Educação científica na Linguística Aplicada: contribuições para o ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mendes, Jaquelene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8671566
Resumo: Este artigo apresenta uma abordagem da educação científica elaborada para auxiliar na inovação do ensino de português como língua materna a partir de práticas investigativas em escolas básicas. A proposta foi construída colaborativamente por professores do ensino básico e por docentes do ensino superior, integrantes de um projeto de pesquisa vinculado a um programa governamental brasileiro idealizado para fortalecer a educação cientifica de estudantes. Configura-se (a) uma pesquisa bibliográfica dedicada à caracterização da abordagem mencionada (LAUGKSCH, 1999; SILVA, 2020a; SOARES, 2003a), e (b) uma análise documental do enfoque da educação científica em uma diretriz curricular nacional (BRASIL, 2018) e das impressões escritas sobre o referido projeto, compartilhadas por professores em formação continuada. Trata-se de um estudo situado no campo indisciplinar dos estudos linguísticos aplicados. A proposta pedagógica se materializou na produção de alguns instrumentos mediadores do aprendizado discente, dentre os quais se destacam uma unidade didática, um circuito de planejamento pedagógico informado pela abordagem da educação científica e um laboratório virtual de estudo da gramática.
id UNICAMP-12_4e3fb225da783d2b345fbbb1b6e4ab10
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671566
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Educação científica na Linguística Aplicada: contribuições para o ensino básicoScientific education in Applied Linguistics: contributions to basic educationEducación científica en Lingüística Aplicada: contribuciones a la educación básicaEnseñanza en la lengua maternaFormación del profesoradoAlfabetismoMother language teachingTeacher educationLiteraciesEnsino de língua maternaFormação de professoresLetramentosEste artigo apresenta uma abordagem da educação científica elaborada para auxiliar na inovação do ensino de português como língua materna a partir de práticas investigativas em escolas básicas. A proposta foi construída colaborativamente por professores do ensino básico e por docentes do ensino superior, integrantes de um projeto de pesquisa vinculado a um programa governamental brasileiro idealizado para fortalecer a educação cientifica de estudantes. Configura-se (a) uma pesquisa bibliográfica dedicada à caracterização da abordagem mencionada (LAUGKSCH, 1999; SILVA, 2020a; SOARES, 2003a), e (b) uma análise documental do enfoque da educação científica em uma diretriz curricular nacional (BRASIL, 2018) e das impressões escritas sobre o referido projeto, compartilhadas por professores em formação continuada. Trata-se de um estudo situado no campo indisciplinar dos estudos linguísticos aplicados. A proposta pedagógica se materializou na produção de alguns instrumentos mediadores do aprendizado discente, dentre os quais se destacam uma unidade didática, um circuito de planejamento pedagógico informado pela abordagem da educação científica e um laboratório virtual de estudo da gramática.This article shows an approach to scientific education designed to help innovate the teaching of Portuguese as a mother tongue based on investigative practices in basic schools. The proposal was built collaboratively by elementary school teachers and higher education professors, members of a research project linked to a Brazilian government program designed to strengthen students’ scientific education. It configures (a) bibliographical research dedicated to the characterization of the mentioned approach (LAUGKSCH, 1999; SILVA, 2020a; SOARES, 2003a), and (b) documentary analysis of the focus of scientific education in a national curriculum guideline (BRASIL, 2018) and written impressions about the referred project, shared by teachers in continuing education. This is a study situated in the antidisciplinary field of applied linguistic studies. The pedagogical proposal materialized in the production of some instruments that mediate student learning, among which stand out a didactic unit, a pedagogical planning circuit informed by the scientific education approach and a virtual grammar study laboratory.Este artículo presenta un enfoque de la educación científica diseñado para ayudar en la innovación de la enseñanza del portugués como lengua materna a partir de prácticas de investigación en escuelas básicas. La propuesta fue construida en colaboración por profesores de educación básica y por profesores de educación superior, miembros de un proyecto de investigación vinculado a un programa del gobierno brasileño diseñado para fortalecer la educación científica de los estudiantes. Se configura (a) una investigación bibliográfica dedicada a la caracterización del enfoque mencionado (LAUGKSCH, 1999; Smith, 2020a; SOARES, 