A PRÁTICA DA CITAÇÃO NA UNIVERSIDADE AS REFERÊNCIAS À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA EM TRABALHOS ACADÊMICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Cosme Batista dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000100199
Resumo: RESUMO Os estudos sobre a citação como objeto do letramento acadêmico ou universitário ainda são raros na linguística aplicada brasileira; no entanto, a prática da citação é um objeto privilegiado para compreendermos a complexidade do acesso às referências teóricas e à escrita de pesquisa na Universidade. Este trabalho tem como pressupostos centrais o letramento informacional, em sua abordagem inclusiva (SILVA, 2008), e o letramento ecológico, em sua abordagem sociodiscursiva (BARTON, 1998; IVANIC, 1998; KLEIMAN, 1995). A partir desse pressuposto, portanto, o evento de letramento mediado pela escrita de pesquisa e pelo uso da citação na universidade deve ser percebido como uma prática discursiva (COMPAGNON, 1996; BOCH & GROSSMANN, 2001 e 2002) e, nessa perspectiva, a investigação sobre os modos de referência ao discurso teórico, incluindo a citação de fontes, permite trazer à tona os problemas de acesso à informação e ao discurso teórico e, ao mesmo tempo, de acesso ao letramento universitário em diferentes países e contextos socioculturais. A pesquisa analisou 30 (trinta) trabalhos acadêmicos de final de curso de duas universidades brasileiras - a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - e de uma universidade portuguesa, a Universidade do Porto (UP). No total de trabalhos pesquisados, identificamos 699 (seiscentos e noventa e nove) referências ao discurso teórico, incluindo a citação, sendo 249 nos trabalhos dos estudantes da UNEB, 195 nos trabalhos dos estudantes da UNICAMP e 255 nos trabalhos dos estudantes da UP. Após a análise qualitativa dos dados, constatamos que, tal como apontam os pesquisadores franceses Françoise Boch e Francis Grossmann, estudantes de ambos os países utilizam com mais frequência o recurso da citação autônoma, ou seja, a inserção literal de partes do discurso teórico de referência enquanto as reformulações e evocações são menos valorizadas no conjunto dos trabalhos. Os dados sugerem, portanto, que essa tendência se deve mais ao estágio de iniciação à escrita de pesquisa do que a fatores ligados aos contextos socioculturais ou de nacionalidade.
id UNICAMP-12_3c3dcbf889cc9b1a9ab5d95358055065
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132016000100199
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling A PRÁTICA DA CITAÇÃO NA UNIVERSIDADE AS REFERÊNCIAS À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA EM TRABALHOS ACADÊMICOSLetramentoescrita de pesquisacitaçãoidentidade enunciativa.RESUMO Os estudos sobre a citação como objeto do letramento acadêmico ou universitário ainda são raros na linguística aplicada brasileira; no entanto, a prática da citação é um objeto privilegiado para compreendermos a complexidade do acesso às referências teóricas e à escrita de pesquisa na Universidade. Este trabalho tem como pressupostos centrais o letramento informacional, em sua abordagem inclusiva (SILVA, 2008), e o letramento ecológico, em sua abordagem sociodiscursiva (BARTON, 1998; IVANIC, 1998; KLEIMAN, 1995). A partir desse pressuposto, portanto, o evento de letramento mediado pela escrita de pesquisa e pelo uso da citação na universidade deve ser percebido como uma prática discursiva (COMPAGNON, 1996; BOCH & GROSSMANN, 2001 e 2002) e, nessa perspectiva, a investigação sobre os modos de referência ao discurso teórico, incluindo a citação de fontes, permite trazer à tona os problemas de acesso à informação e ao discurso teórico e, ao mesmo tempo, de acesso ao letramento universitário em diferentes países e contextos socioculturais. A pesquisa analisou 30 (trinta) trabalhos acadêmicos de final de curso de duas universidades brasileiras - a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - e de uma universidade portuguesa, a Universidade do Porto (UP). No total de trabalhos pesquisados, identificamos 699 (seiscentos e noventa e nove) referências ao discurso teórico, incluindo a citação, sendo 249 nos trabalhos dos estudantes da UNEB, 195 nos trabalhos dos estudantes da UNICAMP e 255 nos trabalhos dos estudantes da UP. Após a análise qualitativa dos dados, constatamos que, tal como apontam os pesquisadores franceses Françoise Boch e Francis Grossmann, estudantes de ambos os países utilizam com mais frequência o recurso da citação autônoma, ou seja, a inserção literal de partes do discurso teórico de referência enquanto as reformulações e evocações são menos valorizadas no conjunto dos trabalhos. Os dados sugerem, portanto, que essa tendência se deve mais ao estágio de iniciação à escrita de pesquisa do que a fatores ligados aos contextos socioculturais ou de nacionalidade.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000100199Trabalhos em Linguística Aplicada v.55 n.1 2016reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318134652177611info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Cosme Batista dospor2016-05-03T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132016000100199Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:35.301088Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRÁTICA DA CITAÇÃO NA UNIVERSIDADE AS REFERÊNCIAS À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA EM TRABALHOS ACADÊMICOS
title A PRÁTICA DA CITAÇÃO NA UNIVERSIDADE AS REFERÊNCIAS À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA EM TRABALHOS ACADÊMICOS
spellingShingle A PRÁTICA DA CITAÇÃO NA UNIVERSIDADE AS REFERÊNCIAS À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA EM TRABALHOS ACADÊMICOS
Santos,Cosme Batista dos
Letramento
escrita de pesquisa
citação
identidade enunciativa.
