Educação científica na Linguística Aplicada: contribuições para o ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8671566 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma abordagem da educação científica elaborada para auxiliar na inovação do ensino de português como língua materna a partir de práticas investigativas em escolas básicas. A proposta foi construída colaborativamente por professores do ensino básico e por docentes do ensino superior, integrantes de um projeto de pesquisa vinculado a um programa governamental brasileiro idealizado para fortalecer a educação cientifica de estudantes. Configura-se (a) uma pesquisa bibliográfica dedicada à caracterização da abordagem mencionada (LAUGKSCH, 1999; SILVA, 2020a; SOARES, 2003a), e (b) uma análise documental do enfoque da educação científica em uma diretriz curricular nacional (BRASIL, 2018) e das impressões escritas sobre o referido projeto, compartilhadas por professores em formação continuada. Trata-se de um estudo situado no campo indisciplinar dos estudos linguísticos aplicados. A proposta pedagógica se materializou na produção de alguns instrumentos mediadores do aprendizado discente, dentre os quais se destacam uma unidade didática, um circuito de planejamento pedagógico informado pela abordagem da educação científica e um laboratório virtual de estudo da gramática. |
id |
UNICAMP-12_4e3fb225da783d2b345fbbb1b6e4ab10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671566 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação científica na Linguística Aplicada: contribuições para o ensino básicoScientific education in Applied Linguistics: contributions to basic educationEducación científica en Lingüística Aplicada: contribuciones a la educación básicaEnseñanza en la lengua maternaFormación del profesoradoAlfabetismoMother language teachingTeacher educationLiteraciesEnsino de língua maternaFormação de professoresLetramentosEste artigo apresenta uma abordagem da educação científica elaborada para auxiliar na inovação do ensino de português como língua materna a partir de práticas investigativas em escolas básicas. A proposta foi construída colaborativamente por professores do ensino básico e por docentes do ensino superior, integrantes de um projeto de pesquisa vinculado a um programa governamental brasileiro idealizado para fortalecer a educação cientifica de estudantes. Configura-se (a) uma pesquisa bibliográfica dedicada à caracterização da abordagem mencionada (LAUGKSCH, 1999; SILVA, 2020a; SOARES, 2003a), e (b) uma análise documental do enfoque da educação científica em uma diretriz curricular nacional (BRASIL, 2018) e das impressões escritas sobre o referido projeto, compartilhadas por professores em formação continuada. Trata-se de um estudo situado no campo indisciplinar dos estudos linguísticos aplicados. A proposta pedagógica se materializou na produção de alguns instrumentos mediadores do aprendizado discente, dentre os quais se destacam uma unidade didática, um circuito de planejamento pedagógico informado pela abordagem da educação científica e um laboratório virtual de estudo da gramática.This article shows an approach to scientific education designed to help innovate the teaching of Portuguese as a mother tongue based on investigative practices in basic schools. The proposal was built collaboratively by elementary school teachers and higher education professors, members of a research project linked to a Brazilian government program designed to strengthen students’ scientific education. It configures (a) bibliographical research dedicated to the characterization of the mentioned approach (LAUGKSCH, 1999; SILVA, 2020a; SOARES, 2003a), and (b) documentary analysis of the focus of scientific education in a national curriculum guideline (BRASIL, 2018) and written impressions about the referred project, shared by teachers in continuing education. This is a study situated in the antidisciplinary field of applied linguistic studies. The pedagogical proposal materialized in the production of some instruments that mediate student learning, among which stand out a didactic unit, a pedagogical planning circuit informed by the scientific education approach and a virtual grammar study laboratory.Este artículo presenta un enfoque de la educación científica diseñado para ayudar en la innovación de la enseñanza del portugués como lengua materna a partir de prácticas de investigación en escuelas básicas. La propuesta fue construida en colaboración por profesores de educación básica y por profesores de educación superior, miembros de un proyecto de investigación vinculado a un programa del gobierno brasileño diseñado para fortalecer la educación científica de los estudiantes. Se configura (a) una investigación bibliográfica dedicada a la caracterización del enfoque mencionado (LAUGKSCH, 1999; Smith, 2020a; SOARES, 2003a), y (b) un análisis documental del enfoque de la educación científica en