Avaliação da aprendizagem de ILE: uma realidade que choca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132006000100007 |
Resumo: | A importância da avaliação e os problemas frqüentemente enfrentados por professores em relação à avaliação em sala de aula são a motivação para este artigo. Seu objetivo é chamar a atenção para uma abordagem para o desenvolvimento de instrumentos de avaliação informada pelos resultados de um estudo de caso que analisou 28 testes. A literatura básica que guia a construção de testes válidos e confiáveis é revista para apoiar o argumento de que a avaliação em sala de aula pode ser abordada a partir de uma fundamentação teórica sólida. Este estudo de caso será apresentado assim como sua metodologia para a análise dos dados. Os resultados revelam que, embora uma abordagem comunicativa tenha sido uma das abordagens mais reconhecidas para o ensino de uma segunda língua durante os últimos 25 anos, no que refere à avaliação, a abordagem que ainda parece predominar para a construção de testes na região de Minas Gerais nos lembra do período conhecido como gramática-tradução. Esses resultados perturbadores são apresentados e discutidos neste trabalho, assim como suas implicações para professores e pesquisadores. |
id |
UNICAMP-12_42b83a877d66fbb129711bdae6887b1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132006000100007 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da aprendizagem de ILE: uma realidade que chocaavaliação em sala de aulatextosinglês como LEA importância da avaliação e os problemas frqüentemente enfrentados por professores em relação à avaliação em sala de aula são a motivação para este artigo. Seu objetivo é chamar a atenção para uma abordagem para o desenvolvimento de instrumentos de avaliação informada pelos resultados de um estudo de caso que analisou 28 testes. A literatura básica que guia a construção de testes válidos e confiáveis é revista para apoiar o argumento de que a avaliação em sala de aula pode ser abordada a partir de uma fundamentação teórica sólida. Este estudo de caso será apresentado assim como sua metodologia para a análise dos dados. Os resultados revelam que, embora uma abordagem comunicativa tenha sido uma das abordagens mais reconhecidas para o ensino de uma segunda língua durante os últimos 25 anos, no que refere à avaliação, a abordagem que ainda parece predominar para a construção de testes na região de Minas Gerais nos lembra do período conhecido como gramática-tradução. Esses resultados perturbadores são apresentados e discutidos neste trabalho, assim como suas implicações para professores e pesquisadores.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132006000100007Trabalhos em Linguística Aplicada v.45 n.1 2006reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-18132006000100007info:eu-repo/semantics/openAccessMiccoli,Laurapor2013-10-15T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132006000100007Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:21.232340Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem de ILE: uma realidade que choca |
title |
Avaliação da aprendizagem de ILE: uma realidade que choca |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem de ILE: uma realidade que choca Miccoli,Laura avaliação em sala de aula textos inglês como LE |
title_short |
Avaliação da aprendizagem de ILE: uma realidade que choca |
title_full |
Avaliação da aprendizagem de ILE: uma realidade que choca |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem de ILE: uma realidade que choca |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem de ILE: uma realidade que choca |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem de ILE: uma realidade que choca |
author |
Miccoli,Laura |
author_facet |
Miccoli,Laura |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miccoli,Laura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação em sala de aula textos inglês como LE |
topic |
avaliação em sala de aula textos inglês como LE |
description |
A importância da avaliação e os problemas frqüentemente enfrentados por professores em relação à avaliação em sala de aula são a motivação para este artigo. Seu objetivo é chamar a atenção para uma abordagem para o desenvolvimento de instrumentos de avaliação informada pelos resultados de um estudo de caso que analisou 28 testes. A literatura básica que guia a construção de testes válidos e confiáveis é revista para apoiar o argumento de que a avaliação em sala de aula pode ser abordada a partir de uma fundamentação teórica sólida. Este estudo de caso será apresentado assim como sua metodologia para a análise dos dados. Os resultados revelam que, embora uma abordagem comunicativa tenha sido uma das abordagens mais reconhecidas para o ensino de uma segunda língua durante os últimos 25 anos, no que refere à avaliação, a abordagem que ainda parece predominar para a construção de testes na região de Minas Gerais nos lembra do período conhecido como gramática-tradução. Esses resultados perturbadores são apresentados e discutidos neste trabalho, assim como suas implicações para professores e pesquisadores. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132006000100007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132006000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-18132006000100007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.45 n.1 2006 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216524040962048 |