidade deve ser percebido como uma prática discursiva (COMPAGNON, 1996; BOCH & GROSSMANN, 2001 e 2002) e, nessa perspectiva, a investigação sobre os modos de referência ao discurso teórico, incluindo a citação de fontes, permite trazer à tona os problemas de acesso à informação e ao discurso teórico e, ao mesmo tempo, de acesso ao letramento universitário em diferentes países e contextos socioculturais. A pesquisa analisou 30 (trinta) trabalhos acadêmicos de final de curso de duas universidades brasileiras - a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - e de uma universidade portuguesa, a Universidade do Porto (UP). No total de trabalhos pesquisados, identificamos 699 (seiscentos e noventa e nove) referências ao discurso teórico, incluindo a citação, sendo 249 nos trabalhos dos estudantes da UNEB, 195 nos trabalhos dos estudantes da UNICAMP e 255 nos trabalhos dos estudantes da UP. Após a análise qualitativa dos dados, constatamos que, tal como apontam os pesquisadores franceses Françoise Boch e Francis Grossmann, estudantes de ambos os países utilizam com mais frequência o recurso da citação autônoma, ou seja, a inserção literal de partes do discurso teórico de referência enquanto as reformulações e evocações são menos valorizadas no conjunto dos trabalhos. Os dados sugerem, portanto, que essa tendência se deve mais ao estágio de iniciação à escrita de pesquisa do que a fatores ligados aos contextos socioculturais ou de nacionalidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000100199 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000100199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/010318134652177611 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.55 n.1 2016 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216525192298496 |