una guía curricular nacional (BRASIL, 2018) y de las impresiones escritas sobre este proyecto, compartidas por los maestros en educación continua. Se trata de un estudio situado en el campo indisciplinar de los estudios lingüísticos aplicados. La propuesta pedagógica se materializó en la producción de algunos instrumentos mediadores del aprendizaje estudiantil, entre los que destacan una unidad didáctica, un circuito de planificación pedagógica informado por el enfoque de la educación científica y un laboratorio virtual para el estudio de la gramática.Universidade Estadual de Campinas2023-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8671566Trabalhos em Linguística Aplicada; v. 62 n. 1 (2023); 158-177Trabalhos em Linguística Aplicada; Vol. 62 No. 1 (2023); 158-177Trabalhos em Linguística Aplicada; Vol. 62 Núm. 1 (2023); 158-1772175-764Xreponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8671566/31768Copyright (c) 2023 Trabalhos em Linguística Aplicadahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Wagner RodriguesMendes, Jaquelene2023-07-04T17:25:29Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671566Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2023-07-04T17:25:29Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação científica na Linguística Aplicada: contribuições para o ensino básico Scientific education in Applied Linguistics: contributions to basic education Educación científica en Lingüística Aplicada: contribuciones a la educación básica |
title |
Educação científica na Linguística Aplicada: contribuições para o ensino básico |
spellingShingle |
Educação científica na Linguística Aplicada: contribuições para o ensino básico Silva, Wagner Rodrigues Enseñanza en la lengua materna Formación del profesorado Alfabetismo Mother language teaching Teacher education Literacies Ensino de língua materna Formação de professores Letramentos |
title_short |
Educação científica na Linguística Aplicada: contribuições para o ensino básico |
title_full |
Educação científica na Linguística Aplicada: contribuições para o ensino básico |
title_fullStr |
Educação científica na Linguística Aplicada: contribuições para o ensino básico |
title_full_unstemmed |
Educação científica na Linguística Aplicada: contribuições para o ensino básico |
title_sort |
Educação científica na Linguística Aplicada: contribuições para o ensino básico |
author |
Silva, Wagner Rodrigues |
author_facet |
Silva, Wagner Rodrigues Mendes, Jaquelene |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Jaquelene |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Wagner Rodrigues Mendes, Jaquelene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enseñanza en la lengua materna Formación del profesorado Alfabetismo Mother language teaching Teacher education Literacies Ensino de língua materna Formação de professores Letramentos |
topic |
Enseñanza en la lengua materna Formación del profesorado Alfabetismo Mother language teaching Teacher education Literacies Ensino de língua materna Formação de professores Letramentos |
description |
Este artigo apresenta uma abordagem da educação científica elaborada para auxiliar na inovação do ensino de português como língua materna a partir de práticas investigativas em escolas básicas. A proposta foi construída colaborativamente por professores do ensino básico e por docentes do ensino superior, integrantes de um projeto de pesquisa vinculado a um programa governamental brasileiro idealizado para fortalecer a educação cientifica de estudantes. Configura-se (a) uma pesquisa bibliográfica dedicada à caracterização da abordagem mencionada (LAUGKSCH, 1999; SILVA, 2020a; SOARES, 2003a), e (b) uma análise documental do enfoque da educação científica em uma diretriz curricular nacional (BRASIL, 2018) e das impressões escritas sobre o referido projeto, compartilhadas por professores em formação continuada. Trata-se de um estudo situado no campo indisciplinar dos estudos linguísticos aplicados. A proposta pedagógica se materializou na produção de alguns instrumentos mediadores do aprendizado discente, dentre os quais se destacam uma unidade didática, um circuito de planejamento pedagógico informado pela abordagem da educação científica e um laboratório virtual de estudo da gramática. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8671566 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8671566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8671566/31768 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Trabalhos em Linguística Aplicada https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Trabalhos em Linguística Aplicada https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada; v. 62 n. 1 (2023); 158-177 Trabalhos em Linguística Aplicada; Vol. 62 No. 1 (2023); 158-177 Trabalhos em Linguística Aplicada; Vol. 62 Núm. 1 (2023); 158-177 2175-764X reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216523487313920 |