Reconhecer-se como brasileiro ao conhecer a heterogeneidade linguístico-cultural hispano-americana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Lucielena Mendonça de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132011000100003
Resumo: Este artigo tem o objetivo de discutir os conceitos relacionados com a educação intercultural aplicados ao processo de ensino/aprendizagem de espanhol como Língua estrangeira (E/LE) no ensino médio brasileiro. discutem-se, ainda, as bases teórico-metodológicas do documento Orientações Curriculares para o Ensino Médio- Espanhol (MEC, 2006). apresentam-se, também, algumas sugestões de temas que podem ser trabalhados na sala de aula de E/LE para fomentar o conhecimento da heterogeneidade linguístico-cultural hispano-americana com o objetivo de reconhecer-se como cidadão brasileiro.
id UNICAMP-12_515f66dd61ec63ba0d34e878d2b13ea2
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132011000100003
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Reconhecer-se como brasileiro ao conhecer a heterogeneidade linguístico-cultural hispano-americanaensino de espanholheterogeneidadeinterculturalidadeEste artigo tem o objetivo de discutir os conceitos relacionados com a educação intercultural aplicados ao processo de ensino/aprendizagem de espanhol como Língua estrangeira (E/LE) no ensino médio brasileiro. discutem-se, ainda, as bases teórico-metodológicas do documento Orientações Curriculares para o Ensino Médio- Espanhol (MEC, 2006). apresentam-se, também, algumas sugestões de temas que podem ser trabalhados na sala de aula de E/LE para fomentar o conhecimento da heterogeneidade linguístico-cultural hispano-americana com o objetivo de reconhecer-se como cidadão brasileiro.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132011000100003Trabalhos em Linguística Aplicada v.50 n.1 2011reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-18132011000100003info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Lucielena Mendonça depor2011-07-14T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132011000100003Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:27.548709Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reconhecer-se como brasileiro ao conhecer a heterogeneidade linguístico-cultural hispano-americana
title Reconhecer-se como brasileiro ao conhecer a heterogeneidade linguístico-cultural hispano-americana
spellingShingle Reconhecer-se como brasileiro ao conhecer a heterogeneidade linguístico-cultural hispano-americana
Lima,Lucielena Mendonça de
ensino de espanhol
heterogeneidade
interculturalidade
title_short Reconhecer-se como brasileiro ao conhecer a heterogeneidade linguístico-cultural hispano-americana
title_full Reconhecer-se como brasileiro ao conhecer a heterogeneidade linguístico-cultural hispano-americana
title_fullStr Reconhecer-se como brasileiro ao conhecer a heterogeneidade linguístico-cultural hispano-americana
title_full_unstemmed Reconhecer-se como brasileiro ao conhecer a heterogeneidade linguístico-cultural hispano-americana
title_sort Reconhecer-se como brasileiro ao conhecer a heterogeneidade linguístico-cultural hispano-americana
author Lima,Lucielena Mendonça de
author_facet Lima,Lucielena Mendonça de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Lucielena Mendonça de
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de espanhol
heterogeneidade
interculturalidade
topic ensino de espanhol
heterogeneidade
interculturalidade
description Este artigo tem o objetivo de discutir os conceitos relacionados com a educação intercultural aplicados ao processo de ensino/aprendizagem de espanhol como Língua estrangeira (E/LE) no ensino médio brasileiro. discutem-se, ainda, as bases teórico-metodológicas do documento Orientações Curriculares para o Ensino Médio- Espanhol (MEC, 2006). apresentam-se, também, algumas sugestões de temas que podem ser trabalhados na sala de aula de E/LE para fomentar o conhecimento da heterogeneidade linguístico-cultural hispano-americana com o objetivo de reconhecer-se como cidadão brasileiro.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132011000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132011000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-18132011000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.50 n.1 2011
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216524593561600