Gêneros do ensino: uma abordagem bakhtiniana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rockwell,Elsie
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132012000200011
Resumo: Este artigo enfatiza a natureza cultural e histórica do ensino. Com base na teoria dos gêneros do discurso de Bakhtin, aborda-se a interação em sala de aula como um gênero secundário que reflete a história do ensino em cada localidade. A análise de uma aula observada em uma comunidade rural no México mostra como gêneros de origens diversas comunicam diferentes tipos de conhecimentos, quando imbricados na conversação em curso na sala de aula.
id UNICAMP-12_40e97fc8d2290a7ae0cd4d785668d858
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132012000200011
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Gêneros do ensino: uma abordagem bakhtinianagêneros do ensinointeração em sala de aulahistória do ensinoEste artigo enfatiza a natureza cultural e histórica do ensino. Com base na teoria dos gêneros do discurso de Bakhtin, aborda-se a interação em sala de aula como um gênero secundário que reflete a história do ensino em cada localidade. A análise de uma aula observada em uma comunidade rural no México mostra como gêneros de origens diversas comunicam diferentes tipos de conhecimentos, quando imbricados na conversação em curso na sala de aula.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132012000200011Trabalhos em Linguística Aplicada v.51 n.2 2012reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-18132012000200011info:eu-repo/semantics/openAccessRockwell,Elsiepor2015-07-02T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132012000200011Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:30.365978Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gêneros do ensino: uma abordagem bakhtiniana
title Gêneros do ensino: uma abordagem bakhtiniana
spellingShingle Gêneros do ensino: uma abordagem bakhtiniana
Rockwell,Elsie
gêneros do ensino
interação em sala de aula
história do ensino
title_short Gêneros do ensino: uma abordagem bakhtiniana
title_full Gêneros do ensino: uma abordagem bakhtiniana
title_fullStr Gêneros do ensino: uma abordagem bakhtiniana
title_full_unstemmed Gêneros do ensino: uma abordagem bakhtiniana
title_sort Gêneros do ensino: uma abordagem bakhtiniana
author Rockwell,Elsie
author_facet Rockwell,Elsie
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rockwell,Elsie
dc.subject.por.fl_str_mv gêneros do ensino
interação em sala de aula
história do ensino
topic gêneros do ensino
interação em sala de aula
história do ensino
description Este artigo enfatiza a natureza cultural e histórica do ensino. Com base na teoria dos gêneros do discurso de Bakhtin, aborda-se a interação em sala de aula como um gênero secundário que reflete a história do ensino em cada localidade. A análise de uma aula observada em uma comunidade rural no México mostra como gêneros de origens diversas comunicam diferentes tipos de conhecimentos, quando imbricados na conversação em curso na sala de aula.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132012000200011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132012000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-18132012000200011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.51 n.2 2012
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216524662767616