Estratégias discursivo-interacionais de construção de identidade de consumidor em audiências de conciliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ladeira,Wânia Terezinha
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva,Elaine Luzia da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132011000100001
Resumo: O presente estudo investiga a construção de identidade que emerge da produção discursiva dos consumidores nas audiências de conciliação de um Juizado especial Cível de relações de Consumo de uma cidade mineira. a partir de teorias da Sociolinguística interacional e da utilização de técnicas da análise da Conversa, gravamos quatro audiências em áudio e analisamos a construção de identidade de consumidor por meio de seus relatos nas audiências. A análise dos dados confirmou a riqueza de construções identitárias nas narrativas analisadas. Percebemos que os reclamantes constroem suas identidades a fim de se posicionarem como vítimas e posicionarem o seu oponente como vilão. Para isso, as estratégias mais frequentes por eles utilizadas são: a exploração de um grande número de repetições, a utilização de termos extremos e a incorporação de diferentes categorias identitárias.
id UNICAMP-12_5c094a80e03489c95b81dda32a0e2e0b
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132011000100001
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Estratégias discursivo-interacionais de construção de identidade de consumidor em audiências de conciliaçãoidentidadeprodução discursivaaudiência de conciliaçãoestratégias discursivo-interacionaisO presente estudo investiga a construção de identidade que emerge da produção discursiva dos consumidores nas audiências de conciliação de um Juizado especial Cível de relações de Consumo de uma cidade mineira. a partir de teorias da Sociolinguística interacional e da utilização de técnicas da análise da Conversa, gravamos quatro audiências em áudio e analisamos a construção de identidade de consumidor por meio de seus relatos nas audiências. A análise dos dados confirmou a riqueza de construções identitárias nas narrativas analisadas. Percebemos que os reclamantes constroem suas identidades a fim de se posicionarem como vítimas e posicionarem o seu oponente como vilão. Para isso, as estratégias mais frequentes por eles utilizadas são: a exploração de um grande número de repetições, a utilização de termos extremos e a incorporação de diferentes categorias identitárias.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132011000100001Trabalhos em Linguística Aplicada v.50 n.1 2011reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-18132011000100001info:eu-repo/semantics/openAccessLadeira,Wânia TerezinhaSilva,Elaine Luzia dapor2011-07-14T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132011000100001Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:27.454258Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias discursivo-interacionais de construção de identidade de consumidor em audiências de conciliação
title Estratégias discursivo-interacionais de construção de identidade de consumidor em audiências de conciliação
spellingShingle Estratégias discursivo-interacionais de construção de identidade de consumidor em audiências de conciliação
Ladeira,Wânia Terezinha
identidade
produção discursiva
audiência de conciliação
estratégias discursivo-interacionais
title_short Estratégias discursivo-interacionais de construção de identidade de consumidor em audiências de conciliação
title_full Estratégias discursivo-interacionais de construção de identidade de consumidor em audiências de conciliação
title_fullStr Estratégias discursivo-interacionais de construção de identidade de consumidor em audiências de conciliação
title_full_unstemmed Estratégias discursivo-interacionais de construção de identidade de consumidor em audiências de conciliação
title_sort Estratégias discursivo-interacionais de construção de identidade de consumidor em audiências de conciliação
author Ladeira,Wânia Terezinha
author_facet Ladeira,Wânia Terezinha
Silva,Elaine Luzia da
author_role author
author2 Silva,Elaine Luzia da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ladeira,Wânia Terezinha
Silva,Elaine Luzia da
dc.subject.por.fl_str_mv identidade
produção discursiva
audiência de conciliação
estratégias discursivo-interacionais
topic identidade
produção discursiva
audiência de conciliação
estratégias discursivo-interacionais
description O presente estudo investiga a construção de identidade que emerge da produção discursiva dos consumidores nas audiências de conciliação de um Juizado especial Cível de relações de Consumo de uma cidade mineira. a partir de teorias da Sociolinguística interacional e da utilização de técnicas da análise da Conversa, gravamos quatro audiências em áudio e analisamos a construção de identidade de consumidor por meio de seus relatos nas audiências. A análise dos dados confirmou a riqueza de construções identitárias nas narrativas analisadas. Percebemos que os reclamantes constroem suas identidades a fim de se posicionarem como vítimas e posicionarem o seu oponente como vilão. Para isso, as estratégias mais frequentes por eles utilizadas são: a exploração de um grande número de repetições, a utilização de termos extremos e a incorporação de diferentes categorias identitárias.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132011000100001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132011000100001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-18132011000100001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.50 n.1 2011
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216524588318720