2003a), y (b) un análisis documental del enfoque de la educación científica en una guía curricular nacional (BRASIL, 2018) y de las impresiones escritas sobre este proyecto, compartidas por los maestros en educación continua. Se trata de un estudio situado en el campo indisciplinar de los estudios lingüísticos aplicados. La propuesta pedagógica se materializó en la producción de algunos instrumentos mediadores del aprendizaje estudiantil, entre los que destacan una unidad didáctica, un circuito de planificación pedagógica informado por el enfoque de la educación científica y un laboratorio virtual para el estudio de la gramática.Universidade Estadual de Campinas2023-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8671566Trabalhos em Linguística Aplicada; v. 62 n. 1 (2023); 158-177Trabalhos em Linguística Aplicada; Vol. 62 No. 1 (2023); 158-177Trabalhos em Linguística Aplicada; Vol. 62 Núm. 1 (2023); 158-1772175-764Xreponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8671566/31768Copyright (c) 2023 Trabalhos em Linguística Aplicadahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Wagner RodriguesMendes, Jaquelene2023-07-04T17:25:29Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671566Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2023-07-04T17:25:29Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação científica na Linguística Aplicada: contribuições para o ensino básico
Scientific education in Applied Linguistics: contributions to basic education
Educación científica en Lingüística Aplicada: contribuciones a la educación básica
title Educação científica na Linguística Aplicada: contribuições para o ensino básico
spellingShingle Educação científica na Linguística Aplicada: contribuições para o ensino básico
Silva, Wagner Rodrigues
Enseñanza en la lengua materna
Formación del profesorado
Alfabetismo
Mother language teaching
Teacher education
Literacies
Ensino de língua materna
Formação de professores
Letramentos
title_short Educação científica na Linguística Aplicada: contribuições para o ensino básico
title_full Educação científica na Linguística Aplicada: contribuições para o ensino básico
title_fullStr Educação científica na Linguística Aplicada: contribuições para o ensino básico
title_full_unstemmed Educação científica na Linguística Aplicada: contribuições para o ensino básico
title_sort Educação científica na Linguística Aplicada: contribuições para o ensino básico
author Silva, Wagner Rodrigues
author_facet Silva, Wagner Rodrigues
Mendes, Jaquelene
author_role author
author2 Mendes, Jaquelene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Wagner Rodrigues
Mendes, Jaquelene
dc.subject.por.fl_str_mv Enseñanza en la lengua materna
Formación del profesorado
Alfabetismo
Mother language teaching
Teacher education
Literacies
Ensino de língua materna
Formação de professores
Letramentos
topic Enseñanza en la lengua materna
Formación del profesorado
Alfabetismo
Mother language teaching
Teacher education
Literacies
Ensino de língua materna
Formação de professores
Letramentos
description Este artigo apresenta uma abordagem da educação científica elaborada para auxiliar na inovação do ensino de português como língua materna a partir de práticas investigativas em escolas básicas. A proposta foi construída colaborativamente por professores do ensino básico e por docentes do ensino superior, integrantes de um projeto de pesquisa vinculado a um programa governamental brasileiro idealizado para fortalecer a educação cientifica de estudantes. Configura-se (a) uma pesquisa bibliográfica dedicada à caracterização da abordagem mencionada (LAUGKSCH, 1999; SILVA, 2020a; SOARES, 2003a), e (b) uma análise documental do enfoque da educação científica em uma diretriz curricular nacional (BRASIL, 2018) e das impressões escritas sobre o referido projeto, compartilhadas por professores em formação continuada. Trata-se de um estudo situado no campo indisciplinar dos estudos linguísticos aplicados. A proposta pedagógica se materializou na produção de alguns instrumentos mediadores do aprendizado discente, dentre os quais se destacam uma unidade didática, um circuito de planejamento pedagógico informado pela abordagem da educação científica e um laboratório virtual de estudo da gramática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8671566
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8671566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8671566/31768
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Trabalhos em Linguística Aplicada
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Trabalhos em Linguística Aplicada
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada; v. 62 n. 1 (2023); 158-177
Trabalhos em Linguística Aplicada; Vol. 62 No. 1 (2023); 158-177
Trabalhos em Linguística Aplicada; Vol. 62 Núm. 1 (2023); 158-177
2175-764X
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216523487313920