title_short A PRÁTICA DA CITAÇÃO NA UNIVERSIDADE AS REFERÊNCIAS À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA EM TRABALHOS ACADÊMICOS
title_full A PRÁTICA DA CITAÇÃO NA UNIVERSIDADE AS REFERÊNCIAS À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA EM TRABALHOS ACADÊMICOS
title_fullStr A PRÁTICA DA CITAÇÃO NA UNIVERSIDADE AS REFERÊNCIAS À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA EM TRABALHOS ACADÊMICOS
title_full_unstemmed A PRÁTICA DA CITAÇÃO NA UNIVERSIDADE AS REFERÊNCIAS À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA EM TRABALHOS ACADÊMICOS
title_sort A PRÁTICA DA CITAÇÃO NA UNIVERSIDADE AS REFERÊNCIAS À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA EM TRABALHOS ACADÊMICOS
author Santos,Cosme Batista dos
author_facet Santos,Cosme Batista dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Cosme Batista dos
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
escrita de pesquisa
citação
identidade enunciativa.
topic Letramento
escrita de pesquisa
citação
identidade enunciativa.
description RESUMO Os estudos sobre a citação como objeto do letramento acadêmico ou universitário ainda são raros na linguística aplicada brasileira; no entanto, a prática da citação é um objeto privilegiado para compreendermos a complexidade do acesso às referências teóricas e à escrita de pesquisa na Universidade. Este trabalho tem como pressupostos centrais o letramento informacional, em sua abordagem inclusiva (SILVA, 2008), e o letramento ecológico, em sua abordagem sociodiscursiva (BARTON, 1998; IVANIC, 1998; KLEIMAN, 1995). A partir desse pressuposto, portanto, o evento de letramento mediado pela escrita de pesquisa e pelo uso da citação na universidade deve ser percebido como uma prática discursiva (COMPAGNON, 1996; BOCH & GROSSMANN, 2001 e 2002) e, nessa perspectiva, a investigação sobre os modos de referência ao discurso teórico, incluindo a citação de fontes, permite trazer à tona os problemas de acesso à informação e ao discurso teórico e, ao mesmo tempo, de acesso ao letramento universitário em diferentes países e contextos socioculturais. A pesquisa analisou 30 (trinta) trabalhos acadêmicos de final de curso de duas universidades brasileiras - a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - e de uma universidade portuguesa, a Universidade do Porto (UP). No total de trabalhos pesquisados, identificamos 699 (seiscentos e noventa e nove) referências ao discurso teórico, incluindo a citação, sendo 249 nos trabalhos dos estudantes da UNEB, 195 nos trabalhos dos estudantes da UNICAMP e 255 nos trabalhos dos estudantes da UP. Após a análise qualitativa dos dados, constatamos que, tal como apontam os pesquisadores franceses Françoise Boch e Francis Grossmann, estudantes de ambos os países utilizam com mais frequência o recurso da citação autônoma, ou seja, a inserção literal de partes do discurso teórico de referência enquanto as reformulações e evocações são menos valorizadas no conjunto dos trabalhos. Os dados sugerem, portanto, que essa tendência se deve mais ao estágio de iniciação à escrita de pesquisa do que a fatores ligados aos contextos socioculturais ou de nacionalidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000100199
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000100199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/010318134652177611
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.55 n.1 2016
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216525192298496